um dos maiores prazeres de todo entusiasta e viajar de carro nada se compara a liberdade de poder conduzir a si mesmo ate qualquer lugar onde haja estrada sem depender de mais ninguem por mais que no mundo moderno o carro seja cada vez mais e nao ha palavra mais apropriada demonizado ha contudo quem prefira as duas rodas os adeptos das motos dizem que elas te dao mais liberdade e emoçao do que qualquer automovel e alguns chegam a afirmar que jamais as trocariam por carro algum ate porque existem motos que sao quase tao equipadas para viajar quanto os carros e so ficam devendo mesmo a proteçao contra os elementos e o caso da honda gl gold wing uma das mais antigas motos estradeiras do mundo e certamente uma das mais adoradas a honda gold wing foi lançada em 1974 e nestes ultimos 45 anos tornou se referencia entre as motos de viagem mas ha muito mais coisas interessantes para saber a seu respeito alem do obvio empenho da honda em transforma la em um veiculo confortavel confiavel e ate pratico para explorar o asfalto começando por sua historia a genese a honda gold wing foi concebida em 1972 apos o tremendo sucesso da cb 750 four a famosa sete galo a cb750 havia sido lançada em 1969 e com seu motor quatro cilindros sohc capaz de girar a mais de 8 000 rpm ja nasceu iconica o bom desempenho da cb750 nas vendas inspirou os engenheiros da honda a criar uma moto topo de linha ainda mais requintada projetada especialmente para os que queriam viajar rapido e com conforto a premissa era simples se a cb 750 four ficou conhecida como rainha das motos a gold wing deveria ser a rainha das rainhas havia tambem outra questao a honda naquela epoca estava investindo fortemente no mercado norte americano liderando a invasao das universal japanese motorcycles ujm motos confiaveis bem equipadas bonitas e acessiveis vindas do japao no entanto os motociclistas que viajavam o tempo todo ainda preferiam as harley davidson com seus motores v twin torcudos e barulhentos ou as bmw movidas por motores boxer que ja eram quase tao tradicionais nos eua quanto as proprias h d com elas a cb 750 nao podia competir embora fosse mais acessivel e tivesse excelente ciclistica sua cilindrada era muito baixa e o tanque de combustivel pequeno demais para uma longa road trip a soluçao desenvolver uma moto que pudesse competir em porte potencia e conforto com as harley e bmw e que tambem fosse mais confiavel e ao menos no inicio mais acessivel para isto a fabricante convocou um de seus melhores engenheiros shoichiro irimajiri que na decada de 1960 havia projetado os motores das motocicletas que competiram pela honda no motogp irimajiri tambem foi o responsavel pelo motor v12 de 1 5 usado pelos japoneses na formula 1 em 1965 no papel de lider da equipe irimajiri supervisionou a construçao do primeiro prototipo em 1972 denominado honda m1 que pode ser considerado o embriao da gl gold wing pois introduziu diversos elementos usados na versao de produçao em vez de usar um motor em linha montado na transversal a honda m1 usava um flat six longitudinal de 1 470 cm³ quase 1 5 litro arrefecido a liquido e trocava a transmissao por corrente por um carda mais robusto e estavel a configuraçao do motor ajudava a baixar o centro de gravidade da moto melhorando a estabilidade nas curvas e seu acerto priorizava a entrega linear de torque sobre a potencia algo que desagradou alguns dos envolvidos no projeto para garantir um rodar suave e boas retomadas na estrada a velocidade maxima de 220 km/h era quase um efeito colateral quase o problema e que por conta do motor excepcionalmente longo a honda m1 tinha uma posiçao de pilotagem esquisita forçando o condutor a ficar com as pernas muito recuadas alem disso o peso do conjunto comprometia sua agilidade e aumentava demais o consumo de combustivel entao foi construido um novo prototipo desta vez sob o comando de outro engenheiro tashio nozue que ja havia trabalhado na criaçao da cb 750 four batizada project 371 a segunda moto trocava o flat six por um flat four mais curto e leve com 999 cm³ o bloco do motor era integrado ao carter assim como a carcaça da transmissao logo abaixo dele tudo para manter o conjunto o mais compacto possivel o motor tambem trazia um alternador atuado por engrenagem que girava no sentido oposto ao virabrequim tornando o funcionamento do propulsor mais suave e equilibrado a primeira gold wing a gl1000 era construida sobre um quadro do tipo berço duplo feito de aço o tanque de combustivel ficava sob o banco oculto sob uma carenagem plastica o tanque externo era na verdade o lugar onde ficavam os componentes eletricos da moto o reservatorio de expansao do radiador e um pequeno compartimento de carga alem do filtro de ar para os quatro carburadores keihin de 32 mm a suspensao usava garfos telescopicos na dianteira e braço oscilante na traseira a gold wing era uma moto pesada com 265 kg sem fluidos mas o motor de 80 cv e 8 7 kgfm de torque acoplado a uma caixa manual de cinco marchas dava conta de leva la tranquilamente aos 220 km/h a honda realizou pouquissimas modificaçoes na primeira geraçao da gold wing que foi fabricada entre 1974 e 1979 foi na geraçao seguinte que a moto começou a tomar a forma que tem hoje full dress era uma questao de necessidade com a boa recepçao a gold wing nao demorou para que as rivais lançassem suas proprias estradeiras a suzuki com a gs1000 equipada com um quatro cilindros e a kawasaki com a descomunal z1300 e seu seis em linha com radiador depois de inaugurar uma nova fabrica em ohio nos eua transferindo a fabricaçao da gold wing para la a honda apresentou uma nova versao a gold wing interstate ou gold wing de luxe em alguns mercados primeira cruiser japonesa do tipo full dress ou seja com carenagem completa alem de bagageiros laterais e traseiro removiveis as carenagens eram projetadas para proteger tanto o condutor quanto o passageiro do vento e os bagageiros acomodavam a bagagem de duas pessoas tambem foi incluso como opcional pela primeira vez um sistema de som https //www youtube com/watch v=mtl0sds3fvy o motor ganhou um ligeiro aumento de deslocamento passando a 1 085 cm³ 1100cc pela nomenclatura motociclistica a potencia foi de 80 para 81 cv mas o ganho de torque foi mais significativo de 8 7 para 9 kgfm alem disso o entre eixos foi aumentado em 65 mm de 1 540 para 1 605 mm e adotou se um sistema de suspensao a ar no ano seguinte foi lançada a versao aspencade que vinha de serie com diversos equipamentos que eram opcionais na interstate incluindo o radio que era acompanhado de uma tela digital e pintura em dois tons evoluçao constante a formula de sucesso da honda gold wing foi estabelecida logo no inicio de sua vida e foi bem sucedida em 1975 foram vendidos 97 000 exemplares so nos estados unidos seu principal mercado um numero excelente para uma moto topo de linha importada o bom desempenho nas vendas foi crucial para que a honda decidisse abrir sua fabrica americana com isto as atualizaçoes da gold wing ao longo das decadas foram incrementais ela nunca deixou de usar um motor boxer e transmissao por carda contudo a honda sempre cuidou para mante la digna da alcunha de rainha das rainhas assim em 1985 ja na terceira geraçao a gold wing passou a ser equipada com um computador de bordo no painel suspensao auto nivelante na traseira e radio panasonic de alta fidelidade com quatro alto falantes e controle de cruzeiro o motor passou a deslocar 1 182 cm³ rendendo a moto o sobrenome 1200 e na versao gl1200 limited ganhou um sistema de injeçao eletronica https //www youtube com/watch v=bub0ypfq8_a em sua quarta geraçao a honda gold wing passou pela mudança mais radical de sua historia a adoçao de um motor flat six de 1 5 litro na epoca a honda disse que foram construidos 15 prototipos diferentes cada um deles com um motor experimental exceto o primeiro ele recebeu o motor do prototipo m1 a fim de possibilitar aos engenheiros a comparaçao imediata entre o comportamento das motos de quatro e seis cilindros deslocando 1 520 cm³ o flat six ainda era carburado o sistema de injeçao eletronica instalado na gl1200l mostrou se problematico e de manutençao dispendiosa entretanto eram dois carburadores keihin para todos os seis cilindros ou seja pela primeira vez em sua historia a gold wing tinha menos de um carburador por cilindro de todo modo a potencia nunca havia sido maior 100 cv a 5 200 rpm e 15 2 kgfm de torque o cambio continuava com cinco marchas mas pela primeira vez havia uma marcha a re eletrica por um bom motivo a gl1500 pesava mais de 360 kg na versao full dress foi tambem na quarta geraçao que a honda incorporou ao design da gold wing uma carenagem plastica integral cobrindo quase todos os componentes mecanicos e garantindo um rodar muito mais silencioso o silencio alias foi uma das tres maiores prioridades no desenvolvimento daquela geraçao ao lado de suavidade e desempenho a honda acertou na gl1500 ela foi a mais duradoura geraçao da gold wing sendo fabricada entre 1987 e 2000 contudo a quinta geraçao trouxe novidades importantes de cara o motor finalmente a injeçao eletronica foi adotada em todas as unidades em 1997 ela começou a ser usada no modelo vendido na europa o boxer agora com 1 8 litro 1 832 cm³ entregava 118 cv e 17 kgfm e a construçao passou a ser de aluminio o que ajudou o peso seco a manter se na casa dos 360 kg https //www youtube com/watch v=upo2yuogjb0 valendo se de decadas de evoluçao a gold wing gl1800 oferecia uma variedade impressionante de equipamentos em uma lista que so foi crescendo freios abs cruise control airbag frontal para brisa aquecido com limpador como um carro no modelo japones encostos para os dois ocupantes navegador por gps e sistema de som com seis alto falantes de 80w nas motos mais recentes o sistema de som incluia conexao bluetooth e sincronizaçao com ipod e reprodutores de mp3 a quinta geraçao da gold wing durou ainda mais tempo que a quarta 17 anos entre 2001 e 2018 mas o modelo atual lançado em novembro ultimo compensou a demora 41 kg mais leve que a gold wing anterior a sexta geraçao ganhou um sistema de suspensao dianteira por braços triangulares sobrepostos acelerador eletronico controle eletronico de traçao suspensao ajustavel como opcional ha a transmissao por dupla embreagem e sete marchas que funciona exatamente como em um carro com trocas manuais ou automaticas o motor boxer passou a deslocar 1 833 cm³ para entregar 126 cv e 17 3 kgfm de torque e tambem ficou 6 2 kg mais leve
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