todo entusiasta gosta de um belo ronco de motor e esta e uma das razoes pelas quais os carros eletricos ainda nao sao muito bem aceitos por quem realmente curte carros o ronco de um e parte essencial da experiencia de dirigir e em alguns casos tambem da identidade de um automovel normalmente quando se trata do som de um motor o consenso geral e que motores com mais cilindros tem roncos mais legais — um v6 nao soa tao bem quanto um v8 por exemplo e ha varios exemplos de motores v10 ou v12 com roncos matadores ate mesmo os seis em linha como os bmw tem seus roncos adorados por milhares e milhares de entusiastas mas e os quatro cilindros a verdade e que motores de quatro cilindros com roncos memoraveis sao mais raros m as eles existem e o caso dos quatro cilindros da honda especialmente aqueles que sao usados em seus modelos esportivos hoje vamos falar de um deles em especial — o b18 de 1 8 litro que equipou o primeiro honda integra type r os fas da honda nutrem um carinho especial pela letra r quando se trata de carros esportivos isto se deve principalmente ao civic type r que existe desde 1997 e ja passou por quatro encarnaçoes diferentes a atual lançada no salao de genebra de 2015 e a mais nervosa de todas — graças a adoçao inedita de um turbocompressor seu motor de dois litros entrega nada menos que 310 cv — que o tornam um dos hot hatches mais velozes da atualidade e o rival a ser batido pelos outros hot hatches agora ainda que o civic seja o type r mais famoso ele nao foi o primeiro este titulo fica com o nsx type r versao com peso aliviado de 1 350 kg para 1 230 kg e suspensao mais rigida do esportivo japones apresentada em 1992 [youtube id= mn_hbmzq_xk width= 620 height= 350 ] depois dele o proximo modelo a receber uma versao type r foi o integra cupe de traçao dianteira que teve quatro geraçoes entre 1985 e 2006 todas elas derivadas do civic o integra type r foi anunciado em 1995 e lançado em 1996 baseado na terceira geraçao — o que o torna tecnicamente o irmao maior do civic type r e honestamente achamos que e uma injustiça o fato de ele nao ser tao conhecido quanto o civic porque o integra type r sempre foi um grande carro quer ver so escuta so este ronco [youtube id= nhg3yiwi5m4 width= 620 height= 350 ] sao quase quatro minutos de puro som de motor muito bem captados pelo videomaker italiano davide cironi que ja apareceu aqui outras vezes — comparando tres lendas do wrc para as ruas e dando uma volta na ferrari 512bbi normalmente seus videos sao gravados em italiano mas neste caso ele nao precisou falar nada deixando apenas que o motor desse seu recado e que belo recado hein uma bela estrada cheia vazia e cheia de curvas e tudo o que o integra type r precisa para mostrar seu carater debaixo do capo esta uma das obras primas da honda o quatro cilindros b18c versao de 1 8 litro do motor b16 de 1 6 litro que equipou o primeiro civic type r de 1997 inclusive apresentada em 1989 a familia b de motores da honda foi a primeira a empregar o comando duplo variavel vtec que melhora o desempenho do motor ao alterar o tempo de levante das valvulas em altas rotaçoes nos modelos mais antigos o perfil do comando era alterado abruptamente as 5 700 rpm mudando tambem o ronco do motor que ficava mais alto e agudo — o famoso kick do vtec no caso do b18c do primeiro integra type r a potencia e de 200 cv a 8 000 rpm com torque de 18 5 mkgf a 7 500 mkgf com curso de 87 2 mm e diametro de 81 mm alem de uma taxa de compressao de 11 1 1 o b18 e capaz de girar a ate 8 700 rpm rotaçao bem alta para um quatro cilindros e entrega uma potencia especifica de 115 cv/l — uma das mais altas do mundo ate hoje o motor era todo construido a mao a unica transmissao disponivel era manual de cinco marchas com relaçoes bastante proximas entre si a força chegava as rodas dianteira atraves de um diferencial de deslizamento limitado o conjunto era capaz de levar o integra type r ate os 100 km/h em 6 2 segundos com maxima de 230 km/h o quarto de milha era cumprido em menos de 15 segundos a 155 km/h mas desempenho em linha reta nao era a prioridade da honda com o integra type r para garantir seu desempenho nas curvas o carro trazia varias medidas de reduçao de peso menos isolamento acustico; vidros 10% mais finos; rodas mais leves e opcionalmente ausencia de airbags ar condicionado limpador traseiro freios abs e console central o resultado era um carro 44 kg mais leve com 1 160 kg no total alem disso a carroceria era reforçada com novos pontos de solda em locais estrategicos torres traseiras feitas com metal mais espesso strug bars e subchassis na dianteira e na traseira assim um carro que ja era naturalmente bom de curva — graças a suspensao com independente por braços sobrepostos do tipo duplo a nos quatro cantos — ficava ainda mais afiado a primeira geraçao do honda integra type r foi a unica a ser vendida nos eua com uma dianteira diferente e motor menos potente de 190 cv e uma pena que o integra type r nao tenha adquirido a mesma fama do civic mas isto provavelmente se deve ao fato de sua vida ter sido mais curta a geraçao seguinte equipada com uma versao de 220 cv do motor k20 aquele mesmo do civic si deixou de ser vendida em 2006 junto com o resto da familia o motivo o proprio civic type r mais barato e de porte e desempenho semelhantes acabou tomando para si toda a atençao
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