Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Aston-Martin apresenta seu novo V6 biturbo projetado in-house
Em meio aos adiamentos e cancelamentos que a indústria automobilística vem trazendo nos últimos dias, é bom ver uma novidade. Ainda mais se for uma novidade importante como o V6 biturbo recém-apresentado pela Aston Martin – primeiro motor totalmente projetado in-house pela fabricante em mais de cinco décadas. O último foi um V8 de 5,3 litros litros projetado pelo engenheiro polonês Tadek Marek.
O novo motor, aliás, é chamado TM01 em homenagem a Marek. Entretanto, trata-se de um V6 biturbo de três litros que será utilizado no futuro Aston Martin Valhalla. Assim como V8 4.0 de origem Mercedes-AMG usado no Aston Martin Vantage, o V6 TM01 é do tipo “hot-V” – ou seja, traz os turbocompressores posicionados entre as duas bancadas de cilindros – e pesa 199 kg. A Aston Martin não dá outros dados técnicos, como números de potência, torque ou rotações, mas já adianta que o V6 terá tecnologia híbrida. Estranho seria se não tivesse.
Os motores V6 são uma escolha frequente das fabricantes pelo tamanho mais compacto e pelo alto rendimento quando sobrealimentados, mas em compensação não roncam tão bonito quanto um V8 ou um seis-em-linha. A Aston Martin, porém, garante que fazer do TM01 um motor sonoro é uma das maiores prioridades – e eles soltaram um vídeo para provar que o V6 terá o ronco digno de um Aston Martin.
Só é uma pena que quase não se possa ouvir o motor por causa da trilha sonora… (Dalmo Hernandes)
Postos de combustíveis poderão operar em horário reduzido
Diante da situação de quarentena, que visa minimizar um pico de transmissão do novo coronavírus, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou nesta segunda-feira (23) uma resolução para flexibilizar o horário de funcionamento dos postos de combustíveis no país, permitindo um expediente mínimo de 12 horas, das 7h às 19h, em vez das 14 horas compreendidas entre as 6h e as 20h, conforme a norma regular.
Embora o horário reduzido possa acabar concentrando mais pessoas em um menor período de tempo, um expediente mais curto tem um menor custo operacional, o que acaba minimizando o prejuízo com a redução da demanda devido à quarentena. Trata-se de uma medida de ação dupla, visando proteção da saúde e também uma proteção econômica.
A resolução ainda permite que postos em situação de falta de pessoal reduzam ainda mais este horário de funcionamento, desde que autorizado pela ANP.
Segundo a ANP, o novo horário irá vigorar enquanto durarem as medidas temporárias da emergência de saúde pública, contudo, o horário não será obrigatório, apenas flexibilizado para os postos que assim desejarem operar. (Leo Contesini)
O primeiro de todos os McLaren F1 GTR Long Tail está à venda
Se este carro estivesse anunciado no GT40, seria um Achado meio Perdido com toda certeza. E que achado! Trata-se do primeiro McLaren F1 GTR a ser convertido para a configuração Long Tail. Basicamente, trata-se da última evolução do F1, com carroceria alongada para produzir mais downforce e gerar menos arrasto aerodinâmico e, assim, massacrar todos os outros adversários na pista.
O este exemplar era, originalmente, o McLaren F1 de chassi 19R – o segundo protótipo usado pela fabricante para acertar o chassi do supercarro. Foi a primeira das dez unidades que a McLaren transformou em Long Tail em 1996. Sua primeira corrida foram os 1.000 Km de Suzuka em 1997, quando a carroceria usava o esquema de cores vermelho e preto da Lark. Depois disto o F1 passou por alguns donos diferentes e participou de vários eventos de pista, incluindo o Goodwood Festival of Speed e o Spa-Classic.
O F1 Long Tail 19R também foi o primeiro McLaren F1 GTR a ser legalizado para as ruas pela Lanzante, em um processo que contou com o envolvimento do próprio Gordon Murray, o criador do F1, para garantir que tudo ficasse perfeito.
Agora, o carro está anunciado no Reino Unido em uma loja chamada Tom Hartley Jnr – sem preço divulgado, claro. Entretanto, considerando o mercado, é improvável que ele custe menos de US$ 15 milhões (pouco mais de R$ 76 milhões em conversão direta). Alguém se habilita? (Dalmo Hernandes)
Contran suspende prazos da CNH e de outros serviços
Outra medida emergencial tomada diante da pandemia e da quarentena foi a suspensão de prazos de processos e procedimentos internos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (Detrans e afins). A medida visa evitar as aglomerações públicas nos órgãos de trânsito e nas entidades prestadoras de serviços relacionados ao trânsito.
Com a suspensão, os condutores com a CNH vencida desde 19 de fevereiro poderão dirigir sem o risco de serem multados, assim como os condutores com a Permissão de Dirigir (PPD) vencida desde a mesma data.
Os proprietários que ainda não receberam o Certificado de Registro de Veículo também não serão multados por terem excedido o prazo para a emissão do documento — novamente, desde que o veículo tenha sido adquirido a partir de 19 de fevereiro. Por último, o prazo para a conclusão do processo de habilitação foi aumentado de 12 para 18 meses.
Além destes, estão interrompidos por tempo indeterminado os prazos para defesa de autuação, recurso de multa, defesa processual e recursos de suspensão de direito de dirigir, cassação do documento de habilitação, e identificação do condutor infrator. (Leo Contesini)
Porsche confirma Cross Turismo para o fim deste ano
Em sua conferência anual para acionistas, a Porsche confirmou que irá lançar o Taycan Cross Turismo ainda neste ano. O modelo é a versão de série do Mission E Cross Turismo, a versão “cross” da perua do Taycan, a Sport Turismo. O modelo é uma forma de oferecer mais um produto com o apelo dos crossovers sem necessariamente desenvolver um crossover. Em relação ao Taycan convencional ele terá apenas suspensão mais elevada e pneus de uso misto, além de elementos estéticos para reforçar o apelo fora-de-estrada.
Esta abordagem não é exatamente nova: a AMC já fez isso nos anos 1980 com o Eagle, a Volvo criou a linha XC com uma versão da perua V70 e, mais tarde, a Audi fez a sua perua Allroad — isso, claro, sem contar os modelos fantasiados como o Palio Weekend Adventure e o Cross Polo.
Esta, aliás, é nossa aposta para o crossover da Ferrari. Considerando que eles já pensaram em fazer algo do tipo com a FF e depois optaram por lancá-la como uma shooting brake, eu não ficaria surpreso ao ver uma Ferrari Purosangue mais como uma shooting brake elevada do que um crossover/SUV propriamente dito como o Maserati Levante e o Alfa Romeo Stelvio. (Leo Contesini)
BMW prorroga garantia de carros e motos em 30 dias por causa do coronavírus
Em razão da pandemia de Covid-19, a BMW anunciou ontem (23) a prorrogação da garantia de seus carros e motos. A prorrogação vale para os veículos cujo prazo de garantia venceria entre 23 de março e 24 de abril. Além do carros da BMW e das motos da BMW Motorrad, a medida também é válida para os modelos da Mini.
Os veículos com revisões programadas para o período também terão o prazo prorrogado em 30 dias ou 1.200 km.
A BMW do Brasil recomenda aos proprietários que agendem o serviço nas concessionárias por meio de seus canais de comunicação – pelo SAC ou pelos respectivos sites das marcas do grupo – para evitar ao máximo contato físico neste período de quarentena. (Dalmo Hernandes)