o ano de 2016 ainda nao acabou mas ja estamos perto o bastante de seu fim para dizer que foi o ano dos projetos insanos prova disso e um dos engines swaps mais comentados dos ultimos meses o toyota gt86 do piloto de drift e youtuber ryan tuerck em julho tuerck anunciou que colocaria nele o motor de uma ferrari 458 italia e o transformaria em um carro de dorifuto para o sema show que aconteceria em novembro nao vamos dizer que duvidamos mas ficamos nos perguntando como ele faria isto agora que o carro ficou pronto ja foi apresentado e ate ja apareceu em video andando de lado temos as respostas mas primeiro vamos ve lo em açao [youtube id= enpjs8iixy width= 620 height= 350 ] sao so trinta segundos mas e o suficiente para provar que sim rolou mesmo so que nao foi facil nao como contam os caras do speedhunters a ideia era simplesmente provar que era possivel e nao estamos apenas falando de fazer o motor caber no cofre acredite modificar as caixas de roda e fabricar novos suportes foi a parte mais tranquila na verdade nem e a primeira vez que alguem coloca um motor v8 em um gt86 e swaps com o motor v8 small block da chevrolet estao ate se tornando comuns a questao e que alem de bastante largo o motor da ferrari 458 italia um v8 de 4 5 litros com comando duplo no cabeçote e virabrequim plano e bastante largo a separaçao dos cilindros e de 90° e foi projetado para aplicaçao central traseira com isto seu coletor de admissao a peça vermelha entre as bancadas de cilindros feita para levar ar para o motor de injeçao direta pode ser bem avantajado olha como ele tem espaço no cofre da 458 e ainda torna a visao pornografica na dianteira do gt86 contudo as coisas sao diferentes ao colocar o motor no cofre de forma preliminar os caras da huddy motorsports de san diego na california perceberam que ele nao era apenas alto demais suas entradas de ar invadiam a base do para brisa inverter sua instalaçao nao era uma alternativa os dutos de admissao do motor foram feitos para o coletor na posiçao correta uma foto publicada por ryan tuerck @ryantuerck em nov 4 2016 as 12 22 pdt se o tempo fosse abundante uma opçao seria projetar e construir um coletor feito sob medida mas nao era o caso o sema estava marcado para novembro e ninguem considerava a possibilidade de que o carro nao aparecesse pronto no evento a soluçao encontrada foi deliciosamente simples cortar a base do para brisa mais ou menos onde ficavam os limpadores para acomodar a caixa de ar cortes no topo dos para lamas alimentam dutos que levam o ar ate o coletor quanto a altura da peça sem problemas o gt4586 nao tem capo e permite vislumbrar o cofre e suas engenhosas adaptaçoes o tempo todo uma foto publicada por ryan tuerck @ryantuerck em out 28 2016 as 10 10 pdt o motor ao que tudo indica foi mantido proximo das especificaçoes originais mas recebeu um novo modulo motec ate porque 578 cv a 9 000 rpm devem ser suficientes para acabar com qualquer reclamaçao sobre a falta de potencia do toyobaru nao e mesmo o cambio de dupla embreagem por mais que tivesse sua capacidade de suportar a potencia do v8 mais do que provada nao seria o melhor para a aplicaçao e por isso uma caixa sequencial de cinco marchas da tilton feita para picapes de competiçao off road foi colocada em seu lugar uma foto publicada por ryan tuerck @ryantuerck em out 27 2016 as 5 45 pdt e nao pense que acabou tambem foi preciso fabricar novos coletores de escape que ficam encaixados entre o bloco do motor e a estrutura tubular dianteira que suporta o para choque as saidas ficam a frente dos pneus e quando elas produzem chamas nas reduçoes de marcha o espetaculo e memoravel [youtube id= xmthjsf kww width= 620 height= 350 ] o problema com isto foi que o sistema de refrigeraçao precisou ser deslocado para a traseira os radiadores sao alimentados por por um duto no teto que recebeu uma cobertura apelidada pela equipe responsavel pelo projeto como moicano e um arranjo que lembra a admissao dos prototipos le mans mas para outro tipo de serviço uma foto publicada por larry chen @larry_chen_foto em out 30 2016 as 7 12 pdt a carroceria recebeu ainda modificaçoes aerodinamicas que incluem o obrigatorio aerofolio e abaixo do para choque traseiro um difusor para reduzir a pressao sob o carro e aumentar o downforce sem falar claro nas modificaçoes no sistema de direçao para aumentar o angulo de esterçamento das rodas estas alias sao um jogo de fifteen52 penta de 18 polegadas calçadas com pneus hankook ventus rs3 de medidas 245/40 na dianteira e 265/40 na traseira uma foto publicada por ryan tuerck @ryantuerck em out 31 2016 as 2 38 pdt o interior e totalmente racer e surpreendentemente tradicional todo aliviado com a maioria dos detalhes de acabamento removidos bancos concha cintos de competiçao rollcage integral e um painel digital aftermarket nao e preciso muito mais do que isto honestamente uma foto publicada por ryan tuerck @ryantuerck em out 17 2016 as 1 11 pdt o mais impressionante e que alem de ter dado certo todo o trabalho foi feito em menos de cinco meses agora so falta mostrarem como ficou a ferrari 458 com o flat four de dois litros e 200 cv do gt86
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