este ano e o ultimo do audi tt nao ha mais espaço para ele aparentemente; mesmo a sua base o golf por incrivel que pareça esta em risco de desaparecimento em meio a singularidade eletrica iminente que no caso da vw exige que se mude o nome de todo carro para id alguma coisa um cupe do golf basicamente o tt sempre foi algo neste sentido muitos entusiastas sempre o rejeitaram justamente por isso por parecer uma enganaçao um carro bonitinho muito mais caro mas no fundo so um golf mesmo e uma senhora injustiça e vou explicar o porque claro e com um exemplo anterior historico piech cria seu porsche o tt tambem foi um carro aprovado pelo evil dr piech o cientista maluco alemao do mal filho da dinastia nazista e diabolica dos porsche estes em seu covil nos alpes austriacos escaparam da perseguiçao aos nazistas no fim da guerra e reiniciaram seu plano de dominaçao global usando tecnologia adaptado a nova realidade do mundo o primeiro passo deste plano de dominaçao global foi criar um carro esporte calma; esse paragrafo foi uma piada ta baseada em fatos bem reais mas uma piada ferdinand piech estava la pre adolescente no ponto em que seu tio e seu avo começaram a fazer em gmund um carro esporte que fundaria o imperio que hoje e a porsche este carro esporte e importantissimo para a empresa mas tambem para esta historia de hoje entao prestemos atençao nele por um minuto chamava se porsche 356 basicamente usava a base do vw fusca projetado pelo patriarca para o seu amigo e fuhrer adolf freaking hitler himself mas partia desta base para ir mais adiante motores diferentes com cabeçotes melhores dupla carburaçao e mais potencia; um chassi diferente que era soldado a carroceria para se fazer um monobloco a carroceria mais aerodinamica mais baixa e com area frontal menor essa menor altura foi conseguida se colocando o motorista bem mais baixo e para tras o que fez os bancos traseiros sumirem ou quase duas crianças cabiam ali ainda um 2+2 era basicamente um audi tt ok com a posiçao do motor invertida de atras do eixo traseiro para na frente do dianteiro mas o principio e o mesmo inclusive a base vw a aerodinamica melhor pelo menos visualmente a menor area frontal os bancos mais baixos o espaço +2 atras o vw fusca tinha 2400 mm de entre eixos; o porsche 356 tinha 2100 mm ou 12 5% a menos o vw golf mk4 base para o primeiro audi tt tinha 2512 mm de entre eixos e o tt 2422 mm o que significa quase 4% a menos o 356 diminuiu bem mais como se pode ver e o tt e um tamanho acima do 356 mas isso e so o progresso geral do automovel para tamanhos sempre maiores; o resultado final e bem parecido mostra tambem uma coisa mais clara do mundo moderno tambem e especialmente da epoca que o primeiro tt foi criado era o tempo em que a importancia de um desenho externo bom era maior que tudo na industria mais ate que sua funçao o tt e talvez o maior exemplo disso e por isso que a intençao e espirito de ser um 356 moderno falhou um pouco; e e por isso que nossa historia hoje começa pelo design o audi dos americanos j mays e um designer americano seu nome e j mesmo jota mays so a letra e nao a inicial abreviada de joao ou jaime sabe se la o motivo de um nome estranho desses mas enfim nosso amigo jota apesar de ter passado algum tempo na bmw no fim dos anos 1980 tinha passado quase a vida profissional inteira na audi e vw; e responsavel pelo audi 100 c4 e o golf mkiii por exemplo [caption id= attachment_341299 align= aligncenter width= 999 ] audi avus quattro 1991[/caption] em 1989 volta a seu pais natal mas na california agora para liderar o novo estudio da vw em simi valley este estudio como muitos outros de outros fabricantes na regiao seria importante a california agora seria o centro do design de automoveis e nao mais o eixo milao turim na italia como antes la j mays cria algo importante o conceito avus quattro mostrado pela primeira vez no salao de toquio de 1991 era inspirado nos auto union de gp dos anos 1930 e tinha paineis de aluminio polido de 1 5 mm de espessura feitos a mao sem pintura era um supercarro de motor central w12 mas o importante aqui nao e isso e o começo de uma nova linguagem de design da empresa na california mays conhece tambem freeman thomas outro americano mas com raizes na europa que se torna seu braço direito thomas cria por exemplo o concept 1 raiz do primeiro new beetle mas o trabalho seguinte dos dois e que ficaria famoso o audi tt um conceito mostrado n salao de frankfurt em 1995 o carro e largamente de thomas mas mays e creditado tambem por ser seu chefe e direcionador o interior tambem sensacional e creditado a um monte de gente hartmut warkuss peter schreyer martin smith e romulus rost o carro e um cupe belissimo e diferente basicamente influenciado pela escola bauhaus e limpo de decoraçao e como o new beetle baseado em formas geometricas circulares mas bem mais elegantes aqui o interior e uma revoluçao hoje nem parece mais grande coisa mas o uso de metal usinado ou simulacro dele o desenho e execuçao de precisao medonha o uso de tecidos couros e costuras diferentes lembram do baseball glove e o aumento da qualidade geral era entao totalmente inedito mas o mais maluco aqui e que piech em mais um de seus arroubos periodicos de tirania absoluta nao so aprovou a produçao do carro como exigiu tambem que a visao dos designers nao mudasse nada no carro de serie coitados dos engenheiros da vw um exemplo o vinco entre o teto e a parte de baixo da carroceria era impossivel de se realizar no fim foi adotado um inedito metodo de solda a laser para viabilizar a geometria e aparencia o vao entre as rodas e a carroceria era muito pequeno e com tolerancias muito apertadas piech colocou meia duzia de chefes na rua figurativamente; nao sei exatamente a tortura infringida mas sei que foi nesse nivel ai e a soluçao foi encontrada teste individual de molas e descarte das fora de tolerancia a um custo consideravel outra e uma que depois iria voltar para morder as canelas de piech aerodinamica no lançamento a empresa estava orgulhosa de seu zelo com a visao estetica dizendo que os aerodinamicistas da empresa exigiam um spoiler traseiro ou pelo menos um pequeno lip na tampa do porta malas mas que foram rechaçados por designers dizendo que o desenho limpo seria arruinado por ele o cx tambem nao era dos melhores mas carenagens debaixo do carro ajudaram a se chegar a um cx passavel de 0 34 como se sabe hoje um erro os carros tinham muito lift no eixo traseiro e depois de uma serie de acidentes em autobahn a alta velocidade o tal do spoilerzinho cresceu na traseira do tt feito verruga alem do spoiler controles eletronicos de estabilidade e traçao juntamente com modificaçoes no sistema de suspensao foram adotados carros ja vendidos tiveram recall e foram retrofitados uma pequena prova de que este estilo de liderança embora extremamente efetivo pode dar problemas o outro exemplo e o dieselgate mas deixa isso para la ne ja me arrependi de mencionar esta enorme e fumegante pilha de excremento bovino divaguei de volta ao assunto mao no fim a unica diferença entre o conceito original e o carro de produçao alem de detalhes da grade dianteira sao as janelas laterais traseiras ausentes no conceito todas as diferenças segundo declarou a empresa nao foram por motivos tecnicos foram determinadas tambem pelo design que evoluiu neste sentido pros e contras somados o carrinho era realmente bonito mas mais importante diferente e original era tambem extremamente bem feito com superficies tao bem desenhadas e executadas que ficava claro que era uma coisa diferente de tudo ate ali fruto de novos softwares de alisamento de superficie usados pela primeira vez com a precisao e cuidado que permitiam e da obsessao de piech por tolerancias apertadas estas as tolerancias apertadas sao o centro de todo desenvolvimento tecnico do automovel neste novo seculo que vivemos a excelencia do carro atual se deve na maior parte por elas e temos a agradecer evil doktor p por isso obrigado o tt de produçao piech autorizou o tt mesmo sabendo que concorreria com o carro de sua familia o porsche boxster; desde o inicio programava um tt conversivel tambem talvez fosse ate birra com os primos vai saber o fato e que o carro e baseado em outro carro importante da historia da carreira de piech o golf mk4 o salto de qualidade deste carro mudaria tudo e faria toda marca de luxo coçar a cabeça sem saber o que fazer dali em diante; acabm por criar eles mesmos concorrentes do golf no futuro se um vw tem qualidade de mercedes para que serve um mercedes eu certamente nao vou responder essa assim o primeiro tt tinha mcpherson dianteiro e eixo de torçao traseiro o motor era transversal dianteiro acoplado em linha com um transeixo e traçao dianteira no esquema giacosa mas depois apareceria opçao de traçao total permanente haldex ai com suspensao traseira independente dentro da vw na epoca carro de motor longitudinal era desenvolvido pela audi e transversal pela vw o audi tt e entao um vw e o vw passat b5 um audi o principal propulsor era o do golf gti um quatro em linha 81 x 86 4 mm e 1781 cm³ dohc com cinco valvulas por cilindro o total uma floresta de 20 valvulas taxa de 9 5 1 e turbocompressor que dava 180 e 225 hp nas duas versoes disponiveis inicialmente girava ate 6600 rpm e embora subjetivamente menos satisfatorio que um seis contraposto da porsche ou mesmo em linha da bmw era forte o suficiente e um motor bem agradavel em isolamento o cambio era manual de cinco marchas ou automatico de quatro com o longo entre eixos somado a um comprimento contido de pouco mais de 4 metros 4041 mm e suas proporcionalmente enormes rodas de 17 polegadas 225/45 zr 17 nos quatro cantos inicialmente o carro imediatamente caiu no gosto do povo pesava muito achavamos em 1998 mas na verdade hoje seria um peso pena menos de 1300 kg distribuidos 64/36% como convem a um traçao dianteira o carro de 180 cv fazia 0 100 km/h em 7 5 segundos e chegava a 210 km/h a traçao dianteira tambem era birra na epoca valido para hatch mas em carro esporte algo visto meio de lado indo embora outra coisa que ja nao parece mais tao estranha hoje apesar de que obviamente inferior a sua concorrencia boxsters slk’s e z3 em 2003 as coisas ficariam muito mais interessantes com o delicioso e original vr6 da vw 3189 cm³ 250 cv e 32 6 mkgf vinha de serie com traçao nas quatro rodas haldex a melhora e mais subjetiva que objetiva o carro ficava mais pesado aos 1520 kg e o 0 100 km/h se dava em 6 3 segundos a caminho de 250 km/h mas em espirito o delicioso seis cilindros era mais suave musical e divertido muito do aumento de peso veio de uma absoluta novidade que ficava disponivel um cambio dsg de seis marchas antes da porsche que inventara a bagaça ainda nao entendeu que e birra de parente mais duas geraçoes do carro apareceriam a partir de 2006 quando o tt original deixou de ser fabricado mas parece que nunca mais teve o sucesso e importancia do carro original mesmo com todos as peculiaridades e erros crassos como o imbroglio aerodinamico o carro original e historicamente o mais importante deles era um 356 moderno incluso ai a maior importancia do estilo que da aerodinamica em sua criaçao na epoca parecia algo estranho comparado a sua concorrencia e embora o publico o amasse os entusiastas torciam um pouco o nariz mas visto de hoje parece um sonho dourado de uma noite de verao um cupezinho/roadster de menos de 1300 kg e mais de 200 cv em especial nao ha como nao sonhar com um roadster com o vr6 que saudades teremos disso rip audi tt
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