enquanto o honda civic type r da geraçao passada lançado em 2015 ainda estava fresco em nossa memoria a honda mostrava como seria a nova geraçao de seu modelo mais vendido no mundo a decima na historia do civic e um novo type r nao demorou a aparecer em ja em outubro do ano passado um prototipo do novo type r foi exibido no sema show em las vegas o lançamento aconteceu cinco meses depois no inicio de março agora começam a surgir as avaliaçoes na imprensa internacional afinal se nem mesmo o civic si e esperado no brasil o type r muito menos so que e o tipo de carro que nos interessa e e claro que a gente quer saber como ele anda [youtube id= 6lab4cz2v3y width= 620 height= 350 ] fora o visual nao ha muita novidade com exceçao do fato de que este e o primeiro civic type r em toda a historia da versao a ser vendido nos eua europeus e japoneses ja estao acostumados com um type r nada discreto com um motor 2 0 turbo de mais de 300 cv e torque de sobra em baixa algo bem diferente dos primeiros civic a carregar a nomenclatura que tinham motores naturalmente aspirados giradores e com mais de 100 cv/l envoltos em um pacote muito mais simples e minimalista a geraçao de 2015 primeira depois de um hiato de quatro anos era um carro bem mais agressivo visualmente que os anteriores com cara de mau recortes e vincos pronunciados e aparatos aerodinamicos grandes e de visual complexo o novo segue a mesma linha mas sua silhueta e mais baixa e larga quase a de um fastback com capo mais longo e pronunciado bem diferente das proporçoes verticalizadas de seu antecessor que trazia um para brisa mais inclinado em continuidade com o perfil do capo que era mais curto no geral parece um carro mais maduro apesar de toda a decoraçao e alem disso tem entre eixos mais longo 2 700 mm contra 2 594 mm e centro de gravidade mais baixo assim como a posiçao de dirigir mais importante do que isto porem foi a mudança na suspensao o type r anterior tinha um eixo de torçao na traseira fruto de seu projeto independente do seda o novo usa um sistema multilink como nos demais civic pois desta vez o projeto ja previa a derivaçao do hatch sobre a mesma plataforma ja na dianteira o sistema mcpherson passou a contar com amortecedores semelhantes aos do focus rs que a ford chama de revoknuckle o que eles tem de especial a reduçao do esterçamento por torque a autocar explica em um amortecedor convencional todo a peça gira quando o carro esterça o que quer dizer que ha uma distancia maior entre o centro da roda e o eixo de viragem ao longo da qual o torque atua e pode corromper o movimento da direçao os amortecedores do tipo dual axis colocam o cubo da roda em uma ponta de eixo separada e so esta parte se move deixando o eixo de viragem bem mais proximo do centro da roda e mais ou menos a diferença entre empurrar uma porta perto da dobradiça em vez de usar a maçaneta a força atua em uma distancia menor e por isso o mesmo esforço move menos a porta a publicaçao diz que a direçao do civic type r e precisa responsiva em bem calibrada e faz dele um carro estavel mesmo acima de 240 km/h para isto tambem contribui a aerodinamica que em todo seu exagero tambem e funcional o scoop no capo ajuda a arrefecer o motor e canaliza o ar para os freios tambem a enorme entrada de ar na parte inferior central do para choque abriga um intercooler e as aletas em suas extremidades ajudam a gerar downforce na dianteira atras esta funçao e dividida entre os geradores de vortice no teto e a gigantesca asa traseira que como comenta o autoblog e tao alta que sequer chega a atrapalhar a visibilidade traseira outro elemento marcante da traseira do type e a saida de escape tripla que tambem tem uma funçao diz a car and driver americana as duas saidas maiores sao a rota principal do sistema de escape a saida menor no meio se conecta a um ressonador escondido logo atras do para choque este ressonador tambem e ligado as saidas maiores com o motor girando relativamente baixo o ar percorre as saidas maiores o ressonador e a saida central o que deixa mais rouco o ronco do motor em rotaçoes mais altas o ar sai quase totalmente pelas saidas principais passando dirto pelo ressonador e reduzindo de acordo com a honda quaisquer estalos isto e feito apenas trabalhando a pressao no sistema de escape sem valvulas do tipo borboleta o resultado porem e menos interessante que os meios em baixa rpm ha uma pequena e agradavel rouquidao mas quando o motor gira mais alto tudo fica silencioso isto e otimo para longas viagens mas a gente esperava algo um pouco mais empolgante no mais nervoso dos civic acreditamos que isto seja um reflexo do novo apelo do honda civic que parece atuar no meio termo entre os hot hatches mais mundanos como o ford focus st e o golf gti e os verdadeiros foguetes como o focus rs e o golf r estes nao sao mais carros compactos leves e ageis caracteristicas que os type r dos primordios tinham eles tem tecnologia potencia e agressividade todas as publicaçoes que andaram no civic type r frisaram que ele usa como base o pacote touring e por isto debaixo de todo aquele tecido vermelho que reveste os bancos do tipo concha de excelente apoio e mais confortaveis que o dos rivais dos detalhes em vermelho no painel e do cluster digital com data logger ha ar condicionado um bom sistema de som e um carro que mesmo no modo sport nao e tao duro e desconfortavel quanto parece e no modo +r mostra que a honda continua sabendo como acertar um carro esportivo de traçao dianteira mesmo que ele tenha 316 cv a 6 500 rpm e 40 8 mkgf ja a partir das 2 500 rpm e um cambio manual de seis marchas de excelente acionamento e muito bem escalonado ao mesmo tempo o type r tem bancos rebativeis em 60/40 um porta malas aceitavel e e confortavel o bastante ate no modo +r ele pode nao ser mais o hatch naturalmente aspirado e aliviado de duas decadas atras mas da para perdoar
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