A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

Nova geração do Chevrolet Camaro chega ao Brasil mais leve, mais potente e… mais cara

Há pouco mais de um mês a Chevrolet confirmou a chegada da nova geração do Camaro no Brasil. A marca não havia definido uma data para o lançamento do carro, limitando-se a dizer que ele seria um dos destaques de seu estande no Salão do Automóvel e que chegaria às lojas logo em seguida.

Agora, depois de 36 dias do anúncio, a Chevrolet está apresentando o modelo à imprensa no autódromo Velo Città. Ele será oferecido inicialmente na versão Fifty, uma homenagem aos seus 50 anos de estrada, que terá 100 unidades importadas para o Brasil. O FlatOut está presente no evento e trará as primeiras impressões sobre o muscle car nos próximos dias.

camaro-fifty-1

O Camaro Fifty é uma série especial do modelo feita sobre as versões V6 2LT ou V8 2SS, e será limitada a 7.500 unidades em todo o mundo. Destas, 100 unidades do modelo V8 foram reservadas aos brasileiros, que precisarão desembolsar R$ 297.000 para colocá-lo na garagem. Em relação ao SS comum, o Fifty é diferenciado pela pintura cinza metálica Nightfall Gray, com detalhes em laranja. Além da pintura, ele também é equipado com o pacote RS, grade dianteira exclusiva, rodas de 20 polegadas, spoilers pintados na cor do carro e pinças de freio laranja. O motor V8 é mesmo LT1 6.2 de 461 cv do Corvette Stingray e substitui o antigo LS3.

A combinação de cinza, preto e laranja continua na cabine, com apliques de camurça e costuras laranja, além da inscrição “Fifty” no painel em frente ao passageiro, detalhes no quadro de instrumentos e uma plaqueta comemorativa “Camaro 50th Anniversary”.

chevrolet_camaro_81

A Chevrolet já está recebendo as encomendas dos clientes interessados, porém os carros serão faturados somente após sua apresentação ao público no próximo dia 10 de novembro, no Salão do Automóvel.

 

O que mudou na nova geração?

O novo Camaro trocou a antiga plataforma Zeta, compartilhada com o Omega australianos, pela nova plataforma Alpha, menor e mais compacta, também usada pelo Cadillac ATS. Com a mudança ele ficou menor que o antecessor —  são 4,74 m, contra 4,84 m no comprimento, 2,81 m, contra 2,85 m no entre-eixos e 1,35 m, contra 1,38 m na altura — mas também ficou mais leve, pesando 90kg a menos. Logicamente a redução de peso não se deve apenas às dimensões mais compactas, mas também a elementos de alumínio na estrutura do painel (4,2 kg) e de braços de alumínio e de aço vazado na suspensão (12 kg).

chevrolet_camaro_83

 

Por dentro, o painel foi completamente renovado, com LCD no quadro de instrumentos, saídas de ar próximas ao câmbio, onde ficavam os instrumentos auxiliares, e uma enorme tela multimídia de oito polegadas para o sistema MyLink.

Chevrolet-Camaro-2016-20

O quadro de instrumentos usa mostradores analógicos para as informações básicas, com uma tela central de TFT de oito polegadas, configurável, que pode exibir dados de navegação, sistema de som e de performance.

Chevrolet-Camaro-2016-21

Os controles do ar-condicionado são agora integrados às saídas de ar, o que torna sua manipulação mais intuitiva e deixa o painel mais limpo. Há 24 opções de cores diferentes para o interior, com opção de acender e apagar gradativamente. O freio de mão passou a ter comando eletrônico, algo que a GM vê como vantagem por permitir o reposicionamento dos porta-copos, e o Camaro conta pela primeira vez com quatro modos de condução: Snow/Ice, Tour, Sport e Track.

Matérias relacionadas

Novos AMG, GLC Coupé, Maybach S500 e o conceito IAA: os destaques da Mercedes-Benz no Salão do Automóvel de São Paulo

Dalmo Hernandes

É por isso que você não deve abandonar seu Audi RS5 Coupe em qualquer lugar

Dalmo Hernandes

Tesla Model 3: as primeiras impressões do carro que pode virar o jogo para os elétricos

Dalmo Hernandes