talvez seja uma impressao pessoal mas nos anos 1990 os entusiastas nao davam tanta bola para os mercedes amg ao menos nao como hoje afinal os mercedes ainda tinham aquela imagem de carro de vovo rico e os esportivos alemaes que faziam sucesso de verdade aqui eram os porsche os bmw m e os audi s e rs nao que os amg nao fossem legais o problema e que foi so em 1993 que a amg se tornou uma divisao da mercedes e diferentemente dos bmw m3 e m5 e dos audi s2 rs2 e s4 s6 e s8 que aportaram no brasil ja nos primeiros anos apos a abertura das importaçoes os amg chegaram discretamente com menos opçoes e em numeros muito menores que seus rivais como se nao bastasse eles eram oferecidos somente com cambio automatico em uma epoca em que isso era sinal de maior consumo e menor desempenho visual de vovo cambio automatico e impossiveis de se ver na rua nao era o tipo de carro que um moleque de 14 anos sonharia ter os bmw eram muito mais legais e os audi eram os esportivos escolhidos pelo ayrton senna os mercedes eram o carro da hebe camargo qual destes carros voce com 14 anos sonha em ter a imagem que os mercedes amg tem hoje começou a ser construida aos poucos desde os anos 1980 começou na fase independente com o 560 sec widebody depois com o 300e 6 0 hammer passou pelos sauber mercedes do mundial de carros esporte ganhou uma base solida com o inicio da aquisiçao da amg pela mercedes em 1993 e se projetou para o futuro a partir de 1994 quando começou a fornecer motores para a formula 1 primeiro para a sauber depois para a mclaren nada disso contudo teria sido suficiente sem o carro que mudou o jogo para a mercedes o clk gtr no fim de 1996 depois que a fia tentou transformar o campeonato de turismo alemao dtm em um campeonato mundial batizado international touring car championship e fracassou miseravelmente a mercedes teve que encontrar outro palco para seu programa de automobilismo coincidentemente naquele ano a fia havia mudado as regras do endurance mais uma vez e criou a gt1 a ideia era usar supercarros de rua modificados para as pistas mas sem limite de orçamento e com a homologaçao mais frouxa da historia do automobilismo a maioria dos fabricantes construiu prototipos com cara de carro de rua e isso foi um problema para a mercedes o problema era o tempo ate o inicio da temporada de 1997 como o regulamento exigia que fossem construidas no minimo 25 unidades de rua para que um modelo pudesse disputar o mundial a mercedes decidiu pegar um atalho no desenvolvimento eles foram atras do melhor carro da categoria na epoca o vencedor da bpr global gt series — a categoria que deu origem ao campeonato fia gt — nos dois anos anteriores esse carro era o mclaren f1 gtr que por acaso era construido pela nova parceira da mercedes na f1 facil nao so que diferentemente do que voce esta pensando o pessoal de stuttgart nao poderia simplesmente fazer um ddi ou passar um fax para ron dennis em woking e pedir gentilmente um exemplar do mclaren f1 gtr em primeiro lugar por que o carro usava um v12 bmw motorsport — a principal rival da mercedes nas pistas depois por que a mercedes estava simplesmente construindo um algoz para o big mac o jeito foi comprar em segredo um f1 gtr de alguma equipe independente essa equipe foi a franck muller racing que havia disputado a temporada anterior com o f1 gtr chassi #11r o carro terminara a temporada de 1996 em 11º e ate disputou as duas provas da bpr global gt no brasil — uma em curitiba e outra em brasilia a mercedes desmontou a dianteira e a traseira e instalou uma nova carroceria construida a partir do projeto inicial do clk gtr se voce olhar com atençao conseguira perceber as medidas semelhantes a cauda longa a altura e curvatura do bico e outros elementos que foram parar no modelo final o v12 bmw tambem foi removido e em seu lugar entrou o v12 m210 de seis litros que equipava o mercedes s600 da epoca a ideia era testar a aerodinamica do clk gtr sem precisar do clk gtr que ainda nao existia enquanto isso uma empresa terceirizada dava conta do chassi suspensao e motor aqui a historia fica curiosa essa empresa terceirizada era na pratica a velha amg ou quase isso depois que a amg foi comprada pela mercedes uma das metades da preparadora hans werner aufrecht o a da amg fundou uma nova empresa sem o parceiro erhardt melcher o m da amg e a batizou com suas iniciais hwa essa empresa ja operava a equipe de fabrica da mercedes nas competiçoes de turismo e por isso acabou cuidando do programa de endurance no fim das contas o primeiro modelo exclusivo da amg foi construido por um dos fundadores da amg na empresa que ele fundou depois de vender a amg era um amg na essencia de qualquer forma a estrategia da engenharia reversa e do desenvolvimento em duas frentes paralelas deu certo com a analise do comportamento dinamico do f1 gtr #11r e seu trabalho como prototipo aerodinamico enquanto a hwa fazia o monocoque de fibra de carbono com subchassis tubulares na frente e na traseira acomodando motor e suspensao a mercedes concluiu o clk gtr em 128 dias e alinhou na primeira corrida do novo campeonato de gt da fia o mclaren levou a melhor nas primeiras tres provas mas o mercedes logo o superou e acabou conquistando o titulo daquela temporada de 1997 ja o modelo de rua começou a ser feito a partir de 1998 — ha 25 anos portanto ele mantinha o monocoque de fibra de carbono as rodas de cubo rapido a cauda longa as soleiras largas as portas diedrais e o interior espartano — mais que o de um classe a lançado na alemanha no ano anterior a motorizaçao poderia variar de acordo com o comprador ele era sempre o v12 m120 mas com deslocamento de 6 5 6 9 ou 7 3 litros com pelo menos 650 cv e cambio sequencial de seis marchas era um prototipo de le mans que poderia receber placas e rodar nas ruas como se fosse um classe e bege que trabalha como taxi em berlim outro fato curioso e que o o clk gtr tem tanto do clk quanto um mico leao tem de leao uma vaga aparencia como a porsche fez com o 911 gt1 strassenversion a mercedes so usou a cara e a traseira do clk neste prototipo para fingir que ele e um clk de verdade grade farois e lanternas podem ser encontrados em qualquer clk de primeira geraçao mas todo o resto e exclusivo deste supercarro nem mesmo a silhueta dos vidros laterais era a mesma tampouco as proporçoes longitudinais ou o caimento do teto e uma evidencia de que ele nao tem relaçao nenhuma com o clk comum esta nos componentes usados no carro o ponto de ancoragem da suspensao no monocoque do clk gtr por exemplo tem como codigo de peça a297 na mercedes os componentes feitos para um determinado chassi/modelo/geraçao usam seu codigo interno antecedido pela letra a os numeros restantes identificam de qual sistema do carro ela faz parte subsistema e diferenciaçao/versao se o clk gtr fosse derivado do clk convencional seus componentes seriam identificados com as iniciais a208 contudo o clk gtr foi feito sob o codigo w297 portanto as peças a297 sao exclusivas deste projeto as lanternas sao uma das poucas coisas usadas no clk de verdade c208 elas sao exatamente as mesmas do clk 55 amg da epoca o que e evidenciado pela divisao da lanterna em duas partes uma vez que a porçao menor e afixada na tampa do porta malas e por isso que ao olhar rapidamente para o clk gtr voce tem a impressao de que ele tem realmente uma tampa traseira como o cupe original mas ao olhar com atençao na foto acima e na de baixo voce vera que apenas as lanternas sao divididas e o formato da tampa do porta malas e um golpe de vista causado por um vinco e pelas formas do para choque traseiro ainda na traseira voce certamente ja notou essa abertura ovalada entre as saidas de escape ela poderia ser muito mais uma saida direta um cano que desvia dos abafadores e emite a sonoridade do v12 sem restriçoes mas aquela abertura nao tem nada a ver com o escape — embora um outro tipo de gas seja expelido por ali a foto abaixo mostra a traseira despida e torna tudo mais facil de compreender os mais atentos ja sacaram e um duto de escoamento do ar que atravessa os dois radiadores que ficam ali atras do reservatorio do carter seco aquele cilindro meio dourado que passa pela capa de fibra de carbono com a marca amg o modo de montagem faz parecer que ha apenas um radiador mas note que eles sao separados e porque um deles arrefece o lubrificante do motor e o outro resfria o oleo do cambio e diferencial o escudo de fibra de carbono ajuda a direciona o ar de dentro do cofre do motor para os radiadores e para otimizar o fluxo aerodinamico o ar aquecido pelos radiadores e escoado sobre o difusor traseiro ja o radiador do motor e o condensador do ar condicionado ficam na dianteira juntos o condensador e este radiador menor sobre um outro maior mais ao fundo que e o radiador do fluido de arrefecimento do motor o duto maior na parte de baixo leva ar para os freios e para o radiador do motor o duto do meio serve ao radiador do motor e ao condensador do ar condicionado e o duto superior e o que ventila a cabine nesta foto acima tambem podemos ver as buzinas as conexoes do ar condicionado o gancho de reboque e claro a suspensao inboard ajustavel tambem podemos vez um reservatorio de nitrogenio para ajuste de carga dos amortecedores a rosca de ajuste do coilover o par de reservatorio de fluido hidraulico para os freios o terminal de direçao e o duto de arrefecimento dos freios dentro da roda nesta foto acima e possivel ver que a grade inferior tem a largura da abertura do duto interno porem o radiador do motor ocupa somente a parte central as laterais direcionam ar para os freios junto das aberturas laterais do para choque dianteiro os farois sao os mesmos do clk comum por isso tem projetores superelipsoidais a grade tambem e a mesma usada nos modelos convencionais do clk quando o ar entra na caixa de roda para resfriar os freios ele precisa ser escoado para nao causar turbulencia e arrasto e assim prejudicar o desempenho aerodinamico do carro por isso o clk gtr tem aquele respiro de ar imenso atras dos para lamas dianteiros note tambem que o clk gtr simula o recorte do capo do clk convencional mas se voce olhar atentamente vera que a abertura do farol nao tem o corte apos soltar as travas o unico jeito de acessar o motor e a dianteira do carro e removendo a carenagem elas nao sao articuladas o carro fica desse jeito sem nenhuma cobertura na traseira e possivel ver como tudo o que vem atras do cambio que esta alinhado com as rodas traseiras tem funçao meramente aerodinamica nessa foto acima tambem e possivel ver aonde o scoop do teto leva o ar que admite a imensa camara plenum da admissao do v12 6 5 m120 como em todo plenum o ar acelerado pelo duto de admissao e pela propria velocidade do carro gera pressao positiva nessa camara o que ajuda aumentar o volume de ar admitido pelo motor o clk gtr usa portas borboleta sao ancoradas na base da coluna a e no teto sustentadas por amortecedores a gas como no 300 sl gullwing e os prototipos c111 e c112 esse tipo de porta e necessario devido a altura das soleiras que sao elevadas devido a forma natural do monocoque foi por este mesmo motivo que o 300 sl gullwing ganhou portas asa de gaivota nos anos 1950 as soleiras abrigam um porta luvas em cada lado — no lado do piloto ainda ha o freio de estacionamento que nao tem vez no console central isso porque os bancos sao moldados no monocoque e praticamente grudados um no outro de forma que o unico espaço entre eles precisa ser ocupado apenas pelos braços dos ocupantes tudo o que voce encontrara no console central e o botao para desligar o controle de traçao amplie a foto acima; e o asr off o botao do ajuste dos retrovisores o pisca alerta e um seletor do cambio que mais parece uma alavanca enterrada enquanto no clk gtr de corrida o cambio manual sequencial tem uma alavanca longa que a coloca a centimetros do volante o modelo de rua ganhou borboletas a alavanca seleciona apenas re e ponto morto as trocas manuais precisam ser feitas com o pedal de embreagem embora seja possivel aumentar e diminuir as marchas sem usa lo o unico inconveniente e que voce precisara revisar o cambio a cada 5 000 km… o interior ainda usa alguns elementos do clk como o quadro de instrumentos que tem o mesmo formato e disposiçao dos instrumentos bem como as saidas de ventilaçao na parte central do painel e os comandos do ar condicionado que ironicamente vem das versoes mais baratas do modelo apesar de o clk gtr ser o carro mais caro do planeta em sua epoca ja o volante e exclusivo do modelo talvez porque nenhum mercedes era oferecido com borboletas no volante na epoca no total foram feitos apenas 28 exemplares do clk gtr — tres a mais do que o exigido pelo regulamento da gt1 para homologaçao destes 20 eram modelos fechados seis eram roadsters e dois foram os prototipos houve tres configuraçoes mecanicas diferentes o roadster era o menos potente de todos com apenas 612 cv os cupes tinham 631 cv mas houve ainda dois exemplares com uma variaçao de 7 3 litros e 664 cv — o mesmo motor do sl 73 amg e do primeiro pagani zonda esta configuraçao mais potente foi conhecida como supersport e pode ser identificada pelo velocimetro com escala ate 400 km/h e um splitter frontal mais pronunciado anos depois outros tres exemplares receberam o mesmo pacote porem com 721 cv em vez dos 664 cv de 1998 na epoca o clk gtr se tornou o carro mais caro do mundo custando o equivalente a us$ 2 880 500 em valores de 2023 — preço que so foi superado pela ferrari fxx k em 2015 um prototipo de le mans para as ruas que era o carro mais caro do mundo feito por uma marca que normalmente vendia carros para ditadores chefes de estado e vovos ricos com ate 721 cv depois dele tudo o que tinha o emblema da amg passou a ser visto de forma diferente foi o que abriu o caminho para as black series para os motores v8 aspirados de 6 2 litros e tudo pelo que os entusiastas babamos nos ultimos anos um carro tao iconico que nem mesmo um hipercarro com motor de formula 1 conseguiu superar
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