toda fabricante sabe que uma das formas mais eficazes de convencer o publico a comprar seus modelos e vencer corridas com eles e isso nao vale so para os carros com as motos e a mesma coisa no final da decada de 1980 a fabricante de motos que mandava no paris dakar hoje dakar rally era a honda a fabricante japonesa venceu quatro ediçoes consecutivas da prova de resistencia entre 1986 e 1989 sendo duas delas com o frances cyril neveu uma com o italiano edi orioli e uma com o tambem frances gilles laray nessa ordem ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] para a yamaha isso era uma droga o proprio neveu foi o responsavel por colocar a principal rival da honda no topo do podio nas duas primeiras ediçoes do paris dakar 1979 e 1980 entao era meio que uma traiçao ainda mais porque a yamaha ja havia sido a rainha das provas de motocross e dos ralis de longa duraçao com a xt 500 que ate hoje e considerada por muita gente a motocicleta off road definitiva mas o sucesso da honda mostrava que a empresa do sr soichiro nao estava dormindo no ponto https //www youtube com/watch v=x9sdceuiov4 claro que a festa nao durou muito em 1990 foi a vez de orioli virar a casaca ele participou da ediçao de 1990 do paris dakar com uma cagiva elefant 900 e venceu a honda so comemoraria outro triunfo no tradicional rally raid em 2020 com a crf 450 rally de ricky brabec em 2021 a honda venceu novamente porem com um piloto argentino kevin benavides mas aqueles quatro anos foram suficientes para que a honda se inspirasse a lançar uma de suas motocicletas off road mais iconicas a africa twin a moto que a honda usou para vencer o paris dakar era a nxr nas variantes 750 780 e 800v em comum todas tinham motor bicilindrico quatro tempos arrefecimento liquido e transmissao por corrente o que mudava era o deslocamento o tanque de 59 litros o peso relativamente baixo cerca de 200 kg e a velocidade maxima de quase 180 km/h tornavam as honda nxr invenciveis para capitalizar sobre o sucesso a honda decidiu apresentar em maio de 1988 a xrv650 africa twin batizada em referencia ao paris dakar e tambem ao motor v twin ela usava a nxr750 como base porem com motor menor de 650 cm³ e 50 cv o motor era bem mais tranquilo que o propulsor de competiçao mas o estilo da moto era muito proximo das que corriam no deserto africano uma enorme carenagem fixa farol duplo com tela de proteçao cobertura de aluminio para o radiador e o classico esquema de pintura branca vermelha e azul da hrc honda racing corporation a divisao de competiçoes da honda na epoca o tanque de 25 litros ficava em uma posiçao mais baixa que os carburadores e por isso a honda precisou instalar uma bomba de combustivel esta primeira versao da africa twin de codigo rd 03 foi a que teve a vida mais curta ela so foi fabricada em 1988 e 1989 pois a ideia era que ela fosse uma serie especial limitada so que a honda acabou prolongando o uso da nomenclatura em 1990 foi lançada a segunda africa twin xrv750 rd 04 a maior novidade era o motor maior de 742 cm³ mas a rd 04 era diferente da anterior porque em vez de ser montada pela hrc ela era fabricada junto das outras motocicletas da honda e embora o motor fosse mais potente com 62 cv seu acerto era ainda mais suave conforto e torque em baixa para longas viagens eram o foco e nao criar uma replica de rua das honda do paris dakar evidencia disso era o fato de que a rd 04 era uma moto mais rechonchuda passava de 185 kg para 207 kg em ordem de marcha a rd 04 foi fabricada por tres anos entre 1990 e 1992 quando deu lugar a rd 07 que tinha o mesmo motor porem o quadro foi redesenhado bem como as carenagens e ela foi basicamente a mesma entre 1993 e 2003 quando deixou de ser fabricada sem muita cerimonia o projeto ja antigo e a concorrencia interna de motos como a xl700v transalp e a xl1000v varadero fez com que a honda nao se preocupasse em deixar uma sucessora direta o boom das motos big trail nos anos 2010 foi o que levou a honda a trazer de volta a africa twin ela voltou em 2016 como crf1000l africa twin e trazia estilo claramente inspirado na original incluindo a pintura nas cores da hrc o motor era bem maior com 998 cm³ e agora trazia os cilindros dispostos em linha com 94 cv ele era feito sob medida para encarar a bmw r1200gs a ducati multistrada e a triumph tiger 1200 todas elas com motores maiores mas a honda compensava com agilidade peso mais baixo e claro a heritage do rali dakar nx350 sahara a mini africa twin engana se quem pensa que os brasileiros ficaram de fora quando a honda decidiu celebrar suas vitorias no dakar com uma moto no mesmo ano em que a africa twin original estreou la fora a honda lançou no brasil sua irma menor a nx 350 sahara cujo nome nao esconde a inspiraçao o visual era completamente inspirado na africa twin de 1990 incluindo a pintura hrc mas a sahara foi pensada para ser uma motocicleta mais versatil boa para off road moderado confortavel e com bastante autonomia para viajar agradeça ao tanque de 14 litros e adequada para uso urbano graças ao peso relativamente baixo e a ciclistica muito agil a sahara foi criada para substituir a xlx 350r que usava o mesmo motor um monocilindrico quatro tempos de 30 cv 31 5 cv a partir de 1993 e arrefecimento misto ar/oleo que levava a motocicleta com desenvoltura e ela trazia a bem vinda partida eletrica algo que a xlx ficava devendo a nx sahara demorou a tracionar no brasil alguns diziam que seu estilo ja havia nascido ultrapassado enquanto outros criticavam as cores e a inspiraçao na africa twin alem de julgar que a honda estava tentando imitar a yamaha que tinha sua tenere o publico achou a sahara chamativa demais [caption id= attachment_295002 align= aligncenter width= 1024 ] foto j mauricio garijo/flickr[/caption] porem uma vez que se andava em uma sahara a impressao negativa desaparecia a suspensao de curso longo a tornava confortavel mas nao prejudicava a estabilidade nas curvas ao contrario os pneus largos de uso misto 3 00 21 na frente e 130/70 17 atras se davam muito bem em qualquer situaçao e encorajavam o piloto a deitar bastante nas curvas sem medo de ser feliz muito confortavel economica e boa de pilotar a mini africa twin acabou conquistando um publico cativo com mais de 43 mil unidades vendidas entre 1990 e 1999 e foi justamente em um dos ultimos anos que ela vendeu mais 8 789 exemplares em 1997
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