O BMW Série 1M é um dos mais legais dos últimos anos. Por seu tamanho compacto e pelo potente seis-em-linha de três litros com turbo twin-scroll e 340 cv, o 1M é, de certa forma, o sucessor espiritual do primeiro M3, o E30 — exceto que com muito mais poder de fogo. Pois os caras da preparadora alemã G-Power não achavam que isto era o suficiente, e decidiram dar a ele um motor ainda mais potente: o V8 de quatro litros do M3 E90.O resultado é o insano G-Power G1 V8 Hurricane RS. Sim, é um nome longo e cheio de letras e números desconexos, mas ao vê-lo acelerando tudo faz sentido.
Há algo especial em carros pequenos com motores grandes e, se você já viu um Série 1 cupê de perto, sabe que ele é um carro bem compacto, e até meio engraçado por causa das proporções truncadas. Mas os caras da G-Power o transformaram em um monstrinho verdadeiramente intimidador, que vamos chamar só de Hurricane RS para tornar as coisas mais fáceis.
Tudo começa com o V8 de quatro litros S65 do M3 E90, que originalmente é capaz de entregar 420 cv a 8.300 rpm e 40,8 mkgf de torque a 3.900 rpm. Com a ajuda de um compressor mecânico do tipo centrífugo (aquele que, visualmente, é muito parecido com um turbocompressor) operando a 0,5 bar, a potência subiu para 600 cv e o torque, para 59,1 mkgf (a 5.400 rpm). A transmissão manual deu lugar à caixa de dupla embreagem M-DCT da Getrag, com sete marchas e borboletas atrás do volante.
O compressor é ligado a um intercooler ar-água que fica escondido atrás da grade e ligado ao motor por uma flange extra-reforçada. Além disso, a G-Power equipou o carro com um sistema de escape feito sob medida que, além de menos restritivo, produz uma bela sinfonia mecânica pelas quatro saídas no para-choque traseiro.
É o bastante para chegar aos 100 km/h em 4,4 segundos e aos 200 km/h em 12,7 segundos, com velocidade máxima “superior a 330 km/h”. Para se ter uma ideia, o Série 1 M original leva 4,9 segundos no 0-100 km/h e tem máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Em compensação, a transmissão é manual de seis marchas. Agora, falar em números não faz tanto sentido quando se pode ver a máquina em ação, não é?
Além das modificações no motor, o “chão” do carro também recebeu tratamento especial. A suspensão recebeu um novo kit de amortecedores do tipo coilover, fornecidos pela KW, na dianteira e na traseira. São totalmente ajustáveis em altura e rigidez, além de permitirem regulagens de compressão e retorno e ângulos de cambagem e cáster. Os pneus escolhidos foram os Michelin Pilot Super Sport de medidas 255/30 na dianteira e 295/25 na traseira, calçando rodas de 20 polegadas. Abrigados sob as rodas estão os freios com discos de carbono-cerâmica — todos os quatro com 396 mm de diâmetro (são gigantescos!) e pinças de quatro pistões.
O trabalho de customização da carroceria incluiu a instalação de novos para-choques de visual mais agressivo e entradas de ar maiores na dianteira, além da substituição do capô e da tampa do porta-malas original por peças de fibra de carbono. Por dentro as coisas ficam ainda mais refinadas — a G-Power revestiu, artesanalmente, todo o lado de dentro com couro e Alcantara.
O carro que ilustra este post foi montado em 2012. Na época, a G-Power anunciou que ofereceria as modificações para o público em quantidade limitada — apenas 30 pessoas poderiam levar seus BMW 1M (ou até outras versões do Série 1 cupê) até a sede da G-Power e sair de lá com um Hurricane RS. Aparentemente eles ainda não fizeram todos, porque a oferta ainda está de pé no site da companhia por € 141.177, ou cerca de R$ 500 mil — em conversão direta, e sem contar com o preço do carro. Você encararia?