a vida dos compactos esportivos nunca foi facil no brasil enquanto inglaterra frança e japao sempre se esbaldaram com os foguetes de bolso a industria brasileira seguia viciada no jogo seguro baseada em planilhas de excel muita lampada fluorescente e ar condicionado e pouquissimo out there o resultado e que salvo herois isolados como os gol gt/gti os turbinados da fiat e o civic si seda o brasileiro era obrigado a engolir adesivos adereços aerodinamicos falsos siglas historicas usadas de forma inapropriada nenhuma pimenta sob o capo e milhoes gastos em publicidade em vez de pesquisa & desenvolvimento muitos destes carros viraram piadas de escritorio foruns e botecos resultando no efeito oposto que um esportivo de verdade faz a marca num aspecto mais macro a real e que esportivos nunca deram lucro aos fabricantes sempre foram um exercicio de branding e de p&d vitrines de desempenho o aspiracional que promove nao apenas o modelo de entrada honda civic subaru impreza e mitsubishi lancer que o digam mas a propria marca em si felizmente os tempos estao mudando por aqui e o quinteto desta reportagem especial produzida em parceria com nossos amigos do carplace e indicio disso a cada semestre a oferta dos esportivos compactos desconte o civic si desta descriçao cresce e fica atualizada com o que rola la fora pela ordem de preço trouxemos para o pega realizado na estrada dos romeiros suzuki swift sport fiat 500 abarth citroen ds3 mini cooper s e honda civic si quatro hot hatches um cupe; dois aspirados tres turbos; um automatico quatro manuais com entre 142 cv swift e 206 cv civic obviamente voce sentira falta do golf gti como nos mesmos sentimos nos convidamos o volkswagen para o certame mas depois de muita negociaçao a marca alegou que sua unica unidade da frota de imprensa estava na oficina como teaser confira o clipe de material cru abaixo sem comentarios on board e com muito ronco de motor na ordem civic si mini cooper s swift sport ds3 e 500 abarth [youtube id= zswmpljbdqi width= 620 height= 349 ] suzuki swift sport o principe de nurburgring r$ 74 990 a potencia de 142 cv e a falta do torque em baixa pela ausencia do turbo podem ate nao animar num primeiro momento mas se existe uma liçao que o swift sport ensina e um automovel e feito de conjunto e isso voce nao consegue sentir olhando apenas para a ficha tecnica como esperado quando comparado ao restante da frota parada no estacionamento o hatch japones nao encantou quem ainda nao o tinha experimentado ele tem estilo discreto motor 1 6 16v aspirado interior simples painel antiquado mas basta joga lo na primeira curva para sacar que se trata de um legitimo hot hatch foi a surpresa do teste definiu fabio trindade o swift e a prova de que numeros nao contam tudo sobre um carro e facil pegar os resultados de teste veja no fim do post e julga lo mas se voce quer um conselho nao faça isso antes de mandar bala num test drive caprichado em termos de sensaçoes o suzuki e um dos melhores brinquedos que se pode comprar com r$ 75 mil ele oferece uma experiencia pura tem uma tocada franca e sem filtros o motor gira pra caramba a traseira vem junto nas curvas empolga se juliano barata precisao dinamica e comunicabilidade sao os grandes diferenciais do suzuki a ponto de ele quase se colocar em uma categoria a parte neste quinteto barata sai em disparada com o swift e daniel messeder o segue com o abarth nas subidas o fiat gruda na bunda do suzuki empurrado pelo turbo sao 23 kgfm de torque a 2 500 rpm contra 17 kgfm a 4 400 rpm mas chegar e uma coisa passar e outra e a verdade e que nas curvas nao dava para acompanhar o ritmo do japones com o italianinho alem dos freios fortes foram as melhores frenagens de todo o teste em muito ajudados pelo peso pluma de 1 065 kg cem quilos menos que o fiat o swift tem uma velocidade de contorno de curvas absurda ele pode nao desenvolver tanto nas retas mas a diferença e que se leva quase toda essa velocidade para dentro das curvas freadas so um jabzinho aponta e acelera anima se juliano o abarth sabe disso o 500 dançava nas frenagens fortes e exigia uma tomada de tangente bem mais conservadora que a do rival ora brigando com a frente ora brigando com a traseira enquanto swift ia abrindo margem derrapando nas quatro vez ou outra afora a suspensao muito bem calibrada firme sem ser um pau o swift tem alguns truques na manga para engolir carros mais potentes em estradinhas como a dos romeiros ha molas secundarias nos amortecedores dianteiros para conter a rolagem da carroceria e manter a cambagem mais estavel e buchas assimetricas no eixo de torçao traseiro que permitem ate 3 graus de esterçamento do eixo ou seja capazes de fazer as rodas de tras acompanharem a direçao das dianteiras isso explica parte do handling excepcional mostrado pelo japinha nas curvas travadas do nosso roteiro mas nao e so ele tambem tem pneus de alta performance como os yokohama advan 195/50 r16 do carro avaliado que o deixam grudado ao solo e uma maquininha de pista diz messeder ele parece um carro aliviado de corrida pode ser jogado para todos os lados facilmente completa se ele ja fez todo esse estrago com estes pneus saiba que ele pode vir equipado com um jogo de pirelli pzero 205/45 r17 e relaçao de diferencial 14 3% mais curta de 3 94 1 para 4 60 1 caso o comprador queira algo ainda mais serio de fato o peso total de somente 1 065 kg nos remete aos lotus que nao precisam de muita coisa sob o capo para serem endiabrados aspirado o 1 6 16v japones mostra temperamento bem proximo ao do civic nao decepciona em baixa mas gosta mesmo e de girar e berrar musicalmente especialmente na faixa de 5 mil a 7 mil rpm ele tambem tem comando variavel como o vtec do honda toda a tocada do carro e leve da direçao eletrica aos pedais o suzuki e um carro facil de extrair o que ele e capaz a direçao ate poderia ter um pouco mais de carga mas o feedback e correto e franco sem filtros sem artificios ah e o cambio de seis marchas suga a marcha bastando apontar no trilho para efetuar o engate com exceçao do si estamos diante do melhor handling do grupo compara julio cesar ele e barata eram os unicos que ja tinham andado no swift antes do nosso teste depois de andar com ele no velo citta por umas dez voltas a fase de subestimar o que ele pode fazer ja era pra mim faz tempo diz juliano mas a real e que poder dirigi lo entre os demais deixa algumas coisas mais claras para o bem e para o mal pelo lado positivo temos a dirigibilidade afiadissima e o bom casamento entre motor cambio direçao e suspensao que falam todos a mesma lingua um carro muito veloz de curvas confortavel e economico e com o pedigree de ser usado exaustivamente em tourist laps no nurburgring nordschleife pelo lado negativo e impossivel nao notar que o suzuki entrega a idade de seu projeto especialmente no design e materiais do painel alem ter um preço exagerado para um carro mecanicamente tao simples tem que querer muito essa experiencia de tocada para bancar um swift o que e uma pena ele tem todas as caracteristicas de um excelente daily driver mas o preço alto o confina dentro de um nicho bem especifico define barata clique aqui para acessar a avaliaçao completa do flatout do swift sport com video on board no velo citta [gallery columns= 4 link= file ids= 44796 44797 44798 44799 44801 44803 44800 44802 ] citroen ds3 o melhor custo emoçao r$ 82 490 direto ao ponto o ds3 nao e o melhor ou o mais empolgante dos esportivos reunidos aqui ele nasceu sobre a base do c3 cuja proposta e 100% urbana e isso explica parte de suas limitaçoes lembra juliano barata e bem verdade que assim como o abarth o citroen tem alguns mas como um leve retardo do acelerador em baixa o cambio de engates um pouco resistentes e posiçao de pilotagem um pouco alta se comparada a do mini por exemplo mas quando o assunto e custo diversao ai meu amigo nao tem para ninguem se fosse para assinar o cheque ele seria forte candidato cravou fabio trindade e nisso a opiniao dos avaliadores foi unanime o ds3 ja nao e a ultima palavra em modernidade pois nasceu em 2010 a reestilizaçao que chegou em 2014 porem faz ele parecer contemporaneo aos demais especialmente pelos farois que mais parecem joias de tao bem trabalhados em nossa opiniao a combinaçao de carroceria amarela com teto e rodas pretas do carro testado ficou animal juntamente com os adesivos na lataria e a coluna central em formato de barbatana de tubarao o hot hatch frances e cheio de personalidade voce bate o olho no retrovisor e reconhece sua assinatura na hora elogia trindade mas beleza nao se poe a mesa e o que mais empolga no ds3 e o empurrao nas saidas de curva garantidos pelos 24 5 kgfm de torque despejados logo a 1 400 giros e força para despachar o civic si e o abarth nas reaceleraçoes alias no desempenho em geral o citroen so tomou bota do cooper s mas ai e covardia tanto pela diferença de preço quanto pelos conjuntos mecanicos como voces poderao comparar nos numeros de teste e nas fichas tecnicas ao fim desta reportagem seguido o swift num trecho travado de baixa o ds3 da mais trabalho nas curvas ele vai mais rapido particularmente por causa do torque em saida de curva mas nao e tao interessante e comunicativo como o suzuki comparou barata a suspensao e a mais macia do grupo e a direçao nao e exatamente sincera temos filtros nos separando da pista e entender exatamente o que os pneus estao fazendo exige experiencia e sensibilidade a caixa de direçao tambem poderia ser mais rapida no entanto os pneus michelin pilot exalto 205/45 vestidos em rodas aro 17 nos dao um bocado de aderencia lateral e a confiança de que a frente nao vai invadir a pista contraria ainda que sua tendencia no limite de aderencia seja substerçante algo mais que o mini cooper swift sport e civic si forçando nas curvas percebemos que a carroceria rola ate certo ponto mas depois que assenta ela se comporta bem com movimentos previsiveis e de facil correçao define daniel ou seja e um carro cuja tocada nas curvas e feita em dois tempos o motor thp tambem e garantia de resistencia ate mesmo se feito um upgrade e como muitos sabem ele recebe muito bem remaps bem esqueça a garantia de fabrica neste caso nesta versao de 165 cv e 1 bar de pressao maxima ele opera com muita margem de segurança basta saber que na europa ele tem versoes com ate 270 cv caso do peugeot rcz coupe r ainda que utilize outros coletores pistoes e turbina soprando ate 1 5 bar mas e uma base robusta e desenvolvida em parceria com a bmw tem um ronco ate discreto que nao mostra do que ele e capaz de fazer sua arquitetura foi toda feita para dar pegada de torque em baixa deslocamento bem maior que o diametro dos cilindros respectivamente 85 8 mm e 77 mm turbo de duplo fluxo os gases de escape que alimentam a turbina nao vem de um duto mas sim de dois vindos de pares distintos de cilindros o que acelera o seu enchimento e comando variavel na admissao nas nossas andanças o ds3 ficava na coluna do meio nao era o primeiro a ser escolhido mas quem o pegava sabia que poderia andar junto de praticamente qualquer um ali e na estrada aberta ou na cidade ele se comporta civilizadamente razoavelmente suave e silencioso so reclama nos buracos maiores pois a suspensao possui curso realmente curto a gente trocaria algumas coisas como o volante de aircross ou o radio de recepçao ruim mas quando vemos que ele custa a partir de r$ 82 490 nao ha muito do que reclamar ele tem a mesma proposta do mini mas e muito mais barato define juliano e quase o valor do abarth por mais motor mais espaço melhor comportamento uma imagem premium e a capacidade de empurrar o si precisa de mais [gallery columns= 4 link= file ids= 44804 44805 44806 44807 44808 44809 44810 44811 ] mini cooper s go kart talvez go fast com certeza r$ 116 500 se voce quer ser rapido esse e o carro na volta para sao paulo ja bem familiarizado com o hot hatch e o trajeto daniel impoe um ritmo forte no cooper s e some na frente do grupo em tempos de downsizing a mini surpreendeu ao trocar o motor 1 6 do antigo cooper s por um 2 0 mais moderno tambem turbinado um upsizing consciente que o deixou com uma força brutal em baixa e nao afetou o seu aproveitamento energetico agora sao 192 cv e 28 6 kgfm entre 1 250 e 4 700 rpm a serviço da diversao o novo cooper cresceu e ficou mais assentado 7 mm mais baixo 44 mm mais largo 98 mm mais comprido e com entre eixos 28 mm mais longo apesar disso seu peso se manteve na mesma faixa dependendo da fonte aponta se 5 kg a menos ou 10 kg a mais que o cooper s antigo graças a nova plataforma ukl1 que traz os ultimos avanços tecnologicos em seu processo de fabricaçao como componentes estruturais feitos de aços de alta resistencia pelo processo de tailor rolled blank que permite variaçao de espessura em uma mesma chapa e uso de aluminio especialmente nas areas distantes do centro de gravidade o motor e top mas o cambio nao esta a altura lamenta messeder ainda usando a caixa steptronic de seis marchas enquanto seus irmaos da bmw ja usam a nova zf de oito velocidades o cooper s nao aceita reduçoes com rotaçao elevada e mesmo no modo manual ele sobe a marcha sozinho quando chega o limite de giros as trocas podem ser feitas manualmente por borboletas no volante mas e preciso matar bem a velocidade antes das reduçoes para as entradas de curva como esse motor turbo gira pouco e um pouco mais complicado para dirigir numa estradinha travada pois sempre ficamos naquele dilema sobre qual marcha usar e a tendencia e de ficar nas marchas longas mas nessa condiçao a resistencia mecanica imposta pela transmissao e menor bem como o efeito de freio motor a dianteira fica menos precisa sintetiza juliano barata para os puristas a mini trouxe um lote limitado a 100 unidades do novo cooper s manual se este carro tivesse aqui talvez estivessemos contando outra historia questiona messeder se referindo a preferencia dos avaliadores pelo civic si a melhor experiencia com o mini acredite foi obtida deixando o cambio trabalhar no modo sport sem interferencia das borboletas ha torque de sobra para as saidas de curva mesmo em terceira marcha a suspensao tambem passou por aperfeiçoamentos em especial pela adoçao de amortecedores de carga ajustavel o cooper s esta menos seco na lida com as remendas do asfalto fato que o deixou mais apto a ser seu daily driven nao que tenha ficado assim confortaaaaavel mas na verdade nenhum dos cinco carros aqui passa macio nos buracos em compensaçao no modo sport o cooper tem a menor rolagem de carroceria do grupo formando uma especie de caixa forte em conjunto com a carroceria rigida em trechos sinuosos e um dardo compara barata de fato o jeito que o mini aponta nas curvas e bem instigante com sua direçao direta carroceria equilibrada e os aderentes pneus pirelli pzero 205/45 r17 o hatch e bastante agil e com seu corpo curto e largo nao abana nas transiçoes de direçao como num trecho em s da romeiros nem tudo porem e perfeito neste ingles de alma alema a direçao fica artificialmente pesada no modo sport opina fabio enquanto barata repara que ha uma zona morta no começo do curso do pedal de freio ate ele realmente fazer as pinças moderem os discos nos testes o mini nao teve as melhores frenagens mas nas curvas feitas no limite ele compensou desgarrando com as quatro rodas mostrando se muito na mao mesmo assim o fantasma do antigo cooper ainda persegue o novo em estradinhas travadas como a estrada dos romeiros para melhorar o conforto e o espaço ele cresceu e deixou de ser exatamente mini o novo e melhor como carro no geral mas perdeu um pouco do tal go kart feeling do anterior e que agora a gente encontra no swift compara barata esse cara abriu mao de quem ele era para ficar mais democratico e menos de nicho pra agradar ao mercado mas para uso diario ficou bem melhor mais civilizado completou pode ate ser mas ainda tem um bocado de diversao ai e na hora que acelera nao tem pra ninguem rebate messeder por fim o mini e tambem o mais refinado da turma o acabamento interno esmerado se completa com sacadas bacanas como as teclas tipo aviaçao para alguns comandos como a partida do motor e tambem o show de luzes coloridas na cabine que variam conforme o modo de conduçao ha tambem equipamentos que so o cooper oferece como os tres modos de direçao green mid e sport a central multimidia completissima tem ate hd interno e o head up display aquela telinha acima do painel que reproduz o velocimetro bem no campo de visao do motorista por falar nele a posiçao de guiar do cooper e uma das melhores do quinteto bem baixa com as pernas quase deitadas e um volante de pegada grossa herança bmw o problema e que recheado assim como o carro usado no teste o cooper s cobra um preço de cair o queixo r$ 133 950 se voce quer somente diversao ao volante melhor ficar com o pacote basico de r$ 116 500 ou melhor corra e garanta logo um dos poucos cooper s manuais que chegaram em janeiro por r$ 103 950 e o que a gente faria clique aqui para acessar a avaliaçao completa do flatout do mini cooper s [gallery columns= 4 link= file ids= 44781 44782 44783 44784 44785 44786 44787 44788 ] fiat 500 abarth a traseira rebelde r$ 81 710 com 23 mkgf de torque em um corpinho de 3 66 m e com entre eixos de apenas 2 300 mm havia uma boa expectativa de que o fiat 500 abarth pegasse os numeros apenas regulares de teste mastigasse engolisse e deixasse para tras quase todos os rivais na estrada dos romeiros um valente davi afinal estavamos quase em um especial de rali num local cheio de curvas apertadas e a tradiçao do classico 595 abarth de 1963 transpirava nao apenas nos emblemas e adesivos mas em suas proporçoes diminutas postura agressiva e um ronco em marcha lenta matador quando o 1 4 turbinado ligou acabou pra todo mundo se empolgou daniel messeder logo no começo do dia ainda com essa sensaçao na cabeça decidimos levar o swift sport e o 500 abarth para aquecer os musculos num mano a mano; com barata e messeder alternando os volantes em um dos trechos mais sinuosos e de relevo mais dramatico do percurso o tom foi unissono o fiat era o mais emocionante de ser pilotado mas isso nao era exatamente um elogio foi o carro que eu mais suei para andar rapido voce se esforça demais a frente escapa num momento a traseira desgarra nas frenagens criticou daniel no autodromo achei mais gostoso mas no mundo real nunca se sabe exatamente o que vai acontecer como o entre eixo dele e curto e ele e relativamente estreito e alto transfere muito peso pra frente nas frenagens e muito para tras nas reaceleraçoes a traseira e meio rebelde arisca controlavel mas nao e amiga prosseguiu juliano a traseira nervosa nas frenagens e a dianteira escorregadia nas saidas de curva poderiam ser apenas excentricidades divertidas se estivessemos lidando com um bom montante de aderencia lateral mas os sapatos do fiat 500 abarth estao longe de serem adequados a sua proposta ele calça um jogo de pirelli p7 195/45 r16 pneu que serviria bem a um hatch comum mas nao a um esportivo por conta deles a dianteira teimava em nao entrar criticou messeder isso quando a traseira nao estava escorregando o que seria divertido nao houvesse um guard rail velho nos separando de um barranco de uns 80 metros de altura embora seus numeros de teste tivessem sido razoavelmente bons e sua retomada tenha dado trabalho ate para o citroen ds3 e civic si a verdade e que ficamos com a sensaçao de que o cult 500 nao estava tao a vontade em ser o esportivo abarth o punto t jet e mais barato e talvez seja mais divertido de ser tocado no limite questionou daniel messeder fora essas questoes dinamicas a direçao tinha peso artificial e outro detalhe se mostrou ser quase irritante em qualquer freada mais forte ele liga o pisca alerta de situaçao de emergencia nao so tira a concentraçao como da a sensaçao de que ele esta reclamando de que estamos judiando dele e nao da pra desligar completou algo posteriormente criticado por todos os participantes a ergonomia de pilotagem tambem nao foi elogiada embora os bancos fossem bonitos lembrando peças de carro de corrida de acordo com julio cesar todos sentiram que o volante de aro grosso ficava muito afastado e quando ficava bom para os braços as pernas ficavam esmagando o painel no fim o 500 abarth acabou deixando um gosto levemente amargo na boca dos motoristas pois criou uma expectativa enorme que acabou sendo correspondida apenas em parte exatemente o contrario do suzuki swift sport que nao prometia nada e acabou surpreendendo na tocada o abarth e bem legal sem duvida mas no meio dos outros carros acaba perdendo o brilho cravou fabio trindade contudo nao se engane embora seja muito mais trabalhoso de ser pilotado que os demais exigindo suavidade autoconfiança e experiencia o 500 abarth mostrou ter fibra para acompanhar boa parte do grupo os 23 mkgf de torque do 1 4 turbo com sistema multiair varia o levante e a duraçao das valvulas de admissao via atuadores eletroidraulicos e ate 1 24 bar de pressao maxima lançavam o pequenino com vontade nas saidas de curva olha ele nao nasceu para aquilo mas os caras deram um jeito do 500 ficar bem rapido cravou juliano so que para deixar pra tras boa parte desses carros aqui precisaria mexer pneus melhores com urgencia um remapeamento na ecu quem sabe completou e claro seu visual invocado combinado ao estilo vintage italiano e sucesso certo se voce sente simpatia pela vespinha apimentada sobre quatro rodas nao deixe de experimenta lo emoçao nao ira faltar apenas nao tenha a expectativa de ser o rei da montanha clique aqui para acessar a avaliaçao completa do flatout do fiat 500 abarth bonus video onboard no autodromo de goiania [gallery columns= 4 link= file ids= 44769 44770 44771 44772 44774 44775 44773 44776 ] honda civic si coupe a disputada katana r$ 119 900 se voce ao trancar o seu automovel virar o pescoço para tras para dar aquela ultima namoradinha com os olhos antes de ir embora voce escolheu o carro certo diz um ditado popular entre os entusiastas bem o problema com o civic si e que ninguem ia embora as pessoas o que nos inclui se aglomeravam em volta dele maos no queixo acenos de aprovaçao com a cabeça a silhueta o fluxo da linha de teto os vincos a asa traseira a agressividade da dianteira em termos de design externo uma unanimidade a honda matou a pau mas nao era no estacionamento que ele teria de nos convencer a estrada dos romeiros e jogo duro e escancara quase todo vicio e desequilibrio dinamico que um carro possa apresentar se e verdade que o civic si carrega consigo a tradiçao de excelencia dinamica tambem sabemos que esta nova geraçao ficou um pouco mais madura ou em outras palavras com personalidade mais amena o motor 2 4 k24 ficou com curva de torque menos dramatica e mais plana e generosa ajudando nas saidas de curva agora ele gera 23 9 mkgf a 4 440 rpm em vez dos 18 9 mkgf a 6 100 rpm do antigo 2 0 alem de gerar 14 cv extras 206 cv a 7 000 rpm com corte de giro a musicais 7 500 rpm alem disso o ajuste de suspensao ficou mais macio a honda elevou o conjunto em 15 mm para o brasil e o veiculo e 32 kg mais pesado que o de geraçao anterior para a serpente de asfalto dos romeiros confessamos seus 4 55 m de comprimento e 2 62 m de entre eixos pareciam severamente desvantajosos em relaçao aos rivais que trouxemos parecia um jogador de basquete no meio de joqueis sera que o japa daria conta a desconfiança foi estraçalhada logo ao atacarmos a primeira curva apesar de ser o maior ele entra nas curvas com a facilidade dos hatches elogiou daniel messeder voce so precisa de dez segundos para gostar dele cravou julio e o carro mais facil de ser guiado rapido o mais recompensador senta a bunda e acelera ao contrario do abarth por exemplo voce nao precisa se adequar aos mas do carro tudo nele parece estar a serviço do piloto afirmou juliano barata e tem a melhor direçao rapida comunicativa volantinho pequeno completou messeder basta parar para pensar a estrada dos romeiros tem muito em comum com as estradas sinuosas do japao a falta de espaço e a necessidade de contornar a geografia montanhosa e cheia de rios da ilha estimularam disputas ilegais de touge e de drift e foram os grandes campos de prova de desenvolvimento dos esportivos japoneses o que tambem explica a obsessao deles por nurburgring nordschleife sim este civic si e feito no canada mas o seu sangue sempre sera japones ele deu um baile dinamico oferecendo a experiencia mais intensa e ao mesmo tempo a mais controlavel os pneus continental contisportcontact5 225/40 r18 cairam como uma luva ao ajuste de suspensao do nipo canadense oferecendo muita aderencia e ampla margem de aviso outra tradiçao oriental e que ficou escancarada neste comparativo e a paixao por motores aspirados giradores a experiencia do berro musical a mais de 7 000 rpm seja do swift sport ou do civic si e algo que a frieza das fichas tecnicas nao conseguem explicar o ronco eletrizante joga a experiencia para outro nivel e o shift light em seis estagios fica na visao periferica ajuda bastante na pilotagem elogiou barata outra vantagem dinamica dificil de ser quantificada podendo trabalhar de giro cheio a todo instante o freio motor e a resistencia do conjunto de transmissao deixam a dianteira muito mais obediente e facil de apontar nas curvas que nos turbinados alem e claro de voce realizar menos trocas de marcha especialmente nas curtas retas que separam as curvas do nosso touge falando nisso nao existe conjunto melhor ajustado neste comparativo o cambio dele e maravilhoso rapido e certeiro justinho afirmou messeder completado na sequencia por juliano e a embreagem tem peso otimo fora que a posiçao dos pedais esta 100% perfeita para o punta tacco tudo sai natural rapido e facil no fim das contas o civic si escancarou algo que as fichas tecnicas e aferiçoes em pista de teste acabam esfumaçando se a performance e uma exigencia que precisa ser cumprida a experiencia ao volante por outro lado e a razao de ser de um esportivo os numeros permitem a conclusao obvia de que ele nao e a melhor carta de super trunfo do baralho mas o mundo real se mostrou bem diferente em poucas horas o si se tornou o objeto mais disputado do comparativo todos queriam estar ao volante do coupe ainda que seus numeros de teste estivessem mais para o citroen ds3 do que para o imbativel mini cooper s e em relaçao ao antecessor civic si seda ha muita discussao se ele e melhor ou nao que o antigo mas na pratica o cupe se mostrou um carro de experiencia quase perfeita cravou messeder ele e firme sem ser duro sem as batidas secas do si anterior mas a suspensao elevada em 15 mm foi desnecessaria considerando ser um carro tao de nicho contrabalanceou juliano barata de fato todos estranharam a altura do honda nao precisava passando disso para as coisas que ele precisava o civic si embora seja um projeto apaixonante expoe as limitaçoes dos motores aspirados em relaçao aos downsizeds turbinados torque em baixa graças a isso a cada saida de curva o mini cooper s se afastava um pouco mais e o bolso nao parece valer 120 mil reais o interior tem algumas simplicidades e a lista de equipamentos e fraca criticou alexandre ciszewski de fato nao haver gps sensores de estacionamento ou ar condicionado dual zone embora seja digital sao pecados meio pesados e embora o painel tenha uma arquitetura bacana os plasticos ainda sao um pouco duros com tudo isso o civic si mistura muitos sentimentos se todos brigavam para assumir o seu volante no momento em que a conversa migrava para o bolso todos foram unanimes caro demais especialmente quando confrontado com a melhor relaçao custo beneficio da reportagem o citroen ds3 mas para deixar a coisa mais confusa outra unanimidade com dinheiro sobrando ninguem abriria mao do honda e um pessimo negocio mas que belo pessimo negocio cravou barata entre risos de todos clique aqui para acessar a avaliaçao completa do flatout do civic si bonus video on board no autodromo da capuava [gallery columns= 4 link= file ids= 44755 44756 44757 44758 44759 44760 44761 44762 ] [ fotografia rafael munhoz ] tabelas de testes e fichas tecnicas * nas retomadas o cambio automatico do mini cooper s faz reduçoes por isso a diferença de tempo serviço suzuki swift sport r$ 74 990 agende test drive lista de concessionarias home do produto citroen ds3 r$ 82 490 agende test drive monte o seu carro receba propostas lista de concessionarias catalogo home do produto mini cooper s r$ 116 500 agende test drive lista de concessionarias home do produto fiat 500 abarth r$ 81 710 monte o seu carro lista de concessionarias home do produto honda civic si r$ 119 900 lista de concessionarias home do produto
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