um prototipo dos anos 1960 com um visual que nao e muito diferente do que se ve em um porsche 908 por exemplo linhas arredondadas harmonicas e aerodinamicas com um cockpit ao estilo canopi rodas bem nas extremidades da carroceria e perfil baixo colado no chao mas ai seus olhos vao acompanhando o comprimento do carro e voce nota que ha algo diferente uma cobertura de metal escovado sem pintura que parece encaixada no carro depois que ele ja estava pronto e tres brotando da parte superior da traseira e como dizem algo errado nao esta certo [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] a ideia de um carro movido a turbina ou seja um motor turbojato e explorada ha decadas pela industria automotiva na segunda metade da decada de 1950 por exemplo a chrysler começou a desenvolver um conceito habilmente batizado chrysler turbine car para encarar o chevrolet corvette e o ford thunderbird o carro era movido por um motor turbojato chrysler a 831 capaz de entregar 130 cv a 36 000 rpm e 58 7 mkgf de torque era um motor relativamente leve que dispensava um sistema de arrefecimento e com ausencia de partes moveis como pistoes bielas e virabrequim era simples e capaz de queimar diversos tipos de combustivel como diesel gasolina sem chumbo querosene e combustivel de aviaçao foram feitos 50 exemplares entre 1963 e 1964 mas no fim das contas os turbojatos foram considerados improprios para uso automotivo o que nao impediu o piloto ray heppenstall de imaginar o quao competitivo seria um carro de corrida movido por um turbojato ele entao chamou um colega tom fleming para lhe ajudar a conseguir apoio da industria fleming na epoca era vice presidente da howmet corporation empresa especializada em ligas metalicas utilizadas por companhias aeroespaciais e ele conseguiu convencer a howmet a participar diretamente da empreitada fleming so precisou dizer que caso seu carro de corrida com motor turbojato se saisse bem nas pistas a publicidade conseguida seria valiosissima [youtube id= gaglsy371us width= 620 height= 350 ] o carro em si batizado howmet tx foi construido por outra empresa a mckee engineering fundada pelo engenheiro bob mckee usando como base um projeto ja existente para competir na can am em 1966 o mckee mk9 adaptado para receber um motor continental aviation & engineering ts325 1 este havia sido construido para um helicoptero experimental feito para a força aerea norte americana mas o projeto foi abortado e o motor estava sobrando no estoque da continental ou seja nao foi muito dificil para a howmet colocar as maos em duas unidades a primeira foi utilizada no chassi adaptado do mckee mk9 enquanto a segunda foi colocada em um segundo carro construido do zero para utilizar o motor turbojato com entre eixos mais longo ambos os motores eram identicos pesando 77 kg cada um e capazes de entregar 350 cv e 89 7 mkgf de torque a rotaçao maxima era de 57 000 rpm em vez de um cambio tradicional o motor era ligado a roda traseira por uma unica engrenagem de reduçao e por isso o howmet tx nao tinha marcha a re como a fia exigia que os carros fossem capazes de andar para tras foi instalado um motor eletrico em cada uma das unidades para realizar esta funçao embora o motor turbojato nao pudesse ter seu deslocamento medido como um motor de combustao interna a fia utilizou uma formula de equivalencia para colocar o howmet tx na categoria ate tres litros do grupo 6 definindo seu deslocamento como equivalente a 2 960 cm³ os carros tambem tinham suspensao independente por braços sobrepostos nos quatro cantos alem de um tanque de combustivel de 120 litros posicionado entre o habitaculo e o motor apos alguns meses de trabalho os dois carros #gtp1 e #gtp2 ficaram prontos a tempo das 24 horas de daytona de 1968 primeira corrida do wsc naquele ano apenas o segundo carro participou da corrida o primeiro serviria de reserva com os pilotos dick thompson e ed lowther revezando ao volante em um grid povoado por icones como o ford gt40 o porsche 908 e a ferrari 250lm o howmet tx #gtp2 conseguiu classificar se na setima posiçao e vinha fazendo uma boa corrida ate que na 34ª volta uma falha na valvula wastegate do turbojato a peça encarregada de dosar a quantidade de combustivel no motor e evitar sobrecarga apresentou uma falha e como consequencia uma rajada de força tirou o carro do curso e o fez bater em um muro a equipe preferiu nao utilizar o carro reserva e em vez disto preparou o carro principal para o evento seguinte as 12 horas de sebring alguns meses depois [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] durante a corrida o carro e o motor funcionaram sem problemas ate que por conta dos impactos com residuos na pista o turbojato acabou se soltando dos suportes e com seis horas de prova a howmet precisou abandonar a corrida novamente depois de uma breve incursao por circuitos do reino unido como oulton park o howmet tx foi levado de volta para os eua para competir em provas do scca o sports car club of america e foi quando ele conseguiu sua primeira em uma corrida no circuito de huntsville no estado do alabama uma segunda vitoria aconteceu nas 300 milhas de marlboro com um dos howmet tx terminando a corrida na primeira colocaçao com 11 voltas de vantagem sobre o segundo lugar ainda que o carro nao tenha conseguido o mesmo sucesso nas 6 horas de watkins glen com apenas um dos carros chegando ao podio foi o bastante para motivar a equipe a tentar a sorte nas 24 horas de le mans problemas mecanicos impediram um bom desempenho dos prototipos com motor de helicoptero no circuito de la sarthe ambos ficaram nas posiçoes 22 e 23 do grid e ambos deixaram a prova na nona hora o primeiro por um acidente o primeiro foi eliminado por conta de um reparo em um rolamento de roda que levou nada menos que tres horas enquanto o segundo sofreu um acidente a howmet decidiu que nao participaria de corridas com os carros em 1969 pois o investimento era alto e os resultados ate entao nao justificavam os gastos em vez disto ele preparou o howmet tx para disputar recordes de velocidade apos seis recordes reconhecidos pela fia com heppensthal ao volante os carros foram aposentados em 1971 a howmet vendeu ambos os chassis de volta a heppenstall por um dolar cada sem os motores que tiveram de ser devolvidos a continental e nao muito tempo depois ele proprio os revendeu ambos foram restaurados e pertencem a colecionadores sendo que um deles recebeu um turbojato allison 250c18 a adaptaçao foi feita com a ajuda do proprio bob mckee que tambem construiu dois outros carros para si utilizando um chassi extra os tres carros funcionais aparecem de tempos em tempos participando de eventos para carros de corrida classicos o som produzido pelo turbojato e inconfundivel [youtube id= zk8tfsfoj9q width= 620 height= 350 ]
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