eu acredito que sao os anos mais importantes de nossa vida em termos de formaçao como pessoa pense um pouco nas coisas que voce realmente gosta que ficaram marcadas na sua vida fortemente musica cinema imagens do sexo oposto e carros e motocicletas claro afinal este e o assunto aqui agora preste atençao nas datas grande chance de todos serem da epoca que voce tinha de 11 a 16 anos de idade eu nao sei voces mas a maioria dos meus amigos como eu passaram a vida toda fazendo as vontades daquele moleque idiota de 13 anos que nao existe mais correndo atras dos mesmos carros e motos que ele gostava e ouvindo as mesmas musicas que ele achava maneirissimas e inevitavel e exatamente nesta epoca da minha vida que foi lançada a alfa romeo gtv6 na europa aqui no brasil viviamos uma epoca diferente eramos isolados do mundo importaçao de veiculos e a maioria das coisas proibida e nao existia internet se nao sabiamos de algo tinhamos que procurar informaçoes escritas em livros; novidades eram nos informadas uma vez por mes via revistas e foi atraves de revistas que conheci a gtv6; um impossivelmente moderno e diferente cupe de quatro lugares com um exotico v6 italiano algo que me impressionou logo de cara para mim nada tem mais o espirito do inicio dos anos 1980 que um gtv6 de primeira serie por isso pulei da cadeira e vibrei quando em 1983 no filme 007 contra octopussy o james bond de sir roger moore rouba uma gtv6 na alemanha e a usa para fugir de varias bmw’s da policia de duas e quatro rodas https //www youtube com/watch v=9spkj_dlzc0 o gtv6 e pouquissimo conhecido por aqui como apareceu em 1980 e morreu em 1986 esteve em produçao exatamente na epoca em que a importaçao era proibida por aqui esta geraçao da gtv a tipo 116 apareceu em 1974 chamada de alfetta gt e gtv com quatro cilindros; a gtv6 com o famoso v6 busso apareceria so em 1980 por isso os alfistas brasileiros sabem temos um monte de gtv tipo 105 por aqui; ate algumas alfetta gtv de quatro cilindros; mas nada de v6 depois existem as spider a partir de 1993 com motor v6 mas traçao dianteira identicas as gtv contemporaneas que nao tivemos aqui e um carro sem muitos fas aqui no brasil portanto por pura falta de materia prima para isso para tentar melhorar um pouco esta injustiça esta e sua historia alfetta ritorna nossa historia de hoje começa com um dos mais vitoriosos carros de corrida jamais criados na historia do automovel o alfa romeo 158/159 alfetta o que o primeiro carro a fazer um campeao mundial de formula 1 em 1950 tem a ver com o gtv6 de 1980 alem do nome calma que explico [caption id= attachment_322413 align= aligncenter width= 999 ] alfetta gt com um alfetta seda vermelho atras [/caption] este carro foi criado por gioacchino colombo antes da guerra na verdade em 1938 como as competiçoes de grand prix a antecessora da f1 eram totalmente dominadas entao pelos auto union e mercedes benz os italianos da alfa romeo resolveram criar um carro da categoria voiturette carros menores um degrau abaixo dos grand prix e entao limitados a um deslocamento de apenas 1 5 litro o alfa romeo 158 1 5 litro oito cilindros resultante ganhou um apelido imediatamente alfetta diminutivo de alfa em italiano com oito cilindros em linha com compressores cada vez maiores se tornaria uma fera no pos guerra culminando no 159 com compressor de duplo estagio e 425 cv a 9500 rpm em 1950 decadas depois deste carro ser aposentado a alfa romeo se prepara para criar um substituto para um de seus carros mais famosos e importantes a giulia tipo 105 mesmo neste ponto no inicio dos anos 1970 o giulia e seus derivados cupe gtv e roadster spider nao parecia um carro com desenho de mais de 10 anos de idade porem seu motor dohc em aluminio suas suspensoes geniais seus freios a disco e suas cinco marchas pareciam impossivelmente exoticos entao coisa de ferrari e lamborghini numa epoca em que comandos no cabeçote mesmo unicos eram raros e ferro fundido era a norma em motores de carros de alta produçao um parentese aqui pessoalmente acredito que a alfa romeo perdeu uma grande chance aqui com o gtv tipo 105 se o evoluisse lentamente como fez a porsche com seu concorrente contemporaneo o 911 talvez hoje a alfa romeo fosse algo diferente e o desenho imortal de giugiaro para o gtv ainda em produçao mas a alfa romeo era estatal e assim era investida em alto volume e caminhoes jipes e motores diesel alem de automoveis; na verdade entao estava prestes a se tornar fabricante de carros do povo baratos no pobre sul da italia com o alfasud impossivel esse futuro alternativo de rival italiano da porsche; mas um que de qualquer forma nos faz sonhar [caption id= attachment_322410 align= aligncenter width= 999 ] alfetta 1972[/caption] mas de qualquer forma um substituto do giulia era necessario entao a empresa pensa em de novo subir a barra como havia feito com o tipo 105 uma nova revoluçao nao evoluçao e para isso faz renascer o conceito basico mecanico do seu carro de formula 1 de 1950 era o seguinte o cambio nao mais estaria preso ao motor; foi transferido para o eixo traseiro agora um transeixo ao inves do eixo rigido das giulia o novo carro teria um eixo de dion com longos braços de controle inferiores muito parecidos com os do carro de corrida o de dion tecnicamente e um eixo rigido tambem mas na realidade funciona como uma suspensao independente mas com uma ligaçao rigida entre as rodas se competiçao melhora a especie a alfa ia provar isso com um carro familiar com tecnologia vinda direto do campeao de f1 de vinte anos antes o nome do carro inclusive seria o mesmo o novo seda alfa romeo de 1972 seria uma nova alfetta o motor quatro em linha dohc e a unica coisa que levou do carro anterior o resto era totalmente novo se o alfetta de 1972 lhe parece familiar e mesmo o desenho dela moderno mas ainda claramente alfa romeo foi reciclado para uma nova versao do alfa romeo 2000 aqui nos tropicos o nosso 2300 de 1974 mas so externamente por baixo o alfetta estava duas geraçoes a frente do 2300 um novo gtv com um novo sedan veio junto um novo cupe inicialmente lançado em 1974 como o alfetta gt e motor de 1 8 litros da gtv 1750 era um cupe diferente fastback e agora com quatro lugares de verdade nao 2+2 como o carro que substituiu de novo como o primeiro foi desenhado por giugiaro; mas certamente menos inspirado desta vez logo aparece o alfetta gtv 2 0 bem como versoes de motor menor 1 6 litro o gtv apesar do comando de cambio meio recalcitrante logo se mostra um carro com muito mais chassi que motor; como sempre nesses casos todo mundo começa a pedir mais motor mas a crise do petroleo dos anos 1970 e um empecilho e outro e a situaçao financeira da alfa que ia de mal a pior o spider da geraçao tipo 116 nao foi desenvolvido por exemplo o carro permanecendo o mesmo dos anos 1960 ate o seu fim em 1994 como sabemos a empresa acabaria vendida para a fiat em 1987 [caption id= attachment_322421 align= aligncenter width= 999 ] alfetta gt v8 um sonho alemao [/caption] mas mesmo assim em 1977 o importador alemao da alfa chamado delta autotechnik com a ajuda da autodelta tenta algo interessantissimo um gtv com o v8 de 2 6 litros do montreal e 200 cv apesar da ideia genial era um tempo dificil; poucos foram fabricados com fontes citando um minimo de 3 carros e um maximo de 20 [caption id= attachment_322418 align= aligncenter width= 999 ] turbodelta gtv de rali[/caption] em 1979 a autodelta tambem introduziu um modelo turbo de 2 0 litros de ediçao limitada chamado turbodelta dos quais 400 foram feitos para homologaçao fia grupo 4 esta versao usava um turbocompressor kkk que aumentava a potencia para 175 cv foi o primeiro carro italiano de produçao a gasolina com turbocompressor de novo o caminho do turbo e o que a porsche usou para o 911 mas na alfa foi um tao somente um rodape em sua historia o gtv6 no mesmo ano em que a gtv turbodelta era lançado um outro carro importante para a alfa aparecia o alfa 6 o nome se referia ao novo motor que era lançado nele uma volta da marca aos motores grandes o hoje famosissimo v6 busso este v6 sabemos e uma obra prima que todos conhecemos aqui no brasil debaixo dos capos do 164 que a fiat nos trouxe nos anos 1990 um motor de cair o queixo muito vem do barulho um lendario grito de banshee celta interpretado por um tenor italiano no la scala mas tambem sua linearidade seu torque em toda rotaçao a facilidade com que gira e a resposta ao acelerador como toda obra prima italiana uma alma valente e companheira muito alem de meros numeros era um v6 a 60° mas com bielas separadas com munhao proprio todo em aluminio 4 mancais e sempre superquadrado com o diametro maior que o curso dos pistoes levissimo nunca passou de 180kg de peso o comando inicialmente era unico no cabeçote acionado por correia dentada acionando as valvulas de admissao diretamente e as de escape por meio de vareta e balancim visto que eram opostas para camera de combustao hemisferica neste primeiro carro o alfa 6 media 88 x 68 3 mm para um total de 2492 cm³ com nada menos que seis carburadores de corpo simples dell’orto dava 160 cv a 5 800 rpm e 23 mkgf a 4000 rpm o alfa 6 era um carro grande e pesado; o motor mostraria ao que veio em seguida justamente sendo montado no gtv para fazer o gtv6 no gtv se mostrou simplesmente perfeito um motor esportivo num carro esporte para livrar a admissao um calombo no capo foi necessario mas o novo carro ja veio com injeçao de combustivel bosch l jetronic em vez dos seis carburadores dell orto assim o motor foi transformado muito mais facil de ligar e se mantinha suave em funcionamento em toda e qualquer condiçao o gtv6 foi completo sucesso de critica ao contrario do alfa 6; o motor encontrou seu lar o gtv6 tinha toda a facilidade de se andar rapido de todo alfa desde o giulia e giulietta mas com uma novidade a potencia agora nao era apenas suficiente sobrava no pequeno gtv6 de 1200 kg o v6 era verdadeiramente exuberante permitindo provocar facilmente saidas de traseira e com torque em baixa e furia em alta universalmente amado e com uma trilha sonora que so um busso pode prover o grande problema do gtv6 como de todo alfa entao era a queda de qualidade em comparaçao a epoca do giulia com aço de ma qualidade vindo dos paises comunistas europeus um acordo com o governo italiano de esquerda e o fiasco do alfasud drenando o caixa a qualidade despencou interiores barulhentos eletrica problematica e corrosao prematura acabavam com a outrora fama de qualidade da marca o gtv para de ser fabricado em 1986 mas nao sem antes de dois cantos do cisne interessantes fora da europa nos eua para tentar frear a baixa em vendas o braço americano da alfa romeo contrata a callaway para criar uma versao turbo do novo gtv6 que pudesse ser vendida em concessionarios com alguma garantia mas que chamaria a atençao para o gtv6 entao um modelo esquecido pelos americanos por estes problemas de qualidade [caption id= attachment_322437 align= aligncenter width= 1336 ] callaway twin turbo[/caption] nascia o gtv6 twin turbo trinta e seis carros sao produzidos e vendidos como modelos 1985 e 1986 o gtv6 original fazia o 0 100 km/h em 7 5 segundos mas o callaway equipado com dois turbocompressores e um resfriador ar/ar dava 230 cv e um 0 100 km/h na casa dos 5 segundos extremamente veloz para 1985 mas o melhor nao era apenas isso era validado em emissoes pela epa americana e podia ser vendido em todo estado americano foi andando num carro desses que o engenheiro chefe da corvette resolveu ligar para a callaway na africa do sul tambem apareceu uma versao mais potente do gtv6 um gtv6 3 0 um esforço cooperativo da alfa romeo africa do sul e autodelta o carro foi desenvolvido principalmente para competiçao o motor media 93 × 72 mm para um total de 2934 cm³ e a injeçao foi substituida pela bateria de dell ortos do alfa 6; o uso em competiçao ditava o retrocesso eram 186 cv a 6700 rpm para um desempenho incrivel 225 km/h de maxima e aceleraçao de 0 100 km/h em 7 segundos estes carros cobiçadissimos entre colecionadores tem a direçao do lado direito claro como e norma na africa do sul [caption id= attachment_322439 align= aligncenter width= 896 ] 3 0 coda na africa do sul [/caption] mesmo la fora onde as gtv tipo 105 ja estao em franca ascensao de valor o gtv6 permanece um desprezado filho bastardo de uma epoca que todos parecem querer esquecer mas se esquecermos por uma momento os problemas de qualidade inicial um problema mesmo somente quando eram carros zero km e uma grande chance sao carros fenomenais pena que aqui sejam tao raros
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