em 17 de junho deste ano a toyota finalmente conquistou a vitoria nas 24 horas de le mans depois de seis tentativas frustradas apesar dos desafios inerentes a uma corrida de 24 horas a conquista da fabricante japonesa foi minimizada por parte da torcida visto que a equipe foi a unica a correr com prototipos hibridos que se mostraram quatro segundos mais rapidos por volta quando comparados aos lmp1 nao hibridos [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] a situaçao observada nesta ediçao de le mans — e do mundial de endurance wec — e resultado de uma serie de fatores relacionados ao custo do desenvolvimento de um prototipo lmp1 h que resultaram em uma debandada de equipes de fabrica as unicas com orçamento suficiente para bancar tal projeto a aston martin e a peugeot foram as primeira a abandonar a classe em 2011 antes mesmo dos primeiros hibridos em 2012 a toyota impediu que a audi disputasse a lmp1 sozinha contra as equipes independentes e em 2014 a porsche anunciou seu retorno no ano seguinte a nissan anunciou um projeto de dois anos com um carro ousado que rodava entre a tenue linha que divide a engenhosidade e a ingenuidade nao deu certo e a marca japonesa cancelou seus planos de voltar em 2016 naquele mesmo ano foi a vez da audi deixar a categoria o escandalo dieselgate causou um prejuizo financeiro e institucional que nao permitiu ao grupo volkswagen manter a audi com seus hibridos a diesel nas competiçoes restaram porsche e toyota mas nao por muito tempo em 2017 a porsche anunciou sua retirada tambem por questoes financeiras e assim a toyota acabou sozinha em 2018 diante do iminente colapso da categoria o automobile club de l ouest e a fia reuniram se com fabricantes para encontrar uma soluçao para tornar a categoria de topo do wec mais acessivel e consequentemente mais atraente aos fabricantes e equipes independentes originalmente as grandes fabricantes envolvidas nas negociaçoes foram porsche ferrari ford aston martin mclaren e toyota mas as tres primeiras deixaram de participar das reunioes nas quais serao definidos os detalhes tecnicos do novo regulamento sim eu disse serao e nao foram porque a fia ainda nao concluiu a redaçao apenas determinou as diretrizes do novo regulamento em primeiro lugar foi determinado que a aerodinamica nao pode prevalecer sobre a estetica ou seja a era das naves espaciais sobre rodas chegou ao fim e veremos carros ainda mais parecidos com os modelos de rua que na antiga gt1 e eles nao poderao fazer carros de corrida homologados para as ruas pois uma das diretrizes exige que eles tenham dois bancos cockpit amplo para brisa largo e bancos mais verticalizados em vez de colocar o piloto reclinado como em um f1 alem disso o coeficiente de arrasto e o nivel de downforce serao limitados pelo regulamento isso devera manter os carros mais parecidos com os modelos de rua alem de reduzir os custos pelo compartilhamento de componentes nao apenas esteticos mas tambem mecanicos uma vez que existe uma grande possibilidade de que o powertrain seja derivado de um powertrain produzido em serie como os carros de rua estao rumando em direçao a hibridizaçao — e os hipercarros ja estao nesse caminho desde o inicio da decada — eles deverao ser hibridos e terao traçao nas quatro rodas ainda nao foi definido contudo se o motor a combustao devera ser compartilhado com o modelo de rua ou se apenas o motor eletrico sera obrigatoriamente usado em um modelo produzido em serie alem disso para as equipes que nao fabricam powertrains o regulamento ainda preve a possibilidade de fornecimento do kers pelos fabricantes participantes da categoria bem como uma ecu que sera identica para todos o layout dos motores sera livre porem eles terao deslocamento peso dimensoes centro de gravidade e potencia maxima estipulados pelo regulamento por ora fala se em 720 kw 979 cv de potencia maxima do conjunto sendo 520 kw 707 cv do motor a combustao e 200 kw 272 cv do motor eletrico que ficara obrigatoriamente no eixo dianteiro o fluxo de combustivel tambem sera limitado a 80 kg/h outra limitaçao sera a configuraçao da carroceria atualmente a lmp1 permite a homologaçao de dois designs — um com downforce elevada e outro com baixo arrasto aerodinamico com o novo regulamento os carros terao que equilibrar as duas habilidades em uma so configuraçao com isso a fia espera que os carros consigam tempos de volta na casa dos 3 20 em le mans na primeira temporada sob o novo regulamento tambem espera se que os custos caiam a 25% do atual orçamento os fabricantes e a fia iniciaram uma serie de reunioes tecnicas em 2 de julho e deverao concluir o novo regulamento em dezembro deste ano com aplicaçao efetiva para a temporada de 2020/2021 apesar de estarem envolvidas nas negociaçoes iniciais ford ferrari e porsche nao estao participando destas reunioes a ferrari possivelmente por nao ter interesse em desenvolver um programa do tipo — embora fosse possivel com sua laferrari fxxk — a porsche por estar estudando o retorno a formula 1 a ford por sua vez preferiu acompanhar a distancia a marca americana nao descarta um modelo para a categoria de topo do wec caso a imsa adote o mesmo regulamento ou algo semelhante o que reduziria os custos de um eventual programa de automobilismo da ford os candidatos por outro lado alguns fabricantes ja manifestaram seu interesse em disputar a nova classe do wec a partir de 2020 a aston martin e uma delas embora voce esteja pensando no valkyrie a marca deu a entender que ira desenvolver um outro carro para a missao no inicio de agosto o ceo da aston andy palmer disse a revista britanica autocar que a marca so nao confirmou seu ingresso na nova classe do wec porque o regulamento ainda nao esta 100% definido na mesma ocasiao ele disse que a marca tera um novo modelo chegando bem na epoca do lançamento da nova classe e tambem que ele sera desenvolvido em parceria com a red bull racing e tem mais a aston mencionou que o nome vanquish sera usado em um carro especial possivelmente no proximo carro de motor central traseiro da marca equipado com um v8 biturbo de 4 litros fornecido pela amg — atualmente com 628 cv em sua configuraçao mais potente a mercedes amg alias ja falou que este motor pode chegar perto dos 700 cv dentro de seu limite de confiabilidade junte os pontos e voce vera que um vanquish derivado do valkyrie pode ser o proximo carro da aston no wec ao lado do dbs que disputa a classe gtepro quem tambem devera estar no grid do wec em 2020 e a mclaren o chefe da equipe zak brown ja manifestou sua vontade de voltar a le mans em 2017 e voltou a falar sobre o assunto em março deste ano pouco antes da apresentaçao do senna gtr no salao de genebra em principio o hipercarro escalado para a nova classe do wec poderia ser o senna porem e incerto se a instalaçao de um powertrain hibrido e viavel — apesar de usar uma evoluçao do monocell e do v8 do mclaren p1 outra possibilidade — mais plausivel em minha opiniao — e que o futuro speedtail seja realmente um sucessor legitimo para o f1 em todos os aspectos nao apenas no layout de tres lugares mas tambem como a aposta da mclaren para as 24 horas de le mans o modelo sera equipado com o v8 biturbo de 4 litros da mclaren com potencia entre 800 cv e 900 cv combinado a um conjunto eletrico no eixo dianteiro para se adequar ao regulamento de powertrain bastaria apenas um detuning do v8 a toyota que devera faturar o titulo mais uma vez neste ano tambem devera manter sua participaçao na nova classe mesmo sem um hipercarro em produçao atualmente a aposta dos japoneses podera ser baseada no gt super sport um conceito apresentado antes do anuncio do novo regulamento mas que parece feito sob medida para ele veja so o carro foi inspirado no ts050 e usa um v6 biturbo e um motor eletrico nas rodas dianteiras — o que significa que ele tem traçao nas quatro rodas a potencia total e 1 000 cv 735 kw 15 kw a mais que o limite proposto e ele tem a aerodinamica radical como a mais recente leva de hipercarros a toyota o anunciou como um carro capaz de levar a emoçao de le mans para as ruas mas sinceramente acho que acontecera o contrario a emoçao das ruas e que acabara voltando a le mans alem destas tres praticamente confirmadas na nova classe do wec outras duas fabricantes manifestaram interesse publicamente uma delas e americana mas nao foi a ford nem a gm muito menos a chrysler e sim a minuscula scg a scuderia cameron glickenhaus do diretor de cinema e entusiasta/piloto/construtor jim glickenhaus depois de criar dois supercarros com sua marca — um deles baseado na ferrari enzo/ferrari 430 — ele agora esta disposto a desenvolver um hipercarro especialmente para disputar as 24 horas de le mans batizado scg 007 lmp1 o modelo e apenas um conceito virtual apresentado em uma publicaçao no facebook com uma galeria de imagens e um texto laconico que dizia faz 50 anos que um carro americano terminou em primeiro em le mans queremos mudar isso glickenhaus pretende construir 27 exemplares do scg 007 lmp1 dos quais 25 serao modelos de rua que ajudarao a diluir os custos de produçao dos dois carros de corrida o outro fabricante e a koenigsegg que tambem esta acompanhando o novo regulamento de perto e disse que ele representa uma chance de a fabricante sueca competir em le mans esta nao e a primeira vez que a marca cogita disputar a prova francesa em 2007 christian von koenigsegg tentou levar o ccgt um prototipo baseado no ccr mas nao passou da fase de testes aqui entra um fato curioso como o regulamento exigia carros com menos de dois metros de largura e cockpit com no minimo 70% da largura do carro a koenigsegg desenvolveu todos os seus carros segundo estas diretrizes — os mais novos inclusive isso significa que eles nao precisariam de muita adaptaçao para se adequar a maioria dos regulamentos vigentes — e possivelmente o futuro hypercars do wec quanto ao carro a koenigsegg acabou de anunciar um futuro modelo que ira substituir o agera ele nao sera hibrido mas christian von koenigsegg disse que e possivel adaptar um motor eletrico nele o sueco tambem mencionou a possibilidade de usar o regera a essa altura voce ja deve estar se perguntando sobre o mercedes amg project one pois bem a mercedes ainda nao se manifestou sobre o assunto mas nos parece claro que o carro seria capaz de competir na categoria uma vez que usa o powertrain hibrido da f1 com 761 kw 41 kw acima do teto da categoria e traçao nas quatro rodas seria uma questao de reduzir potencia do v6 para adequar se ao regulamento e tambem para aumentar a durabilidade do motor para as provas de longa duraçao do wec porsche ferrari e chevrolet por ora nao se manifestaram e tampouco tem um carro que poderia servir de base para um eventual modelo de competiçao mas nao neste primeiro momento por uma questao de custos a ferrari dificilmente tera um programa para o wec — mesmo quando tiver um sucessor para a laferrari/fxxk a porsche talvez volte a mans apos 2023 2025 que e quando o sucessor do 918 spyder sera lançado a chevrolet ate poderia usar seu futuro corvette de motor central traseiro como base para o carro mas isso dependera do regulamento e tambem se a imsa ira adotar as mesmas regras e a mesma situaçao da ford que espera uma unificaçao dos regulamentos para disputar o mundial
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