estao cada vez mais distantes os anos de ouro da general motors do brasil os fas da companhia sabem do que estamos falando entre 1968 e 2012 a maior parte dos modelos de passeio oferecidos em nosso pais pela chevrolet eram desenvolvidos na europa pela opel e rebatizados com a marca norte americana para o publico brasileiro a estrategia deu certo muitos desses carros foram extremamente bem sucedidos no por aqui e alguns ate se tornaram icones como o opala e o chevette nos anos 60 e 70 o monza nos anos 80 e o omega e o vectra nos anos 90 estes dois ultimos na verdade frequentemente sao colocados em listas de melhores carros ja fabricados no brasil por seu refinamento em design construçao e acabamento alem da mecanica robusta e confiavel dizia se que o design do vectra b por exemplo estava anos a frente de seu tempo agora outro fator decisivo para a popularidade dos opel no brasil foram as versoes esportivas depois do opala ss que era inspirado nos modelos norte americanos a chevrolet decidiu assumir a origem europeia de seus modelos brasileiros assim em abril de 1989 na pratica 30 anos atras lançou o kadett gs que em 1991 ganhou injeçao eletronica multiponto e passou a assinar como kadett gsi ele foi o primeiro gsi vendido no brasil seguido do vectra gsi 1993 do corsa gsi 1994 e do astra 2003 nos parece um bom momento para relembrar a trajetoria das siglas gs gsi e opc aproveitando o aniversario de 30 anos do kadett gs e tambem a sugestao de um leitor jr baldus alias em breve tambem faremos um post contando a historia de quase todos os hot hatches da opel mas vamos nos ater a uma casa de cada vez pode ser grand sport gs gs/e e gsi exatamente um ano antes de chegar ao brasil como opala o opel rekord c deu origem a um novo modelo na europa o commodore quer dizer na verdade o commodore era pouco mais que um rekord mais refinado com acabamento mais luxuoso em fevereiro de 1967 ocasiao do lançamento eram oferecidas duas opçoes de motor ambas com seis cilindros em linha de 2 2 litros e 95 cv ou 2 5 litros e 115 cv sempre com comando no cabeçote e duas valvulas por cilindro assim como o rekord o commodore era oferecido como seda de quatro portas seda de duas portas e cupe sete meses depois em setembro de 1967 a opel colocou no mercado um versao esportiva o commodore gs de grand sport alem do visual mais arrojado o commodore gs tinha um seis em linha de 2 5 litros com 130 cv o aumento de 15 cv se dava pela adoçao de dois carburadores a versao de 115 cv do motor tinha um carburador apenas visualmente o commodore gs trazia toques mais arrojados como detalhes pintados de preto na carroceria como a face traseira revestimento de vinil no teto e farois auxiliares sobre o para choque em 1969 como modelo 1970 o commodore gs passou a se chamar gs/e a letra e significava eispritz ou injeçao em alemao e era reflexo da adoçao do sistema de injeçao eletronica bosch d jetronic o resultado 152 cv a 5 800 rpm e 20 mkgf de torque a 4 500 rpm suficientes para que o commodore gs/e fosse de zero a 100 km/h em 9 5 segundos com maxima de 192 km/h foram fabricados entre 1967 e 1971 156 330 exemplares do commodore dos quais 2 574 corresponderam as versoes gs e gs/e a segunda geraçao do commodore b lançada em 1972 ganhou formas mais retilineas e manteve o gs/e em linha agora o esportivo usava uma versao de 2 8 litros do motor seis em linha novamente com comando no cabeçote e duas valvulas por cilindro o maior deslocamento elevou a potencia para 162 cv e a velocidade maxima para 200 km/h o commodore b foi fabricado ate 1977 na alemanha quando deu lugar a terceira geraçao mas o commodore c era um carro mais voltado ao luxo e por isso a opel decidiu retirar de linha a versao cupe e tambem o esportivo gs/e https //www youtube com/watch v=bbzu42wwkhg em 1984 a opel decidiu mudar a sigla de gs/e para gsi trocando o einspritz por injection o primeiro modelo a adotar a nomenclatura foi a versao esportiva do cupe manta de segunda geraçao o manta b que foi produzido entre 1975 e 1988 e era derivado do opel ascona b o manta gsi tinha um motor 2 0 com com injeçao multiponto duas valvulas por cilindro e 110 cv sendo capaz de ir de zero a 100 km/h em 10 5 segundos com maxima de 192 km/h https //www youtube com/watch v=kwp0iwago4s a sigla gsi tambem foi usada no opel kadett e lançado em 1984 com um motor 1 8 familia ii com cabeçote de oito valvulas e 115 cv em 1988 foi apresentada a versao gsi 16v que adotava um cabeçote de comando duplo para entregar nada menos que 156 cv sendo o carro mais potente de sua categoria na epoca o kadett gs carburado com motor 2 0 de oito valvulas era exclusividade brasileira paralelamente ao kadett gsi a opel ofereceu tambem o omega e o corsa gsi lançado em 1987 e feito com base na primeira geraçao era um verdadeiro pocket rocket com motor 1 6 8v de 101 cv e capacidade de acelerar ate os 100 km/h em 9 8 segundos com velocidade maxima superior aos 180 km/h na decada de 1990 a opel ainda usou a sigla gsi em outros modelos como as duas primeiras geraçoes do vectra o astra e o proprio corsa que em 1994 chegou a sua segunda geraçao b tanto o vectra gsi quanto o astra gsi usavam o mitico motor c20xe 2 0 com comando duplo no cabeçote injeçao mutiponto sequencial e retrabalho de fluxo para entregar 150 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220941 220942 ] ja o corsa b usava um motor 1 6 16v tambem com injeçao multiponto e 108 cv a 6 200 rpm vectra gsi e corsa gsi chegaram a ser vendidos no brasil conforme mencionamos mais acima nos vamos falar deles com mais detalhes em um proximo post opel performance center em 1997 a opel decidiu abrir uma subsidiaria especializada em carros ainda mais nervosos que os gsi a opel performance center ou simplesmente opc que tambem se tornou a sigla usada nos modelos criados pela divisao o primeiro carro a carregar a nova alcunha foi o astra de segunda geraçao o astra g no ano seguinte o astra opc usava um motor 2 0 16v naturalmente aspirado de 160 cv e 19 7 mkfg de torque uma bela marca para 1998 acoplado a uma caixa manual de cinco marchas era um conjunto forte o bastante para chegar aos 100 km/h em 8 3 segundos com maxima de 219 km/h o motor que servia como base era um quatro cilindros 8v de 136 cv que recebia diversas melhorias para conseguir a potencia extra pistoes forjados comandos mais agressivos novos coletores de admissao e escape menos restritivos e uma reprogramaçao eletronica alem de um novo cabeçote com quatro valvulas por cilindro https //www youtube com/watch v=xm mimu5r8g o carro tambem recebeu modificaçoes na suspensao com molas e amortecedores bilstein que abaixaram o carro em 2 cm freios com discos maiores e rodas de 17 polegadas da bbs os braços da suspensao tambem foram redesenhados e a direçao recebeu calibragem mais direta visualmente o carro recebeu um pacote aerodinamico enquanto o interior tinha decoraçao esportiva e bancos recaro do tipo concha este tipo de atençao aos detalhes nao era visto nos gsi o mais bacana e que alem do hatchback o astra opc tambem estava disponivel como perua foi um sucesso em quatro meses os 3 000 exemplares fabricados foram vendidos em 2001 o astra opc deu um passo importantissimo adicionando um turbocompressor a receita agora eram 200 cv no motor ecotec e o tempo de zero a 100 km/h baixou para menos de oito segundos tambem naquele ano em outubro a opel apresentou a zafira opc aquela que de acordo com a fabricante alema foi a primeira minivan esportiva da historia mesmo que nao seja a primeira era um belo carro o visual acertadissimo para uma minivan da zafira recebeu muito bem a decoraçao esportiva devidamente calçada pelo desempenho do motor do astra opc ela era capaz de chegar aos 100 km/h em oito segundos com maxima de 220 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220949 220950 ] em 2006 a zafira opc estabeleceu um novo recorde para minivans compactas em nurburgring nordschleife dando uma volta no circuito em 8 54 38 um recorde que ainda e valido mesmo 13 anos depois pode olhar para a zafira prata da sua mae com mais carinho agora este mesmo motor teve a potencia aumentada para 240 cv na versao opc do astra de terceira geraçao h o carro que no brasil foi vendido como vectra entre 2005 e 2011 o torque tambem aumentou bastante de 25 5 mkgf para 32 6 mkgf acoplado a uma nova caixa de seis marchas o astra opc era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 7 segundos e passar dos 220 km/h nas autobahnen alemas lançado em 2012 o astra opc da geraçao j a opel pulou a letra i so estava disponivel para a versao gtc hatch de duas portas com perfil mais baixo e visual mais radical do que o irmao de quatro portas o motor quatro cilindros turbo com comando duplo variavel no cabeçote tinha injeçao direta de combustivel e era capaz de entregar 280 cv a 5 500 rpm e 40 8 mkgf entre 2 500 e 4 500 rpm o cambio era manual de seis marchas com isto o astra opc capaz de chegar aos 100 km/h em seis segundos cravados enquanto sua velocidade maxima era de 250 km/h limitados eletronicamente e uma pena que a bela perua nao tenha entrado nesta [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220955 220954 ] a zafira opc chegou a sua segunda geraçao em 2005 e tambem recebeu o motor 2 0 turbo de 240 cv nunca tivemos esta geraçao da minivan no brasil e muito menos a terceira que foi lançada em 2012 e nao ganhou uma versao esportiva ainda mais curiosa que a zafira opc era a meriva opc a primeira geraçao como alguns devem saber foi desenvolvida pela opel em parceria com a gm do brasil usando a plataforma do corsa c como base mas so os alemaes puderam curtir a versao esportiva que tinha um motor 1 6 turbo 16v de 180 cv e cambio manual de seis marchas fabricada ate 2010 a meriva opc era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 211 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220958 220959 ] nao podemos esquecer ainda do corsa opc a primeira versao do hot hatch veio apenas no inicio de 2007 na quarta geraçao do corsa a d que veja so tambem nao tivemos no brasil que tinha um motor 1 6 turbo de 194 cv a 5 850 rpm e bons 23 5 mkgf de torque entre 1 980 e 5 850 rpm e uma funçao overboost que aumentava este numero para 27 1 mkgf por um breve periodo como bom hot hatch o corsa opc so estava disponivel na carroceria hatch de duas portas vale lembrar que paralelamente ao corsa opc a opel manteve a versao gsi como opçao esportiva mais acessivel o corsa d gsi lançado em 2007 era equipado com um motor 1 6 turbo de 150 cv e ia de zero a 100 km/h em 8 1 segundos com maxima de 210 km/h a atual geraçao do corsa a e que foi lançada em 2014 trouxe exatamente a mesma estrutura da anterior porem todos os paineis da carroceria eram novos a versao opc como era de se esperar tambem ganhou um upgrade e o motor agora entregava 207 cv e 25 mkgf de torque 28 5 mkgf com overboost o carro era 1 cm mais baixo que o corsa comum e contava com amortecedores ativos capazes de modificar sua carga de acordo com as condiçoes do piso e o modo de conduçao selecionado um pacote opcional oferecia rodas de 18 polegadas de serie sao 17 polegadas e diferencial drexler com blocante mecanico o corsa opc de segunda geraçao era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos com maxima de 230 km/h a opc mostrou seu lado mais sofisticado em 2009 quando lançou o insignia opc o opel insignia era um carro maior e mais luxuoso oferecido como cupe hatch e perua que nos eua era vendido como buick regal desenvolvido sobre uma plataforma relativamente recente da opel a epsilon ii que ja foi usada por diversos modelos da cadillac e da chevrolet alem do saab 9 5 entre 2010 e 2012 sucessor do opel vectra c o verdadeiro o insignia era um carro mais caro e luxuoso e a versao esportiva opc foi desenvolvida de acordo o motor era um v6 turbo fabricado na australia capaz de produzir 325 cv e 44 4 mkgf de torque acoplado a uma caixa de seis marchas que pode ser manual ou automatica em ambos os casos a traçao era 4x4 com um sistema haldex desenvolvido pela saab e blocante eletronico no diferencial traseiro disponivel como seda ou perua o insignia opc era capaz de chegar aos 100 km/h em seis segundos com maxima de 250 km/h https //www youtube com/watch v=9tdqqkf5v9c quando a segunda geraçao do opel insignia foi lançada em 2017 a opel decidiu trazer de volta a sigla gsi agora com um motor 2 0 turbo de 260 cv cambio automatico de oito marchas e capacidade para ir de zero a 100 km/h em 7 2 segundos novamente com velocidade maxima de 250 km/h agora que a opel junto da irma britanica vauxhall pertence ao grupo psa sob o mesmo guarda chuva de peugeot e citroen a manobra de compra foi concluida em agosto de 2017 o futuro das versoes gsi e opc esta garantido a reestruturaçao promovida pelos franceses conseguiu tirar a opel do prejuizo nos seis primeiros meses de 2018 para os brasileiros porem so mesmo olhando pelo retrovisor
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