fala galera do flatout sou augusto zuqui 30 anos atualmente cursando engenharia mecanica e um apaixonado por carros como todos aqui desde a epoca de escola eu era apaixonado por carros japoneses em geral na epoca o tuning estava começando a aparecer no cenario com o lançamento do filme velozes e furiosos e claro isso ajudou a incentivar o gosto pelos carros japoneses quando estava no final do ensino medio comecei a olhar muito o honda civic vti e desde entao sempre tive vontade de comprar um o conhecido motor 1 6 de 160 cv girando alto chama atençao e se tornou um sonho ter um o tempo foi passando e na epoca que ia ganhar meu primeiro carro meu pai iria parar de dirigir e iriamos trocar o carro dele por um para mim comecei a pensar nas opçoes e cheguei a fazer um test drive em um vti apaixonei no carro mas no final a parte racional sobressaiu acabei pegando um ford ka novo 2008 ja que na epoca nao trabalhava ainda apesar de ser o ka basico gostei muito do carro boa estabilidade bom desempenho se tratando de 1 0 unico ponto ruim era a falta do ar condicionado que faz muita falta em vitoria/es uns seis meses depois da compra eu comecei a trabalhar com isso veio a vontade de subir de carro depois de um ano e meio e quase 30 000 km acompanhado pelo ka decidi troca lo por um carro com ar condicionado depois de alguma procura peguei um vw polo 2007 carro todo completo muito bem acabado confortavel de dirigir suspensao achei meio mole poderia ser os amortecedores cansados pois se tratava de um carro usado e esperava um pouco mais de desempenho por ser um carro 1 6 mas o peso do carro nao ajudou a compra desse carro foi mais pela falta que o ar condicionado fazia no meu antigo ka com isso acabei nao ficando muito tempo com ele cerca de seis meses um dia vi a promoçao que a hyundai estava fazendo para o modelo de entrada do i30 apesar de ser um carro de entrada ele tinha bastante itens de serie fui na concessionaria olhar o carro fiz o teste drive e gostei muito se tratava do i30 2 0 unico motor disponivel na epoca manual motor com torque que casou muito bem com o cambio manual de cinco marchas cheguei a dirigir o automatico tambem mas o cambio de quatro marchas deixava o desempenho muito ruim alem do motor e suspensao suspensao mais firme aliada as rodas 17 deixavam o carro bem estavel o que me agradou muito no carro foi o sistema de som melhor que do honda civic si e o sistema do limpador do para brisas que o modo intermitente e o automatico onde voce seleciona a sensibilidade que o limpador vai ter as gotas de chuva que caem — e o melhor sistema que ja utilizei ate hoje as vezes no intermitente do honda voce nao acha o ponto ideal e o automatico do 308 que dirigi era muito sensivel a chuva e qualquer pingo ele ja acionava o limpador quando estava com o i30 resolvi olhar os classificados de carros no jornal do estado apenas por curiosidade e vi um honda civic si a venda dizia apenas que era um 09/10 liguei para conversar com a pessoa que estava vendendo e peguei mais informaçoes do carro se tratava de um exemplar vermelho com 30 000 km hoje com 110 000 km e com um preço atrativo o carro estava em pinheiros uma cidade do norte do estado entao chamei um amigo bruno cesar e fomos ate la uma pequena viagem de 300 km ate chegar ao destino depois de dirigir o carro tive a certeza de que queria ele fiz as contas para ver se tinha condiçoes de abraçar esse carro e entao decidi comprar nao foi o vti que tanto sonhei mas era um honda que tambem girava alto e um projeto mais novo portanto mais confiavel como perdi um celular acabou que perdi muitas fotos do carro nesse primeiro post vou ficar devendo fotos do polo do i30 e fotos do si logo que peguei ele no proximo post vou começar a ter mais fotos primeiras impressoes com o carro que se tornou meu pc logo que peguei o carro o sorriso nao saia do rosto a cada abertura do vtec eu ria sozinho dentro do carro afinal tinha realizado o sonho de ter um honda com vtec suspensao bem firme um carro muito bom para se guiar vou ficar devendo fotos do carro logo que peguei pois nao achei nos meus backups acho que acabei perdendo elas decidi entao entra para o forum siclub e comecei a buscar mais informaçoes sobre o carro fui descobrindo os problemas mais comuns vendo alguns upgrades de baixo custo que deixavam o carro mais divertido de ser guiado comprei o short shifter da skunk2 para deixar as trocas de marcha mais curtas mas depois de um tempo de uso acabei retirando e vendendo pois o engate das marchas do si 09 11 ja e mais curto que os 07 08 pesquisando em forums descobri um amortecedor de capo que nao atrapalhava a mexer no cofre tirando a haste que segura o capo do meio do caminho apesar dos amortecedores terem uma carga um pouco elevada gostei do resultado a instalaçao deu algum trabalho mas no final o resultado valeu a pena a primeira coisa de performance que comprei foi o sri da k&n o barulho que vinha do filtro so aumentava a vontade de acelerar na pratica nao consegui dizer se houve algum ganho com ele quando o carro atingiu 40 mil km foi a hora de levar para revisao deixando la pedi para verificarem um barulho que parecia vir da suspensao dianteira quando fui buscar o carro tive uma noticia ruim os 2 amortecedores dianteiros estavam empenados e necessitavam ser trocados a concessionaria me passou o orçamento e achei o preço final um pouco alto cerca de 1500 reais a troca dos amortecedores coxins e mao de obra entao resolvi procurar que outras opçoes eu tinha vi que la fora existia a opçao da suspensao hfp honda factory performance que era um kit de suspensao original da honda que deixava o carro um pouco mais baixo e firme como existia algumas lojas com esses kits parados nos eua consegui achar um kit com preço bom e realizei a compra o kit consistia nas torres dianteiras completas amortecedores molas e coxins amortecedores traseiros molas traseiras e todos os parafusos novos mesmo sendo importado o kit saiu a 2000 reais graças ao dolar baixo eu mesmo fiz a troca da suspensao na garagem de casa tive problemas na retirada de um parafuso que fixava a torre no cubo dianteiro liguei para um amigo meu do trabalho vitor hugo que tambem gosta de mexer em carros e pedi ajuda dele com a ajuda de uma dremel unica ferramenta que nos tinhamos disponivel realizamos o corte da porca do parafuso e com isso conseguimos retirar ele do lugar depois de tudo instalado o visual do carro mudou totalmente deixou de ser aquele jipe que a honda resolveu vender aqui no brasil e ficou na altura ideal para o carro lendo no forum vi muita gente reclamando da dificuldade em passar a marcha de primeira para segunda em altas rotaçoes depois de um pouco de leitura e pesquisa em foruns siclub com br e 8thcivic com vi que a soluçao para o problema era a substituiçao do cilindro mestre de embreagem pelo cilindro do civic 92 00 decidi pela opçao da hybrid racing que vendia um kit com o cilindro de embreagem e uma linha flexivel para nao precisar amassar a linha original cilindro novo instalado hora do teste sair para dar uma volta com o carro e realmente a segunda marcha entrava com facilidade fui pensando na possibilidade de montar o carro aspirado com receita basica coletor escape intake e hondata ferramenta utilizada para realizar o reflash da ecu vendo videos na internet de civic’s la nos eua fui pensando se nao seria interessante montar um turbo isso me fez tomar a decisao de comprar um escape de tres polegadas poderia ser ate grande para a ideia inicial que seria aspro mas seria ideal para caso eu mudasse para turbo [gallery columns= 4 link= file ids= 103177 103176 103175 103174 ] com isso em mente comprei meus proximos upgrades escape de 3 full race um cat delete e a hondata o primeiro a chegar foi o escape nao aguentei esperar o resto e ja instalei em um dia que fui em um encontro no posto que fica na orla de camburi pedi permissao para usar o elevador deles e ali mesmo instalei com ajuda do meu amigo joelson tambem gosta dos hondas possui um prelude vtec 93 muito conservado o escape vinha com um adaptador para poder encaixar no escape original saida do catalisador em 2 5 e apos algum tempo de serviço o escape estava instalado escape muito bonito e com um desenho que lembrava o original apos o restante das peças chegarem terminei a montagem e acerto carro ficou muito bom de dirigir mas ja comecei a pensar se era mesmo a preparaçao aspirada que eu queria acabei conhecendo um mecanico adriano pratissoli conhecido pelo apelido gringo que fazia a montagem do kit turbo aqui no es a rev it up estava bem fora do meu orçamento e conversando com ele decidi pela mudança de projeto a decisao das peças a serem compradas para montagem do kit turbo e todos os passos dessa etapa do projeto ficam para o proximo post abraços por augusto zuqui project cars #358
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