Deve ser parte da conspiração dos SUVs para dominar o mundo. Eles chegaram de mansinho, oferecendo aquele visual off-roader pra você expressar seu lifestyle aventureiro no asfalto da cidade sem precisar trincar os ossos com eixos rígidos e feixes de mola. Depois alguém decidiu fazer um SUV menor, mais adequado para as cidades entupidas de carros. Nasciam ali os SUVs médios.
Um dia a Ford percebeu que os SUVs eram bastante desejados pelo público, mas que a conta bancária dessa clientela estava muito distante da etiqueta dos SUVs médios. Assim ela praticamente inventou o SUV compacto urbano com o EcoSport (e sua versão europeia, o Fusion). O segredo estava no visual: o EcoSport não precisava de tração 4×4 etc. Ele só precisava parecer um SUV. Um estepe na traseira e uma suspensão mais alta resolveram a parada. Sucesso estrondoso e um segmento só seu até o surgimento do Renault Duster, há alguns poucos anos. Depois vieram Tracker, Peugeot 2008, Honda HR-V, Jeep Renegade e até quem não tinha um SUV deu um jeito de SUVizar seus carros – vide os modelos Cross/Adventure etc.
Aí a Renault teve uma p*ta sacada: em vez de chamar o novo Kwid de trail, adventure, cross ou qualquer coisa que remetesse uma caminhada lamacenta e desconfortável, eles decidiram tratar o carro como um mini SUV. Percebe onde quero chegar? Hoje, temos mini SUVs, SUVs pequenos, SUVs compactos, SUVs médios, SUVs grandes, SUVs “full size” e até SUVs quase-limousines, como o Bentley Bentayga.
Contei toda essa história porque agora a Honda anunciou que irá apresentar no Salão do Automóvel um SUV baseado no Fit, que será posicionado abaixo do HR-V, seu SUV compacto. Não será uma versão enfeitada como o Fit Twist, mas um modelo com carroceria própria, porte “altinho” e visual mais agressivo que o hatchback favorito das mamães cosmopolitas.
Seu nome será WR-V e ele já está sendo testado pela fabricante no Brasil há alguns meses. Desenvolvido pelo centro de pesquisa da Honda no Brasil, ele usará a plataforma e o motor 1.5 16v do Fit, e substituirá a esquisita versão Twist.
Para ser chamado de SUV (ou crossover) ele usará suspensão elevada e uma carroceria inspirada no hatchback, porém mais robusta e agressiva e com uma traseira totalmente redesenhada e molduras plásticas nos para-lamas. A intenção da Honda, segundo a própria fabricante, é aliar versatilidade e aproveitamento de espaço. Na prática, ele será um carro para competir com as versões mais básicas do Duster e EcoSport, e talvez até fisgar um público que não pensava em ter um SUV. Com o HR-V partindo da faixa dos R$ 80.000, o WR-V poderá ser posicionado entre R$ 65.000 e R$ 75.000.
Considerando que ele já circula em testes com pouca camuflagem, ele deve chegar ao mercado já no próximo ano, depois de ser apresentado no Salão do Automóvel em novembro.