normalmente as picapes nao sao os veiculos que mais atraem os entusiastas exceto em casos bastante especificos como modelos derivados de automoveis como o chevrolet el camino e as utes australianas; ou versoes esportivas que subvertem a vocaçao para o trabalho das picapes como a ford f 150 svt lightning ou a gmc syclone [gt40 content search= picape widget= 1 ] nao se costuma ver a toyota hilux em listas de picapes legais ja feitas por ai ate porque legal e um conceito vago que pode ter varias interpretaçoes isto e uma injustiça pois os criterios para classificar uma picape como bacana ou nao precisam ser diferentes daqueles que utilizamos para modelos esportivos por exemplo e enquanto picape a hilux faz por merecer seu sucesso continuo em 2018 ela completa 50 anos de existencia e nao da sinais de cansaço como em resumo mudando de cara e mantendo a essencia vamos desenvolver melhor esta historia a partir de agora como forma homenagear a toyota hilux por seu cinquentenario toyota stout a precursora como voce talvez ja saiba a toyota foi fundada em 1926 por sakichi toyoda como fabricante de maquinas de costura foi o filho de sakichi kiichiro toyoda quem convenceu o pai a investir no desenvolvimento de um motor a combustao interna com o intuito de fabricar automoveis afinal mesmo com o japao em crise naquela epoca o setor estava em pleno desenvolvimento como resultado em 1933 dois projetos estavam sendo desenvolvidos de forma conjunta o carro de passeio a1 e o caminhao leve g1 apesar de diferentes em proposito ambos os veiculos compartilhavam o conjunto mecanico um seis cilindros de 3 4 litros e 62 cv a ideia de kiichiro toyoda era vender automoveis desde o inicio mas as condiçoes pouco favoraveis do mercado japones levaram a fabricante a priorizar o caminhao antes do carro prevendo que seria muito mais rentavel ou seja o primeiro veiculo da toyota lançado em 1935 acabou sendo o g1 o que acabou se revelando uma boa forma de firmar a imagem da toyota como fabricante de utilitarios o toyota a1 estreou apenas em 1937 quando a fabricante ja havia colocado nas ruas uma versao atualizada do g1 batizada ga pouco depois estourou a segunda guerra mundial o que colocou em hiato boa parte das atividades industriais no japao incluindo claro a fabricaçao de veiculos apos o conflito porem nao levou muito tempo para que a toyota apresentasse aquele que poderia ser encarado como o resultado de sua experiencia com caminhoes e carros pois era meio que uma mistura dos dois seu nome era toyota sb uma picape leve com o mesmo conjunto mecanico do toyota sa carro de passeio lançado naquele mesmo ano o motor era um quatro cilindros de 995 cm³ e 25 cv montado na dianteira e acoplado a uma caixa manual de tres marchas que levava a força para as rodas traseiras suas proporçoes eram bem parecidas com as de um automovel com menos de quatro metros de comprimento o que ja era um sinal do que estava por vir em 1954 foi apresentada a sucessora da toyota sb batizada rk e dotada de um visual tipico dos carros da epoca com linhas mais arredondadas e delicadas capo quase no mesmo nivel dos para lamas e um quatro cilindros de 1 5 litro com comando no bloco e 45 cv tres anos depois em 1957 a toyota rk foi renomeada como stout sendo que stout quer dizer robusto ou encorpado em portugues aquele nao era exatamente o caso pois a toyota stout era uma picape compacta esbelta e leve inicialmente equipada com uma versao de 60 cv do motor 1 5 e depois com um motor 1 9 de 85 cv começando em 1964 a toyota stout passou a ser vendida nos eua o proximo passo foi transformar sua picape compacta em algo mais requintado a fim de agradar aos novos clientes fora do japao e foi assim que surgiu a hilux high luxury mas so no nome na epoca o nome hilux era quase ironico a picape que foi lançada em março de 1968 so era de alto luxo se comparada a stout no mais ainda era um veiculo bastante frugal com carroceria sobre chassi motor quatro cilindros que podia ter 1 5 litro e 74 cv ou 1 9 litro e 85 cv cabine simples e traçao traseira dito isto a hilux estreava um visual mais simples com farois quadruplos embutidos na grade setas em pods nos para lamas e para brisa mais retilineo a suspensao tambem evoluia usando braços triangulares sobrepostos amortecedores telescopicos e molas helicoidais na dianteira e eixo rigido na traseira o sucesso no japao estava garantido e nos eua seu menor tamanho a colocava em uma faixa de mercado abaixo das ofertas locais o que tambem contribuiu para sua popularidade entre aqueles que queriam uma picape mas tambem procuravam um veiculo que pudesse ser utilizado como carro de passeio e lazer aliada a ofertas da nissan que oferecia a datsun pl 620 e da mazda com sua b series a hilux acabou levando as proprias fabricantes norte americanas a correr atras de alternativas a altura foi assim que atraves de acordos com fabricantes japonesas chegaram ao mercado norte americano a chevrolet luv que era uma versao rebatizada da isuzu d max e foi lançada nos eua em 1972; e a ford courier que era uma mazda b series rebatizada e estreou naquele mesmo ano isto posto a hilux era reconhecida por seu conforto ao rodar superior pela robustez do conjunto mecanico e pela facilidade da assistencia nos freios a segunda geraçao foi lançada naquele mesmo 1972 e com ela a hilux caminhava a passos largos em direçao ao posto de picape mais popular dos eua com desenho mais moderno e ate mesmo uma versao com apelo esportivo a hilux sr5 com motor 2 0 de 105 cv e cambio manual de cinco marchas como opcional a picape da toyota começou a receber tambem itens de conforto como bancos individuais encostos de cabeça radio direçao hidraulica e volante ajustavel em altura a terceira geraçao apresentada em 1979 mudava pouco por fora no entanto trouxe a mais importante evoluçao ate entao a introduçao de um sistema de traçao 4x4 contribuindo assim para a versatilidade da caminhonete e mais foi tambem a partir da terceira geraçao que toyota passou a oferecer uma versao de quatro portas com cabine dupla e espaço para cinco pessoas a geraçao seguinte foi lançada em 1983 e foi a primeira a oferecer uma versao de cabine estendida que oferecia 15 cm de espaço atras dos bancos para guardar objetos a partir dai a evoluçao de geraçao para geraçao foi incremental a toyota preferiu manter as formas basicas da hilux enquanto incorporava melhorias como um sistema de suspensao dianteira independente por barras de torçao na dianteira de inicio apenas nos modelos 4x4 ; injeçao eletronica para o motor de 2 2 litros a gasolina e a opçao por motores turbodiesel; e ate mesmo uma caixa de transferencia com controle eletronico em 1988 a hilux ganhou um motor v6 e tambem foi introduzido o toyota 4runner utilitario esportivo fechado feito com base na picape vale lembrar que a iconica picape de marty mcfly em de volta para o futuro back to the future de 1985 e uma hilux sr5 do mesmo ano com modificaçoes como suspensao elevada barra de proteçao na dianteira farois auxiliares no teto e visual blackout [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a hilux de quinta geraçao introduzida em 1988 como modelo 1989 começou a ser importada do japao para o brasil em 1992 com duas opçoes de motorizaçao bastante dispares um quatro cilindros a diesel de 2 8 litros e 77 cv e um v6 a gasolina de tres litros e 170 cv a partir de 1997 a caminhonete passou a ser trazida da argentina com uma nova dianteira porem mantendo se na quinta geraçao enquanto o resto do mundo mudava para a sexta nao que a mudança tenha sido tao radical na verdade e facil confundir as duas acontece que havia um bom motivo para a longevidade inesperada da quinta geraçao no brasil sua resistencia foi justamente um exemplar da quinta geraçao fabricado em 1988 que se tornou aquela que provavelmente e a hilux mais famosa do planeta [youtube id= xnwkz7cthkk width= 620 height= 350 ] na terceira temporada de top gear jeremy clarkson tentou destruir a hilux vermelha de todas as formas possiveis batendo em uma arvore atravessando o canal de bristol derrubando a no chao com um guindaste acertando a com uma bola de demoliçao e ate mesmo colocando fogo na picape o objetivo era danificar permanentemente a caminhonete a ponto de torna la incapaz de rodar mas a hilux resistiu bravamente no episodio seguinte james may lançou a picape de um edificio de 23 andares e ainda assim a valente hilux continuou funcionando [youtube id= xtpnipjoda8 width= 620 height= 350 ] [youtube id= kfnvzxqd5_k width= 620 height= 350 ] curiosamente a sexta geraçao da hilux nao chegou sequer a ser oferecida nos eua por la a divisao local da toyota decidiu introduzir um novo modelo com mais foco no conforto e nos equipamentos de serie no que na vocaçao para trabalho pesado a toyota tacoma nova era de qualquer forma foi com a setima geraçao que a hilux passou por sua transformaçao mais radical assumindo formas arredondadas e um aspecto mais musculoso alem de um interior que mais lembrava um corolla do que qualquer outra geraçao da picape os motores eram totalmente novos um quatro cilindros de dois litros e 136 cv ou 2 7 litros e 160 cv ambos a gasolina; um turbodiesel quatro cilindros de 2 5 litros e 102 cv ou um v6 turbodiesel de tres litros e 163 cv no brasil apenas as versoes a diesel foram vendidas no inicio em 2007 a hilux com traçao 4x4 passou a utilizar um diferencial traseiro de deslizamento limitado e o modelo brasileiro passou a oferecer um motor a gasolina de 2 7 litros com cabeçote de 16 valvulas e motor de 158 cv foi na setima geraçao que a hilux ganhou sua versao mais interessante vendida apenas na australia a hilux trd com um motor v6 supercharged de quatro litros dotado de comando duplo variavel e 306 cv tambem foi um exemplar da setima geraçao que se tornou a segunda hilux colocada a prova pelo pessoal do top gear no especial do polo norte no qual uma hilux modificada com suspensao elevada rodas feitas sob medida com pneus para neve para lamas alargados e um tanque de combustivel auxiliar de 90 litros a hilux utilizada na expediçao foi o primeiro veiculo com rodas a chegar ao polo norte magnetico do planeta [youtube id= wnkvasxfewq width= 620 height= 350 ] a setima geraçao da hilux foi fabricada ate 2015 quando foi lançado o modelo atual novamente uma atualizaçao evolutiva mantendo as caracteristicas de estilo e acabamento que a deixam proximas dos automoveis da toyota em termos de dirigibilidade e conforto ao rodar ou seja moldada sob medida para seu fiel publico e devera ser assim por muito tempo ainda
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