ontem 5 fizemos um dossie a respeito do novo porsche 911 gt2 rs que trara de volta a consagrada sigla apos sete anos do lançamento do ultimo modelo o 911 gt2 da geraçao 997 por esta razao nada mais justo que relembrar toda a linhagem do esportivo que para nos e o real herdeiro do espirito widowmaker fazedor de viuvas em uma traduçao literal do porsche 911 turbo original o 930 dizemos isto porque o porsche 911 turbo foi criado em 1975 como especial de homologaçao para o grupo 4 de turismo da fia e sendo assim era praticamente um nine eleven de corrida para as ruas seu motor turbo de tres litros entregava 260 cv a traçao era traseira nao havia qualquer tipo de assistencia dinamica ao motorista e o proprio layout do carro com peso concentrado la atras e entre eixos curto o tornava extremamente arisco sem contar com o turbo lag que ocasionava um verdadeiro soco no estomago quando a turbina enchia e nao havia carro alemao mais rapido que ele o 0 100 km/h era cumprido em 5 2 segundos com maxima de 250 km/h nas geraçoes seguintes a porsche mudou o foco do 911 turbo dando a ele um motor mais potente e linear com 3 3 litros e 320 cv na geraçao 964 e em 1995 com a chegada da geraçao 993 traçao integral o carro continuava rapido mas agora era mais confortavel e controlavel um esportivo mais refinado e menos selvagem acontece que nao ha nada de errado com um 911 selvagem e foi por isto que ao deixar o porsche 911 turbo mais civilizado a porsche tratou de criar outra versao selvagem o primeiro 911 gt2 porsche 911 gt2 993 o 911 gt2 foi criado logo apos o fim do mundial de carros esporte wsc em 1992 como especial de homologaçao para a categoria que a sucedeu a bpr global gt endurance series era mais ou menos o que o porsche 930 era nos anos 70 porem com tudo o que quase vinte anos de evoluçao trouxeram em termos de materiais de carroceria e minucias tecnicas do motor a base do 911 gt2 era o 993 turbo mas a transformaçao era radical incluindo a adoçao de componentes de aluminio no lugar do aço portas e capo interior aliviado e o retorno a traçao traseira que alem de tornar o comportamento do carro mais agil e dificil de segurar contribuia para a reduçao do peso uma serie limitada de 75 carros de rua foi criada com as mesmas especificaçoes basicas do modelo de competiçao visualmente o primeiro gt2 lembrava bastante o 911 turbo porem tinha os para lamas tem alargadores de fibra de vidro e rebites aparentes e splitter no para choque dianteiro a tomada de ar e as aletas alem de contribuir para a cara de carro aftermarket tem funçao aerodinamica uma caracteristica especialmente marcante sao os dutos na asa traseira ajustavel que levam ar para os turbos se voce lembrou dos porsche 911 da rwb nao e por acaso o 911 gt2 993 e uma das maiores fontes de inspiraçao para akira nakai o fundador e mentor da rauh welt begriff [youtube id= rf34n2rxzui width= 620 height= 350 ] os turbos com mais pressao levaram a potencia do flat six de 3 6 litros ate os 436 cv que apareciam as 5 750 rpm e 55 1 mkgf de torque as 4 500 rpm o bastante para chegar aos 100 km/h em quatro segundos cravados e seguir acelerando ate os 296 km/h detalhe com cambio manual e uma embreagem pesadissima outros dados comprimento 4 245 mm / largura 1 795 mm / entre eixos 2 272 mm / bitolas 1 475 mm frente e 1 550 mm traseira / peso 1 265 kg 2 97 kg/cv porsche 911 gt2 996 lançado em 2001 o porsche 911 gt2 da geraçao 996 acompanhou a mudança radical promovida em 1999 quando a porsche enfim abandonou os motores arrefecidos a ar e deu ao 911 sua primeira mudança efetiva de geraçao afinal do classico ao 993 o projeto basico permaneceu o mesmo por mais que fosse recebendo cada vez mais modificaçoes enquanto a porsche colocava um foco maior no novo e naturalmente aspirado 911 gt3 para competiçoes o gt2 foi projetado com foco maior em seu uso nas ruas permaneceu porem com a traçao traseira o motor arrefecido a agua de 3 6 litros entregava 483 cv a 5 700 rpm e 65 3 mkgf de torque a 3 500 rpm novamente moderados por uma caixa manual de seis marchas o visual do carro era mais discreto se comparado ao anterior com a carroceria do 911 turbo eis a origem das entradas de ar nos para lamas traseiros e nada de repites ou de uma asa traseira gigantesca na epoca o 996 foi bastante criticado por causa dos farois que nao eram mais circulares e o gt2 nao escapou mas para mim envelheceu muito bem e seu desempenho tambem o 0 100 km/h era cumprido em 3 7 segundos e a velocidade maxima subiu para 314 km/h para ajuda lo a parar os freios eram de carbono ceramica de serie o interior demonstrava maior preocupaçao com o conforto dos ocupantes mas isto nao significa que fosse carregado de equipamentos pesados nao havia ar condicionado radio nem banco traseiro e o 911 gt2 996 pesava 1 430 kg ou 110 kg a menos que o 911 turbo da mesma geraçao outros dados comprimento 4 450 mm / largura 1 830 mm / entre eixos 2 355 mm / bitolas 1 485 mm frente e 1 520 mm traseira / peso 1 430 kg 2 92 kg/cv porsche 911 gt2 997 como ja dissemos o ultimo 911 gt2 foi lançado em 2007 ha dez anos mais uma vez o motor utilizado era derivado do 911 turbo com 3 6 litros e atualizado com novos turbocompressores de geometria variavel para entregar 530 cv a 6 500 rpm e 69 8 mgkf de torque a baixissimas 2 200 rpm levados para as rodas traseiras atraves de um transeixo manual de seis velocidades claro seu desempenho 3 6 segundos para chegar aos 100 km/h e velocidade maxima de 328 km/h o gt2 997 foi o primeiro 911 a passar dos 320 km/h 200 mph com exceçao do 911 gt1 de 1998 que bem nao era muito mais que um porsche 962 do grupo c da fia com nome e cara de 911 nao contava visualmente apesar de utiizar a carroceria do 911 turbo o gt2 997 tinha uma dianteira mais agressiva e uma nova asa traseira fixa que trazia de volta as entradas de ar nas extremidades o para choque traseiro tinha um difusor com aletas e duas saidas do escape que era de titanio o 911 gt3 997 foi o primeiro a ter uma versao rs desenvolvida por um pequeno time de engenheiros da divisao de performance da porsche o motor entregava 620 cv e 71 4 mkgf de torque fazendo do carro o 911 de rua mais potente da historia ate agora e o peso era 70 kg menor que no gt2 comum tambem era o mais rapido o 0 100 km/h era cumprido em apenas 3 5 segundos e a velocidade maxima era de 330 km/h na epoca do lançamento o porsche 911 gt2 rs cumpriu uma volta em nurburgring nordschleife em 7min18s um tempo respeitavel ate hoje o atual gt3 rs o faz em 7min10s [youtube id= i5bv6ywrcru width= 620 height= 350 ] outros dados comprimento 4 469 mm / largura 1 852 mm / entre eixos 2 350 mm / bitolas 1 509 mm frente e 1 554mm traseira / peso 1 440 kg 2 71 kg/cv 1 370 kg 2 20 kg/cv gt2 rs
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