uma das coisas que tornam o toyota ae86 um carro legal e o fato de sua diversao ser inversamente proporcional ao seu tamanho e a sua potencia original — para muitos os 130 cv de seu motor 1 6 eram suficientes aliados ao cambio manual baixo peso e traçao traseira contudo tem gente que quer sempre mais — como os caras da driftworks que colocaram nada menos do que um v8 ls3 de competiçao em um ae86 por esta voces nao esperavam nao e mesmo nem a gente meus amigos o projeto foi levado a cabo pela driftworks para ser um carro de drift unico e competitivo com pneus enormes e um grande motor aspirado respeitando o estilo original do ae86 phil morrison e james robinson diretores da driftworks sabiam muito bem o que tinham em mente com bastante planejamento e mao de obra de primeira eles conseguiram fazer um dos carros de drift mais populares da europa — goste voce ou nao da heresia nipoamericana quantos fas de jdm nao irao lamentar o fato de o 2jz do toyota supra nao ter sido utilizado um feito admiravel a principio a ideia seria usar o motor v8 ls1 e o que mais fosse possivel do carro da ascar versao da nascar para o reino unido alem de realizar alguns upgrades no que fosse necessario no ae86 como veremos um projeto desta magnitude sempre traz alguns imprevistos mas os caras conseguiram contorna los o primeiro passo foi desmontar o carro de corrida e dar uma olhada no que seria aproveitado motor cambio — uma caixa manual dog box de quatro marchas da jerico — sistema de lubrificaçao por carter seco e eixo rigido mas antes disso que tal um passeio com o monstro anglo americano [youtube id= srobtbj3n5e width= 620 height= 350 ] agora veja o bicho desmontado era a hora de trabalhar na carroceria do ae86 para aplicar os reforços estruturais — e foram precisos muitos deles pudera o ae86 foi feito para suportar 130 cv de um quatro cilindros de 1 6 litros e receberia um v8 de corrida por esta mesma razao o eixo rigido com diferencial original daria lugar ao do de ascar maior mais largo e mais pesado — a foto abaixo e uma amostra visual da diferença entre os dois componentes o sistema de suspensao escolhido para a dianteira foi fabricado com peças da propria driftworks — amortecedores ajustaveis do tipo coilover e bandejas tambem ajustaveis assim como o eixo rigido varios componentes que o ae86 receberia eram maiores e mais pesados sendo assim recortes nos para lamas e no tunel da transmissao alem de novos pontos de solda e uma gaiola de proteçao foram algumas das modificaçoes realizadas na carroceria ao contrario do que se costuma fazer com um carro de competiçao o objetivo aqui nao era simplificar e adicionar leveza e sim aumentar a resistencia e a segurança do carro sem se preocupar tanto com o ganho de peso com o carro devidamente reforçado o motor poderia ocupar seu lugar no cofre — surpreendentemente espaçoso diga se contudo apos analise mais cuidadosa o motor ls1 nao estava em sua melhor forma e precisaria de muito investimento pra ser retificado sendo assim os caras partiram para um ls3 crate engine — o mesmo do camaro ss com 6 2 litros o v8 de aluminio entrega 435 cv a 5 900 rpm em sua forma original com as modificaçoes feitas pela dynotorque oficina contratada pela driftworks e que ja colocou motores v8 em mais de 30 ae86 — pistoes e bielas forjados novo comando de valvulas corpos de borboleta individuais — a potencia chegou a mais de 590 cv a 6 900 rpm para resfriar o conjunto o radiador vindo de um nissan 350z foi reposicionado na traseira e as entradas e ar foram parar no vigia feito de perspex um detalhe bacana o suporte do radiador foi feito usando partes da carroceria do carro de corrida esta foto mostra os detalhes do escapamento feito sob medida para que se pudesse manter a altura reduzida em relaçao ao solo os tubos receberam abafadores bem compactos da magnaflow os encarregados de reduzir a velocidade do carro seriam os freios do ascar mas a decisao final foi um conjunto de freios a disco da nascar com pinças de seis pistoes na dianteira e quatro pistoes na traseira com tudo montado o carro foi colocado no chao a equipe da dynatorque aproveitou para faze lo funcionar pela primeira vez e depois o ae86 teve suas dimensoes medidas para que se pudesse confeccionar os alargadores de para lamas em fibra de vidro [youtube id= vzcuo0etcgg width= 620 height= 350 ] um dos maiores objetivos neste aspecto foi preservar a identidade visual do corolla e ao mesmo tempo dar a ele uma postura agressiva e imponente usando caixas de papelao foram feitos os blocos de clay que serviriam para se esculpir os moldes um trabalho meticuloso garantiu peças que abrigariam as enormes rodas ccw classic de medidas 17x8 na dianteira e 18x10 5 na traseira com pneus toyo proxes r1r 245/35 e 285/30 respectivamente as peças foram confeccionadas em kevlar pela magic aero bem como as portas capo e tampa traseira de fibra de vidro — esta ultima decorada por um aerofolio trd para a pintura escolheu se um tom de laranja bem berrante arrematado com detalhes pretos — bicolor como o ae86 original porem com personalidade propria e bem chamativo como todo bom carro de drift o interior foi devidamente depenado e equipado apenas com o essencial para a pratica das derrapagens controladas bancos concha cobra sebring pro painel fabricado sob medida quadro de instrumentos digital race technologies dash2 volante nardi ediçao especial driftworks e a gaiola de proteçao completa no total o carro pesa 1 193 kg distribuidos em ideais 50% sobre cada eixo alias este carro e uma bela mistura de estilos e origens carroceria e estrutura de um dos mais queridos esportivos de rua ja fabricados no japao mecanica americana de um carro de corrida que competia em uma categoria europeia e mao de obra britanica haters gonna hate [youtube id= ddxi_t80phe width= 620 height= 350 ] o carro ficou pronto ha pouco tempo e a materia sobre todo o processo saiu ontem no driftworks nela voce pode conferir mais fotos detalhadas e se embrenhar com todos os aspectos tecnicos do projeto usando de um pouco de tudo os caras conseguiram fazer um carro que pode te inspirar ou te incomodar — mas que jamais vai passar despercebido [youtube id= p7p8245na64 width= 620 height= 349 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.