Não faz muito tempo que falamos aqui sobre os carros modernos que melhor homenageiam seu passado (parte 1, parte 2). O Ford GT, supercarro inspirado no GT40 que venceu as 24 Horas de Le Mans quatro vezes seguidas entre 1966 e 1969, foi um dos destaques. E com razão: apresentado em 2005, ele conseguiu o feito de se manter extremamente fiel às formas do clássico sem parecer deslocado no tempo, mesmo 40 anos depois.
O Ford GT começou a ser concebido no início da década de 2000, e o primeiro conceito foi apresentado no Salão de Detroit de 2002, em comemoração ao 100 anos da fabricante. A Ford não planejava transformá-lo em um carro de rua, mas a recepção do público e da imprensa foi tão boa que, em 2004, o modelo já estava na linha de produção.
Fiel às linhas e proporções do GT40 original por dentro e por fora, o Ford GT era movido por um V8 de 5,4 litros equipado com compressor mecânico do tipo twin screw, capaz de entregar 558 cv a 6.500 rpm e 69,1 mkgf de torque a 3.750 rpm.