a historia da humanidade tem varios marcos e um deles e a segunda guerra mundial muitas coisas mudaram depois do conflito entre as forças aliadas e o eixo e com bonneville nao foi diferente se antes as disputas de recordes aconteciam entre carros ultra aerodinamicos com motores de aviao depois da guerra o grande deserto de sal foi invadido por hot rods e carros a jato acredita se que o termo hot rod surgiu no fim da decada de 30 no sul da california por la uma organizaçao chamada southern california timing association scta promovia justamente eventos de velocidade em terra em lagos secos nos arredores de los angeles desde 1937 sendo considerada a organizaçao automobilistica mais antiga ainda em atividade nos eua em 1949 a scta decidiu expandir sua atuaçao e encontrou no estado quase vizinho de utah o lugar perfeito — sim as planicies de sal de bonneville a presença de hot rods durante os eventos realizados em bonneville ja era notavel — varios deles inclusive pertenciam a moonshiners os contrabandistas de bebidas que ajudaram a fundar a nascar leia toda a historia aqui enquanto outros eram levados por soldados que haviam voltado da guerra fascinante como as coisas se interligam nao com o fim da guerra os pilotos profissionais e amadores passaram a focar se em quebrar recordes com carros que qualquer um podia comprar — ou fabricar com peças de varios carros diferentes os hot rods seguiam a receita consagrada ate hoje modelos dos anos 20 30 e 40 com carrocerias depenadas equipados com motores v8 — especialmente o ford flathead — preparados com comandos mais agressivos e carburadores maiores nem todos contudo se contentavam com os velozes automoveis que se tornariam uma vertente absurdamente popular da customizaçao alguns queriam seguir os passos dos britanicos e seus carros aerodinamicos mas raramente possuiam os mesmos recursos sendo assim soluçoes engenhosas surgiam a mais famosa delas sao os chamados belly tank lakester carros cuja carroceria era feita com o tanque de combustivel reaproveitado de um caça os belly tanks ficavam presos abaixo das asas dos avioes e por isto tinham formato bastante aerodinamico o primeiro a perceber que eles poderiam dar boas carrocerias para carros recordistas foi um preparador de hot rods chamado bill burke ele comprou o tanque de um p 51 mustang por 35 dolares e usou peças de ford modelo t e modelo a para montar seu carro ele foi o primeiro mas quem conseguiu fama com um belly tank foi outro cara chamado alex xydias seu lakester tambem era feito com um tanque de p 51 mustang mas tinha um canopi em forma de bolha e um motor v8 de 156 pol³ 2 5 litros com ele xydias atingiu a velocidade recorde de 233 km/h em 1951 na mesma noite trocou o motor por um v8 mercury 259 4 2 litros e na manha seguinte superou seu proprio recorde chegando aos 291 km/h [youtube id= klv j6_nv4i width= 620 height= 350 ] aquela altura a scta ja havia estabelecido suas regras — considerando que apenas roadsters lakesters e os carros aerodinamicos streamliners podiam disputar na categoria hot rod cupes estavam de fora — o que era um absurdo visto que muitos hot rods nas ruas eram cupes um dos mais famosos roadsters era o edelbrock special construido e preparado pelo proprio vic edelbrock que correu em bonneville em 1950 e foi o mais rapido em sua categoria naquele ano chegando aos 235 54 km/h coube aos irmaos bob e dick pierson provar a organizaçao que os cupes eram sim hot rods eles compraram um ford 1934 por apenas 25 dolares para restaurar e usar diariamente mas decidiram transforma lo em um recordista de bonneville — e para isto procuraram bobby meeks que trabalhava na edelbrock com cabeçotes pistoes e coletores fornecidos pela companhia que se tornaria uma das maiores do ramo nos eua o motor v8 mercury de 4 3 litros levou o carro cujo teto foi rebaixado e a carroceria retrabalhada aerodinamicamente a incriveis para a epoca 241 km/h — mais rapido do que qualquer roadster pelo resto da decada bonneville foi dominada por hot rodders mas isto nao significa que os grandes recordistas com motores aeronauticos haviam desaparecido por completo — na verdade eles passaram a quebrar a barreira das 300 mph 482 km/h rotineiramente mas nao chegavam perto dos 394 mph de john cobb em 1947 o primeiro deles foi mickey thompson o famoso fundador da mickey thompson tires que fornecia pneus para a indy 500 tambem havia sido piloto de corrida e era avido colecionador de recordes de velocidade e em 1960 construiu um carro chamado challenger com o objetivo de ultrapassar as 400 mph 643 km/h em bonneville [youtube id= cv9c5m22fdq width= 620 height= 350 ] o challenger era movido por quatro motores pontiac v8 415 6 8 litros e em 1959 atingiu os 363 mph 584 km/h era impressionante mas nao o suficiente — que so veio no ano seguinte depois de passar varios meses aperfeiçoando o carro ele equipou os quatro motores com compressores mecanicos e cada um deles passou a entregar cerca de 750 cv com 3 000 cv e aerodinamica melhorada o challenger atingiu os 406 6 mph 654 35 km/h ficou claro porem que os motores a combustao interna dificilmente seriam capazes de conseguir mais do que isto foi ai que os homens de bonneville passaram a usar motores a jato o mais famoso deles sem duvida e craig breedlove em 1963 com seu carro de tres rodas chamado spirit of america movido por um motor a jato j47 ele atingiu os 655 km/h e superou o recorde de mickey thompson breedlove entao partiu para uma acirrada disputa de recordes com os irmaos art e walt arfons que vinham das pistas de arrancada para bonneville [youtube id= t4hitfyszei width= 620 height= 350 ] os recordes de breedlove e dos irmaos arfons — que usavam dois carros — duravam apenas alguns dias pois cada vez que algum deles estabelecia um recorde os outros dois voltavam para suas garagens para trabalhar nos seus carros voltavam ao deserto e superavam a velocidade anterior aquela altura a competiçao por recordes organizada pela scta ja era oficial e certificada pela fia foi assim por dois anos ate que em novembro de 1965 craig breedlove quebrou a barreira dos 600 mph 965 km/h com um novo carro o spirit of america sonic 1 o primeiro spirit havia se acidentado no ano anterior durante uma de suas tentativas — os para quedas rasgaram a frenagem falhou o carro bateu em um poste telefonico e caiu em um lago a perda do carro porem foi compensada pelo recorde de 600 601 mph 966 57 km/h que desta vez durou cinco anos em 1970 outro nome entraria para a historia gary gabelich que naquele ano superaria o recorde de breedlove ao atingir 630 478 mph 1 014 655 km/h com o blue flame um carro movido por um foguete que queimava gas natural liquefeito por treze anos este foi o recorde absoluto de velocidade em terra — ate que foi quebrado em 1983 por richard noble em seu thrust2 contudo a mediçao aconteceu no deserto de nevada portanto o recorde de gabelich ainda e absoluto em bonneville richard noble hoje e um dos responsaveis pelo bloodhound ssc com o qual pretende ultrapassar os 1 000 mph — mais uma vez temos um exemplo fantastico de como as coisas se interligam [youtube id= tz6deafilom width= 620 height= 350 ] ate hoje a scta promove todos os anos quatro eventos para que as pessoas tentem quebrar recordes de velocidade em bonneville o mais famoso deles e sem duvida a speed week que reune centenas de pilotos que disputam pela velocidade mais alta os espectadores tambem podem entrar no deserto com seus carros e dirigir pela mesma imensidao branca pela qual passaram tantos recordistas ao longo de quase um seculo
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