Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Hyundai lança HB20 Rspec no Brasil
A Hyundai está lançando no Brasil uma versão com apelo esportivo do HB20. Batizada com o pretensioso nome HB20 Rspec, ela não terá o aguardado motor 1.0 turbo que vem sendo testado pela marca no Brasil, e será apenas uma versão “esportivada”. Sob o capô ele tem o mesmo motor 1.6 Gamma de 128 cv e 16,5 mkgf das demais versões, e também pode ser combinado ao câmbio automático de seis marchas, além do manual também de seis velocidades.
Além de adotar a nova grade hexagonal da marca com elementos cromados, o processo de esportivação do HB20 Rspec incluiu rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, retrovisores com capa preta, faróis com máscara negra, acabamento preto fosco nas colunas, um pseudo-extrator de ar no para-choque traseiro, saída de escape cromada e antena tipo barbatana. Ele será vendido em quatro cores: branco, prata, azul e vermelho.
Por dentro os bancos, volante e coifa do câmbio são de couro preto com costuras vermelhas — mesma cor dos detalhes nas saídas de ar e das pinças de freio. O ar-condicionado digital e o sistema multimídia da versão Premium — novidades na atualização do HB20 — não foram trazidos para o Rspec e por isso ele tem apenas o bom sistema Bluenav com conectividade Bluetooth, e ar-condicionado manual.
A opção pelos equipamentos mais básicos tem uma explicação: apesar de não ter preços definidos, a marca anunciou que ele será posicionado abaixo da versão Premium, de R$ 59.500. O HB20 Rspec chega às lojas em fevereiro.
Homem é acusado de roubar 50 km de uma estrada
Na semana passada um agente do serviço prisional da Rússia, Alexander Protopopov, foi acusado pela polícia russa de supervisionar o desmanche de 50 km de uma rodovia no extremo norte da Rússia, na distante região de Komi. No total, Protopopov roubou nada menos que 7.000 placas de concreto reforçado para vendê-las a terceiros e embolsar o lucro.
A polícia acredita que o valor obtido com a venda é superior a seis milhões de rublos, equivalente a R$ 330.000. O desmanche da rodovia levou mais de um ano, e aconteceu entre 2014 e 2015, segundo o relatório da comissão de investigação divulgado à agência de notícias AFP. As placas de concreto foram vendidas a uma empresa que as revendia por um valor ainda maior.
Protopopov era o chefe do serviço penitenciário da região de Komi, e chegou a ser condecorado por criar “unidade espiritual” em sua gestão, mas acabou preso na última quarta-feira e agora está sendo acusado de apropriação indevida de propriedade pública enquanto ocupava cargo público. Com isso, ele pode passar até 10 anos na cadeia. Ainda bem que ele criou a tal “unidade espiritual”, não?
Como em muitos países, a construção de rodovias é um dos setores mais corruptos da Rússia, com custos muito mais altos que projetos semelhantes em outros países, segundo a AFP. A construção de uma rodovia de 48 km para os jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, por exemplo, custou cerca de US$ 8 bilhões — valor que, segundo a imprensa russa, é suficiente para cobrir a rodovia com caviar negro.
Lada Niva pode ganhar nova geração em 2018
E já que estamos falando de demolição de estradas e da Rússia, aqui vai uma notícia da região: o Lada Niva está prestes a ganhar uma nova geração. Segundo o site Carscoops, o modelo que é produzido desde 1977 sem alterações significativas, terá sua segunda geração lançada em 2018.
Assim como o atual modelo, a nova geração será oferecida nas versões de duas e quatro portas, e irá abandonar o antigo motor 1.7 a gasolina, de 85 cv, por um motor mais moderno, mas que ainda não foi revelado, e que será combinado a um câmbio manual. A chegada da nova geração, contudo, não significará o fim do jipe quarentão: segundo o site Izvestia, o atual modelo continuará vendido junto com a nova geração.
BMW M3 e M4 ganham pacote que eleva potência para 450 cv
A BMW lançou recentemente um novo pacote de alto desempenho para o M3 e o M4. Batizado Competition Package, o opcional traz uma série de elementos mecânicos e estéticos que elevam a potência e melhoram o comportamento dinâmico dos esportivos por US$ 5.500.
Com o Competition Package a potência do 3.0 biturbo subiu de 431 para 450 cv, e a aceleração de zero a 100 km/h ficou 0,1 segundo mais rápida, segundo cumprida em 3,8 segundos nos carros equipados com o câmbio de embreagem dupla. Além do aumento da pressão do turbo, o pacote também acrescenta novas molas, amortecedores e barras estabilizadoras e reprogramação dos modos de condução da suspensão Adaptative M, o controle de estabilidade dinâmico e o diferencial ativo.
No campo visual o pacote também inclui rodas diamantadas de 20 polegadas com pneus 265/30 e 285/30, e sistema de escape com saídas preto-cromo, grade e acabamento dos respiros laterais em preto, bancos esportivos mais leves, e cintos com as listras da BMW M.