muito tempo atras numa galaxia distante mercedes benz nao nao a empresa que existe hoje que tem varios predicados e vicios conhecidos uma outra mercedes benz uma empresa que fazia carros de uma forma diferente entao a engenharia de produto reinava suprema por exemplo ninguem falava para ela que carro deveria ser desenvolvido a que preço com que caracteristicas nunca a engenharia era quem entendia de carros e faria o que deveria ser feito quanto tempo demoraria para fazer o carro que queria fazer uma vez aprovado pelo board o tempo e o dinheiro necessarios um mercedes benz tem que ser feito com cuidado afinal de contas e o melhor carro do mundo seus carros eram primeiro sobrios ao extremo carros solidos pesados e bem projetados criados para durar para sempre mas sem medo de complexidade orgulhosos de uma longa tradiçao de engenharia germanica a mercedes acreditava ser o suprassumo do automovel alemao o que e claro era o suprassumo do mundo todo tambem na cabeça deles apesar de serem carros que podiam andar o dia todo a velocidade maxima com segurança e estabilidade e de terem desempenho condizente sempre nada era superlativo ou esportivo apenas o 300sl de 1954 e a exceçao que comprova a regra aqui mas ainda assim e um carro que nunca seria confundido com um lotus um porsche ou um ferrari um mercedes era sobrio direçoes por esferas recirculantes precisas e sofisticadas mas tambem pouco rapidas ou diretas motores calmos sem muito giro e cambio longo ou automatico conforto solidez e segurança no lugar da emoçao seu desenho refletia isso o seu mais famoso chefe do design bruno sacco dizia que um mercedes tem que ser sobrio e classico pois dura para sempre e tem que ser agradavel nao so hoje mas tambem daqui a 100 anos nada de dutos asas faixas ou spoilers; apenas elegancia discreta era a norma os engenheiros mandavam em tudo e demoravam as vezes dez anos para trocar o modelo claro so mudavam quando tecnicamente tinham avançado o suficiente para um novo carro ser necessario e quando eles saiam pareciam com o que morreu por fora custos eram calculados depois do carro pronto os engenheiros sabiam em que faixa do mercado o carro estaria e portanto agiam de acordo sem nenhum objetivo de custo imposto para suas peças e sistemas um carro desenhado para uma especificaçao interna e uma tradiçao da empresa em inovar; nao por um preço pre determinado e pesquisas que determinam o que o mercado quer [caption id= attachment_383096 align= aligncenter width= 999 ] rivais [/caption] a empresa se considerava tecnicamente a melhor empresa do mundo a existencia de outras empresas era reconhecida mas como a gentalha nada que fizessem la fora era digno da mercedes benz na alemanha alguem desafia la parecia sacrilegio todo mundo sabia que o mercedes era superior mas durante os anos 1970 e 1980 desafia la foi o que a bmw fez e com algum sucesso principalmente nos eua mas tambem em casa por isso e principalmente pelo sucesso do bmw serie 3 a mercedes benz resolveu no fim dos anos 1970 desenvolver um carro menor; um mercedes benz compacto hoje sabemos que este o projeto do 190e e depois o do serie s w140 seriam os ultimos assim depois deles a mercedes e como toda empresa a engenharia e subordinada aos administradores ao marketing as vendas; nao mais rei; agora um funcionario apenas contratado para projetar exatamente o que o mercado e o plano financeiro da empresa pretendem o 190e e entao fruto de um desenvolvimento milionario se estima que mais de um bilhao de dolares e oito anos foram gastos em seu projeto extremamente over engineered o carro trazia tudo do mercedes grande traduzido para o carro compacto e economico dos anos 1980 um desenho extremamente aerodinamico mas ainda reconhecivel como um mercedes grade tradicional e tudo [caption id= attachment_383088 align= aligncenter width= 999 ] werner breitschwerdt e o 190 e projeto bilionario[/caption] a suspensao traseira era extremamente elegante complexa e eficiente um multi link que seria a base para quase todo desenho do tipo dali em diante o projeto dessa suspensao traseira sozinho custou mais que todo o projeto da bmw e36 aparentemente era tambem um dos primeiros carros com celula de sobrevivencia moderna passando facilmente pelo entao novo teste de 56 km/h com 40% offset [caption id= attachment_383089 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao traseira do 190 e[/caption] absolutamente tudo foi projetado do zero para ele um dos rarissimos casos de um carro que nao aproveitava nada dos antecessores basicamente por nao existirem antecessores o motor apareceu antes no w123 mas apenas por ter ficado pronto antes em 1979 era um quatro em linha codigo m102 que era compacto e moderno com bloco em ferro fundido e cabeçote em aluminio media 89 × 80 25 mm para 1997 cm³ ou 95 5 × 80 25 mm para 2299 cm³ o cabeçote tinha um comando somente acionado por corrente mas as valvulas eram opostas a 45° em uma camara de combustao hemisferica por meio de balancins o m102 seria o primeiro quatro em linha da empresa com injeçao e era uma unidade extremamente suave e eficiente o cambio manual tinha carcaça de aluminio e com troca de marchas melhorada; era todo novo tambem claro se voce se lembra o e nos mercedes significava einspritzung injeçao entao curiosamente no lançamento em 1982 existia na verdade um 190 sem o e; era o carro com carburador com 90 cv do motor 2 0 o 190e vinha com injeçao e 120 cv depois apareceria tambem o 190 e 2 3 com 136 cv em 1984 apareceria tambem o 190e 2 3 16; essa versao esportiva sai do escopo deste guia a carroceria era uma incrivel junçao de aerodinamica refinada para melhorar consumo e desempenho com o desenho classico atemporal que era exigido pelo lendario chefe de design bruno sacco o cx era de 0 34 excelente para o carro a tampa do porta malas era excepcionalmente alta para a epoca justamente por aerodinamica; hoje parece ate baixa era um seda pequeno mas ainda util media 4420 mm num entre eixos de 2665 mm mas nao era extremamente pesado; a mercedes sabia que este era um carro que deveria nao so ser solido como todo mercedes mas mais leve do que eles costumavam ser para a tao procurada economia de combustivel o carro pesava 1150 kg no lançamento o que e excelente; e durante sua vida toda ainda assim nunca passou de 1300 kg de peso as suspensoes eram todas novas tambem; a dianteira como os bmw era por meio de coluna mcpherson ainda que a mercedes continuasse com sua tradicional complexa e cara direçao por esferas recirculantes a suspensao traseira porem era sofisticadissima para 1982 uma multilink sensacional diferente do braço arrastado dos mercedes e bmw de entao era muito mais sofisticada uma geometria que se dizia de corrida em conjunto com barras estabilizadoras dianteiras e traseiras geometria anti mergulho e anti squat dava um compromisso conforto estabilidade nunca antes visto foi depois usada nos mercedes maiores e fez a bmw criar o serie 3 e36 com uma suspensao traseira parecida mas era avançado alem disso com itens de segurança ativa e passiva hoje normais mas entao novidade tinha por exemplo freios abs e uma estabilidade e comportamento benignos sensacionais e se ainda assim voce conseguisse bater tinha airbags e pre tensores dos cintos de segurança seu uso extensivo de aço leve e de alta resistencia permitia que passasse nas futuras legislaçoes que ainda vigoram ate hoje ate no brasil de impacto a 56 km/h em barreira offset a 40% da frente do carro sim atende a legislaçao de impacto frontal europeia de hoje [caption id= attachment_383107 align= aligncenter width= 999 ] no mercado americano farois diferentes[/caption] leonard ljk setright disse depois que o carro recebeu o motor de seis cilindros em linha de 2 6 litros e 166 cv que o 190 e 2 6 era o melhor carro ja criado algo que vindo dele era raro versoes diesel e turbodiesel tambem existiram do pequeno mercedes benz que foi um grande sucesso vendendo nada menos que 1 879 629 carros mundo afora ao longo de seus onze anos de vida https //flatout com br/mao drives dois mercedes benz 190/ mas o mais diferente deste carro e como se comporta em direçao esportiva mesmo um 2 0 injetado de 120 cv e um carro delicioso em pista ou estrada truncada um comportamento impecavel um motor forte e liso um conjunto simplesmente brilhante e absolutamente controlavel e controlavel previsivel e agil como um chevette em comportamento mas tambem e muito mas muito mais confortavel suave em comportamento e equipado que o chevette um carro que a gente meio que nao enxerga olhando o como um sedato seda de luxo apenas; mas que na verdade e muito divertido as versoes o principal problema do carro hoje em dia claro e idade o mais antigo deles ja tem 43 anos de idade e o mais novo 32 anos de idade ja e um carro antigo por definiçao com tudo de complicado que pode acontecer com esse tipo de coisa e um carro que sempre foi importado para o brasil em alguma quantidade porem mesmo com importaçoes proibidas as embaixadas traziam e vendiam por aqui muitos deles havia mercado e como era caro e reverenciado e caro a maioria foi bem cuidada e sobreviveu bem motores; em 1982 so existia o 2 0; em versao carburada 190 de 90 cv e injetada 190e de 120 cv a vasta maioria e injetada por aqui a partir de 1983 existia tambem os 2 3 litros de 115 cv para o mercado americano; em 1985 aparecia o 2 3 de 136 cv para outros mercados os carros americanos sao faceis de distinguir pelos farois diferentes o cambio automatico de quatro marchas e infelizmente o mais comum do 190 e aqui; mas existem carros com cambio manual originalmente o cambio manual basico era de quatro marchas mas a vasta maioria e de cinco para o ano/modelo de 1986 aparece a versao seis em linha de 2 6 litros o 190 e 2 6 tinha uma potencia maxima de 160 cv para os eua e 166 cv sem catlisador existe a combinaçao seis cilindros 2 6 litros/cambio manual de cinco marchas mas nao se tem noticia de nenhum desses original aqui no brasil; os 2 6 litros aqui parecem ser todos automaticos existem alguns convertidos e pelo menos um com motor aumentado para 3 litros [caption id= attachment_383078 align= aligncenter width= 967 ] o 190 e 2 6 seis cilindros em linha[/caption] de 1992 a 1993 o 2 6 esteve disponivel como um modelo especial sportline com suspensao e interior aprimorados o 190 e 2 3 foi vendido ate 1988 entrando em breve hiato ate ser comercializado novamente entre 1991 e 1993 em 1990 a mercedes benz descontinuou o 190 equipado com carburador substituindo o pelo 190 e 1 8 com injeçao eletronica este modelo utilizava uma versao de curso de pistao mais curto do motor m102 com 1797 cm³ 109 cv e 15 3 mkgf la fora existia o 190 d tambem com motor diesel quatro cilindros de 2 e 2 3 litros e cinco cilindros 2 5 litros com ou sem turbo e potencias de 72 ate 120 cv [caption id= attachment_383068 align= aligncenter width= 999 ] 190 d 2 5 cinco cilindros diesel[/caption] infelizmente nao houve versao cupe perua o conversivel do 190 w201 e exclusivamente um seda de quatro portas em 1988 um facelift discreto modernizou um pouco o interior e exterior do carro o que ficar de olho motor a injeçao bosch funciona bem mas quando apresenta problemas e pouca gente que sabe arrumar e tem algumas peças caras claro que uma regulagem nao vai custar uma fortuna mas e bom verificar se o carro liga bem mantem marcha lenta e funciona bem sob aceleraçao tambem e importante perguntar ao proprietario se ja foi feito algum serviço e evitar carros que forma muito mexidos fora do padrao original tenha em mente que mao de obra para arrumar a injeçao existe mas e rara e cara tanto o m102 quatro cilindros quanto o m103 seis cilindros tendem a apresentar com a idade falhas na junta de cabeçote e importante perguntar se a troca ja foi feita e buscar vestigios de oleo no reservatorio do arrefecimento ou sinais de liquido de arrefecimento no oleo se a troca ja foi feita e um bonus pois nao e um procedimento barato a corrente do acionamento do comando e o tensionador com o tempo podem perder tensao e provocar um barulho tec tec deve se observar o som que o motor produz na parte da frente a ventoinha do radiador pode apresentar problema os modelos com m102 usam um acoplamento magnetico para a ventoinha e os m103 usam um acoplamento viscoso ambos podem apresentar defeito sendo mais comum no acoplamento viscoso e bom observar se a ventoinha acopla em temperaturas mais altas o problema porem pode ser so o sensor de acionamento da ventoinha uma peça mais simples que tambem pode ser responsavel pelo nao acionamento da ventoinha tambem e bom ver se o carro apresenta pressao ou vacuo quando se abre o tanque de combustivel nenhum dos dois e bom acabamento as saidas de ventilaçao costumam rachar carros onde estao intactas sao bonus a parte emborrachada dos retrovisores externos costuma ressecar e encolher a carcaça do retrovisor interno pode rachar e a funçao anti ofuscante pode deixar de funcionar mas os bancos e volantes sao normalmente muito duraveis assim como o acabamento em geral se os bancos forem mb tex duram para sempre praticamente o limpador de para brisas tem um movimento excentrico esse mecanismo pode deixar de funcionar e a substituiçao nao e barata a alavanca de cambio manual deve ter uma força que a centraliza no centro e comum a mola que faz a tensao para o lado da quinta marcha perder seu suporte e deixar de produzir esta tensao suspensao rangidos na frente podem vir da bucha da barra estabilizadora existe um modelo de bucha com lona que apresenta apenas o barulho quando molhada estalos podem vir das buchas dos braços inferiores dianteiros e recomendado substituir apenas as buchas se os braços originais estiverem bons uma vez que a qualidade deles tende a ser melhor que os de reposiçao atuais corrosao esses carros costumam resistir bem a corrosao porem pontos a olhar sao dentro do cofre proximo a bateria atras dos farois embaixo do reservatorio do fluido de freio na regiao das placas de plastico que ficam nas portas pos facelift na base do vidro traseiro/porta malas por baixo carros mais agredidos podem apresentar corrosao proximo ao subframe traseiro quanto pagar o carro como todo antigo ultimamente tem visto uma subida de preços consideravel principalmente no caso dos carros em melhor estado e como nao existem muitos deles e dificil conseguir considerar preços medios mas de uma forma geral ate r$ 40 000 voce pode achar carros rodando mas nao muito bem cuidados os melhores carros com procedencia e historico sao vendidos na faixa de r$ 60 000 a r$ 80 mil com a faixa de r$100 mil podendo ser considerada o maximo absoluto aqui parece nao haver bonus significativo para carros com cambio manual ou para o 190 e 2 6 de seis cilindros entao prefira o carro manual se quatro cilindros e se quiser um automatico melhor o seis em linha onde encontrar peças a mercedes benz oferece peças de reposiçao para todos os seus modelos de qualquer epoca nem sempre a pronta entrega mas por encomenda voce pode encontrar absolutamente tudo para o carro e claro que isso tem seu preço mas ao mesmo tempo permite que o carro seja restaurado exatamente de acordo com o padrao original os catalogos de peças podem ser encontrados online e servem como uma excelente fonte de consulta para garimpar as peças — seja nas concessionarias ou nos desmanches a oferta de modelos sucateados para doar peças e imensa la fora uma boa fonte de peças e a pelican parts a rockauto e um site generico de vendas de peças que muitas vezes tem preços muito bons alternativamente sendo um carro descontinuado e de praxe o garimpo destas peças nos principais marketplaces e em grupos nas redes sociais focados no modelo buscas no mercado livre sao tambem surpreendentemente eficazes hoje em dia mas vale sempre conversar com o vendedor procure sempre marcas oem evite as peças muito baratas de procedencia duvidosa e boa sorte depoimento dos donos marcus myhrra sempre gostei da geraçao das mercedes w201 e w124 a 190e sempre me atiçou mais por causa da participaçao em corridas e da perfomance na pista a disputa com a alfa romeo 155 em 1993 na dtm foi o estimulo que faltava para comprar uma e deixar ao lado da italiana em casa acabei comprando uma versao relativamente rara aqui no brasil motor 1 8 cambio manual e bancos de tecido como foi uma das ultimas 1992 mesmo sendo uma versao simples veio com freios abs [gallery ids= 383104 383103 383102 ] e um carro muito gostoso de dirigir apesar do desempenho modesto e passa uma sensaçao de robustez incrivel quando comprei fiz uma revisao geral trocando discos e pastilhas fluidos amortecedor do capo um defeito no velocimetro um vazamento num dos sensores do ar condicionado e resolvendo pequenos detalhes esteticos feito isso nao tive mais nenhum problema e uma excelente companheira para passeios pacatos no final de semana e as pessoas parecem gostar muito quando a veem passar sempre tem um elogio ou uma buzinadinha a manutençao nao e propriamente barata mas tambem nao e cara e como e um carro simples tem pouca coisa para estragar alem de ser um modelo reconhecidamente robusto gosto demais e recomendo matheus hessel proximo dos 18 anos eu queria uma mercedes manual com muita leitura cheguei na 190 e ao conhecer o carro pessoalmente foi match instantaneo um seda pequeno com excelente ergonomia foi a primeira impressao que tive a experiencia de te la como um primeiro carro foi sensacional a dinamica do carro tem uma sofisticaçao apesar da suspensao com bastante curso e rolagem o motor e gostoso e o cambio manual uma delicia de operar a direçao tem feedback diferente dos sistemas com rack and pinion mas e excelente tem bastante caster o que cria uma forte tendencia autocentralizante o carro sempre me divertiu em estradas e alguns trackdays a alguns anos montei nela rodas mais taludas da versao 16v que tem tambem um offset mais para fora coloquei nela pneus melhores que estavam disponiveis nessa nova medida 205/55 15 e voila a dinamica do carro mudou o que era legal ficou sensacional esse carro com um alinhamento mais agressivo cambagem negativa e toe out na dianteira tem uma dinamica realmente incrivel uma frente com muita aderencia e uma traseira incrivelmente controlavel que te permite escolher entre compostura e deslizamento como quiser a direçao ajuda a controlar o carro no limite de um jeito que parece magica na pista ela parece sair de traseira e corrigir a trajetoria sozinha de forma incrivelmente eficiente com o cronometro continua sendo um carro muito confortavel em piso irregular mas agora com uma dinamica que desafia carros com pegada muito mais esportiva um compromisso incrivel de ride/handling no fim e uma maquina tao absurdamente bem projetada que transmite uma sensaçao de pilotagem incrivelmente futurista para a epoca andar em velocidade de autobahn em seus bancos confortaveis e depois devorar uma serra e uma otima forma de terapia fiz tudo isso muitas vezes de madrugada e sozinho em um carro com mais de 30 anos de serviço ate hoje ela foi muito confiavel e uma maquina racional e objetivamente incrivel saida da cabeça e dos testes dos engenheiros alemaes mas quando me lembro de nos deslizando na capuava em busca de tempos otimos ou curtindo uma estrada de montanha nao consigo deixar de dizer que e tambem uma maquina emocional ela emociona e encanta na medida que e capaz de proporcionar otima relaçao homem maquina o que permite buscar os limites com uma naturalidade quase poetica uma bailarina hoje com mais de 6 anos de carteira de motorista e tendo dirigido proximo do limite carros teoricamente muito mais legais posso afirmar com convicçao que em alguns aspectos uma mera 190 e ainda e melhor e mais magica do que qualquer coisa que ja dirigi
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