em maio de 2016 a hyundai anunciou que colocaria um i30 para disputar as 24 horas de nurburgring na epoca a marca ainda sofria o efeito negativo do veloster que foi vendido aqui com o motor 1 6 gamma de 128 cv em vez do 1 6 gdi de 140 cv anunciado na campanha de pre lançamento o resultado nao poderia ser outro se nao um desempenho pifio para um carro com pretensao esportiva por essa razao quando a hyundai anunciou sua participaçao nas 24 horas de nurburgring pouca gente entendeu o verdadeiro significado daquela noticia a hyundai nao estava entrando na pista para ganhar corridas mas para desenvolver carros que futuramente poderao ganhar corridas com tres carros no grid de uma corrida de 24 horas no circuito mais desafiador do planeta e uma participaçao nada discreta no wrc eles teriam um valioso volume de informaçoes para desenvolver bons carros esportivos de rua e assim eles fizeram em apenas dois anos eles lançaram seus dois primeiros esportivos de rua o i30 n e o veloster n aquela corrida de 2016 portanto nao era apenas uma aventura coreana na alemanha era mais um passo no processo de transformaçao da hyundai em uma marca com apelo para os entusiastas e se voce acha que esse tipo de açao jamais vai chegar ao brasil onde o veloster incinerou a reputaçao da marca aqui vai uma surpresa a hyundai anunciou um programa de automobilismo baseado no hb20 o hb20 motorsport o anuncio remonta a antiga tradiçao das categorias monomarca do automobilismo brasileiro como a formula uno a copa clio lancer cup e courier dtm e promete ser uma das mais acessiveis para os pilotos a um preço de aproximadamente r$ 200 000 por temporada embora pareça um valor elevado para os leigos o pacote inclui o carro a equipe e o suporte durante as etapas — o piloto so precisa ir ao autodromo e correr usando como base o hb20 r spec a hyundai usara na categoria uma receita semelhante a usada atualmente em uma dupla de hb20 que disputa o brasileiro de marcas 1600 capaz de virar interlagos na casa dos 2 02 com 185 cv pneus sulcados e rodas de 14 polegadas como a intençao da hb20 motorsport e ser uma categoria de baixo custo voltada a pilotos amadores ela tera uma preparaçao menos radical com 160 cv no motor partindo dos 130 cv do motor original — um dos 1 6 aspirados mais potentes a venda no brasil — a hyundai trocou o coletor de escape por um sistema 4x2x1 novos comandos de valvula e um inedito sistema de gerenciamento da pro tune com mapeamento identico e congelado para todos os pilotos para equilibrar o desempenho e aumentar a competitividade os motores serao sorteados para cada etapa o cambio sera a mesma caixa manual de seis marchas oferecida nos hb20 de rua para conter custos a suspensao ganha amortecedores bilstein com quatro ajustes e buchas de poliuretano o acerto da geometria e livre ficando por conta de cada piloto/equipe as rodas sao fornecidas pela rays modelo gram lights 57xv de 17 polegadas com tala 7 calçadas em pneus pirelli pzero 205/45 nas quatro rodas os freios sao originais de fabrica com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira — uma opçao possibilitada pelo peso reduzido do modelo de pista o carro exposto no salao tem os farois de neblina por questoes esteticas mas a versao definitiva do hb20 motorsport trocara os farois por dutos de ventilaçao dos freios diferentemente das receitas padrao esta dieta do hb20 dispensa os materiais compositos a carroceria e de aço estampado porem portas tampa do porta malas e capo tiveram seus reforços internos removidos para alivio de peso todo o interior foi removido incluindo o painel original que foi substituido por uma caixa de fibra de carbono onde e apoiado o quadro de instrumentos da pro tune volante e bancos sao fornecidos pela sparco a temporada do hb20 motorsport esta prevista para começar em março de 2019 com um grid de 30 carros ao longo de 16 etapas compartilhadas com a copa truck todas elas serao transmitidas ao vivo pela band sport e pelas redes sociais bonus track hyundai n 2025 vision gran turismo alem do hb20 motorsport a hyundai tambem trouxe ao brasil este a passeio o n2025 vision gran turismo trata se de um conceito criado pela hyundai n para o game gran turismo com nada menos que 884 cv — resultado da soma dos 679 cv do motor movido a celula de combustivel posicionado atras do cockpit; mais 205 cv entregues por dois motores eletricos nas rodas dianteiras estes sao alimentados por um sistema de recuperaçao de energia cinetica kers de acordo com a hyundai o conjunto mecanico nao e apenas potente ele tambem representa o que ha de mais avançado no campo da eficiencia energetica tanto a carroceria quanto a estrutura do tipo monocoque fazem uso extensivo de fibra de carbono — essencial para atingir o baixo peso de apenas 972 kg a marca diz que projetou o carro de forma que ele pareça flutuar mas obviamente a funçao nao e apenas estetica os vaos entre os para lamas e os suportes do splitter frontal levam a dutos que percorrem todo o assoalho e minimizam a pressao do ar abaixo do carro produzindo mais downforce alem disso a asa traseira funciona como freio aerodinamico dando uma força para os discos nas rodas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.