quem cresceu na decada de 1980 viveu a epoca magica dos arcades e nao faltavam opçoes de games de corrida epicos outrun da sega e um dos primeiros que vem a mente enquanto os mais velhos vao lembrar do emblematico pole position da namco mas em 1989 a atari colocou no mercado um dos mais influentes arcades de corrida de todos os tempos hard drivin que misturava jogabilidade de arcade com fisica de simulaçao completando tudo com um dos controles mais revolucionarios de seu tempo hard drivin surgiu da ambiçao de um programador da atari max behensky que em 1986 teve a ideia desenvolver um verdadeiro simulador de direçao para computadores behensky ja havia contribuido enormemente para a criaçao do primeiro joystick com force feedback do mercado e era natural que ele tentasse aproveitar a tecnologia de outras formas depois de tres anos em desenvolvimento em um esforço conjunto de duas equipes da atari uma nos eua e outra na irlanda eles tinham um simulador pronto e planejavam vende lo a auto escolas nos estados unidos contudo a atari descartou a ideia logo um simulador para computadores precisava de hardware muito poderoso e custaria muito caro mas o trabalho de max behensky nao foi perdido logo ele viu que poderia aproveitar os recursos do simulador que incluiam ambientes 3d totalmente poligonais fisica realista e um sistema de controles que contava ate mesmo com um pedal de embreagem em uma cabine de arcade foi assim que nasceu hard drivin por mais que considerasse a ideia arriscada pelo alto custo dos componentes necessarios a atari decidiu dar uma chance a ideia de behensky ainda bem [caption id= attachment_255618 width= 1861 align= aligncenter ] foto cpcpower com[/caption] o jogo tinha uma premissa simples te colocar na pele de um piloto duble para disputar corridas havia dois circuitos disponiveis uma pista plana onde o objetivo era puramente chegar na frente dos rivais antes de a contagem regressiva acabar; e uma pista de obstaculos com saltos e loopings para aumentar o desafio https //www youtube com/watch v=g6jc hcncio nao parece tao espetacular quando se considera o que temos hoje em dia mas hard drivin foi lançado em 1989 quando simplesmente nao existiam cabines de arcade com jogabilidade tao envolvente e realista e muito menos com graficos 3d reais e nao com sprites sequenciais que simulavam efeitos tridimensionais os graficos obviamente nao eram ultrarrealistas faltavam texturas nos carros que eram quadradoes e genericos mas o fato de serem tridimensionais ja aumentava horrores a sensaçao de imersao a camera era fixa de dentro do cockpit como era comum nos jogos daquela epoca via se a pista atraves do para brisa e um painel de instrumentos retangular ficava na parte inferior da tela as imagens tridimensionais renderizadas em tempo real tambem permitia que os jogadores sentissem melhor a fisica do jogo quando se trata de sprites o que se tem e uma sequencia de imagens pre definidas mudando de lugar o que afeta a percepçao de perspectiva e posicionamento dos elementos na tela entao de nada adiantaria ter uma fisica refinada se os graficos do game nao correspondessem aos inputs do controle graficos 2d naquela epoca poderiam contribuir para um visual mais detalhado mas nao serviriam ao proposito o proposito era oferecer uma experiencia de pilotagem virtual o mais proxima possivel da experiencia real para isto o game exigia por exemplo que voce virasse uma chave para ligar o carro era possivel optar pelo cambio automatico mas a forma correta de jogar passava pela escolha do cambio manual em h com neutra e pedal de embreagem era preciso colocar o carro na primeira marcha para sair e caso voce errasse um engate o carro morria https //www youtube com/watch v=ofuj8rigg4u no circuito de velocidade voce corria o risco de bater em outros carros e caminhoes que vinham no sentido contrario no circuito de acrobacias porem tambem era preciso se preocupar com a precisao das manobras tentar entrar em um looping devagar demais faria seu carro cair e um salto muito lento de faria bater na rampa do outro lado tambem havia uma vaca perto de um celeiro que podia ser atropelada por acidente claro e soltava um mugido digitalizado quando isto acontecia em caso de uma colisao mais grave a tela instantaneamente mudava para uma visao aerea para te obrigar a rever seu erro de forma cinematica uma animaçao de cerca de dez segundos que mostrava exatamente o que acontecia com seu carro depois de uma batida e sempre terminava com o seu carro se transformando em uma enorme bola de fogo isto tambem era uma novidade que so foi viabilizada pelos graficos em 3d era tambem uma forma de recompensar o jogador por seus erros parte da diversao era ver o carro girando no ar e batendo no chao de forma espetacular depois do acidente o carro retornava ao checkpoint mais proximo centralizado e desligado era possivel portanto ter o carro destruido e ainda assim continuar a partida sem perder uma ficha https //www youtube com/watch v=bjfcavzcma4 nos dois anos seguintes hard drivin teve diversos ports para outros sistemas principalmente computadores domesticos commodore 64 amiga e pc na epoca ainda com ms dos acontece que a maquina de arcade que usava dois processadores graficos dedicados e um decodificador de sinal digital para simular os movimentos do volante e pedais tinha uma capacidade de processamento muito maior que os computadores da epoca e o resultado foram alguns ports desastrosos a versao para commodore 64 por exemplo e considerada um dos piores ports de todos os tempos os graficos eram monocromaticos e pixelados os controles eram imprecisos e a taxa de frames era ridicula sem falar no som extremamente irritante que o carro fazia o tempo todo https //www youtube com/watch v=ntez4o5eq7k as versoes para amiga e pc eram bem superiores com cores e efeitos sonoros bem parecidos com os do atari https //www youtube com/watch v=uovt5n opxi havia tambem uma versao para mega drive/genesis que fazia um excelente trabalho com o hardware de 16 bits do console mas perdia em envolvimento por razoes obvias nao havia um volante com force feedback e nem pedais as cabines na verdade eram uma atraçao a parte a mais bacana delas lembrava de fato um carro de corrida com cadeira giratoria e uma carenagem de fibra de vidro que formava um cockpit para a tela e meio que isolava o jogador do mundo externo e havia uma versao simplificada com gabinete simples e um banquinho [caption id= attachment_255625 width= 1358 align= aligncenter ] foto retroarcade org[/caption] de forma justificavel a atari vendeu mais de 3 300 cabines de hard drivin nos eua e o game fez tanto sucesso que ganhou uma continuaçao race drivin lançado em 1990 https //www youtube com/watch v=b8hvrv5 n58 a engine de jogo era a mesma bem como a maior parte dos elementos mas agora era possivel escolher entre tres carros e tres pistas diferentes alem disso novas cabines de arcade com tres e cinco telas foram lançadas para total imersao fornecendo visao panoramica e de 180³ ha trinta anos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 255624 255626 ] race drivin tambem ganhou ports para outros sistemas que eram consideravelmente mais fieis ao arcade que as conversoes de seu antecessor a atari ainda chegou a desenvolver duas sequencias hard drivin airborne que te colocava em um carro que com um puxao do volante se transformava em uma aeronave por um curto periodo de tempo e street drivin que trazia pistas mais complexas incluindo um figure 8 da stock car e uma pista de motocross ambos os jogos chegaram a ser fabricados em pequena quantidade para testes em 1993 mas jamais foram colocados a venda https //www youtube com/watch v=cvehqx6ds a a influencia de hard drivin para os games de corrida que vieram depois e indiscutivel o game simplesmente estabeleceu o alicerce sobre o qual os arcades que vieram depois foram construidos mas ate mesmo os simuladores mais parrudos para computador tomaram notas sobre comportamento dinamico com o classico da atari que surgiu nos arcades
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.