nao ha duvida de que um dos segmentos automotivos mais legais no mundo todo e o dos hot hatches esportivos para as massas potentes o bastante para divertir os mais experientes; controlaveis o bastante para quem ainda e iniciante; chamativos o bastante para quem quer bem chamar a atençao; e praticos o bastante para quem precisa de um carro de familia basicamente todo entusiasta quer um hot hatch e e por isso que existem tantos o mais novo deles vem direto da coreia do sul mas fez escala na alemanha o hyundai i30 n teve boa parte do seu acerto dinamico realizado em nurburgring nordschleife onde a divisao n da hyundai deu quase 500 voltas com o carro eles dizem que isto equivale a 90 000 km em vias publicas com uma diferença importante o carro foi levado ao limite durante mais de 90% do tempo isto diz muito sobre o que a hyundai pretende com o i30 n abocanhar fas dos hot hatches mais tradicionais especialmente na europa onde costumam de fato levar o carro para a pista mesmo antes de fazer qualquer upgrade o pacote tem de ser bom logo de cara e isto e ainda mais verdadeiro quando se trata de um nicho tao disputado e cheio de rivais ja estabelecidos vw golf gti e golf r ford focus rs renaultsport megane rs e honda civic type r sao carros que seguem todos mais ou menos a mesma receita com motor turbinado e traçao dianteira ou integral com potencia que varia entre 230 cv e mais de 350 cv para o combate a hyundai armou o i30 n com um pacote bastante convencional alinhado com a concorrencia um motor 2 0 turbo que pode ter 250 cv ou 275 cv o performance package adiciona 25 cv ao motor que sempre entrega sua potencia maxima as 6 000 rpm com ou sem o performance pack o torque e de 35 9 mkgf entre 1 450 rpm e 4 500 rpm como comentamos no post de lançamento o motor e o mesmo 2 0 ja encontrado em outros modelos da hyundai porem com preparaçao especifica para o hatch o cambio e invariavelmente manual de seis marchas e que deus abençoe com o motor mais potente a hyundai diz que o i30 n leva 6 1 segundos para chegar aos 100 km/h enquanto a versao menos potente leva 6 4 segundos nas duas a velocidade maxima e limitada eletronicamente em 250 km/h a fabricante acredita que a esmagadora maioria dos clientes optara pelo performance pack no reino unido por exemplo espera se algo em torno de 90% outros recursos uteis sao os amortecedores ativos com tres niveis e o diferencial dianteiro eletronico responsavel por boa parte da personalidade do i30 n logo de cara talvez voce fique meio ressabiado com a potencia do hyundai 275 cv podem parecer pouco para um carro com um leque tao grande de adversarios nesse caso porem potencia bruta perde um pouco a importancia a maxima um bom conjunto e o que importa nunca foi tao verdadeira aqui quer dizer isto e uma maxima mesmo enfim no que depender do que a imprensa gringa anda falando do hyundai i30 n os coreanos conseguiram eles fizeram um carro todo certinho perfeito para causar uma boa impressao em quem esta descrente e surpreender quem ja esperava um bom hot hatch este e o tom geral de todas as avaliaçoes que lemos embora algumas tenham sido mais otimistas do que outras o que nao surpreendeu a ninguem a qualidade de construçao o espaço interno a boa ergonomia e o posicionamento dos comandos os coreanos estao mandando bem de forma geral criando carros com design no minimo interessante e atributos para encarar nomes melhor estabelecidos de igual para igual surpreendente foi eles terem aprendido a liçao na hora de colocar pimenta na receita [youtube id= psju7swygxw width= 620 height= 350 ] elogios ao comportamento dinamico do carro nao faltam o pessoal da evo por exemplo diz que o carro e simplesmente bom em tudo o que faz com uma agilidade que praticamente nao demanda esforço para ser aproveitada e um equilibrio exemplar na hora de contornar curvas com velocidade o que eles dizem e o seguinte no modo n que endurece os amortecedores ate o limite e altera o ronco do escape o mapeamento do esp o mapeamento do acelerador e ate o mapeamento do diferencial eletronico o i30 e tao equilibrado e ao mesmo tempo tao afiado que e capaz de percorrer qualquer trecho de estrada para onde voce o levar e tira lo de letra de verdade ele e assim bem acertado bem resolvido e preciso em suas respostas e em tudo o que faz especialmente no modo como ele esterça e reduz a velocidade para atacar as curvas e depois se deita sobre elas por um segundo ou mais antes de pegar impulso novamente na saida tambem gostamos do fato de voce ter que aprender como aproveitar ao maximo o diferencial eletronico para conseguir extrair o maximo do carro em si e para fazer isto e preciso ter a confiança de montar no acelerador o mais cedo possivel nas curvas porque e quando voce faz isto que o diferencial eletronico realmente mostra serviço e a nao ser que voce erre feio a velocidade na hora de entrar na curva os pneus dianteiros agarram e voce consegue carregar velocidades cada vez mais altas na saida o modo n e o mais agressivo e existem outros tres eco normal e sport o primeiro visa economia de combustivel; o segundo conforto para o dia a dia e o terceiro e bem nao tao agressivo quanto o modo n e ainda existe o n custom que permite que voce escolha manualmente entre caracteristicas de aceleraçao suspensao e direçao de todos os outros modos e monte seu modo personalizado o responsavel pelo comportamento dinamico da divisao n da hyundai albert biermann que antes de assumir o comando da divisao n da hyundai era chefe da divisao m da bmw diz que o melhor a fazer e utilizar o modo n em nurburgring quase como se fosse coincidencia pois o comprometimento do conjunto com o desempenho neste modo e bastante extremo na verdade os caras do top gear disseram que no i30n a primeira coisa que se percebe e um carro muito muito duro e disse que mesmo no modo normal a rodagem pode ficar desconfortavel em um piso mais acidentado no entanto tal caracteristica nao compromente a experiencia dada a proposta do carro os amortecedores sao impressionantes mas precisam operar em uma janela muito pequena porque quase nao ha rolagem e movimentos por parte da carroceria nas curvas o carro ate levanta a roda traseira do lado de fora por exemplo nao da para fazer isso com um civic se voce se preocupou com possibilidade de isto afetar negativamente sua capacidade de cruzar estradas fique sossegado o isolamento da cabine e bom e o i30 n consegue percorrer quilometros e quilometros de rodovia numa boa no geral achamos que o conforto da suspensao e melhor que o do focus rs porque ele nao sofre tanto com solavancos verticais e tao duro quanto o ford mas tambem administra melhor esta dureza por outro lado este nao e um carro feito para virar tempo na pista e sim para oferecer uma boa experiencia ao volante em qualquer situaçao para a hyundai mais importante que um recorde de nurburgring em um primeiro momento a marca ja declarou que sequer vai divulgar um tempo la e mostrar que sabe o que esta fazendo e que pode ser levada a serio as palavras da autocar colocando o hyundai i30 n lado a lado com seu maior rival deixam isto bem claro talvez o mais impressionante seja que o i30 n acertou no basico os bancos sao baixos o bastante e tem apoio suiciente isto e um ponto muito positivo neste segmento os pedais sao meio deslocados para o lado mas ainda bem espaçados para o punta tacco isto se voce preferir nao usar o excelente o sistema de sincronizaçao de rotaçoes nas reduçoes de marcha junte a isto o funcionamento agil e preciso da alvanca de cambio e o curso curto da embreagem e voce acaba jurando que a hyundai faz este tipo de carro ha geraçoes o i30 n tambem passa a impressao de ser muito robusto ainda que a qualidade dos materiais esteja um nivel abaixo do que se encontra em um golf gti ou seja o carro nao e perfeito como nenhum e mas parece ter convencido quem ja pode dar umas esticadas nele o que acaba nos deixando mais curiosos embora a chance de o i30 n desembarcar no brasil seja baixa de antemao porem ja sabemos que os coreanos fizeram a liçao de casa vamos ficar de olho e torcer para que as piadas fiquem no passado
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