depois de seis meses desde a confirmaçao de uma nova categoria de topo para o mundial de endurance wec a fia e o automobile club de l ouest aco divulgaram o regulamento que ira definir estes novos prototipos de le mans a categoria ainda nao tem nome — ele sera escolhido por votaçao popular e divulgado somente em 2020 — mas todos a estao chamando de lmp 2020 ou hypercars [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] apesar do apelido e da expectativa do publico em geral eles nao serao obrigatoriamente baseados em hipercarros de rua — o que permite que construtoras tradicionais de prototipos continuem na jogada como a oreca a dallara e a ligier/onroak isso claro nao significa que eles nao possam dar origem a hipercarros de rua uma vez que os motores precisam ser produzidos em serie e homologados para carros de rua quem ja tem um hipercarro pode usar o motor original para a categoria mas quem quiser desenvolver o motor do zero precisara emprega lo em um carro de rua — esportivo ou nao a mercedes em 1998 por exemplo usou o m119 v8 da classe s para equipar o clk gtr lm alem disso note que falei que eles nao serao obrigatoriamente baseados em hipercarros de rua o que significa que caso seja conveniente e/ou viavel para os fabricantes eles poderao converter seus esportivos de acordo com a nova categoria isso sera possivel principalmente porque a carroceria nao sera ditada pelos elementos aerodinamicos como vinha sendo com a lmp1 em vez disso a aerodinamica sera restrita pelo regulamento o que permitira que cada fabricante use seus elementos esteticos outro elemento que ira favorecer a volta dos especiais de homologaçao e a necessidade de haver um powertrain hibrido a unidade eletrica mgu k tambem devera ser usada por um modelo de produçao em serie — tanto para equipes de fabrica quanto para as independentes foi uma soluçao encontrada pela fia e pelo aco para reduzir o custo e nivelar o desempenho das equipes havera um teto de 20 milhoes de euros ao longo dos cinco anos da validade do novo regulamento; ele abrange as temporadas de 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 e 2024/25 tambem para reduzir custos havera limitaçao de testes e de tecnicos nas equipes de cada carro carroceria como disse mais acima os lmp 2020 nao precisam ser baseados em modelos de rua mas deverao manter caracteristicas basicas comuns aos hipercarros e lmp1 rodas cobertas e nenhum componente mecanico exposto quando visto de lado de cima de frente ou da traseira somente uma carroceria podera ser homologada por modelo o que ira acabar com as versoes de baixo arrasto low drag para pistas rapidas e de alta downforce para pistas mais travadas scg 007 um dos candidatos a nova categoria a carroceria nao podera ter mais de 1 150 mm acima do fundo do carro nao podera ter mais de 2 000 mm de largura nem mais de 5 000 mm de comprimento o entre eixos deve ser inferior a 3 150 mm e os balanços dianteiro e traseiro contados a partir do centro do cubo da roda nao podem medir mais de 1 100 mm e 1 000 mm respectivamente embora o regulamento pareça limitar os atuais supercarros/hipercarros a maioria se encaixa nestas dimensoes powertrain a regra da distribuiçao de peso nao devera ser um problema visto que os carros terao obrigatoriamente um powertrain hibrido com o motor eletrico/gerador mgu k na dianteira o mgu k devera pesar no minimo 50 kg e suas baterias 70 kg a potencia nao pode exceder os 200 kw 272 cv ja o motor a combustao tera deslocamento alimentaçao e disposiçao dos cilindros livre as unicas exigencias nesse quesito sao o uso de ciclo de quatro tempos pistoes reciprocantes peso minimo de 180 kg potencia maxima de 508 kw 690 cv e instalaçao na porçao traseira do carro toyota gr sport outro possivel competidor da nova categoria tanto o mgu k quanto o motor de combustao devem ter ao menos 25 unidades identicas usadas em um carro produzido em serie e homologado para as ruas ate o fim da temporada 2020/21 e ao menos 100 unidades usadas em carro de serie e homologado para as ruas ate o fim da temporada 2021/22 o motor de combustao podera ser modificado em sua aplicaçao de corrida o bloco pode ser aliviado pode ganhar novas galerias novas dimensoes de cilindros e inserçao de material para preenchimento ou retirada de material por meio de usinagem dos componentes internos os pistoes e bielas podem ser modificados livremente desde que nao usem ligas de titanio o virabrequim pode ser modificado livremente desde que nao tenha seu peso reduzido em mais de 10% o cabeçote pode ser retrabalhado livremente desde que mantenha o numero de valvulas limitadas a duas de admissao e duas de escape seu angulo original e a posiçao original dos comandos o acionamento das valvulas por sistemas eletromagneticos pneumaticos ou hidraulicos sao proibidos por ultimo o motor nao podera ter nenhum dispositivo de geometria variavel — como turbo e coletor de admissao — a menos que sejam os mesmos homologados nos motores originais transmissao os carros nao podem usar sistemas automaticos ou cvt a caixa devera ser obrigatoriamente manual com alavanca ou aletas embreagem com atuaçao eletro hidaulica e limitado a sete marchas somente dois conjuntos de relaçoes poderao ser homologados — um conjunto com espaçamento mais longo e outro encurtado caso nao houvesse limites as equipes poderiam usar uma relaçao para cada pista/condiçao de corrida qualquer tipo de controle de traçao e proibido para a dianteira mas liberado para a traseira suspensao o layout de suspensao tambem e limitado mas de acordo com a maioria dos supercarros e carros de corrida atuais sao permitidos somente o arranjo double wishbone braços triangulares sobrepostos ou pushrod os amortecedores nao podem ser ligados hidraulicamente — o que impossibilita um sistema de estabilizaçao como o da mclaren que desloca uma carga fluida para o lado interno da curva para conter a rolagem eliminando a barra estabilizadora suspensao pushrod do amg one sera permitida os amortecedores tambem nao podem ter ajuste de altura nem controle eletronico ou eletrico e sua utilizaçao e limitada a tres unidades por eixo — um sistema de amortecedores duplos como o do porsche 959 e proibido o conjunto de roda e pneu tambem e considerado parte da suspensao as rodas devem ser feitas em peça unica devem pesar ao menos 9 kg e nao podem medir mais de 18 polegadas de diametro e 13 polegadas de largura com pneus o diametro total nao deve exceder 28 polegadas e a largura deve ser igual ou inferior a 14 polegadas aerodinamica a aerodinamica dos carros sera limitada pelo regulamento os carros poderao ter apenas dois dispositivos moveis — um na traseira e um na dianteira — os quais podem ter apenas duas posiçoes ajustaveis pelo piloto se forem usados dois dispositivos eles nao podem combinar suas duas posiçoes para fornecer um numero maior de configuraçoes dutos usados na carroceria ou em dispositivos aerodinamicos nao poderao ter sua geometria modificada elementos compostos por partes separadas como as asas traseiras da ferrari fxxk sao considerados um unico dispositivo mas assim como asas splitters spoilers e demais elementos eles deverao permanecer simetricos o tempo todo — o que significa que sistemas como o ala da lamborghini nao podem ser usados dutos que se abrem e fecham sao proibidos lamborghini por ultimo o difusor traseiro tambem tera suas dimensoes limitadas e o escape nao podera produzir nenhum efeito aerodinamico a mclaren nao curtiu isso peso e desempenho os novos carros tambem serao mais pesados enquanto os lmp1 tinham peso minimo de 980 kg os novos deverao pesar 1 040 kg sem piloto e combustivel como referencia o mais leve dos atuais hipercarros e o aston martin valkyrie amr com 1 000 kg ha uma limitaçao na distribuiçao da massa do carro 48 5% deve estar sobre o eixo dianteiro havera ainda um sistema de adiçao de lastro com base no desempenho dos carros que receberao incrementos de 0 5 kg de acordo com a posiçao nas corridas podendo chegar ao maximo de 50 kg com custos mais baixos o desempenho dos carros tambem sera inferior ao dos lmp1 — ao menos nas temporadas de estreia a estimativa e que os novos hipercarros completem a volta em la sarthe na casa dos 3 22 em ritmo de classificaçao — cinco segundos a menos que a pole position da toyota na 24 horas de le mans deste ano
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