o honda civic e conhecido dos entusiastas por ser um carro naturalmente gostoso de dirigir nas geraçoes presentes no brasil alem de ter a suspensao bem acertada e bons motores a disposiçao o civic sempre foi um carro atraente bem acabado robusto e com otima ergonomia isto vale para todas as geraçoes presentes no brasil começando pela quinta lançada em 1992 aquele primeiro contato com o civic foi suficiente para que os brasileiros conhecessem a versatilidade do civic que se sai bem como seda de familia e como hatch esportivo dando destaque a diferentes caracteristicas do projeto presentes em todas as diversoes de acordo com o apelo de cada uma delas por exemplo a suspensao independente do civic de quinta geraçao com braços sobrepostos na dianteira e eixo multilink na traseira garantia boa dinamica nas versoes comuns e excelente dinamica nas esportivas como o civic vti o mesmo vale para a oitava geraçao a quarta a ser oferecida no brasil e a terceira a ser fabricada aqui lançada em 2006 e conhecida como new civic alem de trazer um design que na epoca foi revolucionario entre os sedas medios com seu exterior futurista e seu painel digital de dois andares alem da mecanica comprovadamente competente e de novamente do bom acerto dinamico mesmo nas versoes mais simples o new civic incomodou bastante o toyota corolla na segunda metade dos anos 2000 pois o honda civic si demonstrava como aquele seda medio tinha potencial transformando se em referencia de comportamento dinamico entre os traçao dianteira e como parte da nossa serie com as receitas dos esportivos nacionais vamos disseca lo e ver no que o si diferia do civic comum a diferença visual nao e tao obvia assim claro a carroceria so vinha em tres cores; vermelho prata ou preto a grade era pintada na cor do carro nas outras versoes era cromada uma discreta asa decorava a tampa do porta malas e as rodas excluisivas de 17x7 polegadas calçadas por pneus de medidas 215/45 com indice de velocidade v para ate 240 km/h sob elas era possivel ver que os freios dianteiros ganharam discos maiores de 300 mm em vez dos 260 mm usuais havia um emblema si na grade dianteira e nas laterais inferiores letreiros indicando o comando de valvulas i vtec no mais o visual do civic si nao era extravagante ele deixava claro que nao era um civic comum mas tambem nao fazia alarde como efeito colateral e bem simples dar a qualquer new civic o visual do si por dentro o interior ja bastante arrojado da oitava geraçao do civic tambem recebia sua parcela de modificaçoes revestimento de tecido aveludado preto nos bancos que traziam muito mais apoio nas laterais painel com iluminaçao vermelha couro perfurado no volante e pedaleiras de aluminio alem disso o civic si tinha um botao no painel o vsa off que desligava os controles eletronicos de traçao e estabilidade a partir de 2009 toda a familia foi reestilizada com uma nova grade e um novo para choque dianteiro que tinha entradas de ar maiores e os farois de neblina mais proximos das extremidades o que tornava o honda civic si verdadeiramente especial era o que havia por baixo da pouca perfumaria o conjunto formado pelo excelente motor k20 de dois litros acoplado a um cambio de seis marchas tudo amarrado com maestria pelo acerto de suspensao dissemos isto ha pouco tempo mas nao custa repetir o k20 e um dos nossos quatro cilindros favoritos por uma serie de razoes com bloco e cabeçote de aluminio e leve e relativamente compacto seu cabeçote tem um desenho extremamente sofisticado que permite alto rendimento em rotaçoes elevadissimas e com preparaçao sobrealimentada seja turbo ou supercharger o aumento de potencia chega a assustar especificamente a versao do motor k20 usada no nosso civic si foi a k20z3 empregada tambem no acura csx type s um civic japones rebatizado vendido nos eua e no civic type r europeu comercializado entre 2007 e 2010 este motor difere dos outros k20 no uso do acelerador eletronico e no emprego de um eixo balanceador para reduzir a vibraçao em altas rotaçoes alem disso a calibragem do cabeçote e exclusiva do motor k20z3 com polia variavel no comando de admissao que altera a posiçao da arvore de cames e promove a variaçao continua na fase do comando de admissao voce pode ler mais sobre isto aqui calibrado para rodar com gasolina brasileira o si nao e flex o motor desenvolve 192 cv a 7 800 rpm e 19 2 mkgf de torque a 6 100 rpm a rotaçao maxima do motor e de 8 400 rpm e graças ao escape 4x2x1 o ronco do motor girando alto soa muito bem para um quatro cilindros [youtube id= 4p9oto4d1jq width= 620 height= 350 ] o cambio e manual de seis marchas de escalonamento bem diferente dos outros civic da epoca que tinham cambio de cinco marchas as cinco primeiras marchas sao entre 5% e 26% mais curtas que as cinco marchas do civic lxs por exemplo; enquanto a sexta marcha do si e 9 4% mais longa que a quinta marcha do lxs com isto a velocidade maxima de 215 km/h e atingida em quinta marcha e a aceleraçao de zero a 100 km/h e cumprida em menos de oito segundos a sexta marcha pode ser vista como uma marcha de economia permitindo velocidade de cruzeiro de 120 km/h a confortaveis 3 400 rpm o cambio leva a força do motor ao eixo dianteiro atraves de um diferencial autoblocante por mais que o civic si tenha a mesma altura em relaçao ao solo que as outras versoes por questoes que tem a ver com a otima qualidade de nosso asfalto o acerto da suspensao mcpherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira e completamente diferente as molas sao 17% mais firmes nas quatro rodas e os amortecedores sao 45% e 40% mais rigidos dianteiros e traseiros respectivamente as barras estabilizadoras tambem sao mais firmes 104% na dianteira e impressionantes 465% na traseira com a traseira mais firme a traseira do carro fica mais solta em um carro de traçao dianteira isto se traduz em menos subesterço tornando a dinamica do carro mais neutra alem disso o civic si temrack de direçao exclusivo com assistencia eletrica em vez de hidraulica e de relaçao um pouco mais direta 13 6 1 em vez de 13 7 1 esta vendo como o civic si definitivamente nao era um civic comum ele pode nao ter sido projetado no brasil mas era fabricado aqui e certamente merece fazer parte desta serie
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