faz menos de um mes que a bugatti enfim encerrou o ciclo de vida do veyron com uma ultima unidade especial apropriadamente batizada de la finale foi o fim de uma era o superesportivo foi por dez anos o carro mais extravagante que o dinheiro muito muito dinheiro podia comprar em todos os aspectos ha algum tempo falamos de quase todas as ediçoes especiais do bugatti veyron e tambem demos um giro por todos os conceitos que vieram antes da versao definitiva hoje porem vamos voltar um pouco mais no tempo e falar do bentley que quase foi um veyron e apesar de ter sido o precursor de um dos carros mais importantes dos ultimos anos goste voce dele ou nao projetado pelo mesmo designer e usado o mesmo motor voce talvez nunca tenha ouvido falar no bentley hunaudieres chegou a hora de mudar isso era 1999 e em julho do ano anterior a volkswagen havia comprado 100% da bentley na verdade a bentley e a rolls royce mas a segunda acabou vendida para bmw no mesmo negocio o grupo alemao tambem adquiriu toda a bugatti automobiles e os direitos de uso dos nomes da marca e de todos os modelos ja produzidos por ela entao no salao de genebra daquele ano a vw apresentou dois conceitos que de acordo com a companhia de wolfsburg apresentavam o direcionamento que as duas marcas tomariam dali para a frente o bugatti se chamava eb218 e era um seda de luxo que observado com atençao ate lembra os atuais sedas da bentley seu motor era um exagerado w18 feito com a junçao de tres seis em linha separados por 60° cada um de construçao extremamente complexa 6 3 litros e 563 cv o visual projetado pelo estudio italdesign trazia pelo menos uma referencia que seria vista cinco anos mais tarde no bugatti veyron a enorme grade semicircular elemento de estilo presente desde os primeiros anos da bugatti no inicio do seculo 20; e o formato dos farois nos ja contamos a historia dele e dos outros conceitos que vieram antes do veyron aqui por outro lado o conceito da bentley tinha um apelo mais esportivo o hunaudieres projetado pelo alemao hartmut warkuss tinha este nome em homenagem a famosa reta do circuito de la sarthe em le mans como lembramos ainda hoje quando mostramos os prototipos do grupo c em goodwood a longa reta de le mans nao se chama mulsanne — na verdade ela recebeu apelido porque ela leva ao vilarejo de mulsanne que cedeu seu nome para a curva que vem logo depois da reta de qualquer forma a bentley tem uma certa tradiçao em batizar seus carros com referencias a circuitos famosos — o seda brooklands tem este nome em homenagem ao primeiro circuito inclinado do mundo inaugurado em 1907; e o bentley arnage tem o mesmo nome de outro trecho de la sarthe mas isto e assunto para outro post voltando ao hunaudieres ele era um supercarro conceitual equipado com veja so um motor w16 de oito litros e 64 valvulas se estas configuraçoes sao exatamente as mesmas do bugatti veyron acredite nao e coincidencia este motor desenvolvido pela volkswagen na virada da decada de 2000 tinha como base o w12 da marca que por sua vez era em essencia a uniao de dois motores vr6 aquele encontrado em diversos modelos do grupo vw do golf ao bentley continental era um motor bem mais simples que o w18 do seda da bugatti mas ainda era uma bela obra de engenharia os dois vr6 receberam dois cilindros a mais cada um e foram unidos pelo virabrequim alem da relativa simplicidade era um motor que tinha praticamente o comprimento e a largura de um v6 convencional porem com dez cilindros a mais seu primeiro uso foi no conceito audi rosemeyer apresentado em 2000 e como tambem ja dissemos outro dos projetos que acabaram influenciando o design do veyron o w16 ainda naturalmente aspirado entregava 632 cv a 6 000 rpm e 77 5 mkgf de torque a 4 000 rpm e era acoplado a uma caixa manual de cinco marchas o conjunto em tese seria capaz de levar o hunaudieres aos 100 km/h em 3 2 segundos um jeito facil de descrever o hunaudieres ele tinha as proporçoes que conhecemos em 2004 no bugatti veyron porem sua identidade visual era totalmente bentley — especialmente no formato dos farois e da grade alem da classica pintura verde british racing green com detalhes cromados como as saias laterais e as rodas na lateral porem e possivel melhor algumas linhas que acabariam indo parar no veyron especialmente os vincos na regiao das portas e o bocal do tanque de combustivel na coluna c o interior dos dois carros tambem tem uma semelhança quase constrangedora em cima bentley; embaixo bugatti se voce esta pensando isto nao pode ser coincidencia voce esta certo pouco depois do salao de genebra de 1999 a vw mudou de ideia e decidiu que a bentley deveria continuar sendo uma marca de carros de luxo enquanto a bugatti seria o berço de um novo hiperesportivo inspirado no hunaudieres warkuss o designer do bentley foi o chefe da equipe que projetou os conceitos do veyron cujo desenho e de autoria do eslovaco jozef kabaň ainda em 1999 e mais apesar de o primeiro conceito batizado de 18/4 veyron em homenagem ao piloto de testes pierre veyron um dos amigos pessoais de ettore bugatti fundador da companhia empregar o mesmo w18 que foi apresentado em 1999 sua evoluçao — o 16/4 veyron de 2001 — trazia atras dos bancos traseiros o w16 do hunaudieres se esta nao e uma ligaçao mais do que direta entre os dois carros nao sabemos o que pode ser depois de tres anos de desenvolvimento a versao de produçao do veyron era apresentada em 2004 no salao de toquio o desenho era mais refinado e harmonico e a maior novidade mecanica era a adiçao de nada menos que quatro turbocompressores que elevavam a potencia do motor de 632 cv para 1 014 cv enquanto o torque saltava para espantosos 127 5 mkgf — um marco na industria automotiva mundial com esta potencia o bugatti veyron e capaz de chegar aos 100 km/h em 2 5 segundos com maxima de 407 km/h — ele foi o primeiro carro de produçao a ultrapassar a marca dos 400 km/h e pensar que ele quase foi um bentley [youtube id= lo0pgypwe3o width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.