gente boa do flatout muito prazer meu nome e jonas seelig e esta e a primeira vez que elaboro um artigo aproveito para agradecer a equipe pela oportunidade bem como muitos de voces acesso o flatout diariamente para me abastecer com informaçoes e sempre sentia a necessidade de retribuir contribuindo — o que nao e nada facil avaliando a qualidade e quantidade do material aqui disposto dias atras quando viajava pela alemanha percebi que o momento estava chegando quando visitei um lugar muito especial e um tanto esquecido avus alguem ainda lembra de avus das corridas do dtm nos anos 80 e 90 dos modelos de rodas vw/audi ou da cor avusblau de alguns bmw de outrora mas ha muito mais que isto avus sigla de automobil verkehrs und ubungs straße estrada para testes e trafego de carros em traduçao livre foi uma das principais pistas de corridas da alemanha junto com nurburgring e hockenheim estas ainda em atividade esta situada na parte sudoeste de berlim nao muito longe do centro pista de corrida com traçado bastante incomum e riquissima historia suas imensas retas e curvas altamente inclinadas a volta chegou a ter 19 5 km de extensao receberam as flechas de prata nos grandes premios do passado foi tambem a primeira autobahn e ainda serviu como ligaçao entre berlim ocidental e a alemanha ocidental durante a guerra fria o inicio concepçao construçao primeiros eventos no inicio do seculo xx o avd automobilclub von deutschland clube do automovel alemao idealizou um circuito de uso geral para a pratica do automobilismo e desenvolvimento da industria automobilistica apos alguns anos levantando recursos em 1913 iniciaram se as obras logo apos em 1914 o inicio da primeira guerra mundial causou a suspensao das obras ate o fim do conflito em 1918 mas a falta de recursos impediu a finalizaçao da pista por volta de 1920 hugo stinnes politico e empreendedor resolveu investir no projeto e com este impulso as coisas evoluiram muito bem tanto que no dia 24 de setembro de 1921 a pista foi inaugurada com um grande evento que envolveu uma corrida e o primeiro iaa do pos guerra nao sabe o que e iaa e o internationale automobil ausstellung exibiçao internacional de carros mais conhecido fora da alemanha como salao de frankfurt que naquele ano ocorreu em berlim sua outra face era mostrada logo apos a corrida de inauguraçao o uso como auto estrada de fato avus e tambem a primeira auto estrada da europa — ou autobahn na terminologia alema as duas retas com cerca de nove quilometros faziam parte do caminho entre berlim e potsdam em dias regulares quando avus era requisitada como autodromo as longas retas eram unidas por duas curvas inclinadas inicialmente em cinco graus com raio longo esta configuraçao proxima ao de uma estrada comum mas bastante incomum para uma pista caracteriza avus como uma das mais estranhas e mais rapidas ja construida nos anos que se seguiram avus recebeu eventos automobilisticos e tambem corridas de motocicletas em 1926 o avd promoveu em avus o primeiro grande premio da alemanha o avd continua a promover o gp da alemanha ate hoje como parte da formula 1 saindo vitorioso o lendario piloto rudolf caracciola a bordo de um mercedes benz a pista mostrou se muito perigosa e o evento foi marcado pela tragedia ocorreram dois acidentes com fatalidades num total de quatro mortes devido a isto nos anos seguintes a prova seria disputada no novo e muito mais seguro circuito de nurburgring gesamtstrecke a combinaçao de nordschleife e sudschleife sobre o qual falamos neste post as flechas de prata na parede da morte nos anos que se seguiram — entre o final dos anos 1920 e inicio dos anos 1930 — a pista continuou a receber diversas provas conforme a velocidade dos veiculos aumentava dramaticamente com os desenvolvimentos tecnologicos a periculosidade crescia de modo proporcional visando tornar avus mais segura e a mais rapida pista do mundo e tomar de nurburgring o gp da alemanha em 1936 ela recebeu reformas durantes as quais ficaram suspensos os esportes a motor mas nao os demais esportes durante as olimpiadas de 1936 avus sediou os eventos de ciclismo a maratona e a marcha atletica o ponto alto da reforma foi a curva norte que recebeu uma pavimentaçao de tijolos extraordinariamente inclinada com 43 6 graus a titulo de curiosidade a pista de indianapolis possui apenas nove graus de inclinaçao nas curvas logo a nordkurve recebeu o apelido de parede da morte pois alem das altissimas velocidades que os carros atingiam nela nao havia nenhum tipo de barreira de retençao no topo se algo errado acontecesse o veiculo literalmente saia voando da pista alem disso a pista recebeu novas arquibancadas e torre de comando naquela epoca os animos estavam exaltados pelo mundo e as naçoes competiam obstinadamente entre si sendo o automobilismo um dos campos de batalha mais importantes mercedes benz e auto union estimuladas pelos anseios patrioticos rivalizavam construindo os mais velozes carros da epoca que ficaram conhecidos como flechas de prata leia mais sobre elas em nossa serie especial em 1937 o mercedes benz guiado por hermann lang w25k stromlinienrennwagen avus estabeleceu um recorde mundial com velocidade media de corrida de 261 7 km/h recorde decadas mais tarde quebrado em ovais mas ainda persistente para um circuito misto de fato lang quase se acidentou a estimados 390 km/h durante os treinos quando testavam alteraçoes aerodinamicas no carro passado o susto e voltando a configuraçao original o carro atingiria apenas cerca de 370 km/h de velocidade maxima tempo de mudanças em 1938 as corridas foram novamente interrompidas em avus a morte de bernd rosemeyer durante uma tentativa de quebra de recorde de velocidade no trecho entre frankfurt e darmstadt refletiu a insegurança em relaçao as altissimas velocidades atingidas na pista pelos carros de grand prix alem disso e principalmente por isso novas obras na rede de autobahnen estava prevista uma nova sudkurve tambem com grande inclinaçao mas nunca finalizada impediam o uso como pista os planos foram interrompidos pela segunda guerra com a derrota da alemanha o exercito americano tomou conta do que restou de avus entao uma obra inacabada e danificada pela guerra na area que viria a ser a curva sul sudkurve intalou se o keerans range uma base militar para treinamento de tiro ao alvo a pilha de terra com cerca de 15 metros de altura que daria inclinaçao a curva serviu como para balas no total desde 1937 foram 14 anos perdidos somente em 1951 a gloria a motor voltaria ao circuito que teve o traçado encurtado para apenas 8 3 km de extensao a curva norte permaneceu inalterada mas a curva sul foi recuada e mantida plana diminuindo as retas para menos da metade de seu comprimento no traçado original em 1954 a formula 1 visitou avus em uma corrida de demonstraçao dominada pela mercedes mas que nao valeu pontos para o campeonato [youtube id= curafz8wtf4 width= 620 height= 350 ] em 1959 a formula 1 apareceu oficialmente pela primeira e unica vez o intuito era oferecer aos alemaes residentes na alemanha oriental a possibilidade de assistir a corrida pois nurburgring estava situada na alemanha ocidental enquanto berlin era acessivel por ambos os lados o muro de berlin seria construido somente em 1961 durante o evento principal no domingo tudo transcorreu normalmente e a corrida foi vencida por tony brooks contudo no sabado durante uma corrida de demonstraçao jean behra perdeu o controle do carro derrapou e voou para fora da pista na curva norte o que lhe custou a vida — e encerrou definitivamente o uso de avus em provas de nivel internacional [youtube id= n0ylbk72 qs width= 620 height= 350 ] os problemas com a segurança e o crescimento de sua importancia em termos logisticos culminaram em uma reforma no ano de 1967 que aplainou a nordkurve tornando ela mais civilizada ao mesmo tempo que permitia um melhor aproveitamento deste espaço na rede de autobahnem avus era um segmento da a 115 estrada que ligava berlim ocidental a alemanha ocidental e nela ficava o checkpoint bravo uma especie de aduana onde eram fiscalizados os veiculos e pessoas que desejavam se mover entre estes territorios passando pela alemanha oriental os 20 anos seguintes foram mais tranquilos sem reformas e com corridas regulares do dtm e da formula 3 entre outras categorias embora cada vez menos a pista era usados para o esporte devido a necessidade de ter a autobahn em operaçao em 1989 a pista foi encurtada novamente para 4 8 km com o deslocamento da curva sul; e mais uma vez em 1992 para 2 6 km quando foi adicionada uma chicane um pouco antes da curva norte uma tentativa de reduzir as velocidades que novamente vinham crescendo e trazendo insegurança aos pilotos a festa acabou e agora no inicio dos anos de 1990 ainda corria se em avus as provas do dtm eram bastante significativas e os incidentes e acidentes eram comuns dada a forma agressiva de pilotar da categoria uma nova chicane foi adicionada em 1994 para contornar a situaçao mesmo assim em maio de 1995 a segunda bateria da prova do dtm que naquele ano passaria a ser o itc teve que ser cancelada apos um acidente envolvendo diversos carros que bloqueou a pista e o pior ainda estava por vir em setembro kieth o dor morreu em um acidente valido pelo stc tanto o stc e o itc sao campeonatos que se originaram no dtm vou ser bastante breve pois daria um outro bom artigo o destino de avus estava selado a partir de entao pouco foi usada como pista lausitzring ja estava em construçao e logo seria inaugurada tornando se uma opçao muito mais viavel naquela regiao em 1º de maio de 1999 carros historicos foram tirados de seus museus para uma grande despedida pilotados por veteranos depois deste dia nunca mais o rugido dos motores de corrida soaria por la [youtube id= b3fwlvz0mai width= 620 height= 350 ] em julho deste ano tive a oportunidade de ir prestar meu tributo a avus la ainda estao as arquibancadas costeando a a 115; a curva norte agora plana e interrompida por um guard rail; a torre de controle com sua estrela gigante da mercedes no topo e diversas inscriçoes dos patrocinadores na fachada hoje abriga um hotel e restaurante em otima companhia a visitei com tempo suficiente para observamos esses detalhes que restaram lembrando das historias que aqui relatei e imaginando como teriam sido no seu tempo os gloriosos dias de corrida com centenas de milhares de expectadores as expectativas e alegrias e tambem as decepçoes e o sofrimento dos pilotos heroi de outrora o hotel e restaurante avus e um lugar simples e fora dos roteiros turisticos convencionais mas la pode se beber generosas porçoes de cafe alem de saborear pratos tipicos alemaes com atendimento acolhedor e ambiente que reflete a nostalgia do lugar para quem ficar interessado em ir visitar e bastante facil ha varias estaçoes de metro nos arredores ou mesmo de taxi que nao e caro se voce ja estiver em berlim sem duvida um passeio interessante para os apreciadores da historia do automobilismo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.