falar sobre o honda civic si e sempre um topico delicado pois mexe com a paixao de muitos entusiastas no brasil o civic si de sexta geraçao produzido entre 2007 e 2012 e cultuado como um dos melhores esportivos ja vendidos em nossas terras apesar da traçao dianteira seu motor k20 potente e girador e seu comportamento dinamico bem acertado fizeram dele um icone la fora o civic si ja existe desde o fim dos anos 1980 e e um dos favoritos de quem busca um carro divertido sem gastar muito e se voce e um dos admiradores do civic si certamente percebeu na pratica ou lendo na internet que a setima geraçao do si nao teve o mesmo sucesso nao que ele nao fosse um carro competente com seu motor k24 naturalmente aspirado de 2 4 litros e 206 cv e bom acerto dinamico mas seu visual nao era muito mais que ok o stance elevado para um esportivo nao ajudava ainda mais no modelo nacional 15 mm mais alto e o pacote como um todo entregava menos que o golf gti seu maior rival gostamos do carro como voce pode conferir nesta avaliaçao mas nao havia como negar que as qualidades do civic si foram diluidas apesar de ter apenas duas portas e uma cara mais agressiva [youtube id= z0f_trgdyqi width= 620 height= 350 ] ainda nao tivemos a chance de dirigir o novo civic si o oitavo a receber a sigla em dez geraçoes e sequer ha certeza de que ele sera oferecido no brasil no entanto nao houve como nao nos perguntarmos como o novo si ficou por sorte as avaliaçoes da imprensa americana ja começaram a sair vamos dar uma olhada no que andam falando dele a impressao de que a geraçao anterior deixou a desejar em relaçao aos anteriores aconteceu tambem la fora e talvez isto tenha ajudado o pessoal a perceber com mais eloquencia as qualidades do novo civic si alias a ataual geraçao como um todo foi bastante elogiada e com razao a honda mudou completamente a cara do civic com uma nova plataforma maior e mais leve cerca de 45 kg a menos e pela primeira vez com a adoçao de motores turbinados nada daquelas capas plasticas em cima do motor a bagunça fica toda a mostra que beleza e e um motor turbinado que move o novo civic si o quatro cilindros de 1 5 litro com injeçao direta ja visto em outras versoes do modelo porem com uma dose extra de pimenta se no nosso civic touring por exemplo o motor entrega 173 cv a 5 500 rpm e 22 4 mkgf de torque a 1 700 rpm numeros ja excelentes por sinal no si sao 208 cv a 5 700 rpm e 26 5 mkgf de torque a 2 100 rpm os picos demoram pouca coisa a mais para chegar e o folego extra faz toda a diferença a honda divulga sete segundos para ir de zero a 100 km/h mas de acordo com a automobile esta e uma marca conservadora eles conseguiram fazer o mesmo em seis segundos a velocidade maxima fica nos 220 km/h o que nao e nada ruim para um esportivo de quatro cilindros que em muitos casos sera mais usado nas ruas e estradas do que na pista dito isto o carro nao se sairia mal em um autodromo e isto tem a ver com o novo motor especialmente por seu bom comportamento em rotaçoes medias — caracteristica do motor turbo —; e com o acerto de suspensao que ficou muito mais refinado todos os veiculos de midia americanos realizaram o teste no mesmo lugar o honda proving center centro de testes da honda que fica no deserto de mojave na california o circuito conta com uma boa variedade de curvas e mudanças de relevo e foi restaurado recentemente e estava com o asfalto lisinho foi uma boa forma de emular o comportamento do civic si em uma estrada de serra vazia e cheia de curvas e ainda segundo a car and driver o carro se sentiu perfeitamente a vontade os trechos de reta nao sao longos o suficiente para atingir velocidades muito altas o complexo de testes tem um oval de alta velocidade com 12 km de extensao onde nao pudemos entrar mas o circuito nos deu a chance de experimentar a fluidez e a elasticidade do motor do si entao entramos em um civic si cupe vermelho junto com um dos amigaveis instrutores que nos disse enquanto colocavamos nossas balaclavas e capacetes que conseguiriamos percorrer todo o circuito em terceira ou quarta marcha ao lembrar de como os si anteriores exigiam que se trocasse de marcha com frequencia para permanecer na melhor parte da curva de potencia especialmente depois que o comando v tec foi introduzido em 1992 a capacidade de ligar duas curvas sem trocar de marcha duas ou tres vezes e uma das diferenças importantes do novo modelo conforme prometido nao tivemos que trocar muitas marchas nao que a gente fosse se importar com sua alavanca de curso curto e um trio de pedais perfeitamente posicionado o cambio de seis marchas do si e uma delicia de operar mas nao tem a ver apenas com o novo motor como ja observamos o acerto do chassi tambem e exemplar e bastante radical a motor trend explica melhor a nova plataforma e muito mais rigida e firme que aquela que substitui e contribui muito para a compostura e o equilibrio em diversas situaçoes comparado ao civic comum o si tem um acerto de suspensao bastante agressivo que poderia te lo tornado desconfortavel os suportes e buchas da suspensao do si sao mais rogidos as barras estabilizadoras sao mais grossas as molas sao mais duras mas a parte mais importante sao os amortecedores adaptativos no seda e no cupe eles transformam o carro o pessoal da automobile na verdade eles foram os mais entusiasmados a nova plataforma do si mostrou uma soberba resistencia a rolagem a suspensao exclusiva com amortecedores ativos mantem pulso firme sobre os movimentos da carroceria combinado com uma direçao afiada que colocava o bico do carro direto no ponto de tangencia das curvas o resultado foi uma boa dose de adrenalina disseram para o autoblog o sistema de direçao tambem merece destaque esta e uma das areas em que o si realmente mostra a que veio a direçao nunca parece pesada demais seja no modo normal ou no modo sport sendo que este ultimo reduz a assistencia eletrica deixa os amortecedores mais firmes e melhora as respostas do acelerador no modo sport a direçao tambem e assustadoramente precisa as rodas dianteiras respondem ate os mais delicados movimentos e voce sempre sabe para onde as rodas estao apontando no modo normal a precisao e um pouco menor o feedback e grande e natural em ambos os modos dito isto o carro nao e perfeito uma reclamaçao comum foi a falta de personalidade do ronco que ainda e bastante anulado dentro do carro graças ao eficiente isolamento acustico um pouco de barulho nunca machucou ninguem reclama a automobile alem disso vale lembrar que o 1 5 turbo nao gira tanto quanto os motores aspirados usados antes o que por si mata um dos maiores apelos do civic resta saber se o publico topa trocar o ronco e as altas rotaçoes que fizeram a fama do modelo por caracteristicas comuns a outros esportivos do momento economia de combustivel uma faixa de torque e potencia mais ampla e um desempenho mais afiado voce topa
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