FlatOut!
Image default
Zero a 300

Great Wall confirma compra de fábrica da Mercedes-Benz no Brasil, Abt mostra Golf R de (quase) 400 cv, Porsche anuncia recall global para o Taycan e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Great Wall confirma compra de fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis

 

A chinesa Great Wall confirmou ao jornal O Globo a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

O jornalista Marcelo Ninio diz que a negociação entre Great Wall e Mercedes-Benz foi concluída há cerca de duas semanas – e que já no dia 25 de junho a notícia foi publicada no jornal interno da fabricante.

Com isso, concretiza-se um plano que a Great Wall já tem há décadas – inaugurar sua própria linha de produção no Brasil. Há cerca de dez anos a fabricante fez o primeiro anúncio a respeito, dizendo que pretendia montar cerca de 100.000 veículos por ano. O projeto, porém, acabou na geladeira por questões tributárias e também em razão da crise econômica que se instaurou em meados da década passada.

Com a desativação da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, porém, viu-se ressurgir a oportunidade. A Great Wall diz que o complexo tem plenas condições de atender à demanda de produção.

Segundo reportado pelos colegas do WM1, a Great Wall deve concentrar sua linha em modelos utilitários – três SUVs e uma picape. O SUV médio Haval H6 e a picape média Poer devem ser os primeiros a chegar, ambos previstos para 2022. O primeiro deve encarar Jeep Compass, Volkswagen Taos e Corolla Cross, enquanto a caminhonete terá porte e preço para disputar com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

 

Porsche anuncia recall global para elétrico Taycan

A Porsche anunciou nesta semana um recall global envolvendo 43.000 unidades do Taycan, fabricadas em 2021, incluindo a perua CrossTurismo. O problema é a perda total de força do veículo, ocasionando o desligamento de todo o sistema elétrico do carro – que, em alguns casos, não volta a funcionar novamente.

A NHTSA (National Highway Traffic Safey Administration), órgão que regulamenta a segurança dos veículos nos Estados Unidos, recebeu nove queixas sobre o problema, que pode ocorrer com o carro em movimento em qualquer velocidade, e pode afetar todas as unidades do Taycan, independentemente do tamanho da bateria. Em seis delas, o veículo não ligou novamente depois.

Para resolver o problema, a Porsche desenvolveu uma atualização de software que atua sobre o módulo responsável por gerenciar a distribuição de energia, e também na ECU dos motores. Os exemplares fabricados a partir de agora já trarão a atualização instalada, e os carros no estoque das concessionárias serão atualizados antes da venda. Quem já comprou seu Taycan poderá levá-lo até a Porsche para que a atualização seja instalada gratuitamente.

 

Abt apresenta Golf R de 385 cv que a Volkswagen não quis fazer

Antes do lançamento do Golf R Mk8, rumores falavam que a nova geração do hot hatch finalmente chegaria aos 400 cv – afinal, a própria Volkswagen já brincou com a ideia e até fez um conceito chamado R400 em 2014.

Não aconteceu: o atual Golf R tem “só” 320 cv no motor 2.0 turbo, que pode ser ligado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas ou manual de seis marchas (esta, porém, só nos EUA e Canadá). A tração ainda é integral 4Motion, e o carro pode ir de zero a 100 km/h em 4,5 segundos.

Quem queria uma versão de 400 cv, porém, agora pode contar com a ajuda da Abt. A preparadora alemã não fez com que o hot hatch chegasse aos 400 cv, mas passou perto: com as modificações, o Golf R chega aos 385 cv e 47,9 kgfm de torque. Não se fala em desempenho, mas certamente o zero a 100 km/h baixou alguns décimos.

Para garantir mais potência, a Abt instalou uma segunda ECU no motor do Golf R, feita sob medida para liberar a força extra e usá-la da forma correta. A preperadora afirma que o novo módulo também é compatível com outras versões do Golf Mk8 – o que pode ser uma boa notícia caso o Golf Mk8 GTI seja vendido no Brasil, como dizem alguns rumores.

A Abt diz que, em breve, também vai colocar no mercado kits de suspensão e novos sistemas de escape para a nova geração do Golf – assim como rodas de 19 e 20 polegadas iguais às que estão no carro das fotos de divulgação.

 

Fiat Cronos 2022 ganha pacote S-Design atualizado

No embalo das boas vendas em junho, a Fiat apresenta a linha 2022 do sedã Cronos com motor 1.3. A principal novidade é a atualização do pacote S-Design, exclusivo da versão Drive, que traz novos elementos visuais para deixá-lo mais sofisticado.

Com o pacote S-Design, o Cronos Drive ganha emblemas na cor bronze, que também aparece no friso inferior do para-choque e no acabamento do painel. As rodas de 15 polegdas, o friso da grade, os frisos laterais, os retrovisores externos e o spoiler traseiro na tampa do porta-malas são pintados de preto.

Além das mudanças visuais, o Cronos 1.3 S-Design também tem ar-condicionado automático digital, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt-down, vidros elétricos traseiros com função um-toque e antiesmagamento, e chave presencial. Além disso, o carro ganha câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estavilidade, e hill-holder.

Equipado com motor 1.3 Firefly de 109 cv, o Fiat Cronos Drive custa R$ 78.590 na linha 2022. O pacote S-Design acrescenta R$ 4.500 a esse valor, chegando a R$ 83.090.

 

Lewis Hamilton renova contrato com Mercedes por mais dois anos

A Fórmula 1 anunciou durante o fim de semana que Lewis Hamilton renovou seu contrato com a Mercedes-AMG Petronas F1 por mais dois anos, o que significa que ele continuará com ao menos até o final de 2023.

A notícia acaba com os rumores de que Hamilton penduraria o capacete ao fim da temporada de 2021.

Hamilton está perto de completar nove anos como piloto da Mercedes – equipe com a qual conquistou seis de seus sete títulos mundiais. Ao fim do contrato, o britânico terá completado 11 temporadas na equipe alemã, com a qual já venceu 77 corridas, com 74 pole positions.

Lewis Hamilton e a Mercedes, porém, terão um desafio grande a partir de agora: Max Verstappen e a Red Bull têm tomado distância na liderança dos campeonatos de pilotos e construtores, respectivamente. Após sua última vitória no GP da Áustria, realizado no último domingo (4) Verstappen completou 182 pontos – 32 a mais que Hamilton, que vem na segunda posição. Hamilton terminou a corrida em quarto lugar, atrás de Verstappen; do colega de equipe Valtteri Bottas, que terminou em segundo; e do britânico Lando Norris, que ficou em terceiro com a McLaren.