no inicio deste mes a hyundai anunciou o lançamento do novo santa fe no brasil o modelo agora se chama all new santa fe que e o jeito que a hyundai usa para se referir as novas geraçoes de seus modelos mas ele nao e assim tao completamente novo apesar do visual moderno ele ainda e baseado na mesma plataforma de seu antecessor que e compartilhada com a atual geraçao do kia sorento e uma plataforma longe de ser obsoleta tendo sido lançada ha apenas quatro anos em 2015 mas e importante mencionar este detalhe porque o santa fe teve um salto consideravel de preço dos r$ 184 900 do modelo anterior o santa fe passou a ser vendido por r$ 297 300 na pratica de pouco menos de r$200 000 ele passou a quase r$ 300 000 e isso nao e um malabarismo retorico para fazer o aumento de preço parecer maior do que estamos falando de r$ 112 400 de diferença por este preço o all new santa fe traz o chassi alongado para acomodar sete ocupantes la fora esta versao e chamada santa fe xl e um pacote de equipamentos que nao vai muito alem do que se espera para um carro desse segmento — especialmente nesta faixa de preço a lista inclui ar condicionado de duas zonas farois direcionais com acendimento automatico bancos com aquecimento tres temperaturas nos dianteiros e duas no traseiro teto solar panoramico quadro de instrumentos digital bancos com ajuste eletrico e memoria seis airbags cameras de 360 graus e monitor de ponto cego encostos de cabeça ativos na dianteira controles de traçao e estabilidade assistente de partida em aclive e de frenagem em declive sistema multimidia com apple carplay e android auto um destaque da lista e a base de carregamento de celulares por induçao wireless ainda nao muito comum de se ver mesmo neste segmento e nessa faixa de preço o motor e uma atualizaçao do lambda ii do modelo anterior antes com 3 3 litros e 270 cv ele agora desloca 3 5 litros para produzir 280 cv o cambio automatico tem oito marchas e trocas manuais e esta sempre ligado as quatro rodas a lista na verdade nao e tao diferente do antecessor que nao tinha as cameras de 360 graus nem a conectividade com carplay e android auto nem a base de recarga por induçao ou o sistema de audio infinity — alem claro de ter 10 cv a menos e um cambio de seis marchas em vez de oito a lista por si nao justifica os quase r$ 115 000 a mais cobrados pelo novo modelo diante disso para entender esta diferença de preços e preciso analisar o all new santa fe no contexto do mercado — quais seus rivais quanto eles custam e que equipamentos oferecem o rival mais evidente do santa fe e seu irmao de desenvolvimento o kia sorento kia sorento a atual geraçao do sorento foi lançada em 2015 mas recebeu um facelift em 2018 a lista de equipamentos se diferencia apenas pelas cameras de 360 graus ausentes no sorento e a configuraçao mecanica e exatamente e mesma mudam o design da carroceria e da cabine — e la dentro a arquitetura e exatamente a mesma com a mesma disposiçao de equipamentos e comandos incluindo a base de recarga a diferença e que a versao v6 e a mais cara do sorento pois ele tambem e oferecido com o motor quatro cilindros de 2 4 litros e 172 cv se voce nao faz questao do design mais imponente e moderno do hyundai o sorento e o mesmissimo carro por r$ 229 990 — uma diferença de r$ 67 310 em favor do kia; da pra levar um hb20 evolution com o motor 1 0 tgi e ainda sobram r$ 120 para abastecer volvo xc90 mas este e apenas seu rival mais semelhante nesta faixa de preços o all new santa fe acaba encarando o volvo xc90 na versao momentum que custa r$ 305 950 3 5% mais caro mas tem um motor 2 0 twincharged compressor de polia e turbo de 320 cv alem de itens de serie nao disponiveis no hyundai como o cruise control adaptativo airbag para joelhos sistema de alerta de mudança de faixa alerta de colisao frontal e traseira assistente de estacionamento semi autonomo e luzes de curva alem disso o ar condicionado tem quatro zonas em vez de duas — uma delas e para os passageiros da terceira fileira de bancos o porte do volvo tambem e sutilmente maior sao 4 95 metros de comprimento 1 92 de largura sem os espelhos e 2 98 metros de entre eixos no hyundai o comprimento e 18 cm menor 4 77 m a largura e 3 cm menor 1 89 m e o entre eixos e 22 cm menor 2 76 m ou seja por apenas 3 5% a mais e possivel levar um carro maior mais potente e mais equipado o unico fator a favor do hyundai nesse cenario e sua garantia e sua rede autorizada enquanto a volvo tem 35 concessionarias e oferece garantia de dois anos sem limite de quilometragem a hyundai tem mais de 210 autorizadas e oferece garantia de cinco anos mitsubishi pajero full outro modelo com porte semelhante e o mitsubishi pajero full oferecido com o motor v6 6g75 mivec de 3 8 litros e 250 cv nao e um concorrente direto mas da uma noçao de como a hyundai chegou ao preço do santa fe o pajero tem um sistema de traçao 4x4 mais versatil com opçao de reduzida e seleçao de traçao traseira ou integral mas a lista de equipamentos e mais modesta ele nao tem ar condicionado de duas zonas nem sistema de audio premium o teto solar e simples o quadro de instrumentos nao e digital os farois nao sao de led e o cambio automatico tem cinco marchas e um carro mais robusto e mais rustico que passara por menos apuros se decidir sair do asfalto quanto as dimensoes ele tem 4 90 metros de comprimento 1 87 metro de largura 2 78 metros de entre eixos — basicamente as mesmas do hyundai na pratica ao comparar os dois e preciso colocar na balança se os itens de conveniencia do santa fe os 30 cv a mais e o visual mais urbano e contemporaneo valem os r$ 55 310 de diferença chevrolet equinox se considerarmos os carros de cinco lugares encontramos a maior ameaça ao hyundai santa fe o chevrolet equinox ele nao tem um v6 a gasolina como o hyundai porque ja adotou o downsizing ele usa uma versao de 262 cv do motor 2 0 turbo da chevrolet — sao 18 cv a menos porem o torque de 35 8 kgfm e maior que os 34 3 kgfm do hyundai alem disso esse torque esta disponivel a partir de 2 000 rpm em vez de 5 000 rpm isso em um carro 150 kg mais leve sao 1693 kg vs 1843 kg como o hyundai o equinox tambem tem traçao integral tambem tem sistema de audio premium bose teto solar panoramico farois de led assistente de descida e de partida em aclives ar condicionado dual zone controles de estabilidade e traçao e sistema de chave presencial mas a lista da versao de topo premier avança em um territorio que o hyundai ainda nao ousou adentrar com sistema ativo de reduçao de ruido externo sistema de concierge on star stop/start frenagem automatica de emergencia assistente de permanencia em faixa sensor de movimento para abertura da tampa do porta malas alerta de colisao frontal e de trafego cruzado e assistente de estacionamento semi autonomo isso por r$ 159 990 nesse contexto o hyundai esta cobrando quase r$ 138 000 por um visual mais moderno e um par de bancos no porta malas sim porque o equinox tem 4 62 metros de comprimento o hyundai tem 4 77 metros 1 84 metro de largura 1 82 m no hyundai e 2 73 metros de entre eixos 2 76 metro no hyundai — o que resulta em um espaço interno basicamente identico ford edge st e se voce nao faz questao dos sete lugares e nao quiser economizar os r$ 138 000 reais comprando um equinox aqui esta uma opçao bem mais saborosa o ford edge st por r$ 299 000 r$ 1 700 a mais que o hyundai ele entrega um v6 biturbo de 335 cv e 54 3 kgfm que o leva de zero a 100 km/h em 5 7 segundos e aos 238 km/h — o hyundai faz o mesmo em 7 8 segundos e chega aos 210 km/h o pacote de equipamentos tambem e mais recheado que o do hyundai oferecendo alem do teto solar panoramico e do ar condicionado de duas zonas todos os sistemas auxiliares de direçao desejaveis atualmente como o cruise control adaptativo sistema semi autonomo de estacionamento frenagem automatica de emergencia farol alto automatico alerta de trafego cruzado e assistente de permanencia em faixa quanto as dimensoes o edge st mede 4 83 metros de comprimento 1 90 m de largura e 2 85 m de distancia entre eixos — e maior que o hyundai em todos os aspectos e apenas uma questao de querer os sete lugares portanto dodge journey ainda nos sete lugares temos no brasil o dodge journey sim ele ainda e vendido lançado em 2009 ele ja esta no final de carreira mas tambem tem um v6 de 286 cv sete lugares sistema de audio premium alpine ar condicionado de duas zonas e se manteve relativamente atualizado com tecnologias recentes como frenagem automatica de emergencia nao tem controle de partida em rampa nem controle de declive muito menos base de recarga de celular por induçao o teto solar e menor convencional mas o dodge tambem custa praticamente metade do preço do hyundai sendo vendido por r$ 149 900 o resumo da opera analisando o segmento ficou claro o que a hyundai levou em consideraçao para precificar seu all new santa fe os modelos de sete lugares oferecidos sao via de regra menores mais antigos ou mais caros sim ha o volvo e o kia com propostas mais atraentes mas a hyundai parece apostar em sua rede autorizada e principalmente em seu pos venda — que ja e considerado um dos melhores do mercado ao lado de honda e toyota — para convencer o cliente indeciso a escolher um santa fe em vez de um xc90 ou um sorento e isso e uma estrategia muito sensata mas ela faz sentido somente para quem nao pode abrir mao de um suv de sete lugares se os dois lugares do porta malas nao fazem a diferença e possivel fazer uma escolha igualmente moderna mais tecnologica e ainda voltar para casa com dinheiro suficiente para um segundo carro — que nem precisara ser um modesto popular
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