foto allcarindex com eu era bem moleque quando perguntei a meu pai como seria possivel construir um carro por conta propria aparentemente nada do que se via nas ruas em meados dos anos 1990 era perfeito aos meus olhos e tenho certeza de que muitos aqui tinham a mesma ideia quando eram pirralhos criança tem imaginaçao fertil e juntando isto com paixao pelos carros o resultado sao inumeros carros dos sonhos que jamais passaram disto mesmo devaneios oniricos e um tanto inocentes mario richard hofstetter ja nao era mais criança quando teve a ideia de construir o proprio carro ele tinha dezesseis anos idade na qual a gente ate ja deu umas voltas no carro da familia escondido ou nao mas a maior diferença entre mario hofstetter e nos e que ele de fato construiu seu carro e querendo ou nao acabou entrando para a historia da industria automotiva brasileira no inicio da decada de 1970 como voce bem sabe fora proibidas as importaçoes de automoveis para o brasil quem ja tinha um carro importado tinha exclusividade garantida mas quem queria um teria de esperar ate 1990 claro ninguem sabia disto ainda isto nao impediu o jovem mario hofstetter de sonhar com os esportivos conceituais europeus que via nas revistas apesar do sobrenome germanico mario hofstetter gostava mesmo era dos projetos italianos na decada de 1970 uma onda futurista tomou conta dos estudios de design da peninsula em forma de bota linhas retas vincos perfis em forma de cunha areas envidraçadas gigantescas e portas asa de gaivota prenunciavam como seriam os esportivos na decada seguinte dois destes conceitos em especial acabaram chamando a atençao de mario o alfa romeo carabo de 1968 e o maserati boomerang de 1971 ambos ja marcaram presença aqui no flatout em posts anteriores o primeiro foi apresentado em 1968 e foi o primeiro carro do planeta a utilizar portas do tipo tesoura que se abriam para cima e para a frente o desenhista do carabo foi marcello gandini que na epoca que trabalhava para o estudio bertone e tratou o conceito como um carro de produçao em 1970 quando foi contratado pela lamborghini para projetar o sucessor do miura gandini aproveitou diversos elementos de design do carabo — incluindo as portas tesoura pela mesma razao resultado em 1974 chegava as ruas o lamborghini countach primeiro carro de rua a ser equipado com portas tesoura foi o carabo o carro que plantou a semente inicial do desenho do hofstetter mas o maserati boomerang foi a maior inspiraçao para as linhas definitivas especialmente no modo como os vidros laterais passavam da linha de cintura o carro criado por giorgetto giugiaro e tinha um dos paineis mais esquisitos da historia mas felizmente inspirou o hofstetter apenas do lado de fora mario diz que nunca escondeu esta inspiraçao o rapaz de dezesseis anos vendeu um kart que tinha em casa para comprar ferramentas e madeira compensada com os desenhos feitos de proprio punho com todas as medidas e proporçoes ja definidas mario construiu o primeiro molde o primeiro prototipo foi feito diretamente sobre ele para conter custos e tornar mais simples o processo de dar forma a carroceria foto allcarindex com projetar o carro desenhar suas linhas dar a ele suas formas e escolher a mecanica acabou sendo a escola de engenharia de mario que julga ter aprendido muito mais colocando a mao na massa e na graxa e na madeira e na fibra e no metal do que em qualquer faculdade sou obrigado a dizer que e um orgulho para mim para o meu pai provavelmente para a familia inteira a historia do carro a lenda esta feita diz ele no video abaixo exibido em uma homenagem do alfa romeo clube do brasil a mario e ao hofstetter num evento realizado em julho deste ano em sao paulo muita gente diz ate hoje que eu sou maluco fazer um carro desse jeito com estas portas motor de formula e inventar de fazer uma fabrica sempre foi visto como algo excentrico e ainda assim ele foi influenciado pelo pai que deu a ideia e o incentivou a fazer tudo sozinho [youtube id= udxyjlaui1m width= 620 height= 350 ] ao longo de sete anos mario trabalhou incansavelmente em seu projeto que em 1975 ja estava andando mas ficou pronto apenas em 1980 o primeiro carro vermelho tinha um motor cosworth hart de quatro cilindros com comando duplo no cabeçote e projeto de origem ford era um motor capaz de girar a 12 000 rpm e nada apropriado para uso nas ruas sua aplicaçao principal era nos monopostos de formula 2 e formula ford na europa no entanto o carro era capaz de chegar aos 230 km/h era o carro que mais andava em sao paulo e o que mais andava de guincho tambem brinca mario no video fotos allcarindex com o esportivo vermelho construido sobre um chassi do tipo espinha dorsal sob uma carroceria de fibra de vidro era algo impensavel no brasil do inicio dos anos 1980 o vw gol acabara de ser lançado sucedendo o fusca e a brasilia e aqueles eram os carros nacionais de massa da epoca os fora de serie usavam o chassi e o motor do fusca como base o que nao e nenhum demerito a classicos como o puma e o bianco o hofstetter usava na frente a suspensao dianteira do chevrolet chevette por braços triangulares sobrepostos com geometria retrabalhada; e a suspensao dianteira sim dianteira do vw passat do tipo mcpherson montada em posiçao invertida na traseira e acertada de acordo com o conjunto o cambio era um hewland de cinco marchas elementos de carro de corrida de carro produzido em serie e feitos sob medida compunham o hofstetter nada mais justo que usar seu proprio sobrenome em seu carro nao foto allcarindex com nao demorou para que mario percebesse que seu carro tinha potencial para agradar mais gente por mais que aquele nao fosse o plano ele acabou por dar inicio a produçao em pequena escala de mais exemplares do hofstetter um carro branco um prata e um preto foram feitos de inicio seguidos de mais quinze exemplares ate 1991 hofstetter apresentado em 1984 em uma plataforma basculante que fez inveja a volkswagen foto allcarindex com o carro branco apresentado em 1984 impressionou ainda mais agora ele tinha um interior completo e melhor acabado alem de uma leve remodelagem nas formas da carroceria para ficar um pouco mais alto e com uma dianteira redesenhada com farois auxiliares expostos o tempo todo exigencia da legislaçao de transito no brasil para o caso de falha do mecanismo dos farois escamoteaveis janelas que nao avançavam tanto sobre a parte inferior das portas e acabamento mais refinado na verdade o hofstetter tinha acabamento acima da media dos fora de serie brasileiros ate mesmo suas proporçoes apenas 1 07 de altura contrastando com os 4 17 m de comprimento e 1 74 m de largura com entre eixos de 2 39 m acomodava com conforto dois adultos e um pouco de bagagem atras dos bancos fotos allcarindex com naturalmente o motor dos carros fabricados para o publico era mais docil um volkswagen ap de 1 8 litro vindo do recem lançado gol gt equipado com um turbocompressor operando a 0 9 bar e movido a alcool gerava cerca de 140 cv e 21 mkgf de torque pesando 1 030 kg o hofstetter era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 9 3 segundos e chegar aos 200 km/h modelos como a brasilia o ford corcel o fiat 147 e ate mesmo um caminhao mercedes cediam componentes de acabamento no caso deste ultimo era a paleta do limpador de para brisa o painel de instrumentos era do gol gt e as portas eram acionadas por botoes [youtube id= szo_kjdkeva width= 620 height= 350 ] a partir de 1986 foi adotado o motor do volkswagen santana de dois litros graças ao turbo a potencia passou a 175 cv a 4 950 rpm e o torque a 28 5 mkgf a 3 600 rpm com isto o 0 100 km/h passou a 7 5 segundos e a velocidade maxima a 230 km/h fotos allcarindex com como podemos ver em uma das fotos abaixo tiradas no evento do alfa romeo clube do brasil o painel do gol gt foi trocado por um cluster digital se alguem souber de que carro era ou se era feito sob medida pode se manifestar nos comentarios algo que virou opcional de luxo em carros produzidos em massa na decada seguinte por mais que a chegada dos carros importados a partir de 1990 tenha levado mario a encerrar a produçao do hofstetter e tambem tenha evidenciado o modo como os entusiastas o enxergavam pois ficava evidente que era um fora de serie feito de forma artesanal com relativamente poucos recursos nos nao conseguimos deixar de olhar para o esportivo com admiraçao mario richard hofstetter queria fazer um carro e fez e nao houve quem fizesse um carro tao impressionante aqui no brasil quanto seu hofstetter [youtube id= miigkubycyy width= 620 height= 350 ]
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