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Automobilismo Zero a 300

Hipercarros em Le Mans: o que sabemos até agora sobre o novo regulamento e quais serão os futuros competidores

Em 17 de junho deste ano a Toyota finalmente conquistou a vitória nas 24 Horas de Le Mans, depois de seis tentativas frustradas. Apesar dos desafios inerentes a uma corrida de 24 horas, a conquista da fabricante japonesa foi minimizada por parte da torcida, visto que a equipe foi a única a correr com protótipos híbridos, que se mostraram quatro segundos mais rápidos por volta quando comparados aos LMP1 não-híbridos. A situação observada nesta edição de Le Mans — e do Mundial de Endurance (WEC) — é resultado de uma série de fatores relacionados ao custo do desenvolvimento de um protótipo LMP1-h, que resultaram em uma debandada de equipes de fábrica, as únicas com orçamento suficiente para bancar tal projeto. A Aston Martin e a Peugeot foram as primeira a abandonar a classe em 2011, antes mesmo dos primeiros híbridos. Em 2012 a Toyota impediu que a Audi disputasse a LMP1 sozinha contra as equipes independentes, e em 2014 a Porsche anunc