o logotipo de uma empresa geralmente e idealizado para transmitir seus valores ou suas origens ou ainda seus principios e ambiçoes um bom logotipo e imediatamente reconhecivel e estabelece uma conexao imediata entre publico e marca e bem provavel que voce ja tenha se perguntado por que o emblema da sua marca favorita e daquele jeito e por isso hoje vamos esclarecer a origem e a evoluçao de alguns emblemas automotivos iconicos e a maioria deles tem historias bem interessantes que voce vai conhecer ou relembrar — o que tambem nao e ruim a partir de agora abarth o logotipo da abarth e basicamente o mesmo desde que carlo abarth fundou sua empresa em bolonha nascido em 15 de novembro de 1908 seu signo astrologico era escorpiao e foi por isso que ele usou o animal no logotipo de sua fabricante de escapes que mais tarde se tornou preparadora de carros e acabou tornando se a divisao esportiva e de automobilismo da fiat originalmente o logotipo tinha o nome abarth em uma faixa azul no topo mais tarde esta faixa azul foi substituida por uma com as tres cores da italia quando a fiat promoveu o revival da marca o logotipo foi atualizado com uma linha fina com as tres cores separando o escorpiao do nome abarth sobre uma faixa preta holden nem todos percebem que o leao da holden tem sua pata apoiada sobre um objeto que no caso e uma pedra o logotipo tambem e basicamente o mesmo desde sempre e foi inspirado em uma fabula pre historica que conta o surgimento da roda na fabula os homens observaram os leoes rolando pedras e assim perceberam o conceito da roda saab o logotipo final da saab era uma fusao do logotipo da scania com a tipografia da saab dos anos 1970 originalmente o logotipo da saab tinha um aviao sobre a sigla da empresa para remeter as suas origens na aeronautica a cabeça que aparece no logotipo e de uma ave mitologica que originalmente estampou o brasao de armas do conde von skane que era usado pela provincia sueca de mesmo nome skane onde a saab foi fundada saab e a sigla de svenska aeroplan ab ou aeronaves suecas s/a maserati o tridente da maserati foi inspirado na estatua da fonte de netuno em bolonha onde a officine maserati era localizada nos anos 1940 como a intençao da maserati era construir carros para corridas internacionais eles pensaram em um logotipo que se destacasse entre os demais os fundadores entao pediram ao seu irmao mario maserati que nao era muito interessado em carros mas tinha grande talento artistico para que desenhasse esse logotipo foi quando um amigo da familia o marques diego de sterlich sugeriu que ele usasse algum elemento da estatua de netuno da fonte localizada na piazza maggiore da cidade assim mario decidiu usar o tridente do deus romano dos mares para simbolizar a origem da marca junto com as cores locais vermelho e azul lamborghini assim como carlo abarth ferruccio lamborghini tambem se inspirou no seu signo zodiacal para criar o logotipo de sua fabrica de carros e tratores dizem que o logotipo foi escolhido tambem como uma provocaçao a ferrari mas isso logicamente nao foi confirmado e tem tudo para ser apenas uma lenda diferentemente de outros fabricantes e preparadores italianos ele nao usou nenhuma das cores da bandeira da italia preferindo usar o touro dourado sobr fundo preto chevrolet ha varias versoes sobre a origem da gravatinha da chevrolet a primeira e mais conhecida diz que william durant co fundador da marca viu o desenho da gravata no papel de parede de um hotel frances a outra publicada recentemente pelo historiador ken kaufmann diz que o logotipo pode ter sido inspirado no logotipo de uma mineradora de carvao americana chamada coalettes e fora copiada por louis chevrolet e sua esposa ha ainda uma terceira versao na qual a gravata e uma cruz suiça estilizada em homenagem ao pais de origem dos pais de louis chevrolet a suiça mitsubishi o logotipo da mitsubishi surgiu em 1870 e vem da uniao do brasao de familia de yatarō iwasaki fundador da marca e do cla tosa os brasoes sao respectivamente tres folhas de castanea arranjadas em trevo e tres losangos empilhados foram essas folhas e formas que tambem originaram o nome da marca mitsu e tres e hishi a palavra japonesa usada para descrever o formato de um diamante a traduçao do nome e tres diamantes ford diferentemente do que muitos pensam o logotipo da ford nao e a assinatura manuscrita de seu fundador henry ford ate 1908 a ford usava um logotipo complexo que mais lembrava um selo comercial naquele ano a ford abandonou o selo e passou a usar apenas o nome da marca grafado em fonte caligrafica bastante semelhante ao que vemos ainda hoje sobre a elipse azul a fonte veio do cartao de visitas de childe harold wills o primeiro engenheiro chefe e designer da ford e um dos criadores do modelo t a elipse azul veio somente em 1927 no modelo a citroen o duplo chevron que assina os modelos da citroen e derivado da engrenagem helicoidal dupla que foi popularizada na industria automotiva por andre citroen o fundador da marca em homenagem aos principios da engenharia opel o raio da opel e uma referencia ao famoso caminhao opel blitz — blitz em alemao significa raio ou relampago originalmente o logotipo usava um dirigivel estilizado quando os baloes dirigiveis perderam popularidade o logotipo foi modificado para o atual peugeot o leao do logotipo da peugeot foi inspirado na bandeira da regiao franco condado onde fica a cidade de montbeliard sede da peugeot o logotipo era gravado nos produtos de cozinha da peugeot para demonstrar a qualidade do aço e passou a ser adotado nos carros quando armand peugeot convenceu sua familia que os automoveis poderiam ser rentaveis nao deixe de ler tambem a primeira parte da lista neste link
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.