com um motor hemi de 6 2 litros supercharged de 851 cv peso aliviado suspensao redimensionada para aplicaçao drag racing transmissao reforçada e pneus fininhos opcionais na dianteira o dodge challenger srt demon e um monstro capaz de cumprir o quarto de milha na casa dos nove segundos sem qualquer alteraçao as especificaçoes de fabrica e dentro da garantia e loucura e sensacional e estamos felizes por viver para ve lo acontecer [gt40 content search= dodge widget= 1 title= dojao americano ] mas nao foi a primeira vez que a dodge vendeu um carro de arrancada pronto para competir la em 1968 faz meio seculo ano que vem o dodge dart teve o cofre massageado literalmente a martelo para receber um motor hemi 426 e virou um dos muscle cars mais radicais de seu tempo com numeros de performance que sao bestiais ate hoje e o mais legal olhando por cima ele nao era muito diferente do dodge dart brasileiro que foi lançado com quatro portas em 1969 e ganhou a carroceria de duas portas no ano seguinte o carro verde da foto de cima e o dart vendido no brasil em 1971 o carro laranja na foto debaixo e um dart americano de 1968 voce deve ter percebido aquele scoop grosseiro no capo a disparidade de tamanho entre as rodas dianteiras e traseiras e a gaiola parcial na parte posterior do habitaculo e este nao e um dart comum e tem muito mais do que os olhos podem ver e o seguinte o dodge dart de quarta geraçao vendido nos eua entre 1967 e 1976 utilizava a plataforma a body da chrysler ela era menor que a plataforma full size b body que era a utilizada no charger da epoca enquanto o charger fora feito sob medida para motores grandes e potentes o dart era o que se considerava um carro compacto por aquelas bandas na pratica isto queria dizer que enquanto o dart tinha 4 95 m o charger tinha 5 2 metros mais significativa que a diferença de tamanho dos carros por fora era a diferença nas dimensoes do cofre o motor v8 318 de 5 2 litros era considerando grande para os padroes brasileiros mas nao era dos maiores motores que se podia ter debaixo do capo de um dart nos eua acima dele havia versoes de 340 e 360 pol³ 5 6 e 5 9 litros respectivamente e o v8 big block de 383 pol³ 6 3 litros da familia rb o dart nao fora pensado para receber motores maiores para isto desde 1966 havia o charger mas os pilotos de arrancada nao pensavam assim havia apelo em pegar uma carroceria menor e mais leve como a do dart e colocar nela por exemplo a versao de bloco alto e 440 pol³ 7 2 litros do motor rb ou mesmo o gigantesco hemi 426 apelidado the orange elephant por conta de seu tamanho e da cor do seu bloco em 1968 a dodge percebeu a demanda e decidiu dar uma forcinha colocando ela mesma o hemi debaixo do capo do dart em uma serie especial limitada feita especialmente para equipes de arrancada nasceu assim o hemi dart codigo l023 o carro foi feito em parceria com a hurst e a ideia era encaixa lo no regulamento das categorias ss/a e ss/b ss quer dizer super stock da nhra a national hot rod association responsavel por organizar a maioria dos campeonatos de arrancada americanos para faze lo era necessario abrir o cofre do dart modificando suportes e amassando os para lamas porque os cabeçotes do hemi sao imensos se comparados a praticamente qualquer v8 da epoca mesmo os big blocks quase nao sobrava espaço para qualquer outra coisa alem de amassar os para lamas por dentro para acomodar os cabeçotes era preciso deslocar o cilindro mestre a fim de abrir espaço para a tampa de valvulas e modificar a travessa inferior chamada k member a peça preta que na foto abaixo esta em um dodge charger nada que nao fosse vital para o funcionamento e bom desempenho do carro tinha espaço ali ou seja nada de compressor de ar condicionado ou ventilador muito menos bomba de direçao hidraulica porque nao cabia e o mesmo valia para outras partes do carro alem disso o carro sequer tinha pintura pois cada um seria pintado nas cores da equipe de seu dono as peças de fibra de vidro vinham no gel e a carroceria vinha no primer exatamente como nesta recriaçao abaixo bloody roots [youtube id= dzcxe5fk3sc width= 620 height= 349 ] por outro lado todos os carros vinham com um adesivo na lateral com o seguinte aviso este veiculo nao foi fabricado para uso em ruas estradas ou rodovias publicas e nao esta de acordo com os padroes de segurança para veiculos automotores por dentro nao havia radio isolamento termoacustico ou mesmo ventilador nao havia maquinas para os vidros que eram abertos ou fechados com uma tira de cinto presa a um suporte mesma soluçao usada nos primeiros shelby gt350 os para choques usavam aço mais fino que o normal as portas recebiam banho acido para ficarem mais leves enquanto os para lamas dianteiros e o capo eram de fibra de vidro os vidros tambem eram mais finos e fabricados pela corning glass a mesma empresa que hoje fabrica as telas do iphone os bancos eram da caminhonete a100 montados em suportes perfurados para alivio de peso a parte interna dos para lamas traseiros eram rebatidos para abrir mais espaço para os enormes pneus no que tambem contribuia a suspensao elevada usada na epoca para aumentar a transferencia de peso para a traseira e permitir cargas leves aquela gigantesca abertura no capo alem de ajudar a abrir espaço para os dois carburadores holley quadrijet tambem aumentava o fluxo de ar para dentro deles o hemi ainda tinha cabeçotes de ferro fundido em vez de aluminio como forma de conter custos; taxa de compressao de 12 5 1 coletores de admissao e escape feitos sob medida e sistema de arrefecimento redimensionado [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o motor podia ser acoplado a uma caixa manual de tres marchas com alavanca hurst ou automatica torqueflite tambem de tres marchas casado a um diferencial dana com relaçao insanamente curta de 4 88 1 para utilizar toda a plenitude do powertrain nos 402 m com os pneus gigantescos de arrancada o resultado de tudo isto segundo a dodge eram 430 cv e 67 7 mkgf de torque so que bem aquilo era apenas um truque o hemi dart foi feito pensando nas pistas mas por questoes de marketing e tambem de homologaçao era um carro de rua e como tal estava sujeito as regulamentaçoes de emissoes e estava sujeito ao olho gordo das seguradoras se a dodge declarasse mais de 425 cv o hemi dart se tornaria um carro muito caro a ideia era que ele custasse pouco e evaporasse dos estoques fosse levado para as pistas vencesse e com isto trouxesse mais gente para os showrooms [youtube id= jkbwiesfce width= 620 height= 350 ] por esta razao apesar de poder rodar nas ruas o hemi dart era vendido sem garantia que bem era algo inutil em um carro feito para ser modificado hoje em dia as coisas sao bem diferentes e nao era um carro muito apropriado para uso comum de qualquer forma o hemi 426 preparado tinha uma marcha lenta alta demais necessaria para manter o motor numa marcha lenta minimamente decente e lubrificado adequadamente com o comando de competiçao consumia muito oleo vinha com carburadores regulados para maximo desempenho em detrimento do consumo de combustivel e exigia manutençao periodica com muito mais frequencia [youtube id= nfaf2sg6noo width= 620 height= 350 ] so para frisar era um motor de corrida e na pratica sua potencia passava dos 600 cv some a isto o peso aliviado para relativamente esbeltos 1 360 kg e voce tem algo completamente absurdo com relaçao peso/potencia de 2 26 kg/cv ou menos capaz de completar o quarto de milha em 10 5 segundos meio segundo abaixo da ferrari enzo a 207 km/h sim duzentos por hora em menos de dez segundos foram feitos segundo a maioria das fontes 80 exemplares do dodge hemi dart a fabricante avisou de antemao as concessionarias sobre a novidade custando us$ 4 990 us$ 35 000 em valores atualizados o hemi dart era uma pechincha a maioria deles competiu ate acabar nas maos de equipes de arrancada independentes e provavelmente muitos hoje sao sucata sabe se de algo entre 10 e 12 exemplares preservados em sua originalidade e quando um deles aparece a venda geralmente em um leilao o valor de arremate nunca e menor que us$ 200 mil por outro lado ha diversas recriaçoes perfeitas que andam por ai visto que e relativamente simples ainda que nada barato reproduzir as modificaçoes feitas pela hurst ao menos alguns dos que sobrevivem ainda estao na ativa [youtube id= hnkgnrb9_fi width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.