Embora os SUVs e crossovers pareçam maiores e ultimamente sejam equipados com motores monstruosos, as boas e velhas station wagons ainda são a melhor forma de combinar espaço para as tralhas da família e dinâmica esportiva, afinal, são como hatches um pouco mais esticados. Estas dez peruas são capazes andar rápido como nenhum SUV jamais sonharia em andar.
Holden HSV Clubsport R8 Tourer
0-100 km/h: 4,7 segundos
Velocidade máxima: 258 km/h
A receita: pegue a última geração do Omega, estique o teto sobre a traseira, depois arranje um V8 LS3 do Corvette C6 e misture tudo, mas sem bater. Nem precisaria trazer o Camaro.
Dodge Magnum SRT8
0-100 km/h: 5,1 segundos
Velocidade máxima: 272 km/h
É a irmã nada careta do 300C Touring ostentaçãum. Sem cromados, nem panca de gangster, o negócio dela é brutalidade e velocidade, como sugere o nome Magnum. O motor é o Hemi 6.1 de 440 cv e a tração é traseira. Direto e sem frescuras, um verdadeiro muscle car moderno.
Cadillac CTS-V Sport Wagon
0-100 km/h: 4 segundos
Velocidade máxima: 288 km/h
Esta é prima americana e esnobe da Holden Clubsport R8 Tourer. O motor LSA é o mesmo que equipa o Camaro ZL1: são 6,2 litros de deslocamento, 588 cv de potência e 76 mkgf de torque. Quer mais? Ligue para John Hennessey. Ele pode dar um jeito nisso com alguns caracóis e 650 cv para fazê-la disparar aos 100 km/h ainda mais rápido: 3,5 segundos.
Ferrari 456 GT Venice
0-100 km/h: 5,1 segundos
Velocidade máxima: 300 km/h
Ela não é a mais rápida, e nem mesmo um carro produzido em série — a Pininfarina fez apenas sete delas. Mas 456 GT Venice feita para o Sultão de Brunei é um dos carros mais incríveis já feitos e não é só porque ela tem um V12 sob o capô. O negócio é puramente uma questão de estilo, algo tipo: “eu poderia comprar qualquer perua do mundo, mas não abro mão de guiar uma Ferrari. Então eu simplesmente mandei fazer uma”.
Mercedes-Benz E63 AMG Touring
0-100 km/h: 3,5 segundos
Velocidade máxima: 300 km/h
Primeiro veio “Hammer” Touring W124 com seu V8 de seis litros e 381 cv. Depois veio a S73 T AMG feita especialmente para aquele cara do Brunei (pra variar…), que usava o V12 de 7,3 litros que foi parar no Zonda. A E63 AMG e seu V8 de 550 cv só estão fazendo seu papel nessa tradição de superperuas.
Audi RS6 Avant
0-100 km/h: 3,7 segundos
Velocidade máxima: 305 km/h
A RS2 Avant foi a perua que deu início a toda essa loucura familiar. A atual RS6 Avant é onde essa corrida se encontra neste momento: 560 cv extraídos de um V8 biturbo e bem distribuídos às quatro rodas pelo sistema de tração integral Quattro. Você simplesmente não terá chance contra ela no molhado.
Alpina B5 Biturbo Touring
0-100 km/h: 4,3 segundos
Velocidade máxima: 319 km/h
O M5 Touring era fascinante, mas o mundo parece preferir um X5 M a uma perua bem acertada. Por isso não há M5 Touring da atual geração (F10). Felizmente, como vimos ontem, isso não é problema na Alemanha, onde as preparadoras sempre dão um jeito de fazer o que as fábricas não podem, não conseguem, ou não querem. A Alpina resolveu o problema com o refinamento da B5, equipada por um seis-em-linha biturbo que produz os mesmos 507 cv da M5 E61. Deve suprir aquela demanda específica.
BMW M5 Touring
0-100 km/h: 4,5 segundos
Velocidade máxima: 330 km/h
A BMW fabricou 1.025 peruas M5 E61 entre 2007 e 2010. Parece um número baixo até você pensar que, oras, ela é um carro de família equipada com sistema isofix de fixação de cadeirinas, mas é movida por um V10 de cinco litros, 507 cv e 53 mkgf de torque, o que torna o público-alvo da M5 Touring bem específico: pais ricos de crianças que não sossegam enquanto não forem levadas para passear a 300 km/h. Não existem muitos deles por aí.
Bentley Continental Supersports Flying Star
0-100 km/h: 3,9 segundos
Velocidade máxima: 330 km/h
A Carrozzeria Touring Superleggera irá fazer apenas 19 unidades desta perua de motor W12 6.0 de 560 cv. Sim, é uma shooting brake como aquelas feitas sobre o Aston Martin Vantage e o Maserati Quattroporte. Para você abrir a temporada de caça like a sir.
Brabus 850 6.0 Biturbo
0-100 km/h: 3,1 segundos
Velocidade máxima: 350 km/h
Se você acha que a E63 AMG não é forte o suficiente, mas não abre mão de uma Touring da Mercedes, então a opção é o Brabus 850 6.0 Biturbo. Na verdade são duas opções, pois o modelo pode ser baseado na E63 AMG ou na CLS63 AMG. Nos dois casos o motor 5.5 teve sua cilindrada aumentada para 5.9 litros com pistões mais largos que são conectados ao virabrequim retrabalhado por bielas forjadas. Depois, os turbos originais foram substituídos por outros maiores, que deram ao novo carro 850 cv e potencial para devorar supercarros no früstück.
Bônus: Volvo 850 BTCC
0-100 km/h: 6,5 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Com cerca de 290 cv, ele pode até ser o carro menos potente da lista, mas ele é sem dúvida o mais leve e isso é suficiente para deixar todos os outros comendo poeira quando o traçado começa a ficar torto. Preparado por ninguém menos que Tom Walkinshaw para ser rápido na pista, o 855 do BTCC é, de longe, a perua mais insana da história.
Bônus 2: Jaguar XKR-S Sportbrake
0-100 km/h: 4,8 segundos
Velocidade máxima: 300 km/h
Ela ainda não pode ser comprada (as vendas começam na metade de abril), mas ela conquistou seu lugar na lista com a mesma receita do Cadillac CTS-V, porém com o requinte e a tradição de esportivos britânicos. Seu V8 de cinco litros sobrealimentado produz 550 cv e 69,3 mkgf, o que é mais do que suficiente para dar uma boa educação às crianças do banco de trás.