3 5 segundos e o tempo que um top fuel leva para sair da imobilidade completa e chegar aos 540 km/h em 305 metros poucas coisas no mundo conseguem um deslocamento assim violento e praticamente como pilotar uma explosao o negocio explode e voce precisa manter a expansao em linha reta agora imagine se em vez de uma metafora essa descriçao — pilotar uma explosao — fosse exatamente o que acontece com o carro nao precisa imaginar esse e o efeito da hidrazina no motor uma substancia instavel e imprevisivel que voce coloca no tanque do carro e nao sabe quando ela vai explodir [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 title= because racecar ] a hidrazina e uma daquelas descobertas incriveis que os corredores das antigas descobriram em sua busca por maior desempenho ela foi utilizada pela primeira vez como combustivel na segunda guerra mundial quando os alemaes da luftwaffe desenvolver um combustivel para seus messerschmitt me 163 komet um aviao interceptador movido a foguete e se ele abastece foguetes militares deve ser bom para os carros de corrida nao nao e o caso acontecido na final da temporada 2017 do velopark series ocorrida nos dias 18 e 19 de novembro mostra o problema de se usar esse tipo de aditivo em seu carro de corrida [youtube id= 7tnnjx0lf g width= 620 height= 350 ] antes de nos aprofundarmos no post e preciso entender a nossa posiçao nao estamos fazendo juizo e nunca foi nossa praia nem cantando regras sobre qualquer recurso utilizado pela equipe tuero responsavel pelo gol 1007 alem do que o regulamento tecnico da cba e da vp series nao fazem qualquer mençao ao tipo de combustivel utilizado eles somente proibem o uso do oxido nitroso if the ground is shaking [youtube id= w6rbqtifbya width= 620 height= 350 ] vejam este video mais completo do acidente; ele mostra o momento anterior a largada e aos 10 segundos quando a piloto sobe a rotaçao para o burnout de aquecimento dos pneus o escape cospe chamas verdes comparando as imagens da esquerda e da direita podemos ver semelhanças na cor das chamas nos dois casos os foguetes nao completaram as provas mas para o funny car que compete pela nhra associaçao que nao permite o uso de certos aditivos a justificativa para a coloraçao das chamas veio da queima dos aneis de vedaçao dos cilindros que sao feitos de cobre a foto foi tirada pouco antes da explosao se voce se interessa por arrancada e ja leu historias sobre os primordios desse esporte na gringa com certeza a cor das chamas e o resultado da puxada trouxeram uma palavra a sua mente hidrazina este composto extremamente instavel e toxico foi usado por uma serie de equipes quase suicidas que buscavam tirar mais fatias do tempo de passagem no quarto de milha era um artificio tao extremo que quem o usava nao gostava de falar sobre isso mas varios ditos mostravam o quanto aquilo era arriscado um rato de laboratorio pegou cancer so de pensar nessa coisa acho que o grego chris karamesines ainda detem o recorde de altura de lançamento para um blower essa coisa e o inferno em gotas mas no fim era bom eu testei uma vez numa velha panhead grande erro vejam o depoimento de richard hutchins um dos corredores da epoca [youtube id= jm5yxnylyws width= 620 height= 350 ] e uma coisa mortal corra com 5% e se tudo der certo voce fara uma boa puxada e mandara algumas pessoas para o hospital por causa dos gases da queima 2% e seguro vi carros serem rebocados e explodirem no pit e por conta disso que o governo fez o que fez com ele a nhra national hot rod association baniu o uso de hidrazina a partir da decada de 60 mas isso nao impediu seu uso por mais algum tempo este e um dos compostos com acesso restrito controlado pela maioria dos governos mundiais outro relato fala que varios corredores dos lagos de sal usaram a hidrazina como aditivo nos velhos flatheads sem nenhuma alteraçao mecanica os motores facilmente pulavam dos 90 para os 300 hp por muitas vezes quebrando dinamometros nas oficinas mas os motores so duravam o suficiente para uma passagem de mediçao a foto acima mostra o que sobrou de um motor que explodiu depois de usar o combustivel outra historia da epoca conta que um competidor insistiu em conseguir um pouco de molho especial ele foi instruido a nao usar tudo de uma vez mas claro ele nao deu ouvidos quando a mistura fez efeito o fueler em cima do trailer fazia um som monstruoso o sujeito assustado dava voltas no carro arrancado os cabos de igniçao do hemi mas ele continuava rodando como se estivesse a 10 mil rpm entao o virabrequim explodiu imaginem a cena muitos dos recordes dos anos 60 estao diretamente ligados a hidrazina vejam so em 1965 um dodge dos ramchargers leia mais sobre eles aqui foi o primeiro carro com carroceria original a quebrar a barreira dos oito segundos 8 91 s nos 402 metros anos depois foi declarado que o tanque continha 10 cm³ de hidrazina em 1967 um comet cravou oito segundos baixos 8 28 s na indy nationals com uma receita parecida os professores pardal da epoca diziam que a mistura nao se tornava perigosa de imediato levava entre 20 e 30 minutos para a reaçao acontecer e em 45 minutos voce estava com uma bomba das grandes nas maos ha um relato que mostra o como o tempo era um fator de risco quando se trabalhava com essa bomba relogio eu lembro que em 1965 haviam 32 carros disputando so que os tres primeiros pares nao estavam legais e acabaram jogando oleo na pista mesmo com uma limpeza rapida os comissarios levaram 25 minutos para liberar a pista novamente quando o quarto par alinhou ambos explodiram na linha de largada walton e eu ficamos em panico começamos a drenar nossos tanques imediatamente quando eu olhei para tras acho que outros seis ou oito carros tambem estavam drenando seus tanques [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] rocket fuel baby [youtube id= mri2lej5dra width= 620 height= 350 ] eu nao sei dizer se o pessoal tinha a real noçao do risco que a hidrazina representa misturas de metanol ch₃oh e nitrometano ch₃no₂ ja eram amplamente utilizadas nos anos 60 para abastecer os fuelers mas a combinar essa soluçao com a hidrazina n₂h₄ gera nano particulas de nitroformato de hidrazinio um sal que e hipergolico ou seja ele nao precisa da presença do oxigenio para entrar em combustao este sal auto ignita em temperaturas acima dos 165⁰c e gera uma onda de choque mais forte que o tnt sim meu amigo eles estavam abastecendo os dragsters com explosivos igual o willy coyote a hidrazina pura e outros derivados desta sao usados como combustivel para foguetes sendo combinada com oxidantes como o tetroxido de nitrogenio sendo inflamavel em concentraçoes entre 2% e 98% de volume a gasolina tem inflamabilidade em concentraçoes entre 1% e 6% estas caracteristicas permitem o uso de um motor extremamente simples ja que nao necessita de um sistema de partida o professor andrea sella explica detalhadamente como funcionam os pares hipergolicos e mostra a queima instantanea da dimetil hidrazina a partir dos 3 45 do video [youtube id= icjydew_hlq width= 620 height= 350 ] como dissemos mais acima esse combustivel foi utilizado durante a segunda guerra pelos alemaes em seu jato messerschmitt me 163 equipado com o motor hwk 109 509 o qual queimava uma mistura de 30% de hidrazina 57% de metanol e 13% de agua devido a esta propulsao os avioes eram instaveis e por muitas vezes explodiram em voo nos foguetes temos como exemplo o titan ii e os r 36 da extinta urss ainda hoje usa se hidrazina para abastecer o gerador de emergencia dos avioes f 16 devido a sua confiabilidade no quesito igniçao o gerador deve ir de 0 a 24 mil rotaçoes em menos de 1 segundo para garantir a partida da turbina caso esta apague em voo entao galera essa e uma homenagem aos pioneiros que em sua busca pelo menos tempo acabaram empurrando os limites do esporte mesmo de forma perigosa alguns de voces devem ter ficado interessados em esse combustivel do capeta lembrem se ele e altamente cancerigeno corrosivo e instavel na boa esqueçam esse negocio
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