a geraçao r33 do nissan skyline gt r e a menos adorada das tres e como se ele nao fosse tao marcante quanto o r32 nem tao bonito quanto o r34 e por isto mesmo tendo aparecido no primeiro gran turismo em 1997 quando seu sucessor ainda nem existia ele nao seja tao lembrado acontece que como se fosse o universo promovendo a justiça um dos skyline gt r preparados mais famosos do planeta e justamente um r33 agora que a cultura jdm chegou ao ponto mais alto de sua trajetoria em relaçao a popularidade e que a internet tornou muito dificil manter um project car em segredo dissemos isto tudo porque agora com a informaçao mais acessivel nao sao apenas os fas mais hardcore da cena japonesa que conhecem o gtr 700 um skyline gt r r33 de arrancada australiano que tem este nome por causa da potencia do motor e como estamos falando da australia sao 700 kw ou seja 952 cv claro que esta marca ja foi ultrapassada ha algum tempo como conta o speedhunters o gtr 700 pertence ao australiano mario torborac que começou a trabalhar no carro no começo dos anos 2000 a internet definitivamente nao era tao acessivel quanto hoje mas isto nao impediu que em 2002 mario criasse um site para compartilhar as modificaçoes que ia fazendo no carro desde o inicio a oficina responsavel pelos serviços foi a croydon racing developments que fica em sydney mario acompanhou tudo de perto e participou ativamente do desenvolvimento e diferente de ter muito dinheiro e deixar com que a preparadora faça tudo sozinha o projeto começou como um carro de rua que participava de arrancadas aos fins de semana verdade seja dita nem sempre em uma pista de arrancada foi quando o r33 ganhou o apelido de gtr 700 o seis em linha rb26dett conhecido por sua receptividade a preparaçao entregava os tais 700 kw/952 cv com modificaçoes relativamente simples dois turbocompressores hks gt 2835r novos coletores de admissao e escape modificaçoes nos comandos de valvulas taxa de compressao mais alta e sistema de injeçao retrabalhado alem de um modulo de controle aftermarket claro enfase no relativamente nao demorou mais que dois anos porem para que mario deixaria de rodar nas ruas e transformaria skyline em um carro feito exclusivamente para a dragstrip e a partir dai as coisas meio que sairam do controle o chamado stage 2 do projeto começou ampliando o deslocamento do motor para exatos 2 700 cm³ originalmente sao 2 568 cm³ pistoes forjados bielas de titanio e outros componentes reforçados foram instalados o cabeçote teve os dutos polidos e o bloco tambem recebeu os devidos reforços e claro o sistema de sobrealimentaçao tambem recebeu os devidos upgrades com um novo intercooler e tubulaçao toda refeita o resultado a 1 5 bar de pressao eram mais de 800 cv nas rodas operando a 3 bar o salto era para mais de 1 000 kw ou 1 360 cv [youtube id= q8kcsdduzpa width= 620 height= 350 ] o estagio 3 envolveu converter o carro em um dragster por assim dizer completamente depenado com componentes aliviados na carroceria completamente vazio o carro pesa 650 kg e uma enorme asa traseira e claro instalar todos os equipamentos de segurança exigidos pelo regulamento da arrancada australiana o gtr 700 tornou se um verdadeiro monstro capaz de percorrer o quarto de milha em 8 27s a 270 km/h um tempo absurdo ha mais de dez anos foi o que bastou para que o carro se tornasse o mais r33 mais famoso do mundo na epoca no site cujo endereço e exvitermini com algo em latim por alguma razao mario compartilhava videos na oficina puxadas no dinamometro e pegas na pista que eram compartilhados exaustivamente em foruns e afins [gallery columns= 4 link= file ids= 123850 123851 123848 ] ate que em algum momento de 2006 mario precisou abandonar o projeto o motivo uma transferencia no trabalho que o obrigaria a ir morar em outro pais no entanto em vez de vender o carro mario decidiu deixa lo aos cuidados da croydon o gtr 700 ficaria la esperando pelo dia em que seu dono pudesse voltar a trabalhar nele neste meio tempo o site acabou saindo do ar mas por sorte houve quem baixasse os videos e os publicasse no youtube que nem existia ainda quando o gtr 700 ficou famoso voce pode assistir a todos eles na compilaçao abaixo e alguns sao bem impressionantes [youtube id= 8yme8iar tc width= 620 height= 350 ] ja faz dez anos que mario encostou o gtr 700 e agora ele esta de volta recentemente mario entrou em contato com a groydon a fim de retomar o projeto o site voltou ao ar e agosto ja traz algumas fotos do progresso e ate mesmo algumas informaoes o motor tera o deslocamento ampliado para 3 2 litros a pressao nos turbos aumentada para 5 bar e passara a queimar metanol em vez de gasolina o objetivo e bastante ambicioso quando estiver pronto o gtr 700 devera ser capaz de cumprir o quarto de milha em menos de seis segundos o video abaixo feito pela motivedvd mostra o carro na oficina e nos da uma visao melhor do andamento do projeto nem precisamos dizer que estamos ansiosos para ver este monstro de volta na pista nao e [youtube id= hamo mucdu4 width= 620 height= 350 ]
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