em 1919 quando a alemanha perdeu a primeira guerra mundial e assinou o tratado de versalhes ela foi forçada a reduzir suas forças armadas e seu poderio belico alem de ficar expressamente proibida de desenvolver e fabricar armas quimicas veiculos blindados tanques e aeronaves militares apesar do acordo de paz os alemaes deram um jeito de contornar as restriçoes com atividades militares travestidas de civis para nao levantar suspeitas entre estas atividades estavam os clubes de aviaçao nos quais os veteranos da luftwaffe davam aulas e treinavam jovens interessados em voar a fabricaçao de avioes era proibida mas somente se eles tivessem motores os planadores por sua natureza inofensiva eram liberados foi em um destes clubes que nos anos 1920 os irmaos walter e reimar horten ingressaram ainda adolescentes e aprenderam os fundamentos da aeronautica a dupla era promissora admiradores do projetista alexander lippisch um dos pioneiros do conceito de asa voadora asas delta e efeito solo eles nao tiveram influencia do design aeronautico tipico da epoca consequentemente os irmaos nao estavam presos a modismos e trabalhavam com maior liberdade criativa no inicio dos anos 1930 eles ja faziam seus proprios planadores seguindo o conceito de asa voadora sem cauda e com o cockpit em forma de casulo no qual o piloto viajava de bruços esse tipo de design tem como principal vantagem a reduçao do arrasto parasita que e qualquer arrasto que nao gera sustentaçao uma vez que o corpo do aviao e sua propria asa sem contar que o aviao acaba com um visual digno das melhores naves alienigenas da ficçao cientifica herren liguem seus motores depois de quatro anos com planadores os irmaos horten construiram em 1937 uma variaçao motorizada com helice traseira batizado h vii dois anos mais tarde eles se alistaram na luftwaffe em 1939 quando o tratado ja tinha ido para o espaço e hitler ja havia invadido a polonia em seus primeiros anos walter serviu como ala do lendario adolf galland durante a batalha da gra bretanha onde abateu sete avioes da royal air force seu irmao tambem foi piloto mas dedicou se tambem a consultoria em projetos de avioes de guerra ainda que nao tivesse educaçao tecnica formal e nao fosse reconhecido como um projetista pela elite nazista por isso seus projetos nao foram usados pela lufwaffe antes de 1943 foi naquele ano que o chefe da força aerea herman goering abriu a concorrencia para o projeto de um aviao com a chamada configuraçao 3x1000 ele deveria voar a 1 000 km/h carregando 1 000 kg de bombas e com autonomia suficiente para viajar 1 000 km e voltar com 1/3 de combustivel para combater o objetivo era criar um aviao capaz de bombardear a gra bretanha e ao mesmo tempo despistar os caças interceptadores inimigos a velocidade pretendida deixou claro que o aviao teria que usar os novos motores turbojato desenvolvidos na alemanha o problema e que o desempenho era cobrado em alto consumo de combustivel so que os irmaos horten tinham a soluçao para isso o conceito de asa voadora menos arrasto parasita significa menor consumo de combustivel a ideia nao era nova afinal o mentor dos irmaos ja trabalhava com esse tipo de layout em planadores e aos americanos da northrop tambem tentaram construir um bombardeiro nesse formato com seu xb 35 mas devido ao design sem cauda ele era muito propenso a estol e a guinadas descontroladas o horten ho 229 os irmaos horten apresentaram o conceito a goering e receberam o sinal verde para desenvolver os prototipos em agosto de 1943 o primeiro foi um planador sem motor batizado h ix v1 que tinha asas longas feitas de madeira laminada para reduzir o peso as asas tinham forma de sino e resolviam o problema de controle de guinada o controle direcional era feito por dois spoilers e elevons uma combinaçao de profundores com ailerons uma vez que ele nao tinha leme nem ailerons estes elevons podiam se mover em direçoes opostas para induzir rolagem ou juntos para mudar a arfagem enquanto os spoilers controlavam a guinada os testes foram realizados em março de 1944 e bem sucedidos levaram o projeto a segunda fase o prototipo v2 com forma de arraia jamanta este segundo prototipo recebeu dois motores jumo 004b posicionados em cada lado do cockpit que era feito de tubos de aço o cockpit era equipado com um assento ejetavel e tinha um para quedas de desaceleraçao para aterrissagem e um trem de pouso triciclo para permitir que ele suportasse uma carga maior os testes do h ix v2 foram realizados em fevereiro de 1945 quando o aviao demonstrou um comportamento suave e boa resistencia a estol em uma perseguiçao simulada o h ix v2 superou um caça me 262 equipado com os mesmos turbojatos jumo 004 depois de atingir mais de 800 km/h duas semanas mais tarde contudo um dos motores se incendiou e parou durante o voo o piloto de testes erwin ziller tentou em vao religa lo com mergulhos e curvas chegando a fazer quatro curvas completas com 20 graus de inclinaçao sem tentar se comunicar com a equipe em solo acredita se que o ziller tenha desmaiado intoxicado pela fumaça o aviao caiu a poucos metros do campo aereo despedaçando se e lançando o piloto para fora do cockpit o aviao acabou destruido e ziller morreu duas semanas depois mesmo com o acidente fatal goering aprovou a produçao de 40 exemplares da asa voadora dos irmaos horten que receberam 500 000 reichsmarks pelo projeto o terceiro prototipo entao conhecido como horten ho 229 seria feito pela gothaer waggonfabrik na turingia ja no mes seguinte rebatizado com o diminutivo do nome da fabricante e as iniciais dos irmaos projetistas o gotha ho 229 era maior que os dois primeiros prototipos e teve suas formas modificadas em varios aspectos ele seria a base para a produçao dos caças bombardeiros e teria uma versao atualizada do turbojato jumo 004 que tinha 10% mais empuxo que o anterior alem disso ele tambem tinha dois canhoes mk 108 de 30 mm na base de cada asa o fim do projeto e da guerra mas antes da gotha produzia o prototipo os eua iniciavam a operaçao lumberjack que dominou as principais cidades da alemanha era o começo do fim da guerra — e do super bombardeiro dos nazistas que jamais foi produzido em serie com a guerra vencida os americanos iniciaram a operaçao paperclip que capturou e apreendeu todos os cientistas da alemanha nazista e os projetos de alta tecnologia desenvolvidos ate entao o horten 229 estava entre as maquinas levadas pelos americanos depois da guerra os irmaos se separaram reimar horten foi para a argentina onde continuou projetando seus planadores um aviao supersonico de asa delta experimental e uma asa voadora para transportar laranjas chamado naranjero walter ficou na alemanha e se tornou um oficial da força aerea reimar morreu em 1994 na argentina e walter quatro anos mais tarde na alemanha antes da captura pelos americanos os irmaos idealizaram um sistema para tornar o horten ho 229 invisivel aos radares inimigos walter imaginou que se revestisse o aviao com po de carvao e cola as ondas de radio do radar nao seriam refletidas pela fuselagem ate hoje nao se chegou a uma conclusao definitiva sobre esta capacidade o aviao hoje se encontra no museu smithsonian nos eua ha ainda uma reproduçao feita pela northrop em 2008 e o aviao que ilustra a abertura deste post
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