se voce esta procurando pelo legitimo sucessor espiritual do widow maker porsche 930 o famoso 911 turbo aquela arma letal produzida entre 1975 e 1989 meu conselho e que voce pare de procurar na casa de zuffenhausen e olhe para 465 km a nordeste dali mais precisamente na planta alema de leipzig proximo a polonia e de la que estao saindo do forno os bmw m2 carro que a marca quer que voce associe ao historico coupe 2002 turbo de 1972 o que talvez seja mais preciso historicamente ainda que com restriçoes se voce leu nosso texto lost feeling voce ja sabe do que digo mas na primeira saida de curva em que voce procurar mais fundo o pedal do acelerador sob a programaçao dinamica sport+ que ativa o mapeamento m dynamic mode mdm ou pior com todas as assistencias desligadas voce vai entender na hora o primeiro paragrafo deste texto e ao pesquisar pela quantidade de 1m que ja sofreram perda total no brasil talvez concorde com a minha associaçao antes de qualquer coisa contudo voce precisara contra esterçar com muita agilidade e suavidade o entre eixos de 2 69 m 12 cm mais curto que o da bmw m4 e uma faca de dois gumes fazendo o superar a inercia polar num estalar de dedos em portugues claro nao ha quase nenhum outro esportivo que lhe pegue nos esses da capuava pois ele muda de direçao afiado como poucos mas tambem deixa a sua traseira cortante e rebelde a turma de pr da bmw vai lhe dizer que o carro e facil de ser pilotado so que eles nao viram os dedos cruzados dos engenheiros que reportaram isso a eles os caras fizeram um carro extremamente agressivo de tocada apenas amordaçado com a eletronica que voce pode dispensar a qualquer momento com um tapa de cambagem na dianteira e de divergencia nas quatro rodas voce tera uma dinamica de carro de corrida para apagar o incendio com gasolina voce tem a patada de 47 4 mkgf de torque entre 1 400 e 5 560 rpm vindo do seis em linha de tres litros e turbo de duplo fluxo por isso cuidado com o que voce faz com o pedal da direita nas saidas de curva a 6 500 rpm voce tera 370 cv empurrando suas costas de zero a 100 km/h em 4 3 s com maxima limitada eletronicamente a 250 km/h e se voce quiser perder o juizo e a garantia de vez da pra tirar substancialmente mais do que 400 cv remapeando a ecu com uma piggyback tipo a jb4 sucessor imediato do ja colecionavel 1m o m2 apresenta 4 cm a mais de entre eixos exatamente o mesmo peso de 1 595 kg 1 570 kg no m2 manual mas no brasil so teremos a versao de dupla embreagem e sete marchas distribuiçao de peso praticamente perfeita em 51 4% sobre o eixo dianteiro e 48 6% sobre o traseiro e uma serie de upgrades mecanicos que vieram diretamente dos bmw m3 e m4 como os subchassis dianteiro e traseiro os componentes de suspensao de aluminio todo o sistema de direçao e o diferencial traseiro eletronico active m differential ah o m2 tambem apresenta uma serie de reforços estruturais em relaçao ao 235i tanto nos pontos de fixaçao da suspensao quanto em algumas travessas localizadas e de acordo com a bmw seus difusores e splitters resultaram em 35% menos sustentaçao aerodinamica por tudo isso ele esta mais para um cupe m4 encolhido do que para um 235i bombado ainda que voce nao possa comprar freios de carbono ceramica para o m2 mas possa faze lo para os irmaos maiores bem salvo o custo exorbitante nada impede este upgrade de prateleira feito por fora esta e a essencia tecnica do bmw m2 que acaba de chegar ao brasil pela bagatela de r$ 379 950 tambem conhecido como r$ 380 mil em todas as suas opçoes de cores azul long beach branco alpine a unica cor solida preto sapphire e cinza mineral a essencia espiritual mantenho o meu ponto porsche 930 se o toyota gt86 veja nossa avaliaçao no autodromo haras tuiuti foi o carro que mais ansiei pilotar em 2015 o bmw m2 e o cara deste ano as razoes sao obvias entre eixos curto bitolas largas em relaçao ao 235i estamos falando de 63 mm extras na frente e 69 mm atras traçao traseira uma bela pancada de torque e potencia freios enormes pinças de quatro pistoes discos de 380 mm na dianteira e 370 mm na traseira pneus gordos e ultra aderentes michelin pilot super sport 245/35 r19 na frente 265/35 r19 atras e uma calibragem de suspensao que desconhece o termo subesterço em seu dicionario pelo contrario como cereja do bolo o rosnado do seis cilindros turbinado n55 que traz 45 cv extras e alguns upgrades em relaçao a unidade do 235i mais pressao na turbina de duplo fluxo nele o duto da turbina e dividido em dois os gases de tres cilindros alimentam cada duto assim a turbina sai da inercia com mais facilidade sistema de arrefecimento e de lubrificaçao redimensionados com direito a carter com mais comportas e uma bomba adicional para manter o pescador alimentado sob frenagens mais fortes e alguns componentes emprestados do s55 do m4 caso dos pistoes forjados das bronzinas de virabrequim e do sistema valvetronic com variaçao tanto na duraçao quanto no levante das valvulas de escape e de admissao esta com agua na boca como eu fiquei contudo nosso contato com o bmw m2 durou pouco mais de cinco minutos e teve uma serie de limitaçoes com dezenas de jornalistas na fila o direito de fechar apenas duas voltas no ja pequeno autodromo da capuava e mais um pace car limitando o impeto dos motoristas as razoes estao na primeira frase deste texto dizer que pude avaliar propriamente o m2 seria uma irresponsabilidade mal pude analisar a sua cabine portanto teremos aqui somente minhas impressoes dinamicas em pista bem e o que voces mais querem saber de qualquer forma nao e na pista se o tempo era pouco ao menos os ajustes ergonomicos foram instantaneos poucos sao os esportivos que oferecem uma ergonomia de pilotagem tao perfeita quanto a bmw pernas na horizontal volante detalhe sua estrutura e de magnesio com pegada perfeita grande amplitude de ajustes ponto h proximo ao assoalho detalhes como o fato de o apoio de braço da porta e do console central ficarem na mesma altura e o apoio central nao interferir com o cotovelo em nenhuma situaçao factivel de pista sao coisas tipicamente alemas sai dos boxes com o m2 na programaçao normal tanto dinamica quanto de cambio sao botoes separados logo nas tres primeiras curvas ficou claro o quanto que o m2 aponta nas entradas de fato ele entra tao afiado que precisei voltar o volante um pouco apos chama lo erro que voltei a cometer durante toda a curta sessao confesso que depois de ficar alguns meses sem me aventurar em nenhuma pista ou touge fiquei fora de forma como artes marciais musica ou sexo a qualidade da sua pilotagem e algo que depende da pratica constante mas por que ele aponta tao rapido e uma combinaçao de fatores caixa de direçao ultra agil geometria de suspensao bem servida de caster entre eixos curto mais bitolas largas a receita dos carros do grupo b de rali por sinal pneus de ultra alta performance categoria uhp um circuito apertado como o da capuava e o playground quase perfeito para o m2 quase porque ele tem torque demais para o raio destas curvas e as curtas retas um pequeno monstro que poderia ser mais abusado no velo citta mas que devora as variantes da capuava como poucos depois da terceira curva ativei o modo dinamico sport imediatamente o acelerador ficou com mapeamento muito mais agressivo e a caixa de direçao ganhou um pouco mais de peso o controle de estabilidade passou a liberar mais torque do motor nas saidas de curva algo que percebi no famoso saca rolha da capuava um esse em descida que lembra vagamente a curva corkscrew de laguna seca mas ate entao a dinamica estava de neutra para dianteira com a entrega de força claramente amarrada para conter o diabo [youtube id= exsnczj9iei width= 620 height= 349 ] na minha frente o bmw m3 pilotado por um dos instrutores da marca nos esses que antecedem a ponte decidi ir para as cabeças ativando o modo sport+ e programando o cambio em seu mapeamento mais agressivo agora meu amigo voce tem um porsche 930 em maos com ele nesta configuraçao ou caso queira com todas as assistencias dinamicas desligadas o m2 vira uma especie de drift machine de forma que o controle emocional e o que vai separar voce de uma boa volta rapida de um powerslide a la jornalista ingles ou de um abraço no guard rail digo isso porque na pratica voce nao vai conseguir sair de uma curva de media baixa ou mesmo de media sem precisar ser bastante progressivo no acelerador e a rabeada que o m2 tende a dar quando voce passa do ponto e bem mais agressiva que no m4 por causa do entre eixos curto ele pode nao ter o lag mortifero do mitico 930 mas o espirito do decifra me ou devoro te ah esse esta todo la e um carro com o qual por mais redonda que seja a sua pilotagem sempre havera correçoes de rota se voce quer algo menos grupo b parta para o m4 contudo e importante dizer que o m2 ficou algo mais refinado e controlavel que seu antecessor fizeram diferença especialmente os quatro centimetros a mais de entre eixos e a evoluçao do diferencial ativo de bloqueio viscoso eletroidraulico que possui total amplitude podendo ficar entre totalmente aberto e 100% blocado como ja era de se esperar os freios possuem excelente resposta otima resistencia ao fading afinal das contas apenas dois m2 passaram pelas maos de dezenas de jornalistas e a caixa de direçao e bastante comunicativa ainda que um degrau abaixo dos sistemas da porsche por fim no mundo real deve fazer falta a inexistencia dos amortecedores adaptativos que estao presentes no 235i e que nao existem no m2 nem como opçao no fim desta experiencia relampago ficou a curiosidade de saber como ele se comporta no mundo real e claro aquela vontade de poder extrair mais detalhes de sua dinamica em um autodromo com curvas mais velozes e menos curtas de raio ao contrario do porsche boxster gts leia nossa avaliaçao aqui este e um esportivo com curva de aprendizado mais vertical e que vai demandar mais de seus nervos para ser pilotado no limite mas a grande questao e com a chave de ambos a minha frente ficaria na duvida entre qual levar para a garagem mesmo o m2 custando quase r$ 70 mil a menos que o gts este pirralho e invocado assim
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