antes de tudo vale lembrar um pouco de como tudo mudou na porsche durante dos anos 1980 ate ali o plano futuro da marca era descontinuar o 911 um carro de 1964 afinal de contas em favor de sua linha de motor dianteiro arrefecido a liquido e transeixo traseiro o 924 de quatro cilindros e o 928 um v8 mas durante os anos 1980 tudo mudaria o 911 se tornaria imortal e o lançamento do 959 mostraria isso com clareza as possibilidades do antigo carro eram ilimitadas [caption id= attachment_374663 align= aligncenter width= 999 ] o 924 inicio[/caption] nos anos 1990 a porsche estava em crise e precisava ainda manter suas tres linhas de carros todas as tres totalmente diferentes uma das outras ainda em produçao ate que um novo 911 e um novo boxster derivado deles aparecessem no fim da decada de 1990 o 924 tinha se tornado o 944 usando metade do v8 do 928 para fazer um caro de 2 5 litros e 165 cv depois recebeu tanto um cabeçote de 16 valvulas quanto uma versao turbo mas estranhamente nunca 16v com turbo mas era basicamente um carro dos anos 1980 o 944; algo precisava ser feito se ele fosse durar ate os anos 1990 [caption id= attachment_374664 align= aligncenter width= 999 ] um 944 turbo mostra a mecanica de transeixo traseiro[/caption] mesmo o novo motor quatro em linha de 3 litros e 16 valvulas aspirado do 944 s2 empalideceria frente aos seis cilindros turbo dos cupes japoneses supra 300zx e 3000 gt isso sem falar do rotativo turbo do mazda rx7 e o v8 do corvette a porsche começa a estudar possibilidades [caption id= attachment_374665 align= aligncenter width= 999 ] o porsche 968[/caption] primeiro experimentaram o v8 de competiçao de formula indy que desenvolviam um 3 3 litros extremamente leve e compacto e capaz de dar 300 cv a 7000 rpm aspirado dele derivaria um v6 a 90° de 2 5 litros para o caro base com 225 cv esta ideia transformaria o 944 em um leao capaz de humilhar ate o 928 e o 911 mas alem de serem motores de corrida muito barulhentos caros e vibradores a montagem deles no cofre do carro em produçao determinava modificaçoes extensas feitas as contas simplesmente ficaria caro demais a porsche tentou outras hipoteses o novo seis em linha que projetava para a volvo compacto como o quatro em linha da porsche e com 200 cv aspirado; a volvo nao aceitou a brincadeira tambem pensou em usar o motor bmw seis em linha da e36; tambem nao deu certo [caption id= attachment_374681 align= aligncenter width= 999 ] o motor do 944 s2 3 litros 16v[/caption] restava seu proprio motor o quatro em linha do 944 s2 com tres litros e 211 cv uma versao turbo dela parece aqui de fora uma boa ideia mas nao foi perseguida; ao inves disso a porsche embarcou no que seria o maior redesenho do carro que nascera com um vw ap de dois litros em 1977 seria um novo porsche ainda que baseado no 924/944 o porsche 968 a ultima evoluçao do 924 o projeto começa no motor que ja estava em andamento como o 944 s3 debaixo do engenheiro ulrich bez o objetivo era uma modernizaçao completa do motor ainda com 3 litros e aspirado mas que deveria ser mais potente mais economico e com emissoes mais baixas uma novidade neste novo motor era o ajuste de fase para o comando de admissao seu objetivo um motor que tivesse menos overlap em baixas velocidades para garantir um fechamento de admissao atrasado em marcha lenta um fechamento atrasado em altas velocidades para ajudar o efeito ram de enchimento do cilindro e mais overlap na faixa intermediaria para aumentar o torque desde 1984 weissach trabalhava com a hydraulik ring gmbh em nurtingen sudeste de stuttgart em varios dispositivos hidraulicos a hydraulik ring foi o fornecedor que desenvolveu o sistema hidraulico de polia que permitia este controle de fase dos 14 nomes comerciais que a porsche considerou para este sistema vario cam ventronic e camvario estavam no topo da lista a escolha final recaiu sobre o hoje famoso nome variocam em termos gerais o tempo do came de admissao era avançado na faixa de 1 500 a 5 500 rpm embora permanecesse retardado por mais tempo em cargas baixas e baixas velocidades para ajudar a desacelerar o dispositivo adicionou apenas 6 kg ao peso do motor juntamente com outras melhorias o efeito do vario cam foi surpreendentemente positivo o torque aumentou em toda a faixa e atingiu um novo pico de 31 1 mkgf a 4 100 rpm enquanto a potencia chegou a 240 cv a 6 200 rpm combustivel de qualidade de 98 octanas ron era necessario com a taxa de compressao de 11 0 1 mas contava com sistema de detecçao de detonaçao as valvulas de admissao mediam 39 mm 2 mm maiores que as do 944 s2 e o levantamento maximo era de 11 mm; as de escape eram 1 mm menor no diametro que o antecessor aos 33 mm; o levante era de 9 8 mm a operaçao estavel da correia dentada de borracha foi garantida pelo uso de um novo tensor pressurizado a oleo autoajustavel outro fator que contribuiu para o aumento da potencia foi uma nova configuraçao do coletor de admissao com 370 mm de comprimento os quatro tubos ram de 50 mm que saiam da camara do plenum foram ajustados mais para alta potencia do que para torque o que era toleravel em vista da ajuda dada ao torque pelo variocam e a cilindrada generosa em vez da soluçao usual de admitir ar fresco no plenum em um unico ponto os engenheiros da porsche adicionaram um segundo tubo de suprimento de ar bypass que se curvava para entrar no plenum na outra extremidade o comprimento desse tubo adicionado era tal que criava pulsos de pressao adicionais no plenum que eram cronometrados para corresponder aos cursos de admissao isso deu um aumento util na potencia do motor entre 3 500 e 6 500 rpm com cada um dos seus cilindros agora fornecendo 60 cv os quatro em linha recebeu todos os cuidados para dar durabilidade condizente o fluxo de liquido de arrefecimento a 6 000 rpm era incriveis 24 litros por segundo a qualidade da mola da valvula foi melhorada para lidar com temperaturas maiores e 6700 rpm sprays de oleo para resfriar os pistoes foram instalados cada um com um bico com mola que so abria quando a pressao do oleo estava acima de 25 psi as bielas fundidas foram substituidas por peças forjadas que eram mais finas e leves para igual resistencia e o aço do virabrequim recebeu nova especificaçao embora enfrentasse demandas adicionais como o resfriamento do pistao e o controle de tempo da valvula a bomba de oleo nao foi ampliada em vez disso o fluxo de oleo foi melhorado com a instalaçao de um resfriador de oleo especial com baixa perda de pressao os pulsos de potencia dos quatro grandes cilindros eram moderados por um volante que continha uma massa secundaria com mola e amortecimento de borracha os primeiros volantes desse tipo fornecidos pela freudenberg sofriam de problemas com sua ligaçao interna de borracha eles foram eventualmente substituidos por um projeto de massa dupla luk que usava molas helicoidais em vez de borracha para obter um resultado semelhante o novo motor pesava apenas 179 kg pouco para seus 3 litros de deslocamento pela primeira vez harm lagaay e seus designers puderam fazer seu trabalho debaixo do capo tambem tinha uma tampa de comandos estilizada e paineis de proteçao deve a casa de maquinas ter decoraçao ali nao e apenas acessado para manutençao era o inicio de uma inutil expansao da influencia do desenho industrial que hoje conhecemos bem os resultados o transeixo traseiro produzido pela getrag especialmente para a porsche ainda assim e derivada do projeto audi que conhecemos bem nos passat e gol aqui mas recebeu seis marchas e diferencial autoblocante para o novo porsche uma unidade automatica tiptronic tambem audi mas fornecida pela zf com diferenças para a porsche de quatro marchas era opcional os freios eram os mesmos do 944 turbo que tinha potencia similar as rodas eram de 16 polegadas agora com 17 polegadas opcionais o peso subia novamente agora pesava 1400 kg a suspensao tambem se manteve a do 944 turbo; o interior mantinha se tambem o do 944 mas o exterior foi totalmente reformulado para receber outro nome era agora o porsche 968 a porsche justificava o novo nome dizendo que 82 % do carro era novo ou alterado era definitivamente rapido o 0 100 km/h se dava ao redor dos 5 6 segundos e chagava a quase 250 km/h mas era tambem um carro que alem de caro parecia pouco pelo que fornecia todo mundo achava que quatro cilindros eram pouco frente a sua concorrencia o carro automatico bem vamos dizer que 8 9 segundos de zero a 100 km/h mostra a diferença entre ele e o manual a imprensa gostou do carro mas tinha algumas reservas a respeito do novo motor ao contrario do delicioso 2 5 litros original esta versao tinha niveis de ruido e vibraçao mais intensos em todas as rotaçoes; mas especialmente nas altas ainda assim disse a car and driver ele sobe a agulha do tacometro contra a linha vermelha de 6 700 rpm com vigor louvavel mas a revista disse tambem que era um motor enigmatico meio irregular em baixas velocidades e com torque em vez de potencia em alta o resultado e um carro rapido mas e uma rapidez de baixo ruido que e bem menos envolvente do que voce esperaria de um carro esportivo alemao [caption id= attachment_374653 align= aligncenter width= 999 ] 968 clubsport[/caption] o novo 968 era um carro sensacional e certamente o melhor dos carros derivados do 924 mas e claro que seu tempo tinha passado concorrendo com carros como o novo rx7 o toyota supra e o nissan 300zx turbo suas origens humildes estavam claras demais e o preço agora alto demais tambem num comparativo da car and driver americana com o 300zx turbo o supra o rx7 o 3000gt vr4 e o corvette c4 lt1 em 1993 era o mais caro de todos os carros e o com desempenho pior [caption id= attachment_374647 align= aligncenter width= 999 ] clubsport [/caption] o carro de 1976 tinha um ap de 95 cv e rodas de 14 polegadas; um longo caminho ate este de 240 cv e 17 polegadas o peso e outro exemplo claro de como o carro mudou de 1000 para 1400 kg e um aumento consideravel de 40% isso e praticamente duas categorias de peso acima como se um bmw serie 3 ganhasse o peso de um serie 7 o 968 lançado em 1992 chegaria so ate 1995; seria substituido pelo boxster mas vale mencionar duas versoes especiais do 968 que ate hoje sao admiradas e cobiçadas muito acima do carro normal e que nao foram oferecidas no mercado americano por exemplo; sao carros basicamente para o mercado europeu a primeira e o famoso 968 clubsport [gallery ids= 374649 374651 374648 374650 374645 374646 ] mais leve o 968 clubsport era destinado ao publico dos trackdays grande parte do luxo do 968 foi removido ou retirado da lista de opçoes; menos material de isolamento acustico foi usado vidros eletricos foram substituidos por unidades acionadas por manivela a/c e teto solar ainda apenas opcionais caros [caption id= attachment_374655 align= aligncenter width= 999 ] o turbo s[/caption] alem disso a porsche instalou bancos de corrida recaro ajustaveis manualmente em vez dos bancos de couro eletricos um sistema de suspensao revisado otimizado e rebaixado em 20 mm para possivel uso em pista rodas de 17 polegadas mais largas o airbag do volante foi defenestrado; os bancos traseiros +2 tambem uma fera focada em pista pesava sem opcionais cem kg a menos que o carro original [gallery ids= 374660 374659 374685 ] a segunda serie especial de despedida era ainda mais radical o 968 turbo s compartilhava a mesma carroceria e interior do club sport e pode ser identificado visualmente pelas entradas de ar do capo naca asa traseira ajustavel rodas speedline e spoiler dianteiro mais pronunciado o carro teve a suspensao rebaixada em 17 8 mm e era 20 kg mais leve que o 968 normal; ou 80 kg mais que o clubsport o motor do 968 turbo s era um caso a parte era um mash up do 944 turbo s e o 968; do 968 recebia o bloco de 3 litros mas o resto era tudo 944 turbo s inclusive o cabeçote de um so comando e oito valvulas dava nada menos que 309 cv a 5 600 rpm e 51 mkgf a 3 000 rpm o zero a 100 km/h se dava abaixo dos 5 segundos e o carro chegava pertinho dos 300 km/h apenas 14 foram produzidos fossem todos os 968 como o clubsport e o turbo sua historia seria de mais sucesso provavelmente nao era um carro apenas para tapar um buraco ate a chegada do boxster mas a porsche como sabemos nao faz coisas pela metade como com o 911 o 924/944/968 e uma historia de evoluçao e nao revoluçao; normalmente sao as melhores
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