FlatOut!
Image default
História

Howmet TX: o único protótipo com motor turbojato aeronáutico a vencer uma corrida

Um protótipo dos anos 1960, com um visual que não é muito diferente do que se vê em um Porsche 908, por exemplo. Linhas arredondadas, harmônicas e aerodinâmicas, com um cockpit ao estilo canopi, rodas bem nas extremidades da carroceria e perfil baixo, colado no chão. Mas aí seus olhos vão acompanhando o comprimento do carro, e você nota que há algo diferente. Uma cobertura de metal escovado, sem pintura, que parece "encaixada" no carro depois que ele já estava pronto. E três brotando da parte superior da traseira. É como dizem: "algo errado não está certo". A ideia de um carro movido a "turbina" – ou seja, um motor turbojato – é explorada há décadas pela indústria automotiva. Na segunda metade da década de 1950, por exemplo, a Chrysler começou a desenvolver um conceito, habilmente batizado Chrysler Turbine Car, para encarar o Chevrolet Corvette e o Ford Thunderbird. O carro era movido por um motor turbojato Chrysler A-831, cap