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Honda Accord híbrido chega ao Brasil por R$ 300.000
Apresentado no último mês de abril no Brasil, o Honda Accord híbrido enfim começou a ser vendido em nosso País. O sedã de grande porte (para o nosso mercado) está em sua décima geração, e agora se torna o primeiro modelo eletrificado da marca no mercado brasileiro. O lançamento havia sido confirmado em outubro de 2019.
O Accord híbrido traz o sobrenome e:HEV, que se refere ao sistema híbrido utilizado pelo sedã. O motor 2.0 a gasolina de 145 cv e 17,8 kgfm de torque trabalha junto a um motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque – os números de potência e torque combinados não foram divulgados. Há também um segundo motor elétrico, que atua como gerador de energia para a bateria. Esta tem capacidade de 1,3 kWh, e ajuda o Accord e:HEV a rodar até 17,6 km por litro na cidade e 17,1 km por litro em rodovias.
O segredo está nos três modos de condução: EV Drive (totalmente elétrico), Hybrid Drive (elétrico e a combustão) e Engine Drive. No modo Engine Drive, o motor a combustão é usado para mover o carro através de uma embreagem hidráulica com uma única relação, que a Honda chama de e-CVT – e é ligado ao motor elétrico gerador. Esse modo é voltado a rodovias, e a transmissão atua como um overdrive para reduzir o consumo de combustível e gerar energia para carregar a bateria.
Além do complexo sistema híbrido, o Accord e:HEV já chega reestilizado com para-choques, grade e faróis de neblina novos. Ele é equipado com cruise control adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, central multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto e carregador de celular por indução. Custa R$ 299.900 e já pode ser encomendado nas concessionárias.
BMW pode produzir novos modelos no Brasil
Uma boa notícia aos preocupados com a indústria automobilística brasileira: a BMW considera a possibilidade de produzir novos modelos em sua fábrica em Araquari (SC). Atualmente, do complexo inaugurado em 2014 saem quatro modelos – o sedã Série 3 e os SUVs X1, X3 e X4.
O CEO da BMW na América Latina, Alexander Wehr, foi quem confirmou as intenções da marca à imprensa. “Temos linhas muito flexíveis, começamos a fazer elétricos em apenas uma fábrica em Leipzig e hoje já expandimos para outros lugares na Alemanha e outros países como China e México. Podemos fazer no Brasil também assim que houver demanda”, declarou o executivo.
A declaração é motivada pelo recente crescimento o market share da BMW no Brasil. Em 2020, o segmento premium foi liderado pela marca bávara – que abocanhou mais de 30% das vendas. E, em 2021, espera-se um crescimento superior a 30% em relação ao ano passado.
Vale lembrar que a fábrica da BMW em Araquari tem capacidade para produzir 36.000 carros por ano, mas até agora tem usado apenas uma fração disso – os quatro modelos fabricados somaram 4.600 exemplares em 2020 e, de janeiro a julho de 2021, já acumularam 5,6 mil. Ou seja, ainda há uma margem gigantesca para aumentar a produção – que, adianta Wehr, deve concentrar-se em híbridos e elétricos.
Chevrolet Onix terá produção retomada na semana que vem e voltará às lojas em setembro
Ex-líder do mercado brasileiro, o Chevrolet Onix voltará a ser vendido no Brasil mês que vem. Já faz cinco meses que o carro deixou de ser fabricado por conta da falta de semicondutores, mas agora a fabricante comunica que a produção será retomada na próxima segunda-feira, 16 de agosto, na planta de Gravataí (RS).
A princípio, a linha de produção operará em regime reduzido, com apenas um turno. As primeiras unidades começarão a chegar às concessionárias em setembro. A Chevrolet diz que tanto o Onix hatchback quanto o sedã Onix Plus voltarão ao mercado com as mesmas versões e equipamentos de antes da paralisação, incluindo os motores 1.0 com câmbio manual de seis marchas, 1.0 turbo com câmbio manual de seis marchas, e 1.0 turbo com câmbio automático, nas versões RS, Midnight e Premier.
Além da fábrica em Gravataí, as unidades de Joinville (SC), onde são fabricados motores; e de São Caetano do Sul (SP) também estão paradas. A fábrica em Santa Catarina também retomará as atividades em 16 de agosto, enquanto a previsão é que a linha do ABC paulista volte a funcionar no dia 26.
GTA III, Vice City e San Andreas devem ganhar versões remasterizadas ainda em 2021
Quem sente saudades dos GTA clássicos pode ter boas notícias em breve. De acordo com o site Kotaku, a Rockstar Games deve lançar versões remasterizadas de Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto Vice City e Grand Theft Auto San Andreas para todas as plataformas – XBox One, XBox Series X e S, PS5, PS5, Nintendo Switch, Google Stadia, PC e smartphones ainda em 2021.
Já é possível jogar as versões originais dos três títulos em sistemas modernos, porém sem qualquer alteração em relação aos originais da época. Segundo o site americano, a trilogia remasterizada utilizará a Unreal Engine e trará “uma mistura de gráficos antigos e novos”, com interface atualizada (sem perder a essência dos originais) e jogabilidade “a mais próxima possível” da época do PS2.
Segundo as fontes do Kotaku, a remasterização dos títulos está a cargo da Rockstar Dundee, divisão escocesa da Rockstar Games. E eles também dizem que provavelmente o foco maior está nas versões para consoles domésticos, deixando as versões para PC e celular para um segundo momento.
Honda NSX Type S: última versão do supercarro é revelada com 608 cv
O fim de uma era está próximo: a Honda apresentou ontem o NSX Type S, última variante do supercarro híbrido, que terá 350 unidades produzidas – sendo 300 para os Estados Unidos (onde ele é vendido como Acura NSX) e o restante para outros mercados. No Japão, serão 30 as unidades vendidas.
Trata-se do NSX mais potente de todos os tempos: o motor V6 biturbo auxiliado por três motores elétricos entrega agora 608 cv e 68 kgfm de torque – um aumento de 27 cv e 2,2 kgfm em relação ao NSX “normal”. Que não existirá mais: todo NSX 2022 será um Type S.
Para ganhar mais força, o motor recebeu novos turbos emprestados do NSX GT3 e novos coletores, além de um reajuste na ECU. A grade dianteira foi aumentada para melhorar o fluxo de ar, e novos dutos nas entradas laterais cumprem a mesma função. Além disso, os intercoolers têm maior capacidade, e até mesmo as baterias do sistema híbrido foram trocadas por unidades com capacidade maior. O câmbio é o mesmo, de dupla embreagem e nove marchas.
O carro também recebeu teto de fibra de carbono, um novo splitter frontal, saias laterais redesenhadas, spoiler taseiro novo e difusor inspirado na GT3. Foram realizados ajustes na suspensão, que ficou mais firme, e a transmissão foi recalibrada para trocas mais rápidas – incluindo um sistema chamado Rapid Downshift, que reduz automaticamente para a marcha mais baixa possível ao segurar a aleta por meio segundo. Além disso, os pneus Pirelli P-Zero foram projetados especificamente para o NSX Type S.
A Honda diz que o carro ficou dois segundos mais rápido em uma volta no circuito de Suzuka em comparação ao NSX normal. E ainda é possível deixá-lo mais leve com o “Lightweight Package”, que acrescenta freios de carbono-cerâmica, uma cobertura de fibra de carbono para o motor e acabamentos internos no mesmo material – o que ajuda a economizar 26 kg.
Honda e Acura anunciuam a volta do Integra
Fãs de Gran Turismo e de esportivos japoneses em geral lembram com carinho do Honda Integra (Acura Integra nos EUA), cupê esportivo que, como o próprio Honda Civic, provou que nem sempre a tração dianteira é “nas rodas erradas”. Com motor girador, dinâmica afiada e visual receptivo a modificações, o Integra virou um dos favoritos dos tuners, mas também tem apelo quando totalmente original. E agora, 15 anos depois de o Integra sair de linha, a Honda anuncia seu retorno.
A volta do Integra foi revelada durante o evento de lançamento do Acura NSX Type S nos EUA. A nova geração, que será a quinta, deverá a princípio ser vendida apenas no mercado americano como Acura Integra.
Não foram fornecidos detalhes, mas a expectativa é que o Acura Integra ocupe o posto do Honda Civic Si cupê nos Estados Unidos, já que uma próxima geração deste último ainda não está garantida.
Logo após a revelação surpresa, a Acura postou no Instagram um teaser que mostra o desenho dos faróis – horizontal e afilado, como no Integra clássico de terceira geração. E também diz que a estreia está marcada para o segundo trimestre de 2022.
Embora não tenha divulgado detalhes sobre o carro, a Acura garante que ele “vai fazer jus ao hype”. Parece que eles sabem o que têm em mãos, e torcemos para que seja mesmo um belo cupê esportivo.
Bentley Flying Spur Mulliner, versão mais luxuosa do sedã, é revelado
A Bentley revelou nesta semana o Flying Spur Mulliner, versão ainda mais luxuosa de seu sedã de topo. Feito pela divisão da Bentley que cuida de seus modelos mais sofisticados, o Flying Spur Mulliner recebeu uma série de elementos estéticos exclusivos.
Na dianteira, a grade do radiador traz o padrão em diamantes mais elaborado, acabamento cromado nas entradas de ar inferiores e o ornamento de capô “Flying B” iluminado com retração automática. As saídas de ar dos para-lamas dianteiros têm o emblema Mulliner.
O interior do Bentley Flying Spur Mulliner tem oito opções de acabamento, cada uma com três tons de revestimento – Ascot, com couro azul e caramelo com canaletas brancas; Flair, com couro “Hotspur” e “Beluga”; e Sirius, com couro “Brunel” e detalhes em prata.
As rodas são de 22 polegadas – gigantescas – com acabamento polido e detalhes em cinza. E elas trazem as calotinhas autonivelantes que deixam a letra “B” sempre na posição correta.
A Bentley ressalta que o Flying Spur Mulliner é o primeiro modelo da grife com powertrain híbrido, sendo que há três opções para a parte a combustão: um V6 biturbo de 2,9 litros (544 cv), um V8 biturbo de quatro litros (550 cv) e o W12 biturbo de seis litros (634 cv). Em todos os casos o câmbio é de dupla embreagem e oito marchas.