ja faz algum tempo que contamos aqui no flatout a historia da spoon sports aquela que ao lado da mugen pode ser considerada uma das maiores preparadoras japonesas especializadas em honda que existem a spoon foi fundada em 1988 por tatsuru ichishima que na epoca era piloto de testes da honda e acreditava que com as modificaçoes certas o pequeno e basico civic de primeira geraçao poderia tornar se um carro de corrida de alto nivel capaz ate mesmo de superar rivais maiores e mais potentes [gt40 content search= honda widget= 1 ] aquele foi o primeiro honda civic a participar do disputadissimo campeonato japones de carros de turismo japanese touring car championship ou simplesmente jtcc sequer a propria honda tinha uma equipe de fabrica naquela epoca embora apoiasse oficialmente a empreitada de ichishima assim como a mugen preparadora fundada por hirotoshi honda filho de soichiro honda o civic nao venceu o campeonato mas ficou na terceira colocaçao disputando contra carros como o bmw m3 o nissan skyline e o ford sierra rs cosworth verdadeiros gigantes na historia das corridas de turismo um breve resumo sobre a spoon a preparadora de ichishima san como e conhecido inicialmente se chamava tatsuru ichishima company tres anos depois da fundaçao em 1991 foi rebatizada como spoon sports em homenagem a curva spoon do circuito de suzuka que de fato lembrava uma colher vista de cima conforme contamos no post com a historia da spoon a importancia do primeiro honda civic preparado por ichishima foi alem de seu bom desepenho no jtcc foi aquele carro que definiu a filosofia da spoon sports cada 1/1000 de segundo faz a diferença tudo o que puder ser melhorado em um carro deve ser melhorado e todos os componentes devem trabalhar para o bem do desempenho do conjunto como um todo e nao inteferir uns no trabalho dos outros alivio de peso suspensao melhorada e conjunto mecanico retrabalhado devem ser cuidadosamente calculados para garantir o melhor aproveitamento possivel do projeto de um carro foi pensando desta forma que ichishima san e sua spoon sports tornaram se a maior referencia em preparaçao de honda do planeta tanto que o experiente japones hoje com mais de 60 anos de idade nao apenas faz questao de realizar diversos serviços pessoalmente em sua oficina como tambem mantem o carro que começou tudo em exposiçao ate hoje na sede da spoon em ogikubo nos suburbios de toquio se tiver a sorte de encontrar uma vaga na agenda extremamente concorrida de ichishima ou for um cliente habitue voce muito provavelmente tera seu carro montado e acertado pelo lendario preparador [youtube id= 6adqs3x410g width= 620 height= 350 ] ele talvez ate te convide para um tour pela oficina mostrando como os componentes sao feitos como e realizado o acerto nos carros e contando um pouco sobre a historia de alguns modelos iconicos que ficam guardados la como o proprio civic de terceira geraçao preparado em 1988 com o qual ainda participa de eventos para carros de corrida classicos o honda s2000 e o honda nsx r gt que possivelmente e a versao mais emblematica de um modelo que ja e emblematico por si so e e sobre o nsx r gt que viemos falar hoje todos os carros de competiçao preparados pela spoon exibem o mesmo esquema de cores azul claro na dianteira amarelo na traseira algo que voce deve ter reparado quando jogou com algum deles ou todos eles no gran turismo e com o nsx r gt nao e diferente embora seja obvio aqui que as cores sao apenas um detalhe uma marca estetica da spoon o carro e algo especial por si so o honda nsx para quem nao lembra foi lançado em agosto de 1990 como a interpretaçao da fabricante japonesa para a tradicional receita dos superesportivos europeus em especial as ferrari com carroceria em forma de cunha dois lugares e motor central traseiro para a honda porem o nsx nao deveria ser apenas um carro veloz e bom de guiar ele tambem precisaria ser moderno confiavel utilizavel no dia a dia e pratico ate onde as limitaçoes do layout permitissem o honda nsx tinha construçao semi monocoque em aluminio que tambem era usado na carroceria e em componentes da suspensao; assim era um carro leve que nao precisaria de mais que um motor v6 de tres litros com comando duplo variavel vtec bielas de titanio e 274 cv para entregar desempenho de nivel mundial o esportivo tambem tinha a cabine bem deslocada para a dianteira aumentando a visibilidade do lado de fora e aumentando o tamanho do deck traseiro assim conseguia se duas coisas uma silhueta que naturalmente gerava mais downforce e espaço para um porta malas ate que razoavel atras do motor este era montado em posiçao transversal garantindo menos perda de potencia e tambem uso mais eficiente do espaço disponivel complete tudo isto com acabamento padrao honda uma ampla rede de concessionarias e experiencia adquirida na formula 1 oferecendo motores para a imbativel mclaren de ayrton senna e voce tem a receita para um classico instantaneo era natural entao que a honda quisesse colocar o nsx na pista para tal primeiro foi desenvolvido o honda nsx r versao aliviada de fabrica que perdeu ar condicionado sistema de som isolamento acustico estepe e controle de traçao alem disso ganhou bancos feitos de fibra de carbono e kevlar rodas super leves da enkei e a classica pintura branca championship white que nao reduzia peso mas caia muito bem ao nsx para separar o motor do habitaculo apenas uma folha de vidro foi usada o resultado foi uma economia de 120 kg levando o nsx r ao peso total de 1 230 kg [youtube id= yjjjkullpza width= 620 height= 350 ] este primeiro nsx r foi criado exclusivamente para a venda ao publico em especial para aqueles que buscavam um carro pronto para corridas amadoras e track days no total 483 exemplares foram produzidos entre 1992 e 1995 em dezembro de 2001 veja bem mais de 11 anos depois do lançamento a honda promoveu a primeira e unica reestilizaçao do nsx na pratica o carro perdeu os farois escamoteaveis e ganhou um novo motor de 3 2 litros e 294 cv mas a essencia do desenho e a filosofia do projeto eram as mesmas e nao demorou para que o nsx r tambem fosse reestilizado de acordo o nsx r apresentado em 2002 apostava na adoçao de componentes de fibra de carbono na carroceria repetia as medidas para reduçao de peso do modelo pre reestilizaçao e com isto economizava 100 kg em relaçao ao nsx comum que por conta de reforços estruturais contra impactos era ligeiramente mais pesado que o anterior o peso total do nsx r pos 2002 era de 1 270 kg o motor de 3 2 litros recebeu tratamento especial cada unidade era montada artesanalmente por um unico engenheiro tinha todos os componentes selecionados a dedo e tinha o acelerador remapeado para respostas mais rapidas e maior sensibilidade a honda mantinha na epoca que a potencia era identica a de um nsx comum mas quem teve a oportunidade de fazer um test drive percebia imediatamente que a declaraçao era conservadora ou mesmo modesta de acordo com avaliaçoes da epoca o honda nsx r era tao veloz quanto uma ferrari 360 challenge stradale cujo motor v8 de 3 6 litros entregava nada menos que 425 cv [youtube id= ffcafutqqto width= 620 height= 350 ] foram feitos 152 exemplares do nsx r entre 2002 e 2005 cinco deles se tornaram algo ainda mais especial o honda nsx da super gt o honda nsx r foi o ponto de partida para a versao de competiçao que disputou o campeonato jgtc all japan grand touring car championship que foi inaugurado em 1993 para substituir o jtcc e contava com um regulamento bastante permissivo possibilitando ate mesmo a opçao entre motores naturalmente aspirados ou turbinados e tambem a realizaçao de modificaçoes radicais na carroceria em 2005 o jgtc mudou de nome e passou a se chamar super gt mas o regulamento permaneceu praticamente o mesmo com uma mudança importante da qual trataremos daqui a pouco [youtube id= p2 xc6d hua width= 620 height= 350 ] a honda começou a utilizar o nsx para competir no jgtc/super gt ja em 1996 usando o nsx r como base a fabricante modificou a posiçao de instalaçao do motor que passou a ser longitudinal promoveu as costumeiras medidas para aliviar peso e preparou o motor para entregar algo entre 450 cv e 500 cv graças ao uso de um novo coletor de admissao corpos de borboleta individuais e virabrequim aliviado alem do aumento de cilindrada de 3 2 litros para 3 5 litros em 2003 apos a reestilizaçao mas nao por causa dela começou a ser empregado um motor v6 de tres litros com turbo e os mesmos 500 cv o nsx super gt competiu ate 2006 pela equipe de fabrica da honda e ainda correu ate 2009 inscrito por equipes independentes seus titulos foram conquistados em 2000 2004 e 2007 [youtube id= na0_lrvzk7u width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a versao de rua do carro de corrida em 2005 primeiro ano da super gt o regulamento passou a exigir que ao menos cinco exemplares de rua fossem fabricados e vendidos ao publico para que a versao de competiçao fosse homologada a honda nao pensou duas vezes entao e naquele ano lançou uma serie especial chamada nsx r gt com precisamente cinco exemplares produzidos usando o nsx r como base o nsx r gt ganhava as mesmas alteraçoes esteticas da versao de competiçao incluindo um scoop no teto inspirado pela formula 1 no carro de corrida ele servia para canalizar o ar para o coletor de admissao mas no nsx r gt de rua ele era apenas decorativo pelas fotos pode se ver que a peça e simplesmente colada ao vidro traseiro mas nao esta ligada a nenhum duto e sua presença era necessaria para que o carro de corrida fosse homologado a honda jamais divulgou as melhorias tecnicas feitas ao nsx r gt boatos falam sobre um aumento de potencia medidas extras para reduçao de peso mas as unicas alteraçoes confirmadas pois sao visiveis foram uma reduçao na altura da suspensao e novos aparatos aerodinamico incluindo um spoiler traseiro mais pronunciado [youtube id= 3n4bxkpe_3q width= 620 height= 350 ] a aura de misterio do carro envolve ate mesmo os numeros de produçao e o preço ha quem acredite que foram feitos mais de cinco exemplares e ha duvidas a respeito do preço na epoca falava se que cada exemplar custaria us$ 150 000 dolares e que todos os cinco exemplares foram esgotados no primeiro dia tudo especulaçao mas e o nsx r gt da spoon pois bem em 2007 ichishima san decidiu se preparar para celebrar os 20 anos da spoon sports e ele tinha um plano construir um honda nsx r gt preparado ao extremo como um verdadeiro carro de competiçao so havia um problema ele nao conseguia encontrar um exemplar em boas condiçoes para faze lo sendo um homem muito bem relacionado com a honda havia muito tempo ichishima san recebeu uma ajudinha da fabricante que pelo que diz a historia tinha um nsx r gt sobrando em seu acervo o que considerando o que se sabe e mais uma inconsistencia na historia toda e lhe cedeu o carro para que a spoon pudesse realizar sua magica a receita da spoon consistiu em se manter fiel a sua filosofia de trabalho simples assim o carro teve o interior aliviado e recebeu revestimentos de porta painel de instrumentos e console central de fibra de carbono alem de uma gaiola de proteçao integral um unico banco de fibra de carbono e kevlar foi instalado assim como um painel digital e um volante exatamente igual ao que a spoon vende ate hoje em seu catalogo o lado de fora recebeu a pintura azul e amarela caracteristica enquanto o lado de dentro foi pintado em cinza primer a suspensao recebeu componentes experimentais desenvolvidos pela propria spoon e amortecedores tein que tambem instalou no carro freios brembo de competiçao e rodas forged prodrive ja o motor seguia uma receita semelhante a versao de competiçao usada pela honda na segunda metade da decada de 1990 com deslocamento ampliado para 3 5 litros e corpos de borbolet individuais alem de uma ecu spoon de acordo com ichishima san a potencia do carro fica em cerca de 420 cv mas a estimativa e conservadora a estreia do carro aconteceu no grande premio de macau de 2009 como explicamos neste post o gp de macau nao e um corrida de formula 1 apesar do que sugere o nome trata se de um fim de semana anual de automobilismo que acontece nas estreitas ruas desta regiao administrativa da china o circuito temporario e estreito quase nao tem areas de escape e a visao alguns metros a frente e limitadissima o proprio ichishima san entao com mais de 50 anos de idade foi quem conduziu o carro ele acabou batendo logo no inicio dos treinos de classificaçao mas sua equipe trabalhou a noite toda para que o nsx r gt fosse consertado a tempo da corrida no dia seguinte e assim o carro ainda conquistou o terceiro lugar na categoria [youtube id= 0ym_oqhvmso width= 620 height= 350 ] depois da corrida o carro foi levado de volta ao japao para o qg da spoon sports la ele e mantido em condiçoes de funcionamento perfeitas como o civic e tambem participa de eventos de pista de tempos em tempos e assim que a gente gosta
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