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Zero a 300

Hennessey já entregou dez F5 Venom | O novo Ferrari em teste | GM é líder de novo nos EUA e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Hennessey comemora dez Venom F5 entregues

No meio de um monte de fabricantes de supercarros milionários que aparecem e desaparecem tão rápido que nem lembramos seus nomes, a empresa do texano John Hennessey é claramente um destaque. Fruto de um trabalho de engenharia sério, que dá garantia mesmo para seus motores preparados, a empresa de Hennessey funciona de uma forma que é raro entre os pequenos: faz as coisas profissionalmente, como um grande fabricante.

Veja o caso do seu hipercarro Venom F5: planeja fabricar 24 exemplares, e está quase na metade do caminho entregando agora o décimo exemplar. O Venom número dez é azul metálico com listras brancas.

A empresa, que agora tem mais de 90 funcionários construindo seus carros, planeja aumentar a produção em 2023, em comparação com 2022. As entregas projetadas seriam de mais de 20 Venom F5s este ano. Isso seria o suficiente para completar o resto dos cupês e fazer alguns dos 30 conversíveis planejados. Todos os 24 Venom F5 Coupes já foram vendidos, mas se você quiser um roadster, corra: alguns ainda estão disponíveis para encomenda.

Lembrando: o carro é equipado com um V8 exclusivo baseado na arquitetura dos LS da GM, com dois turbos e 6,6 litros, para nada menos que 1842 cv e 165 mkgf de torque. Teoricamente, o carro pode chegar a 500 km/h, segundo a empresa. Mas nenhum carro chegou a isso de forma documentada.

Graças a uma construção quase que completamente em fibra de carbono, o carro pesa 1360 kg a seco. O cupê custava 2,1 milhões de dólares (11,4 milhões de reais), e se você quiser um dos roadsters, vai ter que desembolsar o equivalente a 16,3 milhões de reais, FOB em Sealy, no Texas, EUA. (MAO)

 

Ferrari testa substituto do 812 Superfast

O Ferrari 812 Superfast, com seu magnífico V12 aspirado de 6,5 litros e mais de 800 cv, já é algo tão incrível, tão extraordinário e fora do normal, que um cara pode imaginar que não precisa evoluir; que pode ficar assim para sempre. Quem vai fazer outro V12 aspirado de mais de 800 cv hoje em dia?

Mas a novidade é o impulso da caixa registradora, que precisa continuar tilintando. A Ferrari está, sim, preparando um sucessor para seu uber-cupê. Como você pode ver neste filme, a empresa está testando um novo cupê, e ele claramente é V12.

O 812 Superfast

Detalhes sobre o novo V12 do protótipo não são conhecidos. A opção mais simples da Ferrari seria manter o atual motor e simplesmente fazer algumas modificações, elevando a potência e o torque além dos 820 cv do 812 Competizione.

Se a Ferrari decidir avançar o V12 por meio de mais do que apenas atualizações internas, provavelmente o fará com a adoção de um sistema híbrido. Tal sistema provavelmente poderia elevar a potência para cerca de 900 cv, permitindo que o novo carro se encaixasse bem entre o 296 GTB de 819 cv e o carro-chefe SF90 Stradale de 986 cv. Pelo menos, pelo barulho, não há turbinas envolvidas no caso aqui. Ufa! (MAO)

 

GM retoma liderança de vendas nos EUA em 2022

Quando se fala de vendas nos EUA, não mundiais, a GM reinou soberana como a campeã de vendas desde 1931, até que em 2021, a Toyota ficou em primeiro lugar. Em 2022, porém, a GM retomou a liderança: vendeu 2.274.088 unidades em 2022, reconquistando o primeiro lugar com uma margem de vitória de 165.630 unidades. Apertado!

Três das quatro marcas da GM tiveram aumentos ano a ano em 2022, com Buick sendo a única marca a cair (42%). As vendas da Chevrolet cresceram 6%, as vendas da GMC 7% e as vendas da Cadillac 13%. Sem surpresa, a picape Chevy Silverado foi a mais vendida, com 513.354 unidades vendidas, mas outros modelos principais da Chevrolet, incluindo o Equinox SUV (aumento de 28%, para 212.072 unidades) e o sedã Malibu (aumento de 193%, para 115.467 unidades) aumentaram significativamente em comparação com 2021. A GM creditou a forte demanda combinada com capacidade de fabricação adicional por seu aumento geral de 2,5% em comparação com 2021.

A Toyota, por sua vez, diminuiu vendas em praticamente todos os modelos. A marca, cita a contínua escassez de peças, que a forçou a ajustar seus planos de produção para baixo ao longo do ano, como a culpada da queda.

A marca Toyota caiu 9% e a marca de luxo Lexus caiu 15%. O único modelo de alto volume dentro do portfólio da Toyota que ganhou vendas em comparação com o ano passado foi a picape Tundra, que registrou 104.246 vendas, um aumento de 27%. O crossover compacto RAV4 foi o mais vendido da Toyota, com 399.941 unidades vendidas, uma queda de 2% em relação a 2021. (MAO)

 

Este é o novo Chery Tiggo 9

A marca sino-brasileira CAOA-Chery parece que vai adicionar mais um SUV em sua crescente linha, praticamente só de SUVs Tiggo 5, Tiggo 7 e o Tiggo 8, este último que na tradição de grandiloquência da marca CAOA, é a “Oitava maravilha do mundo”.

Trata-se de um modelo ainda maior que a oitava maravilha do mundo, que se chamará, sem surpresa alguma, Tiggo 9. É um SUV grande, com rodas de 20 polegadas, uma gigantesca grade na frente, que deve agradar em cheio o público que quer parecer dono de Range-Rover, nem que seja genérico.

O carro é conhecido internamente pelo código T26, e será oficialmente lançado em maio próximo, na China. Segundo informações preliminares, medirá 4820 mm de comprimento em um entre-eixos de 2820 mm.

O motor deve ser o 2.0 turbo com potência ao redor dos 260 cv e torque próximo de 40 mkgf.  Tração integral será opcional, e como é comum também na marca, versões híbridas convencional e plug-in também devem aparecer na sequência. O carro será lançado primeiro na China, e ainda não há confirmação da vinda para o Brasil. Mas parece bem provável. (MAO)