em 1968 quando tinha apenas 14 anos ian callum mandou alguns esboços para a jaguar ele sonhava em trabalhar na fabricante britanica como designer de automoveis william haynes que presidia a fabricante na epoca recebeu a carta e surpreendentemente a respondendo dizendo que callum tinha futuro mas precisava estudar engenharia e se dedicar muito e foi o que ele fez [gallery link= file columns= 2 size= large ids= 229996 229995 ] avance 51 anos no tempo e chegamos a junho de 2019 ian callum agora com 64 anos de idade anunciou que ira se aposentar depois de quatro decadas como designer automobilistico encerrando sua carreira como chefe de design da marca em que um dia sonhou trabalhar ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ian callum nasceu em 30 de julho de 1954 na cidade de dumfries escocia e ja aos 25 anos em 1979 conseguiu um emprego na ford do reino unido iniciante seu trabalho consistia principalmente em desenhar volantes e outros componentes menores dos carros contudo o talento de callum lhe garantiu algumas oportunidades maiores com o passar do tempo a primeira delas veio ja em 1984 sim o lendario ford rs200 que se tornou icone do grupo b mesmo sem qualquer vitoria no wrc foi o primeiro carro cujo design ficou inteiramente a cargo de ian callum projetado do zero pela ford britanica o rs200 nao foi considerado bonito em sua epoca com a dianteira curta e os farois circulares mas ele certamente era inconfundivel com um conjunto mecanico diferente do se encontrava em qualquer ford da epoca motor quatro cilindros turbo central traseiro e traçao integral e uma serie de homologaçao limitada a 200 unidades o rs200 se tornou uma lenda como se nao bastasse seis anos depois callum tambem foi o responsavel pelo escort rs cosworth que como muitos aqui ja sabem era mais um ford sierra disfarçado com motor longitudinal e traçao 4x4 um carro que diferentemente do rs200 foi relativamente bem sucedido no mundial de rali com dez vitorias entre 1993 e 1997 apesar da boa aparencia e do bom desempenho do rs cosworth callum deixou o cargo na ford em 1991 seu destino fundar a twr design junto com peter stevens e o tom walkinshaw e prestar serviços a propria ford que na epoca era dona da jaguar e da aston martin o que ele queria de fato era dar forma a superesportivos e prototipos de corrida na posiçao de diretor de design callum foi o responsavel pelo aston martin db7 primeiro modelo totalmente novo da aston sob o guarda chuva da ford que chegou a construir uma nova fabrica no reino unido para produzi lo e o db7 era feito sobre a plataforma do antigo jaguar xjs tanto a aston martin quanto a jaguar haviam sido compradas pela ford no fim da decada de 1980 com o db7 a aston martin estabeleceu a identidade visual seguida pela fabricante ate recentemente callum permaneceu na twr design por oito anos ate 1999 ao longo daquele periodo a empresa prestou serviços de design para a nissan e para a ford e os carros projetados por eles para ambas foram apresentados em 1997 o ford puma e o nissan r390 o primeiro como os fas de gran turismo 2 bem sabem era um cupe esportivo baseado no fiesta de quarta geraçao mais ou menos como o opel/chevrolet tigra estava para o corsa b [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 229973 229972 ] o segundo foi o projeto da nissan para a categoria gt1 do mundial de endurance a categoria na qual competiram icones como o porsche 911 gt1 o mclaren f1 e o toyota gt one e coincidentemente ele tambem se tornou um dos favoritos dos fas de gran turismo 2 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 229975 229976 229977 ] a conexao da tom walkinshaw racing com a jaguar rendeu a ian callum em 1999 uma indicaçao para assumir o cargo de diretor de design da companhia callum aceitou e manteve se na posiçao pelas duas decadas seguintes ate 2019 nos primeiros anos callum conseguiu conciliar o trabalho na jaguar com o projeto do aston martin vanquish lançado em 2001 para a propria jag o primeiro trabalho de callum foi o conceito r coupe de 2003 um carro que serviu de inspiraçao para primeiro facelift do s type em seguida veio a perua do jaguar x type cuja traseira foi projetada sob sua supervisao estes primeiros projetos ainda eram galgados no estilo retro de geoff lawson projetista que antecedeu callum no cargo falecido em 1999 quando chegou a hora de apresentar novos projetos ian callum decidiu que a jaguar deveria seguir uma nova direçao adquirindo um estilo ainda elegante porem mais arrojado e adequado a era moderna esta nova direçao começou a ser traçada com o jaguar xk de segunda geraçao que foi lançado em 2006 e produzido ate 2015 e lembrava bastante o aston martin db9 da epoca o jaguar xf sucessor do s type foi apresentado no ano seguinte o visual daquele carro ja trazia diversos elementos do atual xf que foi lançado em 2015 e tambem foi assinado por callum os farois afilados a traseira alta e as lanternas esguias ligadas por uma barra cromada na epoca callum considerou o xf uma verdadeira revoluçao no design da jaguar algo que foi reafirmado em 2010 quando a jaguar apresentou a quinta geraçao de seu seda de topo o xj ate entao o carro conservava a mesma identidade visual do primeiro modelo de 1968 callum inspirou se nas linhas do xf porem com proporçoes mais avantajadas e uma dose extra de elegancia vide as lanternas traseiras verticais em formato de cascata naquele mesmo 2010 callum desenhou o supercarro conceitual c x75 sucessor espiritual do emblematico xj220 equipado com quatro motores eletricos um para cada roda o conceito tinha quatro motores eletricos um para cada roda e mais duas micro turbinas a gas o conjunto entregava 780 cv e deveria ser capaz de levar o c x75 de zero a 100 km/h em 3 4 segundos versoes posteriores do projeto usavam dois motores eletricos e um quatro cilindros turbo de 1 6 litro no fim das contas o c x75 foi cancelado como reflexo da crise economica mundial mas ainda apareceu no filme 007 contra spectre de 2015 https //www youtube com/watch v=5bhuxlvmj4u entre os esportivos puro sangue a ultima grande criaçao de ian callum foi o f type que foi lançado em 2013 ele foi o sucessor espiritual do mitico e type e adotava alguns elementos esteticos do c x75 considerado um dos carros mais bonitos da era moderna o f type tanto que so no ano que vem ele recebera seu primeiro facelift abrangente os ultimos projetos assinados por callum para a jaguar porem foram dois suvs o f pace cuja dianteira era claramente inspirada pelo jaguar xf e o eletrico i pace que foi lançado la fora em 2018 e chegou ao brasil neste ano embora tenha deixado o cargo de diretor na jaguar para segundo ele proprio dedicar se a outros projetos de design ian callum vai continuar trabalhando para a companhia britanica como consultor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.