by the pricking of my thumbs something wicked this way comes alem da historia de um automovel esta e a historia de uma pessoa nao um italiano como se poderia imaginar pela marca do veiculo em questao nao um americano nascido em ohio e criado no bucolico wisconsin um desenhista ambicioso genial profundamente controverso respeitado e odiado em igual medida um homem com a coragem de suas convicçoes e de carater solido que gostemos ou nao estava destinado a mudar o desenho do automovel para sempre uma influencia tao completa que pode ser colocada no mesmo patamar que a de giorgietto giugiaro [caption id= attachment_300461 align= aligncenter width= 999 ] chris bangle[/caption] mas se giugiaro e universalmente amado christopher edward chris bangle e profundamente controverso procure um elogio sequer entre seus companheiros de profissao; e quase impossivel achar uma palavra carinhosa a nao ser a citaçao sobre o seu carater acima por robert cumberford respeito sempre mas amor dificil bangle e um iconoclasta classico crente de suas convicçoes e sem respeito pelo passado pelas tradiçoes de beleza classica escultural que vieram antes dele suas influencias nao sao as formas fluidas italianas e sim a arquitetura desconstrutivista simbolizada por seu idolo o arquiteto frank gehry o desconstrutivismo era em si uma filosofia que visava quebrar as regras estabelecidas caracterizado por uma ausencia de harmonia continuidade ou simetria obvia [caption id= attachment_300462 align= aligncenter width= 999 ] um predio desenhado por bangle nao o the walt disney concert hall em los angeles exemplo da arquitetura que o inspira [/caption] bangle começou sua carreira na opel em 1985 e passou pela fiat na italia seu pais preferido e casa hoje antes de se mudar para a bmw onde com total apoio da empresa mesmo frente a criticas veementes mudou o estilo da bmw e do resto do mundo suas formas concavas e linhas de dobra pronunciadas o chamado flame surfacing esta hoje absolutamente em tudo de toyotas a vw de fords a hyundais ame ou odeie sua importancia e influencia e inegavel o flame surfacing foi originalmente viabilizado pelas novas tecnicas de prensagem 3d da bmw permitindo uma unica prensa para curvas compostas que anteriormente precisavam de varios estagios alem do flame surfacing bangle tambem mudou a forma como uma tampa de porta malas e colocada no carro; o famoso bangle butt esta felizmente foi um pouco menos influente na verdade suas melhores criaçoes na bmw sao as onde sua criatividade foi contida e normalizada; o serie 3 e90 talvez o maior exemplo disso na humilde opiniao deste analista o unico carro dele que pode ser chamado de bonito no sentido classico; ha uma certa brutalidade germanica em todos os outros que e dificil de engolir mas numa coisa ele tem razao seus carros funcionam melhor no mundo real do que em fotos o conselho da empresa foi severamente criticado pela revoluçao de bangle principalmente quando transformou o classicamente belo serie 7 e38 no bundudo e estranho e65 petiçoes publicas foram assinadas para demitir o culpado daquela abominaçao mas a empresa se manteve firme no apoio das ideias e conceitos de seu desenhista chefe sua influencia posterior no resto da industria validou esta confiança nao entende o motivo da bmw nao ouvir as criticas a suas grades gigantes de hoje esta ai o motivo o revolucionario sempre e controverso mas o feio tambem; e uma linha tenue e perigosa esta mas pelo menos uma coisa temos que admirar e tambem profundamente corajosa mas isto e o que sabemos hoje e a historia aqui e de muito antes disso de uma epoca em que bangle nao era bangle e sim mais um aspirante a grandeza com ego inflado e muitas ideias na cabeça que trabalhava em milao na fiat a historia de um jovem de 34 anos que recebe um carro para desenhar sozinho para definir sozinho como seria seu estilo de cima abaixo pela primeira vez em sua carreira ja com experiencia suficiente para isso tendo saido dos projetos do panda e do alfa romeo 145 vem com uma ambiçao enorme alimentada por uma vontade de quebrar regras e mostrar sua propria grandeza este carro deveria mostrar ao mundo quem era chris bangle deveria nao apenas ser um carro bonito entao claro; precisava ser diferente de todo o resto que existiu desde sempre um ego desse tamanho nao poderia ser contido com algo apenas bonito o resultado como nao poderia deixar de ser e controverso lindo e esquisito marcante e diferente bruto mas delicado em alguns detalhes nao um carro; uma ferramenta para o avanço da carreira de mister bangle e como isso um sucesso imediato que o impulsionou para a cadeira maxima na bmw em 1999 fiat centro stile vs pininfarina outra pessoa e importante nesta historia paolo cantarella o ceo da fiat nos anos 1990 que presidiu um esforço de retorno numa empresa entao em decadencia era um entusiasta do automovel que diziam dirige a empresa na direçao de fazer carros que ele possa amar o resultado e uma fase de produtos sensacionais alem do coupe o punto o roadster barchetta os alfa romeo 145 155 gtv e spider a nova familia de motores pratola serra de quatro e cinco cilindros se a qualidade confiabilidade e durabilidade fosse tao boa quanto o desenho a historia da marca certamente seria outra o nascimento do coupe e uma historia eminentemente italiana coupes derivados de sedans da marca sempre foram uma tradiçao italiana na fiat os mais memoraveis sendo o 124 coupe que inaugurou o motor lampredi dohc o magnifico dino coupe de bertone e o 130 cupe pininfarina todos da epoca de dante giacosa mas durante os anos seguintes centrados em economias de escala com as plataformas de traçao dianteira tipo 1 2 3 e 4 muito pouca atividade no campo dos cupes aconteceu na fiat mas a pininfarina velha parceira da fiat no inicio dos anos 1990 via um problema em seu futuro imediato o cadillac allante produzido em sua fabrica em breve deixaria de ser vendido pela gm nos eua o que deixaria a fabrica ociosa o negocio de desenho de carroceria e engenharia sob contrato continuava de vento em popa inclusive trabalhando para a fiat mas este evento ameaçava a saude financeira da empresa a fiat nao queria perder o parceiro importante e decide ajudar na verdade uma ajuda mutua cantarella queria um cupe para chamar de seu tambem um novo cupe fiat seria produzido na pininfarina ao fim do allante em 1993 decide se pelo uso da plataforma do fiat tipo e os motores 2 0 16v dele na versao basica e o 2 0 16v turbo do lancia delta integrale na versao de topo o mais importante aqui como sempre em cupes era o desenho da carroceria; tanto chris bangle no centro stile fiat quanto a pininfarina preparam desenhos para aprovaçao do conselho da fiat efetivamente competindo um com o outro se voce nao percebeu a importancia deste dia para a historia do design de automoveis pense de novo com mais calma ja sabemos quem ganhou claro mas quem perdeu e igualmente importante o desenho de pininfarina ao ser surpreendentemente rejeitado em favor da estranha e diferente proposta de bangle nao morre ali e vendido posteriormente para a peugeot que o lança como o 406 coupe [caption id= attachment_300487 align= aligncenter width= 999 ] 406 cupe um fiat rejeitado[/caption] pense nisso e claro que o mais classicamente belo dos dois e o carro da pininfarina ate hoje e algo incrivelmente limpo classico bonito de uma forma completa e inegavel o carro de bangle claro que transborda charme inovaçao e criatividade tambem nao entenda mal mas pare para imaginar o que seria do mundo de hoje se o pininfarina fosse o escolhido e bangle imediatamente esquecido para sempre momentos assim nao cessam de impressionar pelas realidades paralelas possiveis criadas a partir de uma decisao simples dentro de uma empresa qualquer numa segunda feira qualquer de qualquer forma temos que entender o seguinte todo mundo se lembra do fiat e o peugeot ja foi esquecido fora de nossos circulos entusiastas o fato e que o projeto e deixado ao cargo de bangle mas com um porem o interior ficaria a cargo da pininfarina sob a direçao dele em 1993 como um relogio vemos o lançamento do carro para um publico estupefato que nao sabe muito bem como reagir a um desenho que quebra suas preconcepçoes do que e feio ou bonito a revoluçao subversiva de bangle começava o fiat coupe e diferente o coupe de bangle era as caixas de roda eram na verdade como cortes de uma faca gigante na lateral do carro retos em angulo precisos e diferentes este corte na frente tambem delimita o capo que e enorme e abre expondo toda a mecanica um deleite para os profissionais da reparaçao a combinaçao desses cortes bruscos e superficies convexas pregam uma peça no cerebro sempre pedindo uma segunda ou terceira olhada enquanto voce tenta descobrir o que exatamente esta acontecendo um carro lindo mas de um jeito estranho pacas muitos ainda o consideram a obra prima dele chamou se pragmaticamente exatamente o que era fiat coupe o interior e a minha parte preferida um desenho moderno de beleza classica e delicada mas inovador com uma faixa na cor do carro que evoca os antigos paineis de metal do passado e com o logotipo pininfarina em cima dando um ar de ferrari ao interior do humilde fiat o carro em si era alem de belo e inovador algo interessantissimo em movimento a base era do tipo em si uma base otima com motor transversal dianteiro e traçao dianteira e suspensoes independentes mas o carro foi pacientemente desenvolvido para um comportamento mais esportivo como convem a sua raison d etre diz a revista car inglesa em seu lançamento o fiat esterça com tanta precisao que nao ha motivo para preocupaçao nessas estradas estreitas que deixam pouco espaço para subesterço e uma sensaçao maravilhosamente tensa e comportada a direçao rapida quase muito rapida sua linha nunca corrompida pelo torque steer mesmo quando acelerando forte em segunda marcha pise no acelerador e a frente vai onde voce manda suavemente como deve a traçao e incrivel a aderencia nas curvas e ainda melhor voce sente que o coupe tem um desempenho brilhante porque os pilotos de teste da fiat gostaram de seu trabalho e o fizeram bem sem computadores ou engenheiros interferindo feito a italiana a especificaçao do carro de teste ajudava por ser a versao turbo; aqui no brasil so tivemos a versao aspirada que de qualquer forma era bem interessante 139cv a 6000rpm e 18 3 mkgf a 4500rpm fazendo o carro ser capaz de fazer 0 100km/h na casa dos 9 segundos e chagar a 208km/h o turbo era bem mais interessante porem 190cv a 5500 rpm e incriveis 29 6 mkgf a 3400 rpm turbo lag era um problema nada acontecendo antes dos 3000rpm problema caracteristica interessante neste caso o turbo era um carro realmente veloz 0 100 km/h em 6 9 segundos segundo a car e velocidade final de 233 km/h em ambos os motores o cambio era manual de cinco marchas a suspensao era mcpherson dianteira com barra estabilizadora e direçao por pinhao e cremalheira assistida hidraulicamente com 3 voltas de batente a batente na traseira braços arrastados e barra estabilizadora freios a disco nas quatro rodas ventilados na frente completavam a especificaçao de primeira os pneus no carro aspirado que recebemos aqui eram 205/55 r15 e no turbo 205/50 r16 e um carro medio mas hoje decididamente compacto 4250mm de comprimento num entre eixos de 2540mm nao era exatamente leve tambem ao redor de 1300kg dependendo da versao na europa ainda recebeu uma atualizaçao em 1996 que nao recebemos aqui junto com pequenas alteraçoes de estilo o carro recebia motores da nova familia pratola serra da fiat que conhecemos aqui nos marea quatro cilindros 1 8 de 131 cv dois litros de cinco cilindros e 147cv e finalmente cinco cilindros turbo de 220cv este ultimo e famoso na europa por sua velocidade 0 100km/h em seis segundos cravados a caminho de uma velocidade maxima de 250km/h esta versao chegou a receber tambem cambio de seis marchas [caption id= attachment_300477 align= aligncenter width= 999 ] 20v turbo o ultimo dos coupes [/caption] sei bem o motivo de nao recebermos os carros melhorados; muitos coupes 1996 ainda estavam nos concessionarios a venda aqui no brasil de 1998 a fiat naquele tempo ainda tinha certa dificuldade de vender carros caros aqui em 1998 estava rondando concessionarios atras de um tempra 16v para minha familia em crescimento e em sao bernardo do campo topei com um coupe verde lindissimo ainda esperando um dono carinhoso que o viesse salvar da humilhaçao de ficar tanto tempo exposto ainda zero km ainda bem no meio do showroom da loja como parecia estar a 2 anos ja o preço com descontos e motivaçao para se livrar dele custava o mesmo preço do tempra barato demais pelo que era ah as realidades alternativas possiveis que se abriam para mim naquele dia naquela loja obviamente decidi por minha familia e o sedan formal o coupe e apenas desde entao um sonho platonico distante um carro diferente de uma pessoa diferente e um marco importantissimo na historia moderna do automovel e mais um que me escapou
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