dizem que carroll shelby costumava colocar uma nota de us$ 100 no painel do cobra quando o demonstrava a possiveis compradores se o cliente conseguisse se inclinar para frente e pegar a nota antes do cobra atingir 160 km/h ele podia ficar com a grana dizem que ninguem jamais ganhou os us$ 100 nessa brincadeira mas nao estamos aqui para falar do cobra na verdade ate estamos ja que alem de o daytona coupe ser praticamente um cobra de roupa nova a unica razao de sua existencia foi compensar as falhas do cobra sacrilegio sim nos sabemos que e acredite voce que nos gostamos dos shelby cobras tanto quanto qualquer outro fanatico e pela enesima vez estamos cultuando o roadster mas dessa vez as atençoes serao voltadas ao carro que fez o impossivel; o carro de corridas que derrotou enzo e suas belas ferrari em seu proprio jogo no começo dos anos 60 carroll shelby retornou de uma triunfal conquista da europa pilotando para david brown e para a aston martin o criador de galinhas do texas venceu le mans nenhum americano desde o general patton havia sido tao dominante nas estradas europeias levaria decadas ate que outro texano chamado lance armstrong conseguisse algo parecido contudo shelby escondeu um segredo ele tinha o coraçao fraco e foi obrigado a se aposentar do esporte que adorava e praticava brilhantemente ele perdeu tempo trabalhando com pneus e abrindo uma escola de pilotagem e seu pobre coraçao nao estava feliz com isso ele precisava voltar as corridas la vem o cobra shelby queria construir um carro de corridas e sua temporada na europa o convenceu da superioridade das caracteristicas dinamicas dos roadsters britanicos ele entrou em contato com a ac cars para saber se seria viavel colocar um v8 em no ac ace e assim aconteceu a ac usava um seis em linha anterior a segunda guerra em 1961 ate mesmo o mais novo motor da ac era um dinossauro e seria aposentado em favor do seis em linha do ford zephyr por ironia do destino as modificaçoes necessarias para instalar o motor do zephyr no chassi do ac permitiram que um v8 fosse instalado da mesma forma agora shelby so precisava de um motor shelby ford ac cobra mkii primeiro ele foi a chevrolet e eles disseram nao afinal outro esportivo possante ameaçaria a supremacia do corvette entao shelby procurou lee iacocca da ford procurando um coraçao americano para seu carro britanico iacocca achou engraçado aquele texano que sempre aparecia no escritorio com um enorme chapeu e uma bela loira mas depois o presidente da ford percebeu que shelby era serio ha dois fatos importantes que precisam ser notados aqui o primeiro e que iacocca ainda nao havia idealizado o mustang o segundo e que a ford queria desesperadamente bater a chevrolet no jogo dos esportivos henry ford ii chegou a fazer uma oferta para enzo ferrari mas recebeu um sonoro nao do comendador a ford motor company havia recem desenvolvido um v8 leve de aluminio para as picapes canadenses este motor foi produzido inicialmente na cidade de windsor e por isso ficou conhecido como windsor v8 voce ja deve ter ouvido falar dele a versao que shelby usou pela primeira vez para o cobra mki foi a de 4 2 litros 260 pol³ o primeiro teste destruiu o eixo traseiro um eixo salisbury 4hu com freios inboard foi trazido do jaguar e type mas o calor dos freios derreteu os aneis de vedaçao e por isso eles voltaram para o cubo de roda shelby tambem gastou um bom tempo pensando em uma forma de arrefecer o motor apertado no cofre apelando ate para radiadores de corvette e assim como no corvette uma enorme montanha de torque em um pacote tao leve pedia o uso de feixes de mola transversais que por sua vez exigiu braços de suspensao mais largos e por isso que o cobra mk 2 tem os para lamas traseiros mais largos e arredondados shelby ford ac cobra mkiii os resultados foram epicos o v8 ford foi quase totalmente retrabalhado para gerar 325 cv e catapultar o shelby ford ac cobra mki a 100 km/h em um tempo de 4 2 segundos algo jamais visto ate entao as primeiras unidades produzidas tiveram a potencia levemente reduzida e tambem uma direçao ruim devido ao sistema de rosca sem fim da coluna do fusca e mais problemas de refrigeraçao shelby resolveu isso com um motor 289 4 7 litros novo cambio sistema de direçao com cremalheira e pinhao e grade dianteira aumentada com respiros laterais para tirar o ar quente do cofre do motor agora era hora de coloca lo na pista o cobra dominou os circuitos americanos em 1963 eles fizeram uma dobradinha em riverside a frente de seus rivais de gravata na verdade o numero de corridas vencidas por shelby cobras e tao grande que voce precisaria de uma conexao de internet mais rapida para baixar toda a lista hoje mas ela pode ser resumida da seguinte forma se houve uma corrida no territorio dos eua em 1963 e 1964 ela foi vencida por um shelby cobra incluindo as 12 horas de sebring contudo os cobra nao tiveram a mesma sorte na europa em 1963 shelby inscreveu uma dupla de cobras na categoria gt de le mans esses carros tinham capotas rigidas afixadas para ajuda los a lidar melhor com os longos traçados e as altas velocidades dos circuitos europeus um dos carros conseguiu chegar em setimo lugar a ferrari ocupou as seis primeiras posiçoes e isso obviamente nao agradou shelby que tinha uma birra pessoal com a ferrari diz a lenda que em algum momento da temporada europeia de shelby nos anos 1950 a ferrari esnobou o texano recusando o como piloto shelby sabia o que tinha que fazer nos curtos circuitos americanos os cobras eram imbativeis eles chegavam mais rapido a velocidade maxima que seus concorrentes incluindo as ferrari gto e tinham um comportamento dinamico tao bom quanto eles o que realmente acabava com os cobras em le mans era reta mulsanne mesmo com o teto rigido instalado os cobras nao passavam de 240 km/h enquanto as ferrari disparavam a 288 km/h um obstaculo intransponivel a menos que voce tivesse outro carro pete brock e a traseira kamm carroll shelby encarregou o projeto da carroceria do novo carro a peter brock um jovem de apenas 23 anos brock colocou o piloto ken miles em um banco segurando um volante e entao começou a construir o carro ao redor dele usando inicialmente silvertape e madeira a carroceria seria feita pela italiana carrozzeria gran sport em aluminio o resultado foi o visual deselegante para alguns do daytona coupe o jovem brock havia seguido uma teoria de um aerodinamicista alemao chamado kamm da decada de 30 ela dizia que para alcançar a forma mais aerodinamica possivel voce precisaria criar uma traseira virtual a carroceria precisava começar a inflar como o formato de uma gota e entao voce subitamente fazia um corte isto e uma traseira tipo kamm shelby nao estava tao confiante e ate chamou um especialista em aerodinamica para avaliar as linhas de brock o especialista criticou o design e falou que o cupe teria uma aerodinamica melhor com uma traseira mais longa e afilada mas shelby decidiu seguir seus instintos e aprovou o controverso cupe do jovem brock durante os testes jack sears e peter bolton chegaram a 296 km/h em uma rodovia durante os preparativos para le mans nas 12 horas de daytona de 1964 o coupe liderou a prova ate sofrer uma quebra do diferencial a peça foi substituida e o cobra coupe foi tao dominante que alem de bater o recorde de volta mais rapida acabou ganhando o nome de daytona le mans seria a proxima parada na frança — mais exatamente na reta mulsanne — os daytonas atingiram a maxima de 313 km/h alem de chegar com os dois pes na porta da competiçao os carros de shelby puderam ser inscritos na categoria de prototipos o daytona pilotado por dan gurney e bob bondurant terminou em primeiro na categoria gt e quarto no geral o daytona coupe chegou a colocar uma volta sobre a ferrari gto nada mal para um carro construido em um galpao na california por meia duzia de caipiras com lapis e martelos #chupaenzo devem ter escrito no twitter depois da corrida embora o daytona tenha dominado as temporadas de 1964 e 1965 da classe gt infelizmente seu destino ja estava traçado em 1964 o ano em que ele venceu le mans a volta mais rapida havia sido feita por outro americano pilotando outro ford phil hill no ford gt40 que manteve a media de 209 km/h ate que o carro teve problemas no cambio e ele abandonou a prova no ano seguinte henry ford ii levou boa parte dos melhores engenheiros shelby estava envolvido com o gt40 desde o começo mas essa historia contaremos em outro post e o lugar do cobra nas pistas foi tomado pelo gt40 os seis daytona coupes voltaram ilegalmente para los angeles e shelby estava tao desanimado que mal conseguiu vende los a parte mais chocante desse final triste dos daytona e que cada um deles foi vendido por r$ 5 000 o preço de um mustang de entrada na epoca o maior achado do mundo obviamente o tempo tratou de reconhecer o merito de shelby e seus cupes daytona os seis carros voltaram da inglaterra para os eua mas ate 2001 somente cinco eram conhecidos o sexto carro era dado como perdido ate que uma mulher chamada donna o’hara cometeu suicidio ateando fogo a seu proprio corpo na hora de fazer o inventario da pobre mulher encontraram em galpao em sua propriedade o sexto carro que seu pai havia comprado na decada de 1960 e deixado para ela sem duvida alguma o maior achado da historia das coleçoes de carros com valor estimado em mais de us$ 4 000 000 [fotos supercars net]
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