o ser humano parece ter sido programado para querer o que nao pode ter assim a pandemia e o distanciamento social evidentemente fizeram despertar em muita gente o desejo de pegar a estrada e cair no mundo certamente varios de voces leitores estao neste momento planejando aquela road trip de milhares que estava sendo adiada ha muito tempo levando esta ideia alem talvez voce ja tenha ate pensado em montar uma motorhome ou motorcasa ou casa sobre rodas ou como quiser falar o tipo mais simples envolve uma kombi um colchao alguns armarios e um fogareiro de mesa ate existem kits prontos para montar uma kombi home a venda na internet eles trazem os moveis ja prontos com espaço para colchao frigobar fogao e varios compartimentos para guardar objetos e so tirar os bancos ou nem isso se for uma kombi furgao e instalar as peças a partir dai o ceu e o limite quem busca algo mais potente mais espaçoso e mais seguro que uma kombi tem varias opçoes mais modernas para escolher como a fiat ducato e seus clones peugeot boxer e citroen jumper a renault master e a mercedes benz sprinter que tem o teto mais alto e acomodam facilmente banheiros completos por exemplo outra opçao sao as picapes que podem receber cabines de fibra de vidro que sao instaladas sobre a caçamba e ja trazem cama cozinha e armarios e os mais ambiciosos podem ate procurar um onibus ou caminhao convertido em casa sobre rodas e estes podem oferecer o conforto de um apartamento pequeno exceto que voce pode leva lo para onde for qualquer que seja sua escolha porem a verdade e esta a compra e a conversao sao apenas o primeiro passo para colocar seu motorhome na estrada antes de sair dirigindo com sua familia e suas coisas voce precisa regularizar seu veiculo como motorhome alguns ate acreditam que nao e possivel regularizar um motorhome no brasil e acabam desistindo do sonho mas calma se voce esta pensando em descolar um motorhome para viajar depois da pandemia saiba que e totalmente possivel regulariza lo e so ter paciencia e se preparar para colocar a mao no bolso neste guia vamos te ensinar passo a passo como legalizar um motorhome no brasil a primeira coisa que voce precisa decidir naturalmente e se quer construir um motorhome ou compra lo pronto empresas especializadas em motorhomes que usam vans e furgoes como base geralmente cuidam desta parte voce so precisa transferi lo para seu nome pois todos os tramites de regularizaçao costumam ser incluidos no preço e isto e parte da razao para que motorhomes prontos sejam tao caros alem de todo o trabalho investido e dos materiais utilizados a conveniencia de nao precisar esquentar a cabeça com documentaçao tem seu preço para se ter ideia enquanto uma renault master furgao parte de r$ 153 000 um exemplar novo convertido para motorhome nao sai por menos de r$ 300 000 [caption id= attachment_268547 align= aligncenter width= 1772 ] foto mh motorhomes[/caption] e por isso que muita gente opta por um exemplar usado que ainda pode passar facilmente dos r$ 100 000 no caso das vans mais modernas mas quem realmente quer conter custos prefere fazer tudo sozinho ai e preciso correr atras da regularizaçao parece obvio mas na hora de montar uma motorhome leve em consideraçao o tipo de habilitaçao que voce tem no caso da carteira b para carros de passeio e permitido conduzir veiculos com ate oito lugares cujo peso bruto total nao passe de 3 500 kg a kombi encaixa se perfeitamente nestes criterios e isto combinado ao preço mais acessivel do veiculo base faz com que ela seja a escolha mais popular as versoes curtas de vans como fiat ducato mercedes benz sprinter e citroen jumper tambem estao dentro e ate mesmo caminhoes leves como os hyundai hr e o kia k2500 alem do volkswagen delivery express encaixam se na caregoria b as vans modernas geralmente tem motor a diesel sendo mais torcudas e economicas mas tambem sao mais caras e os caminhoes precisam de um bau o que ajuda no aproveitamento de espaço o problema e mesmo o custo no minimo o investimento inicial em um caminhao pequeno zero quilometro começa nos r$ 100 000 entao se voce quer gastar pouco logo de cara e nao se importa com o desempenho apenas suficiente va de kombi exemplares solidos das decadas de 1990 e 2000 ja podem ser encontrados custando entre r$ 10 000 e r$ 15 000 se voce tiver carteira de habilitaçao c ou acima as opçoes passam a incluir onibus ou caminhoes alem de vans maiores e mais espaçosas o processo de regularizaçao das alteraçoes realizadas em motorhomes e o mesmo a primeira coisa que voce deve fazer e comparecer a uma unidade do detran e pedir uma autorizaçao para alteraçao de caracteristicas do veiculo o documento so e emitido para veiculos que estejam com a documentaçao em dia sem multas ou pendencias de ipva e dpvat o documento deve ser requerido no municipio de registro do veiculo e leva cerca de cinco dias para ser entregue so apos a emissao da autorizaçao e que se deve realizar as modificaçoes em seguida leve o veiculo a um estabelecimento certificado pelo inmetro para uma inspeçao de segurança veicular o site do inmetro e os sites dos detran estaduais possuem listas de locais onde a vistoria pode ser feita e atraves desta vistoria que o inmetro emitira o certificado dizendo que seu motorhome e um veiculo seguro possibilitando o processo de documentaçao junto ao detran para facilitar a aprovaçao e interessante evitar modificaçoes na carroceria e estrutura do veiculo abrir janelas mudar a altura do teto alargar a area de carga e outras alteraçoes severas poderao dificultar as coisas na hora da vistoria por outro lado itens como sistema de gas aquecedor climatizador e outros equipamentos tambem precisam ser feitos de forma criteriosa a fim de evitar complicaçoes no momento da vistoria a necessidade de uma vistoria feita por conta propria em uma oficina autorizada porem e na verdade uma boa noticia entre 2009 e 2018 os motorhomes eram considerados veiculos transformados pelo codigo de transito brasileira com isto para a documentaçao do veiculo exigia se um documento chamado certificado de adequaçao a legislaçao de transico cat que so pode ser obtido por pessoas juridicas na pratica a fabricaçao e a regulamentaçao de motorhome ficava restrita a empresas especializadas com a resoluçao 743 do contran que entrou em vigor em novembro de 2018 os motorhomes passaram a ser veiculos modificados e nao transformados a partir dali caiu a exigencia do cat e com isto o processo de regularizaçao de um motorhome caseiro tornou se possivel atraves da vistoria do inmetro o proprietario obtem o certificado de segurança veicular csv como o serviço de vistoria e realizado por empresas particulares os preços estao sujeitos a variaçoes mas uma vistoria completa em uma kombi ou outro utilitario com pbt de ate 3 500 kg custa pelo menos r$ 500 uma vistoria em um microonibus ou caminhao leve pode sair um pouco mais caro partindo de r$ 700 durante a vistoria existe a possibilidade de o veiculo ser reprovado nesse caso a oficina devera te informar as modificaçoes necessarias para que o motorhome receba o csv e voce tem 30 dias contados a partir da primeira vistoria para fazer as modificaçoes e pedir uma nova vistoria sem pagar a taxa com o csv em maos o proximo passo e retornar ao detran para dar sequencia ao processo de regularizaçao que consiste na emissao de um novo crv certificado de registro de veiculo e crlv certificado de registro e licenciamento de veiculo o valor para emissao destes documentos varia de acordo com o estado por exemplo em sao paulo o novo crv custa r$ 212 caso o licenciamento ja tenha sido realizado ou r$ 306 caso ainda seja preciso fazer o licenciamento caso o seu motorhome seja um veiculo de categoria c ou d onibus e caminhao a mudança na documentaçao do veiculo na qual passara a constar motorcasa com isto sera permitido circular em vias onde normalmente caminhoes e onibus nao podem entrar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.